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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 10, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pronko, Marcela Alejandra
  • Políticas de formação em educação física e saúde coletiva Ensaio

    Fraga, Alex Branco; Carvalho, Yara Maria de; Gomes, Ivan Marcelo

    Resumo em Português:

    Este ensaio apresenta uma iniciativa de investigação interinstitucional que agrega três grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação em educação física: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo. O tema articulador do projeto são as políticas de formação em educação física e saúde coletiva, cujo foco inicial é o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde. As investigações a serem empreendidas têm o propósito de acompanhar e analisar os processos de composição e articulação entre ensino, serviço e comunidade com vistas a constituir uma rede de saberes e práticas que responda aos desafios da formação em saúde comprometida com a defesa e consolidação do Sistema Único de Saúde.

    Resumo em Inglês:

    This essay presents an inter-institutional research initiative that brings together three research groups linked to graduate programs in physical education: the Federal University of Rio Grande do Sul, the University of São Paulo, and the Federal University of Espírito Santo. The main topics behind the project are the training policies for physical education and public health, which, initially, focus on the Education Program for Work in Health. The investigations to be undertaken aim to monitor and analyze the composition and coordination processes involved in teaching, in services, and in the community in pursuit of constituting a network of knowledge and practices that can meet the challenges of providing training in health committed to defending and consolidating the Unified Health System (SUS).
  • Avaliação de curso técnico de agente comunitário de saúde sob a ótica dos egressos Artigos

    Modesto, Maria do Socorro Andrade; Grillo, Luciane Peter; Próspero, Elisete Navas Sanches; Mariath, Aline Brandão

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de estudo desenvolvido com o objetivo de verificar a percepção de agentes comunitários de saúde do município de Palmas, estado do Tocantins, Brasil, sobre sua formação técnica. Realizou-se pesquisa descritiva utilizando-se questionário composto por 24 questões, por meio do qual se procurou obter dados pessoais da amostra de 63 egressos da Escola Técnica de Saúde do Tocantins e traçar sua carreira ocupacional antes e depois do curso técnico e durante a sua realização. Os dados analisados revelaram que os egressos entraram no mercado de trabalho em ocupação relacio nada à área técnica e que, no início da carreira, não eram vistos como trabalhadores da área da saúde. No decorrer dos anos, foram se destacando pelo relevante papel social prestado às comunidades. Atualmente, são reconhecidos profissionalmente como agentes comunitários de saúde e pela sua importância como elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A formação técnica contribuiu muito para a atuação profissional, mas as oportunidades de progressão na carreira são limitadas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results attained in a study conducted to verify the perception of community health workers in the city of Palmas, state of Tocantins, Brazil, on the technical training they received. A descriptive survey was carried out using a questionnaire comprising 24 questions drafted to obtain personal data from a sample of 63 Technical Health School of Tocantins graduates and trace their occupational career before, during, and after they took the course. It was found that the graduates entered the job market in an occupation related to a technical area and that, early on in their careers, they were not seen as health care workers. Over the years, they have been standing out for the relevant social role they have played in their communities. Now, they are acknowledged professionally as community health workers and for their importance as links between the community and the health unit. Their technical training made a great contribution to their professional performance, but opportunities for promotions are limited.
  • Contribuições da visita domiciliar na formação em fisioterapia Artigos

    Medeiros, Paulo Adão de; Pivetta, Hedioneia Maria Foletto; Mayer, Margarida da Silva

    Resumo em Português:

    A visita domiciliar, além de ser uma ferramenta de trabalho para o cuidado das pessoas, pode ser utilizada como estratégia de ensino na área da saúde. Desenvolveu-se um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa com oito estagiários de fisioterapia que realizaram visitas domiciliares em uma unidade da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de compreender os significados atribuídos a essa atividade de cuidado em saúde no processo de aprendizagem. Utilizou-se a técnica do grupo focal, que foi gravado e transcrito para posterior análise e interpretação dos dados por meio da análise temática, a qual originou três eixos orientadores: a vivência da visita domiciliar em atenção básica e a reorientação da formação profissional do fisioterapeuta; a atenção básica e a visita domiciliar na perspectiva da humanização do fazer fisioterapêutico; e a ressignificação da visita domiciliar na construção do aprendizado. Conclui-se que a visita domiciliar torna-se uma ferramenta pedagógica importante na aprendizagem dos acadêmicos de fisioterapia, porém precisa estar associada a outras atividades na rede de cuidados, tais como desenvolvimento de atividades grupais, participação em campanhas e mutirões da saúde, conselho local de saúde, entre outras, para efetivamente trazer mudanças aos modelos de formação e de atenção à saúde.

    Resumo em Inglês:

    In addition to being a working tool to provide care to people, domiciliary visits can also be used as a teaching strategy in the health area. An exploratory, descriptive, and qualitative study was carried out among eight physiotherapy interns making domiciliary visits at a Family Health Strategy unit and aimed to understand the meanings attributed to this type of health care activity in their learning process. The study used the focal group technique, which was recorded and transcribed for further data analysis and interpretation by means of a thematic analysis, which gave rise to three guiding themes: The experience of the domiciliary visits in primary care and the reorientation of the vocational training of the physical therapist; basic care and domiciliary visits in terms of the humanization of the physical therapy activity; and the reinterpretation of domiciliary visits in building learning. It is concluded that domiciliary visits are an important educational tool in the physiotherapy students' learning process; however, to effectively bring change to the training and health care models, it must be combined with other activities in the care network, such as group activities, participation in campaigns and joint efforts in health and in the local health board, among others.
  • O discurso médico-higienista no Brasil do início do século XX Artigos

    Abreu Junior, Laerthe de Moraes; Carvalho, Eliane Vianey de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da relação entre higienismo e educação nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Para isso, analisou-se o discurso médico-higienista presente nas teses da I Conferência Nacional de Educação, realizada pela Associação Brasileira de Educação em Curitiba, Paraná, em 1927, utilizando-se, principalmente, os livros Os anormais (2002) e A ordem do discurso (2009), ambos do filósofo francês Michel Foucault. O exame das teses, bem como a revisão de literatura em história da educação, possibilitou perceber que o objetivo dos médicos, intelectuais e políticos brasileiros da década de 1920 era formar uma consciência higiênica nacional voltada para o progresso do país, instaurando a preocupação com a saúde física, mental e social da população.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to contribute to the understanding of the relationship between hygienism and education in the early decades of the 20th century in Brazil. For this, an analysis was made of the discourse of the hygienist physician show-cased in the theses of the 1st National Conference on Education, organized by the Brazilian Association of Education in Curitiba, Paraná, in 1927, mostly using the books titled "Os anormais" (The freaks) (2002) and "A ordem do discurso" (The order of discourse) (2009), both authored by French philosopher Michel Foucault. The examination of theses, as well as the review of the literature in the history of education, led to the realization that, in the 1920s, physicians, intellectuals, and politicians intended to form national awareness on hygiene focused on the progress of the country, establishing concern with the population's physical, mental, and social health.
  • Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia Artigos

    Garbin, Cléa Adas Saliba; Garbin, Artênio José Isper; Santos, Karina Tonini dos; Hidalgo, Lídia Regina da Costa; Moimaz, Suzely Adas Saliba

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the opinions and knowledge on oral health among 2009 graduates in Education at the city of Araçatuba (state of São Paulo). To this end, a semi-structured interview was carried out to address the views of the students about education in oral health and their know-ledge concerning aspects related to tooth decay, to Preventive Dentistry, and Dentistry in early childhood. Of a universe of 120 students, 92 (76.6%) agreed to participate in the study. Of these, 86.8% of the students believe that the teacher should act as an educator in oral health, and 92.4% consider it important to integrate with healthcare professionals. Nine percent and 34.8%, respectively, provided correct answers about the concepts of dental plaque and cavities. On the appearance of cavities and about the possibility of having healthy teeth for life, 67% and 83.7%, responded correctly, respectively. Graduates in Education have positive opinions regarding Education in Oral Health; however, they have insufficient know-ledge on the subject, particularly considering they will be future teachers and opinion leaders.
  • Profissionais administrativos na gestão do Sistema Único de Saúde: a divisão social do trabalho Artigos

    Guizard, Francini Lube; Cunha, Maria Luiza Silva

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a inserção dos profissionais administrativos de nível médio nos serviços de saúde, visando problematizar sua atuação nas estruturas e relações de poder que conformam tais instituições. São apresentados dados relativos à compreensão desses trabalhadores sobre o papel que desempenham e as relações que vislumbram entre seu processo de trabalho e a gestão do Sistema Único de Saúde. O estudo foi desenvolvido em uma região de saúde do município do Rio de Janeiro, por meio do mapeamento dos processos de trabalho administrativos de nível médio nas diferentes instituições públicas de saúde desse território. Foram realizadas 44 entrevistas semiestruturadas, abrangendo os diferentes processos identificados. Os resultados indicam que a hierarquização do processo decisório está associada à desvalorização desses profissionais, que se percebem como meros executores das definições traçadas pelos níveis hierárquicos superiores. Concluímos que a racionalidade administrativa instrumental permanece hegemônica no território. Esses aspectos levam à reflexão sobre as possibilidades de avançar a consolidação do SUS sem a adesão dos atores sociais implicados em sua construção cotidiana, dentre os quais destacamos os agentes administrativos em seu papel estratégico nos processos de gestão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the insertion of mid-level administrative professionals in health services aiming at discussing the roles they play in the power structures and relations that make up such institutions. Data are presented concerning the workers' understanding of their roles and the relations they envision between their work processes and the management of the Unified Health System. The study was carried out in a health region of the city of Rio de Janeiro, and involved mapping the middle-level administrative work processes at the different public health institutions in this territory. In total, 44 semi-structured interviews were conducted, covering the different processes that were identified. The results show that decision-making prioritization is associated with the devaluation of these professionals, who see themselves as mere implementers of definitions set out by higher hierarchical levels. We conclude that instrumental administrative rationality remains hegemonic in the territory. These aspects lead to reflection on whether or not it is possible to further consolidate SUS without the active participation of the social actors involved in building it, among whom we highlight the administrative agents due to the strategic role they play in the management processes.
  • Educação permanente nas situações de trabalho de assistentes sociais Artigos

    Fernandes, Rosa Maria Castilhos

    Resumo em Português:

    Este artigo discorre sobre as experiências de educação permanente, vivenciadas pelos assistentes sociais brasileiros nas situações de trabalho na saúde. Ancorando-se no foco temático que articula a educação e o trabalho, apresentam-se os resultados de uma investigação que procurou desvelar as experiências educativas vivenciadas pelos assistentes sociais e sobre o quanto os espaços sócio-ocupacionais podem se constituir em um lócus de produção de conhecimentos e de formação. A preocupação, nessa trajetória investigativa, de aproximar os contextos de formação das situações do trabalho não foi pensada com base no entendimento da adaptabilidade, mas em uma aproximação crítica preocupada com os processos de educação nos coletivos de trabalho. Assim, por intermédio das narrativas que emergiram durante a realização dos grupos focais realizados no processo de investigação com os assistentes sociais que atuam no campo da saúde coletiva de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, desvenda-se o processo educativo que existe na prática desses profissionais na política de saúde.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the continuing education experiences of Brazilians social workers in labor situations that involve health matters. Based on a thematic focus that brings together education and work, it presents the results of an investigation that sought to unveil the social workers' educational experiences and to determine to what extent socio-occupational spaces can serve as a locus to produce know-ledge and training. In the course of this investigation, the concern of drawing training contexts closer to the situations faced in work was not based on understanding adaptability, rather on a critical approach concerned with the education processes in collective work situations. Thus, the narratives that emerged in focus groups conducted during the research process with social workers who work in the field of collective health in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, Brazil, unravel the educational process taking place in these professionals' practice in the health policy.
  • Saúde mental de cuidadores de abrigos para adolescentes com transtornos psiquiátricos ou neurológicos Artigos

    Moraes, Mayara Cristina Muniz Bastos; Lemos, Adriana Abreu; Alves, Daniel Gonçalves; Halpern, Elizabeth Espindola; Leite, Ligia Costa

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar como os cuidadores expressam seu sofrimento no trabalho, em abrigos, com adolescentes portadores de transtornos psíquicos ou neurológicos. Os dados derivaram do projeto de pesquisa "Violência, juventude e saúde mental" do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado em 2008/2010, e se basearam em 26 entrevistas e observações de campo com profissionais em uma das unidades de acolhimento pesquisadas. O método empregado nas entrevistas foi o da história oral, utilizando um roteiro semiestruturado. A análise dessas narrativas se fez por meio da teoria da comunicação, que permitiu a definição de categorias. Como resultado, constatou-se que as condições, a organização e os processos do trabalho nas unidades de acolhimento são adversos, gerando riscos à saúde mental dos profissionais, pelo despreparo destes para realizar seu trabalho em especial com aqueles que têm transtornos psiquiátricos ou neurológicos, o que causa grande sofrimento psíquico aos cuidadores. Por fim, verificou-se a necessidade de promover capacitações e supervisões clínicas permanentes nos abrigos tendo como base os princípios da reabilitação psicossocial - da mesma forma, maior integração das tarefas das unidades de acolhimento com as demais redes de proteção especial para esses adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze how caregivers working at shelters for youth suffering from psychiatric or neurological disorders express their grief. The data come from the research project titled "Violence, Youth, and Mental Health," which was carried out from 2008 to 2010 by the Institute of Psychiatry at the Federal University of Rio de Janeiro, and was based on 26 interviews and field observations made with professionals at one of the surveyed shelters. The study method was that of oral stories using a semi-structured script. These narratives were analyzed based on the theory of communications, which allowed categories to be defined. It was found that the conditions, organization, and work processes at the shelters are adverse and cause risks to the professionals' mental health, since they are unprepared to perform this work, in particular with patients suffering from psychiatric and neurological disorders, conditions that cause great distress among caregivers. Finally, it was fund that there is a need to provide training and permanent clinical supervision at the shelters based on the principles of psychosocial rehabilitation. Additionally, it is also necessary to drive greater integration among the tasks carried out at the shelters and those of the remaining special protection networks created for these adolescents.
  • Valores na educação em saúde e a formação profissional Artigos

    Carvalho, Amâncio António de Sousa; Carvalho, Graça Simões de; Rodrigues, Vítor Manuel Costa Pereira

    Resumo em Português:

    O presente estudo traçou, como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em educação em saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, Região Norte, Trásos-Montes e Alto Douro, município de Vila Real, Lordelo, em Portugal, comparando com outros cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de educação em saúde, aos quais foi aplicado um questionário de autopreenchimento, no período de outubro a dezembro de 2004. A maioria dos participantes (86,5%) considera que a educação em saúde tem valores a promover, sendo a 'responsabilidade' o valor mais indicado, por 19,2% dos estudantes. O estudo demonstrou que é nos cursos de enfermagem que ocorre a maior evolução nos valores, existindo diferenças altamente significativas (p< 0,001), sendo a média do 4º ano superior à do 1º. Esses resultados evidenciam a necessidade de, em tais cursos, se trabalhar os valores subjacentes ao processo, tão necessários no desempenho dessas profissões.

    Resumo em Inglês:

    The general purpose of this study was to examine the effect of training on the acquisition of values in health education among Vila Real Nursing School students, Northern Region, in Trásos-Montes and in Alto Douro, in the municipality of Vila Real, Lordelo, Portugal, compared to those taking other courses. This is a descriptive, comparative, and transverse study. In total, 709 students from seven colleges took place in this research project, and an attempt was made to include authors intervening in the health education process, who replied to a self-completion questionnaire in the period ranging from October to December 2004. Most participants (86.5 percent) believe health education has values to promote, and 'responsibility' is the best value to 19.2 percent of the students. The study showed that it is in the nursing courses that most progress is made in terms of values, with highly significant differences (p < 0.001). Additionally, it also revealed that the 4th year students' average was higher than the 1st year's. These results are evidence of the need there is, in such courses, to work on the values underlying the process, which are so necessary for the performance of these professions.
  • A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro Relato

    Morais, Fátima Raquel Rosado; Jales, Graciella Madalena Lucena; Silva, Maria Jaqueline Carlos da; Fernandes, Sâmara Fontes

    Resumo em Português:

    O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia associada ao Pró-Saúde que preconiza ações para a transformação da formação profissional em saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. Neste trabalho, objetiva-se relatar, com base nas vivências dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o papel do PET-Saúde no processo de formação do enfermeiro. As ações desenvolvidas, dinâmicas como bricolagem, atividades em grupo, dramatizações, vídeos, músicas, entre outras, articulavam ensino, pesquisa e extensão e estimularam a reflexão da formação do enfermeiro, provocando um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. Por sua vez, as interações estabelecidas estimularam a troca de conhecimentos, a interdisciplinaridade e a postura crítica e reflexiva dos mediadores desse processo. Essas práticas contribuíram para uma formação diferenciada dos futuros enfermeiros, uma vez que enfatizavam os princípios do Sistema Único de Saúde e as necessidades da população. Estratégias como essas devem ser estimuladas e potencializadas, na perspectiva de contribuir para a formação e as práticas em saúde, tornando os trabalhadores conscientes e engajados com as necessidades cotidianas da saúde da população.

    Resumo em Inglês:

    The Education for Work in Health Program (PET-Health) is a strategy associated with Pro-Health which recommends actions to transform vocational training in health through greater integration among teaching, community, and service. The purpose of this article is to report, based on the experiences of nursing students at the University of Rio Grande do Norte, the role of PET-Health in the nursing education process. Actions carried out, dynamic activities such as DIY (do-it-yourself), group activities, role playing, videos, and music, among others, brought together teaching, research, and extension and encouraged reflection in the nurse's education process, engendering a fresh look on the conformation of knowledge and daily practices. The interactions, in turn, drove the exchange of knowledge, interdisciplinarity, and a critical and reflective posture among the mediators of this process. These practices have contributed to providing unique training to future nurses, since they emphasized the principles of the Health System and the needs of the population. Strategies such as these should be encouraged and enhanced in order to contribute to education and health practices, making workers aware of and engaged with the population's everyday health needs.
  • Documento sem título

  • Filosofia da práxis e didática da educação profissional Resenhas

    Porto Júnior, Manoel José
  • Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano Resenhas

    Amaral, Jonathan Henriques do
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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