Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 11, Issue: 1, Published: 2013
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    Martins, Carla Macedo; Fonseca, Angélica Ferreira; Pronko, Marcela Alejandra
  • "Alarme de incêndio": Michael Löwy e a crítica ecossocialista da civilização capitalista moderna Ensaio

    Querido, Fabio Mascaro

    Abstract in Portuguese:

    A emergência da crise ecológica, como sintoma mais nítido de uma verdadeira crise civilizató-ria, impôs novos desafios ao pensamento crítico e, em especial, ao marxismo. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é apresentar a defesa de Michael Löwy de uma radicalização ecossocialista da crítica marxista da modernidade, tarefa para a qual a grande recusa de Walter Benjamin das ideologias do pro- gresso é uma das fontes decisivas de inspiração. Para Michael Löwy, a ruptura com as ideologias do progresso e com o paradigma civilizatório capitalista moderno é uma condição indispensável para a atua-lização ecossocialista do marxismo.

    Abstract in English:

    The emergence of the ecological crisis as a clearer symptom of a true civilizatory crisis has imposed new challenges to critical thought and, in particular, to Marxism. Based on this assumption, this article aims to present Michael Löwy's defense of an ecosocialist radicalization of the Marxist critique of modernity, a task for which Walter Benjamin's great refusal of the ideologies of progress is one of the critical sources of inspiration. To Michael Löwy, breaking away from the ideologies of progress and from the modern capitalistic civilizatory paradigm is a prerequisite for the ecosocialist updating of Marxism.
  • Parâmetros curriculares nacionais: uma revisita aos temas transversais meio ambiente e saúde Artigos

    Bomfim, Alexandre Maia do; Anjos, Maylta Brandão dos; Floriano, Marcio Douglas; Figueiredo, Carmen Simone Macedo; Santos, Denise Azevedo dos; Silva, Carolina Luiza de Castro da

    Abstract in Portuguese:

    Nosso estudo parte do legado dos temas transversais deixado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente os de meio ambiente e saúde, procurando entender como foram processados em documentos oficiais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio etc. - e como foram absorvidos e ressignificados no interior das escolas, principalmente nos projetos político-pedagógicos. Procurou-se problematizar esses temas com base no momento atual, sem desconsiderar, no entanto, o contexto em que foram criados. Para essa releitura, o suporte veio de autores que trabalham com análise de textos e pesquisa qualitativa. O estudo das partes 'meio ambiente' e 'saúde' mostrou que os textos, de maneira geral, são pouco atraentes; pouco práticos; apresentam dificuldades em dar pistas de ação; não mostram bem as diferentes interfaces com as diferentes áreas; não facilitam a visualização do sentido em que ocorre a trans e a interdisciplinaridade; apresentam-se em alguns momentos lacunares ou superficiais; e têm uma proposta de educação comportamentalista. Nesse limite, a educação serve mais à conformação do que à transformação da realidade; responsabiliza demasiadamente o indivíduo e isenta o Estado; promove uma cidadania passiva, que alcança a compreensão do direito, mas não a sua realização.

    Abstract in English:

    Our study begins with the legacy of the cross-cutting issues left by the National Curriculum Parameters, specifically concerning environment and health, in an attempt to understand how they were processed in official documents - such as the National Curriculum Guidelines, the Curriculum Instructions for Secondary Education, etc. - and how they were absorbed and resignified within the schools, particularly in the political-pedagogical projects. An attempt was made to problematize these topics based on the current moment, never neglecting, however, the context in which they were created. For this new reading, support came from authors working with text analysis and qualitative research. The study of the 'environment' and 'health' portions showed that the texts are largely unattractive; impractical; have difficulties in giving clues for action; do not show the different interfaces with the different areas well; do not facilitate viewing the direction in which trans and interdisciplinarity take place; at times, are insufficient or superficial, and bring a behaviorist proposal for education. Within these limitations, education is more useful for conformity than to actually transform reality; it attributes too much responsibility to the individual and exempts the State from its duties; it fosters passive citizenship, which indeed affords an understanding of one's rights, but does not actually achieve them.
  • Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica Artigos

    Loureiro, Carlos Frederico B.; Layrargues, Philippe Pomier

    Abstract in Portuguese:

    Objetivamos com o presente artigo trazer alguns argumentos e contribuições teóricas que sustentam a pertinência da articulação entre a denominada educação ambiental crítica e o movimento de justiça ambiental, em decorrência da aproximação no modo como definem as causas da crise atual, estabelecem estratégias de luta social e defendem o projeto societário anticapitalista. Essa articulação não só é oportuna para os processos de superação das relações sociais alienadas destrutivas da natureza, mas também reforça uma perspectiva da ecologia política, para a qual as determinações são materiais e de classe. Nos três movimentos - educação ambiental crítica, justiça ambiental e ecologia política - ocorre um processo argumentativo contínuo de ressignificação ideológica da questão ambiental, agindo como contraponto das interpretações hegemônicas do senso comum acerca do fenômeno socioambiental. Todos possuem elementos em comum que conformam o amálgama mediante o qual se pode efetuar a crítica e operar politicamente a favor da transformação social.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to raise a few arguments and make theoretical contributions to support the pertinence of the link between the so-called critical environmental education and the environmental justice movement due to the approach in how they define the causes of the current crisis, establish social struggle strategies, and defend the anti-capitalistic corporate project. This link is not only timely for the process of overcoming the destructive, alienated social relations of nature, but also underpins a perspective of the political ecology for which the determinations are material and of class. In the three movements - critical environmental education, environmental justice and political ecology - there is an ongoing argumentative process of ideological resignification of the environmental issue, acting as a counterpoint for the hegemonic interpretations of the common sense on the socioenvironmental phenomenon. They all have elements in common that form the amalgamation through which one can critique and, yet, operate politically on behalf of social transformation.
  • Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente Artigos

    Pinhão, Francine; Martins, Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença.

    Abstract in English:

    This article investigates the health and environment issue as presented in an educational collection on science for Elementary Education based on the theoretical framework of critical discourse analysis. The gender and pre-gender concepts were used to research the actional meaning of the text through which three main groups of generic structures were identified: descriptive, explanatory, and narrative. By analyzing these structures, one can find action modes that discipline social identities, social relations, and knowledge and belief systems.
  • Visão de profissionais e estudantes da área de saúde sobre a interface saúde e meio ambiente Artigos

    Camponogara, Silviamar; Viero, Cibele Mello; Erthal, Graciele; Diaz, Paola da Silva; Rossato, Gabriela Camponogara; Soares, Sabrina de Aguiar; Peres, Roger Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta a visão de profissionais e estudantes da área da saúde sobre a interface saúde e meio ambiente. Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, desenvolvidos com diferentes atores sociais que integram o processo de formação profissional e laboral da área da saúde em um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com questões norteadoras sobre o objeto de estudo, feita com trabalhadores hospitalares, enfermeiros, docentes, acadêmicos da área da saúde e agentes comunitários de saúde. Cada subprojeto foi analisado individualmente, com base no referencial sobre análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os sujeitos possuem visões dicotômicas sobre meio ambiente e reconhecem os efeitos prejudiciais da atual crise ambiental, alegando que o ser humano é o principal causador. Os sujeitos do estudo entendem que há estreita interface entre saúde e meio ambiente, sendo as populações menos privilegiadas economicamente as mais afetadas pelos danos ambientais. Conclui-se que o aprofundamento do debate sobre o tema no processo de formação e prática profissional em saúde é fundamental no sentido de se buscar a efetiva responsabilidade socioambiental por parte dos atores sociais atuantes no setor.

    Abstract in English:

    This article presents the view health area professionals and students have concerning the interface between health and the environment. It is a qualitative, descriptive study undertaken with different social players that are part of the vocational training process in the health care area in a municipality in Rio Grande do Sul, Brazil. The data were collected through a semistructured interview comprising gui-ding questions on the study subject and carried out among hospital workers, nurses, health care professors and students, and community health agents. Each subproject was analyzed individually based on the content analysis framework. The results show that the subjects have dichotomous views on the environment and acknowledge the adverse effects of the current environmental crisis, claiming that human beings are the main cause of it. The study subjects understand that there is a narrow interface between health and the environment and that the economically less privileged populations are those most affected by environmental damage. It is concluded that deepening the debate on the subject in the process of providing training and professional practice in health is fundamental in order to seek effective socioenvironmental responsibility among the social players involved in the sector.
  • Agente comunitário de saúde: questões ambientais e promoção da saúde em comunidades ribeirinhas Artigos

    Silva, Natiane Carvalho; Andrade, Cristina Setenta

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo, discutem-se as concepções de saúde e ambiente de agentes comunitários de saúde (ACSs) atuantes em duas comunidades ribeirinhas do eixo Ilhéus-Itabuna, sul da Bahia, Brasil, e suas atividades de promoção da saúde voltadas para o ambiente. Foram analisadas entrevistas semiestruturadas de 14 ACSs, tratadas com a técnica do discurso do sujeito coletivo proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005). Nos discursos, os ACSs revelaram uma concepção ampla de saúde (qualidade de vida e direito) e relacionaram o ambiente ao território, embora o concebam como lugar onde as pessoas vivem. Também fazem relação entre saúde e melhorias no ambiente, e apesar de viverem e trabalharem em um território com problemas ambientais graves, suas atividades voltadas para o ambiente são pontuais e de conduta individual. Nessa perspectiva, reorientando o processo de trabalho, os ACSs indicam a capacidade de criar novas formas de relação entre ambiente e saúde. Potencializar esses atores que vivem na cena da tensão dos vários territórios em que transitam, valorizando seus saberes e sua vivência do(no) ambiente onde moram ou trabalham, pode ser o primeiro passo na direção da mudança, com a reorientação das práticas sanitárias e do modelo assistencial.

    Abstract in English:

    This article discusses the health and en-vironmental concepts of community health agents (CHAs) working in two riverside communities in the Ilhéus-Itabuna axis, in southern Bahia, Brazil, and their health promotion activities focused on the en-vironment. Semi-structured interviews carried out among 14 CHAs were analyzed using the collective subject discourse technique proposed by Lefèvre and Lefèvre (2005). In their discourses, the CHAs proved to have a broad view of health (quality of life and rights) and related the environment to the territory, although they consider this as the place where people live. They also relate health to environmental improvements, and although they live and work in a territory where there are serious environmental issues, they undertake environment-related activities only occasionally and individually. From this perspective, reorienting the work process, the CHAs show they are able to create new forms of relationship between the environment and health. Leveraging these players, who live on the scene of the tension of the several territories they transit in, valuing their knowledge and their experience of (in) the environment where they live or work, can be the first step taken toward change, with the reorientation of the health practices and of the health care model.
  • Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas Artigos

    Guido, Lucia de Fátima Estevinho; Dias, Inez Reptton; Ferreira, Gustavo Lopes; Miranda, Aline Bertoldo

    Abstract in Portuguese:

    O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).

    Abstract in English:

    The article is based on reflections coming from research done on the multiple possibilities of 'practical' environmental education, taking, as starting point, a study on ethnobotany that sought to get to know and value popular knowledge about plants in rural districts of the city of Uberlândia, state of Minas Gerais, Brazil. The survey was conducted among children, youth, and people from the community of the districts of Tapuirama and Cruzeiro of Peixotos and used various media languages. Different methodological approaches were used in the course of the investigation in an attempt to adjust to the reality of each district. The data were collected using various visual media, such as photography and video. These tools were present in the different workshops held over the course of the research project; during the last one, there was the collective production of the documentary titled Causos do Cerrado (Stories of Savannah). The study brought interaction between local (the tradition of the folk knowledge on plants) and global (technological resources employed in media production).
  • Nanotecnología: gestión y reglamentación de riesgos para la salud y medio ambiente en América Latina y el Caribe

    Foladori, Guillermo; Bejarano, Fernando; Invernizzi, Noela

    Abstract in Spanish:

    Este artículo analiza la discusión sobre los riesgos de las nanopartículas manufacturadas llevada a cabo en las reuniones regionales de América Latina y el Caribe del SAICM (Strategic Approach to International Chemicals Management/Enfoque Estratégico para la Gestión de Productos Químicos a Nivel Internacional). Contextualiza esta discusión con un panorama del desarrollo de las nanotecnologías en la región y de las evidencias científicas disponibles sobre riesgos de las nanotecnologías. Propone un abordaje para identificar a los actores que deben participar en la discusión y gestión del riesgo basado en el ciclo de vida de las nanopartículas. El artículo propone, además, algunas condiciones necesarias para incentivar un desarrollo responsable de las nanotecnologías desde ámbitos como el SAICM, y trae a la discusión los ocho puntos relevados por más de cien organizaciones ambientalistas y de trabajadores acerca de la supervisión de las nanotecnologías y los nanomateriales.

    Abstract in English:

    This article addresses the discussion concerning the risks posed by manufactured nanoparticles held during regional meetings in Latin America and the Caribbean by the SAICM (Strategic Approach to International Chemicals Management/Enfoque Estratégico para la Gestión de Productos Químicos a Nivel Internacional). It contextualizes this discussion by overviewing the development of nanotechnology in the region and the scientific evidence available on the risks brought about by nanotechnology. It proposes an approach to identify the players that should be involved in the discussion and in risk management based on the nanoparticles' life cycle. The article also proposes a few of the conditions needed to encourage the responsible development of nanotechnology from sectors such as the SAICM, and brings into the discussion the eight relevant items from over a hundred environmental organizations and workers under the supervision of nanotechnologies and nanomaterials.
  • Brasil: nova classe média ou novas formas de superexploração da classe trabalhadora? Debate

    Luce, Mathias Seibel

    Abstract in Portuguese:

    Com base na categoria da superexploração da força de trabalho, formulada no âmbito da teoria marxista da dependência, apresentamos uma crítica à tese de que o Brasil estaria se tornando 'país de classe média' e sustentamos que um contingente substancial dentre o que vem sendo nomeado de 'nova classe média' consiste, na verdade, de trabalhadores - e suas famílias - vivendo em condições de superexploração. O texto encontra-se dividido em três seções. Na primeira, questionamos os pressupostos básicos da tese Brasil, país de classe média. Na segunda, expomos os fundamentos da categoria da superexploração e demonstramos seu incremento nas relações de produção do capitalismo brasileiro na década de 2000. Na terceira, demonstramos como o acesso da população trabalhadora ao consumo de bens duráveis no período recente, antes que a ascensão de uma suposta 'nova classe média', configura uma forma renovada de superexploração. Por fim, salientamos os nexos entre as condições de trabalho, saúde e direitos da classe trabalhadora no Brasil e as tendências do capitalismo mundial, questionando o falso dilema neoliberalismo e neodesenvolvimentismo no debate atual e colocando a real disjuntiva do ponto de vista da emancipação da classe trabalhadora em relação ao poder despótico do capital.

    Abstract in English:

    Based on the workforce overexploitation category, formulated in the context of the Marxist Theory of Dependence, we critique the thesis that Brazil is becoming 'a middle class nation' and state that a substantial contingent of what has been named the 'new middle class' is, in fact, one of workers - and their families - living in overexploitation conditions. The article is divided into three sections. In the first, we questioned the basic assumptions of the 'Brazil, a middle class nation' thesis. In the second, we explain the fundamentals of the overexploitation category and show how it increased in Brazilian capitalism production relations in the 2000s. In the third, we showed how the access the working population has had to consume durable goods in recent times, before the ascent to the supposed 'new middle class,' is a renewed type of overexploitation. Finally, we highlight the links between the Brazilian working class' labor conditions, health, and rights and the trends in world capitalism, questioning the false neoliberalism and neodevelopmentalism dilemma in the current debate and putting the real dilemma in terms of the emancipation of the working class against the despotic power of capital.
  • O atual resgate crítico da teoria marxista da dependência Debate

    Carcanholo, Marcelo Dias

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo central deste artigo é discutir as principais categorias da teoria marxista da dependência. Tal esforço se justifica por causa do resgate que essa perspectiva teórica vem recebendo nos últimos anos. Em primeiro lugar, discute-se o significado original do que a teoria entende por dependência e, a partir disso, a natureza específica da inserção das economias dependentes no capitalismo mundial. Em seguida, além de se reafirmar o caráter central da superexploração da força de trabalho como característica específica dessas economias, argumenta-se que esse caráter só é inteligível quando entendido como a resposta do capitalismo dependente às diferentes formas de transferência de valor para as economias centrais. Em virtude do anterior, o trabalho conclui com apontamentos sobre as direções que podem ser seguidas por um resgate crítico da teoria marxista da dependência.

    Abstract in English:

    The central purpose of this article is to discuss the main categories of the Marxist Theory of Dependence. This effort is justified because this the-oretical perspective has been being retrieved in recent years. Firstly, there is a discussion on the original meaning of what the theory understands by dependence and, based on that, the specific nature of the integration of economies dependent on world capitalism. Then, in addition to reaffirming the central character of the overexploitation of labor as a specific feature of these economies, it is argued that this is only intelligible when understood as the response of dependent capitalism to different forms of transfer of value to the central economies. In view of the fore-going, the article concludes with notes on the directions that can be taken by a critical recovery of the Marxist theory of dependence.
  • Desenvolvimento local - ou sobre exegeses ideológicas, lutas hegemônicas e descaminhos societários Debate

    Natal, Jorge Luiz Alves

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo examina a natureza e as implicações do chamado Desenvolvimento Local (DL). Para tal, tendo em vista o também chamado Desenvolvimento Econômico (DE), bem como as transformações estruturais operadas no capitalismo contemporâneo, ele dialoga com temas como "Estruturas produtivas e seus espaços", "Estado e práxis escalares", mostrando a apropriação procedida pelos liberais acerca deles, toda ela orientada para a afirmação de uma dada perspectiva - com pretensões hegemônicas -, a saber: a da inexistência de caminhos societários de desenvolvimento alternativos ao DL. O autor defende ainda que a proclamada modéstia dos partidários do DL não resiste à análise mais séria, nem tampouco seu também proclamado caráter progressista, posto ser essa práxis ora ressurgida, ao fim e ao cabo, uma das faces da hodierna internacionalização do capital. O autor, ainda, igualmente defende que o DE também se afirmou historicamente com as mesmas pretensões exegéticas e hegemônicas, conquanto dos delistas receba tantas e tamanhas críticas mais por suas virtudes que propriamente pelos seus defeitos. Por fim, provocativamente, pergunta se não seria o velho desenvolvimentismo a resistência possível (e não o DL) ou se não seria o caso de se voltar a invocar alguma alternativa verdadeiramente insurgente (?).

    Abstract in English:

    This article examines the nature and implications of the socalled Local Development (LD). To this end, in view of the also socalled Economic Development (ED), as well as of the structural transformations operated in contemporary capitalism, it converses with themes such as 'productive structures and spaces' and 'State and scalar praxis,' showing the appropriation the liberals have made of them geared to claim a certain perspective - with hegemonic pretensions -, namely the absence of paths for corporate development that could be alternative to LD. The author also argues that the proclaimed modesty of the LD supporters does not stand when submitted to more serious analyses, nor does its also proclaimed progressive nature, since this now resurgent practice, at the end of the day, is one of the faces of today's internationalization of capital. The author also argues that ED affirmed itself historically with the same exegetical and hegemonic pretensions, though from those supporting ED it gets just as much criticism for its virtues as actually for its defects. Finally, the article provocatively asks whether the old developmentalism would be the possible resistance (and not LD), or whether it would be appropriate to re-invoke some truly insurgent alternative (?).
  • A reinvenção da sociologia da modernização: Luiz Costa Pinto e Florestan Fernandes (1950-1970) Debate

    Brasil Jr., Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, procura-se divisar o potencial teórico inscrito nas contribuições de dois sociólogos brasileiros à sociologia do desenvolvimento dos anos 1950-1970: Luiz Costa Pinto e Florestan Fernandes. Para tal, observa-se, a partir de três eixos, o sentido inovador de suas formulações em contraste com a sociologia da modernização norte-americana, àquela altura hegemônica: (a) suas concepções da prática sociológica, bem como de suas especificidades num contexto periférico; (b) suas visões sobre a dinâmica da mudança social no Brasil, tal qual forjadas em suas pesquisas sobre as relações entre brancos e negros; (c) e em suas sínteses teóricas dos anos 1960-70.

    Abstract in English:

    This article attempts to discern the theoretical potential inscribed in the contributions of two Brazilian sociologists to the sociology of development between 1950 and 1970: Luiz Costa Pinto and Florestan Fernandes. To this end, the innovative direction of their formulations is analyzed in contrast to the American sociology of modernization, which by then had become hegemonic. Such analysis is done from three views: (a) their conceptions of the sociological practice and of its specificities in a peripheral context; (b) their views on the dynamics of social change in Brazil, as forged in their research on relations between blacks and whites, (c) their theoretical syntheses of the 1960s and 1970s.
  • A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais Resenhas

    Teodoro, Elinilze Guedes
  • Movimento camponês, trabalho e educação - liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana Resenhas

    Previtali, Fabiane Santana
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