Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 9, Issue: 2, Published: 2011
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    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pereira, Isabel Brasil
  • Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde Ensaio

    Freitas, Jairo Dias de; Porto, Marcelo Firpo

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho discute as possibilidades e os limites da ação local com base nas contribuições do cientista social português Boaventura de Sousa Santos como aporte para a promoção da saúde em comunidades locais vulneráveis. Em especial, discute-se no artigo o conceito de espaços estruturais para entendermos as formas próprias de poder, de direito e de conhecimento da sociedade moderna diante de um capitalismo crescentemente globalizado, com suas contradições e alternativas de ação emancipatória. Tais reflexões fornecem, em nossa opinião, novas bases teórico-metodológicas para reorientar as práticas locais de saúde, ambiente e desenvolvimento. Para concluir, são consideradas as reflexões de Boaventura de Sousa Santos sobre a dupla ruptura epistemológica; e as de Paulo Freire a respeito do inédito viável para a proposição de algumas diretrizes na produção de conhecimentos e o desafio de pensarmos o futuro desses territórios junto aos jovens em contextos comunitários vulneráveis, nos quais situações-limite de sobrevivência e violência fazem parte do cotidiano e imitam ações emancipatórias.

    Abstract in English:

    This article discusses the possibilities and limits of local action based on the contributions of Portuguese social scientist Boaventura de Sousa Santos as a subsidy to promoting health in vulnerable communities. In particular, the article discusses the concept of structural spaces to understand the proper forms of power, law and knowledge of modern society confronted with increasingly globalized capitalism, with its contradictions and alternatives for emancipatory action. In our opinion, these reflections provide new theoretical and methodological foundations to redirect the local practices of health, en vironment and development. In sum, we consider Boaventura de Sousa Santos' reflections on the dual epistemological rupture; and those of Paulo Freire concerning the unprecedented viable to propose a few guidelines to produce knowledge and the challenge of thinking about the future of these territories among young people in vulnerable community settings, in which borderline survival conditions and violence are part of everyday life and imitate emancipatory actions.
  • Relações entre concepções e práticas de educação em saúde na visão de uma equipe de saúde da família Artigos

    Pinafo, Elisangela; Nunes, Elisabete de Fátima Polo de Almeida; González, Alberto Durán; Garanhani, Mara Lúcia

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo objetiva analisar as concepções de educação em saúde de profissionais da equipe de Saúde da Família e pensar criticamente sobre a relação estabelecida entre as práticas de educação em saúde e os discursos desses trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota a análise de discurso como referencial teórico e técnicas de observação e entrevistas para a produção dos dados. Os modelos curativos e de transmissão do conhecimento encontram-se fortemente arraigados na concepção e nas práticas de educação em saúde, prevalecendo uma relação vertical, impositiva, superior, na qual o profissional é o detentor do saber. Os trabalhadores sentem-se educadores, e observa-se uma postura que considera o processo de trabalho educativo voltado para o aprendizado mútuo e o respeito aos conhecimentos prévios da população, porém essa percepção encontra-se presente somente em seu discurso, necessitando ser incorporada à sua prática para que haja a mudança nos serviços de saúde. Verificou-se a necessidade de maior valorização do papel do trabalhador como sujeito propulsor de mudanças na prática educativa e no modelo de atenção em saúde vigente, bem como a importância do reconhecimento do usuário como sujeito atuante na própria saúde e com capacidade de intervenção na sua realidade.

    Abstract in English:

    This study aims to analyze the health education concepts among the professionals on the Family Health team and to think critically about the relationship between health education practices and these workers' discourses. It is a qualitative study that uses discourse analysis as its theoretical framework and observation techniques and interviews to produce its data. The models of healing and conveying knowledge are strongly rooted in the concept and practice of health education, in which a vertical, taxing, superior relationship prevails and under which the professional is the keeper of knowledge. The workers consider themselves as educators, and there is a posture among them that envisions the process of educational work aimed at mutual learning and respect for the population's prior knowledge; however, this perception is only in their discourse and should be incorporated into their practice in order for there to be a change in health services. There is a need for a greater appreciation not only of the role played by the worker as a subject who is a driver of change in the educational practice and in the health care model in force, but also of the importance of acknowledging the users as subjects acting in their own health and capable of intervening in their own reality.
  • A educação popular na práxis da formação para o SUS Artigos

    Santorum, Juliana Acosta; Cestari, Maria Elisabeth

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho é um estudo de caso que investigou em profundidade uma prática pedagógica de educação popular em saúde. Essa prática visou contribuir com mudanças na formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), posto que, mesmo havendo avanços na saúde pública brasileira, ainda há muito a progredir para que os princípios e diretrizes do SUS se materializem nas práticas de atenção, gestão e educação no setor saúde. A observação participante foi o método utilizado para a produção de dados; também se configuraram em dados para a pesquisa os documentos referentes à organização e ao desenvolvimento do curso e os materiais produzidos no seu decorrer pelos sujeitos participantes. Todo o material produzido foi analisado na perspectiva da hermenêutica-dialética, e o referencial teórico utilizado para a análise da experiência foi o de Paulo Freire. A práxis investigada foi o curso de extensão universitária "Saúde, educação e política: práxis no SUS", desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande no ano de 2009. A amorosidade, a dialogicidade e a esperança foram, entre outros, os elementos da educação popular que caracterizaram essa prática educativa, que não se colocou neutra na formação dos estudantes, mas sim esteve marcadamente a favor da formação universitária crítico-reflexiva para que se atenda aos interesses da população na busca da consolidação do direito à saúde pública de qualidade.

    Abstract in English:

    This is an indepth case study that investigated a popular health education practice. This practice sought to contribute to changes in training for the Unified Health System (SUS), since, despite the advances made in public health in Brazil, there is still much progress to be made in order for SUS' principles and guidelines to materialize in care, management and education practices in the health sector. Participant observation was the method used to produce data; documents relating to the organization and development of the course and materials produced by the participating subjects in their course were also used as a source of information. All of the material that was produced was analyzed from the hermeneutics-dialectics perspective, and the theoretical framework used to analyze the experience was that of Paulo Freire. The practice investigated was the continuing education course titled "Health, education and politics: the SUS practice," offered by the Rio Grande Federal University in 2009. Loveliness, dialogue and hope, among others, were the elements of popular education that characterized this educational practice, which did not remain neutral in training the students, but was markedly in favor of a critical-reflective university education designed to meet the interests of the population in the pursuit of consolidating the right to quality public health.
  • Formação em psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará Artigos

    Azevedo, Lidiany Alexandre; Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito; Ribeiro, Pedro Henrique Rocha

    Abstract in Portuguese:

    As mudanças econômicas e sociais ocorridas no Brasil na década de 1980 e a garantia de políticas públicas pela 'Constituição Cidadã' ocasionam o início de uma transformação no campo psi: a inviabilidade do modelo de profissional autônomo e a abertura de novos campos de atuação. Dentre estes, a Saúde Coletiva, em seus três níveis de atenção, é a que mais tem possibilitado essas novas formas de inserção. No entanto, o processo de interlocução dos psicólogos com esse campo do saber vem sendo problemático e remete a uma formação que ainda não tem fornecido a preparação necessária para a atuação em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de formação, para a atuação na atenção primária, prevista pelos cursos de graduação em psicologia de Fortaleza, Ceará, por meio dos seus projetos político-pedagógicos. Para isso usou-se uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a análise documental. Constatou-se que a formação do psicólogo, apesar das novas diretrizes curriculares, ainda é pautada por uma proposta clínica tradicional, com ensino centrado no modelo intervencionista de saúde. Conclui-se apontando a necessidade de mudanças que ampliem e requalifiquem a formação em psicologia para atuação em Atenção Primária à Saúde.

    Abstract in English:

    The socioeconomic changes that took place in Brazil in the 1980s and the guarantee of public policies by the 'citizen constitution' sparked a transformation in the psi field: the impracticability of the self-employed worker model and the opening of new fields of performance. Among these, Public Health, on its three levels of care, is what has enabled these new forms of integration the most. However, the psychologists' process of dialogue with this field of knowledge has been problematic, a fact that has lead to a type of training that has not provided the necessary readiness for them to work in line with SUS. This article aims to analyze the proposal of training professionals to work in primary care as foreseen under the undergraduate programs in psychology in Fortaleza by means of its political and educational projects. To achieve this, the authors used a qualitative approach and document analysis as their methodological strategy. It was found that, notwithstanding the new curriculum guidelines, psychologists are still trained based on a traditional clinical proposal, with education centered on the intervention model of health. The authors conclude there is a need for changes designed to expand and requalify the training in psychology to work in primary health care.
  • Características do cuidado em saúde mental em um CAPS na perspectiva dos profissionais Artigos

    Mielke, Fernanda Barreto; Kantorski, Luciane Prado; Olschowsky, Agnes; Jardim, Vanda Maria da Rosa

    Abstract in Portuguese:

    Neste estudo qualitativo, subprojeto da pesquisa "Avaliação dos CAPSs da região sul do Brasil", temos o objetivo de conhecer as características do cuidado em saúde mental oferecido por um centro de atenção psicossocial (CAPS) na perspectiva de seus profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais. Utilizou-se a análise temática, emergindo dos dados três temáticas. Neste artigo, destacamos a temática intitulada 'caracterização do cuidado em saúde mental prestado pelos profissionais do CAPS'. As características do cuidado em saúde mental advindas das entrevistas foram autonomia do usuário, que, juntamente com a questão da alta do serviço, deve ser mais desenvolvida; atendimento centrado especificamente na doença como herança do tratamento hospitalar; e preocupação da equipe com a implementação de práticas psicossociais inclusivas e cidadãs.

    Abstract in English:

    In this qualitative study, a sub-project of the "Evaluation of CAPSs in Southern Brazil" research project, the goal is to get to know the characteristics of mental health care offered by a psychosocial care center (CAPS) in view of its professionals. Data collection was conducted through individual interviews. Thematic analysis was used, and three themes stemmed from the data. In this article, we highlight the theme titled 'characterization of the mental health care provided by the CAPS professionals.' The characteristics of mental health care noticed in the interviews were user autonomy, which, together with the issue of discharge from the service, should be further developed; care focused specifically on the disease as a legacy of hospital care; and the team's concern with the implementation of inclusive psychosocial practices.
  • Valores atribuídos ao trabalho e expectativa de futuro: como os jovens se posicionam? Artigos

    Lachtim, Sheila Aparecida Ferreira; Soares, Cássia Baldini

    Abstract in Portuguese:

    A inserção dos jovens no mundo do trabalho vem sendo matizada pela reestruturação produtiva, fenômeno que situa o trabalho e o futuro em patamares cada vez mais instáveis e inseguros. Partindo da consideração teórica de que valores são histórica e socialmente situados, e que a ideologia liberal sobre o trabalho impregna a vida social, o objetivo desta investigação foi identificar e analisar os valores atribuídos ao trabalho por jovens de diferentes grupos sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que apreendeu o objeto empírico por meio da análise de conteúdo de entrevistas com 86 jovens de diferentes grupos sociais de um município da região metropolitana de São Paulo. De modo geral, os jovens de todos os grupos percebem o trabalho como algo valoroso, essencial para o crescimento e amadurecimento que se espera na fase adulta. Houve diferentes posicionamentos entre os grupos sociais quanto à finalidade do trabalho, variando entre caminho para a realização de valores de consumo e posição social e meio para suprir necessidades básicas de sobrevivência. Porém, a ideologia liberal sobre inserção no trabalho marcou todos os grupos. O futuro encontra-se condicionado ao rumo que tomarem no mercado de trabalho, meio principal para conseguir realizar os sonhos.

    Abstract in English:

    The integration of young people to the labor world has been colored by the restructuring of production, a phenomenon that ranks both work and the future at increasingly unstable and insecure levels. Based on the theoretical consideration that social values are historically and socially situated, and that the liberal ideology of work pervades social life, this investigation aimed to analyze the work values of young people from different social groups. It is a qualitative study that captured the empirical object by analyzing the content of interviews carried out with 86 young people from different social groups in a municipality located in the São Paulo metropolitan region. In general, young people from all groups perceive work as something that is valuable, essential to attain the growth and maturation that is expected in adulthood. The purpose of the study proved to be a little different, since while for some work is the means through which it is possible to achieve the values of consumption and social position, to others it is a means to meet basic survival needs. Thus, the future depends on the direction they take in the labor market, since this is believed to be the main means to materialize other dreams.
  • Violência no trabalho em saúde: análise em unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais Artigos

    Batista, Cássia Beatriz; Campos, Augusto de Souza; Reis, Juliana do Carmo; Schall, Virgínia Torres

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo buscou investigar e compreender a violência vivenciada em unidades básicas de saúde (UBSs) da perspectiva dos processos de trabalho em saúde. A caracterização da violência nesse contexto, ao identificar e compreender os elementos da produção desse fenômeno, contribui para o seu enfrentamento. De cunho descritivo-exploratório, para a coleta de dados a pesquisa utilizou grupos focais e entrevistas com usuários, trabalhadores e gestores do serviço de saúde. O estudo mostra as consequências e os impactos da violência nas UBSs, retratando atitudes geradas pelos episódios de violência, bem como ações preventivas e mecanismos de apoio e suporte. A análise dos resultados marca a necessidade de se fortalecer não só a humanização e a gestão do trabalho em saúde, mas também a formação dos profissionais, atrelada às melhorias nas condições e no ambiente de trabalho e, consequentemente, na prestação dos serviços de saúde.

    Abstract in English:

    This study sought to investigate and understand the violence experienced in basic health units (UBS) from the perspective of the work processes carried out in health. The characterization of the violence existing in this context, achieved by identifying and understanding the elements that cause this phenomenon, contributes to combating it. Descriptive and exploratory, this study gathered data from focus groups and interviews carried out among health service users, employees and managers. The investigation shows the consequences and impacts of violence in the UBSs, portraying attitudes generated by episodes of violence, as well as preventive actions and mechanisms of support and assistance. The analysis of the results shows not only there is a need both to strengthen the humanization and management of the work in health and to train the area's professionals, but also that these actions should be linked to improved workplace environment and conditions and, thus, better health service provision.
  • Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde Relato

    Pedrosa, Ivanilda Lacerda; Lira, Gildeci Alves de; Oliveira, Bernadete de; Silva, Maria do Socorro Moura Lins; Santos, Maria Betânea dos; Silva, Eliete Alves da; Freire, Djacyr Magna Cabral

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste relato é sistematizar a experiência com metodologias ativas dentro da formação técnica do agente comunitário de saúde da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. O curso está organizado em etapas, tendo sido concluída a primeira, cujo propósito foi o de contribuir para a construção da identidade dos agentes comunitários de saúde. A aplicação de metodologias ativas leva o discente a refletir sobre o seu processo de trabalho e a transformar a sua realidade, beneficiando-a, tendo em vista que desperta nele o senso crítico e a busca de mudanças em sua relação consigo mesmo, com o usuário e com a comunidade em geral. Os resultados foram positivos, inclusive no que diz respeito ao fortalecimento do uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem da escola formadora.

    Abstract in English:

    The purpose of this report is to systematize the experience with active methodologies within the technical training of community health agents of the Federal University of Paraíba's Technical School of Health. The course is organized in stages, the first of which has already been completed and was aimed at contributing to building the identity of the community health agents. Applying active methods leads students to reflect on their work process and transform their reality, benefiting from it, given that it awakens a critical sense and the pursuit of changes in their relationships with themselves, with the user, and with the community at large. The results were positive, including with regard to strengthening the use of active methods in the teaching-learning process used at the school providing the training.
  • Entrevista: José Paulo Netto Entrevista

  • Direito à saúde: discursos e práticas na construção do SUS Resenhas

    Jesus, Aidecivaldo Fernandes de
  • O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea Resenhas

    Zorzanelli, Rafaela Teixeira
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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