Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 13, Issue: 3, Published: 2015
  • Peer review: an activity at the interface between teaching and research Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira
  • THE WORK OF TEACHING: THE CRYSTALLISATION OF A METAPHOR Ensaio

    Santos, Gideon Borges dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A exigência de lidar diretamente com a subjetividade faz com que a educação apresente características muito peculiares, que desbordam os limites de qualquer organização lógica. Este ensaio põe no centro de suas reflexões os limites da metáfora do trabalho na educação, em sua função de modelar e, assim, explicar a atividade docente. Como doadora de sentido universal para as atividades humanas, a metáfora do trabalho, que não se reduz ao simples deslocamento de palavra, mas à transposição de um sentido enraizado, tornou-se excessiva e insuficiente para se pensar a tarefa da formação humana. Nesse sentido, a introdução do conceito de ação para elucidar a atividade docente surge com potencial representativo para a prática do professor, ali onde a metáfora do trabalho não consegue realizar plenamente.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La exigencia de tratar directamente con la subjetividad hace que la educación presente características muy peculiares, que traspasan los límites de cualquier organización lógica. Este artículo pone en el centro de sus reflexiones los límites de la metáfora del trabajo en la educación, en su función de modelar y, así, explicar la actividad docente. Como donadora de sentido universal para las actividades humanas, la metáfora del trabajo, que no se reduce al simple desplazamiento de la palabra, sino a la trasposición de un sentido enraizado, se volvió excesiva e insuficiente para pensar la tarea de la formación humana. En tal sentido, la introducción del concepto de acción para elucidar la actividad docente surge con potencial representativo para la práctica del profesor, allí donde la metáfora del trabajo no logra realizarlo plenamente.

    Abstract in English:

    Abstract The requirement of dealing directly with subjectivity brings very peculiar characteristics to education that go beyond the limits of any logical organization. This article focuses on the limits of the metaphor of work in education, on its function of modeling and, thus, explaining the teaching activity. As a donor of a universal sense to human activities, the metaphor of work, which cannot be reduced to the simple displacement of words, rather to the transposition of ingrained sense, became excessive and insufficient to consider the task of human development. In this sense, the introduction of the concept of action to elucidate the teaching activity comes up with representative potential for the practice of the teacher, a place where the work metaphor cannot be fully realized.
  • WOMEN AND THEIR CHORES: HOWWORK AND HEALTH ARE UNDERSTOOD Artigos

    Ebling, Sandra Beatris Diniz; Falkembach, Elza Maria Fonseca; Nascimento, Lizandra Andrade; Silva, Marciele Moreira da; Silva, Silvana de Oliveira; Minussi, Patrícia Stangherlin

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido em um assentamento rural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da região centro-ocidental do Rio Grande do Sul. Busca apresentar e discutir as concepções das mulheres assentadas em relação ao trabalho no interior do assentamento, abordando suas implicações na saúde da mulher. Os dados foram reunidos no decorrer de 2011, com nove mulheres residentes no assentamento, por meio de entrevista semiestruturada. Com base na análise temática, os resultados indicaram que o trabalho da mulher assentada é amplo e nem sempre reconhecido. No que se refere à saúde, constatou-se que as cidadãs na condição de assentadas estão expostas a vulnerabilidades, pois vivem em um espaço no qual o trabalho é eminentemente braçal, expostas aos fenômenos e instabilidades da natureza. Outra constatação resultante da pesquisa é a ampliação do espaço de participação da mulher nos negócios da família, inclusive com linhas de crédito específicas para as agricultoras, o que contribui para a emancipação feminina. Portanto, parece relevante a união de esforços no sentido de ampliar ações que subsidiem a elaboração de políticas públicas abrangentes ao contexto da realidade em que essas mulheres se inserem.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa, de carácter exploratorio y descriptivo, desarrollado en un asentamiento rural del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra de la región centro-occidental de Río Grande do Sul, Brasil. Buscar presentar y discutir las concepciones de las mujeres asentadas con relación al trabajo en el interior del asentamiento, abordando sus implicaciones en la salud de la mujer. Los datos fueron reunidos en el transcurso del 2011, con nueve mujeres residentes en el asentamiento, por medio de entrevista semiestructurada. En base al análisis temático, los resultados indicaron que el trabajo de la mujer asentada es amplio y no siempre reconocido. En lo que se refiere a la salud, se constató que las ciudadanas en la condición de asentadas están expuestas a vulnerabilidades, pues viven en un espacio en el cual el trabajo es eminentemente pesado, expuestas a los fenómenos e inestabilidades de la naturaleza. Otra constatación resultante de la investigación es la ampliación del espacio de participación de la mujer en los negocios de la familia, incluso con líneas de crédito específicas para las agricultoras, lo que contribuye para la emancipación femenina. Por lo tanto, parece relevante la unión de esfuerzos en el sentido de ampliar acciones que subsidien la elaboración de políticas públicas amplias al contexto de la realidad en que estas mujeres están insertadas.

    Abstract in English:

    Abstract This is a qualitative, exploratory, and descriptive study carried out in a rural settlement of the Landless Rural Workers' Movement in the mid-western region of Rio Grande do Sul, Brazil. It aims to present and discuss the views settled women have with regard to the work done within the settlement, addressing implications for women's health. The data were gathered in 2011 through semi-structured interviews conducted among nine women living in the settlement. Based on the analysis of the theme, the results indicated that the work done by settled women is broad and not always recognized. With regard to health, it was found that female settled citizens are exposed to vulnerabilities, because they live in an area where work is eminently manual and are exposed to the weather and other instabilities of nature. Another finding is the expansion of women's space of participation in the family business, including specific credit lines for female farmers, factors contributing to the emancipation of women. Therefore, it seems relevant to join efforts to expand actions that support the development of comprehensive public policies to address the reality of the context in which these women are located.
  • PARTICIPATORY METHODOLOGIES AND PERMANENT EDUCATION IN TRAINING COMMUNITY/HEALTH AGENTS Artigos

    Rocha, Natália Hosana Nunes; Bevilacqua, Paula Dias; Barletto, Marisa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Busca-se neste texto refletir sobre o uso de metodologias participativas na educação permanente de agentes comunitários/as de saúde, numa discussão sobre os limites e potencialidades de tais metodologias estimularem reflexões e possíveis mudanças nas práticas cotidianas desses profissionais. Foram realizadas entrevistas e caminhadas transversais com os/as agentes, que resultaram em relatorias utilizadas como material de análise. Não seria simples mensurar o impacto que essa metodologia tem no processo de construção do pensamento reflexivo, mas a análise do potencial das metodologias participativas em atividades de formação de agentes comunitários da saúde permitiu perceber que houve empoderamento quanto aos temas abordados. Pôde-se compreender o quão significativas as metodologias se mostraram na abordagem das temáticas, especialmente nos temas ‘prevenção de doença e promoção da saúde’ e ‘violência de gênero’. Conclui-se que o fato de algo poder ser percebido com outros significados e sentidos possibilita outros modos da produção de práticas cotidianas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este texto se busca reflexionar sobre el uso de metodologías participativas en la educación permanente de agentes comunitarios de salud, en una discusión sobre los límites y potencialidades para que tales metodologías estimulen reflexiones y posibles cambios en las prácticas cotidianas de estos profesionales. Se realizaron entrevistas y recorridos transversales con los agentes, que resultaron en relatos utilizados como material de análisis. No sería simple medir el impacto que esta metodología tiene en el proceso de construcción del pensamiento reflexivo, pero el análisis del potencial de las metodologías participativas en actividades de formación de agentes comunitarios de la salud permitió percibir que hubo un empoderamiento en cuanto a los temas abordados. Se pudo comprender cuán significativas se han mostrado las metodologías en el enfoque de las temáticas, especialmente en los temas “prevención de enfermedades y promoción de la salud” y “violencia de género”. Se concluye que el hecho de que algo pueda ser percibido con otros significados y sentidos permite otros modos de producción de prácticas cotidianas.

    Abstract in English:

    Abstract This article seeks to reflect on the use of participatory methodologies in the continuing education of community/health workers, in a discussion about the limits and possibilities of such methodologies, encouraging reflections and possible changes in these professionals’ daily practices. Transect interviews and walks were carried out with the agents, which resulted in the rapporteurs that used as material for analyses. It would be no simple task to measure the impact that this methodology has on the process of building reflective thought, but the analysis of the potential of participatory methodologies in the training activities aimed at community health workers allowed us to realize that there was empowerment with regard to the themes addressed. It was possible to understand how significant the methodologies have shown to be in addressing the issues, especially with regard to the ‘prevention of disease and promotion of health’ and to ‘gender violence.’ In sum, the fact that something can be realized with other meanings and senses allows other modes of production of daily practices.
  • PERMANENT EDUCATION IN HEALTH AS AN EVALUATIVE PRACTICE FRIENDLY TO COMPLETENESS IN TERESÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, BRAZIL Artigos

    Yamamoto, Thaís Sayuri; Machado, Mônica Tereza Christa; Silva Junior, Aluísio Gomes da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir o papel da educação permanente em saúde como prática avaliativa amistosa à integralidade no cotidiano dos serviços de saúde, além de sua influência na mudança do processo de trabalho das equipes de saúde da família, tomando como exemplo a experiência do município de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em 2007 e 2008. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva. A base teórica compôs-se de revisão bibliográfica, análise de documentos oficiais, atas das reuniões dos facilitadores com a coordenadora do grupo e atas da Comissão Intergestores Bipartite. O campo de observação consistiu de entrevista semiestruturada com o grupo de facilitadores. Para o estudo das entrevistas e atas, optou-se pela análise de conteúdo e efetuou-se o cotejamento das fontes como prova eficiente de validação. Percebeu-se que os profissionais ainda têm dificuldade em reconhecer como ferramentas de avaliação instrumentos que não os oficiais. No entanto, em Teresópolis, a prática de educação permanente foi capaz de promover mudanças no processo de trabalho, viabilizar formação crítica e reflexiva dos atuais e futuros profissionais de saúde, fortalecer a participação social e aproximar a gestão das questões locais de saúde, comprovando que pode ser considerada uma prática avaliativa amistosa à integralidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este artículo es discutir el papel de la educación permanente en salud como práctica evaluadora amigable a la integralidad en el quehacer cotidiano de los servicios de salud, además de su influencia en el cambio del proceso de trabajo de los equipos de salud de la familia, tomando como ejemplo la experiencia del municipio de Teresópolis, en Río de Janeiro, Brasil, en 2007 y 2008. Se realizó una investigación cualitativa de enfoque descriptivo. La base teórica se compone de revisión bibliográfica, análisis de documentos oficiales, actas de las reuniones de los facilitadores con la coordinadora del grupo y actas de la Comisión Intergestores Bipartita. El campo de observación consistió en entrevista semiestructurada con el grupo de facilitadores. Para el estudio de las entrevistas y actas, se optó por el análisis de contenido y se efectuó el cotejo de las fuentes como prueba eficiente de validación. Se observó que los profesionales tienen además dificultades para reconocer como herramientas de evaluación instrumentos diferentes de los oficiales. No obstante, en Teresópolis, la práctica de educación permanente fue capaz de fomentar cambios en el proceso de trabajo, permitir la formación crítica y reflexiva de los actuales y futuros profesionales de la salud, fortalecer la participación social y aproximar la gestión de las cuestiones locales de salud, comprobando que puede ser considerada una práctica evaluadora amigable a la integralidad.

    Abstract in English:

    Abstract The purpose of this article is to discuss the role continuing education in health plays as a friendly evaluative practice for completeness in the daily life of health services, as well as its influence in changing the family health teams’ working process. It is based on the experience of the municipality of Teresópolis, state of Rio de Janeiro, Brazil, in 2007 and 2008. A qualitative survey with a descriptive approach was conducted. The theoretical basis consisted of a review of the literature, of the analysis of official documents, minutes of the meetings of the facilitators with the coordinator of the group, and the minutes of the Bipartite Inter-Management Commission. The field of observation consisted of a semi-structured interview with the group of facilitators. To analyze the interviews and minutes, we opted for content analysis and compared the sources as an efficient proof of validation. It was noticed that professionals still find it hard to recognize instruments other than the official ones as assessment tools. However, in Teresópolis, the practice of continuing education was able to promote changes in the labor process, enabling critical and reflective training among current and future health professionals, strengthening social participation and bring management closer to the local health issues, thus proving that a friendly evaluative practice can be considered for completeness.
  • CHRONICALLY ILL CHILDREN AND ADOLESCENTS AND SCHOOLING DURING HOSPITALIZATION Artigos

    Ferreira, Mayara Kelly Moura; Gomes, Ilvana Lima Verde; Figueiredo, Sarah Vieira; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo teve como objetivo identificar as propostas de escolarização no ambiente hospitalar, sua implementação direcionada às crianças e aos adolescentes cronicamente adoecidos e compreender a percepção deles acerca da sua escolarização nesse ambiente. Desenvolveu-se uma pesquisa em hospital de referência pediátrica de Fortaleza, estado do Ceará, no período de março a maio de 2013, por meio de entrevista semiestruturada, com oito crianças e adolescentes internados com condição crônica. Os dados foram submetidos à análise, elencando-se duas categorias: percepção de crianças e adolescentes hospitalizados acerca de sua escolarização; e distanciamento entre teoria e prática na escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados. Observou-se que a tristeza emanada durante a internação das crianças e dos adolescentes, associada à saudade e ao afastamento da escola, as restrições impostas nas rotinas estabelecidas pela instituição e a condição clínica geraram imenso sofrimento nessas pessoas. Pouco se faz sobre a escolarização desses sujeitos, pois as atividades lúdicas e educativas efetivadas pelos profissionais da saúde não atendem a essa necessidade. Logo, concluímos ser essencial que a unidade hospitalar ofereça um acompanhamento educacional a essa clientela, dando continuidade ao processo de escolarização por meio da classe hospitalar, a fim de oferecer uma assistência integral atendendo às prerrogativas prescritas na legislação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo identificar las propuestas de escolarización en el ambiente hospitalario, su implementación dirigida a los niños y adolescentes con enfermedad crónica y comprender la percepción de ellos acerca de su escolarización en ese ambiente. Se desarrolló una investigación en un hospital de referencia pediátrica de Fortaleza, estado de Ceará, Brasil, en el período de marzo a mayo de 2013, por medio de entrevista semiestructurada, con ocho niños y adolescentes internados con condición crónica. Los datos se sometieron a análisis, clasificándolos en dos categorías: percepción de niños y adolescentes hospitalizados acerca de su escolarización; y distanciamiento entre teoría y práctica en la escolarización de niños y adolescentes hospitalizados. Se observó que la tristeza emanada durante la internación de niños y adolescentes, asociada a la salud y al alejamiento de la escuela, las restricciones impuestas en las rutinas establecidas por la institución y la condición clínica generaron un enorme sufrimiento en esas personas. Poco se hace sobre la escolarización de estos individuos, pues las actividades lúdicas y educativas llevadas a cabo por los profesionales de la salud no atienden esta necesidad. Así, concluimos que es esencial que la unidad hospitalaria ofrezca un acompañamiento educativo para esta clientela, dando continuidad al proceso de escolarización por medio de la clase hospitalaria, a fin de ofrecer una asistencia integral que satisfaga las prerrogativas prescritas en la legislación.

    Abstract in English:

    Abstract The purpose of this article was to identify the education proposals in the hospital environment, their implementation directed to chronically ill children and adolescents, and to understand their perception about their schooling in this environment. A survey was carried out at a pediatric referral hospital in Fortaleza, state of Ceará, Brazil, from March to May 2013, using semi-structured interviews and involving eight children and adolescents hospitalized because of a chronic condition. The data were analyzed and two categories listed: the view hospitalized children and adolescents have of their schooling, and the gap between theory and practice in the education of hospitalized children and adolescents. It was noticed that the sadness emanating during the children and adolescents’ hospitalization, associated with nostalgia and distance from school, with the restrictions imposed by the routines established by the institution, and with patients’ clinical condition generated immense suffering among these youth. Little is done about the education of these subjects, as the recreational and educational activities carried out by health professionals do not meet this need. Therefore, we conclude it is essential that the hospital offer this population educational follow-up, continuing the educational process through classes at the hospital in order to provide comprehensive assistance in view of the prerogatives prescribed by law.
  • NURSING WORKER ACTIVITIES AT A HOSPITAL: BETWEEN STANDARDS AND RENORMALIZATIONS Artigos

    Fischborn, Aline Fernanda; Viegas, Moacir Fernando

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo é fruto de pesquisa que teve como objetivo compreender como ocorrem as relações entre normas e renormalizações numa instituição hospitalar, no contexto da divisão social do trabalho. Os sujeitos foram dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem do setor de um hospital situado na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram entrevista semiestruturada, observação participante, análise de documentos e diário de campo. Como resultado, foi possível compreender que o trabalho em saúde gera continuamente, no seu fazer diário, saberes imprescindíveis à sua realização. Porém, pelo caráter espontâneo de sua produção, tais saberes não são reconhecidos. Além disso, apesar de no trabalho prescrito a divisão do trabalho de enfermagem prever normas quanto à divisão de saberes, na atividade concreta de trabalho revelam-se trocas e produção de conhecimentos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo es fruto de investigaciones que tuvieron como objetivo comprender cómo suceden las relaciones entre normas y renormalizaciones en una institución hospitalaria, en el contexto de la división social del trabajo. Los individuos fueron dos enfermeros y cuatro técnicos de enfermería del sector de un hospital situado en la región de Vale do Rio Pardo, en Río Grande do Sul, Brasil. Los métodos utilizados para la recolección de datos fueron la entrevista semiestructurada, observación participante, análisis de documentos y diario de campo. Como resultado, fue posible comprender que el trabajo en salud genera continuamente, en su cotidiano quehacer, saberes imprescindibles para su realización. No obstante, por el carácter espontáneo de su producción, tales saberes no son reconocidos. Además de ello, a pesar de que en el trabajo determinado para la división del trabajo de enfermería se prevean normas con relación a la división de saberes, en la actividad concreta de trabajo se revelan intercambios y producción de conocimientos.

    Abstract in English:

    Abstract This article is the result of research aimed at understanding how the relationships between standards and renormalizations occur in a hospital in the context of the social division of labor. The subjects were two nurses and four nursing technicians from a hospital located in the Vale do Rio Pardo region, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The methods used to collect data were semi-structured interviews, participant observation, document analysis, and field diaries. As a result, it was possible to understand that health works continuously generate knowledge in their daily work that essential for achieving this. However, such knowledge is not recognized because of the spontaneous nature of its production. In addition, although in prescribed work the division of nursing work foresees rules as to the division of knowledge, in the actual work there are both exchanges and production of knowledge.
  • ACADEMY-SERVICE INTEGRATION IN THE TRAINING OF NURSES IN A TEACHING HOSPITAL Artigos

    Sales, Patrícia Regina de Souza; Marin, Maria José Sanches; Silva Filho, Carlos Rodrigues da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo propõe-se a compreender a integração academia-serviço na formação de enfermeiros. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e, como referencial de análise, a hermenêutica dialética. Foram respondidos 24 questionários por docentes, enfermeiros assistenciais e estudantes de enfermagem da quarta série do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior, que conta com um complexo hospitalar certificado como hospital de ensino. Constataram-se a existência de espaços de encontro entre os atores e a construção do conhecimento a partir da prática, possibilitando o desenvolvimento do cuidado individual, coletivo e de gestão. A integração academia-serviço estimula os profissionais do serviço a buscarem conhecimento e pesquisa e contribui para mudanças na prática e no comprometimento dos estudantes. Encontram-se dificuldades pela incompatibilidade das agendas dos docentes e enfermeiros, pouco envolvimento docente com a prática, sobrecarga e despreparo do enfermeiro para o ensino, além da falta de compreensão da equipe multiprofissional quanto ao papel do hospital de ensino. Indicam-se a necessidade de adequação das estruturas e a ampliação dos espaços de diálogo, com maior envolvimento e decisões compartilhadas e, ainda, a qualificação do profissional do serviço. Depreende-se a necessidade de investimentos na qualificação do processo de integração ensino e serviço.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio se propone comprender la integración academia-servicio en la formación de enfermeros. Se utilizó la investigación cualitativa y, como referencia de análisis, la hermenéutica dialéctica. Fueron respondidos 24 cuestionarios por parte de docentes, enfermeros asistenciales y estudiantes de enfermería del cuarto año del curso de Enfermería de una institución de enseñanza superior, que cuenta con un complejo hospitalario habilitado como hospital de enseñanza. Se constató la existencia de espacios de encuentro entre los actores y la construcción del conocimiento a partir de la práctica, permitiendo el desarrollo del cuidado individual, colectivo y de gestión. La integración academia-servicio estimula a los profesionales del servicio a buscar conocimiento e investigación, y contribuye para los cambios en la práctica y en el compromiso de los estudiantes. Se encuentran dificultadas por la incompatibilidad de las agendas de docentes y enfermeros, poco compromiso docente con la práctica, sobrecarga y falta de preparación del enfermero para la enseñanza, además de la falta de comprensión del equipo multiprofesional en cuanto al papel del hospital de enseñanza. Se señala la necesidad de adecuación de las estructuras y la ampliación de los espacios de diálogo, con mayor compromiso y decisiones compartidas y, además, la calificación del profesional del servicio. Se desprende la necesidad de inversiones en la calificación del proceso de integración enseñanza y servicio.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to understand the academy-service integration in nursing education. Qualitative surveys were used and dialectic hermeneutics served as an analytical framework. In all, teachers, nursing assistants, and fourth year nursing students of a Nursing course at a college that has a hospital complex certified as a teaching hospital answered 24 questionnaires. What was found was that there are mingling spaces among the players and that knowledge is built from practice, enabling the development of individual and collective care and of management. The academy-service integration encourages service professionals to seek knowledge and research and contributes to changes in practice and to generating commitment among the students. Difficulties arise from the incompatibility in the agendas of teachers and nurses, from the little involvement of the teacher with the practice, from an overload and lack of preparation among nurses for teaching, over and above from a lack of understanding among the multidisciplinary team about the role played by the teaching hospital. There is a need to adapt the structures and expand opportunities for dialog, with greater involvement and shared decision-making and to qualify the service professional. Furthermore, there is also a need for investments to qualify the teaching and service integration process.
  • NURSE MANAGEMENT PRACTICE IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY Artigos

    Xavier-Gomes, Ludmila Mourão; Andrade-Barbosa, Thiago Luis de; Silva, Carla Silvana Oliveira; Lopes, Joanilva Ribeiro; Leite, Maisa Tavares de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo objetivou analisar a prática gerencial dos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa pautada na fenomenologia sociológica de Alfred Schütz. Para a coleta de dados, realizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram 11 enfermeiros das equipes de saúde da família do município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, no período de agosto a novembro de 2009. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, respeitando-se os preceitos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados evidenciaram as seguintes categorias: “A percepção sobre o trabalho” e “Fatores intervenientes no trabalho”. Nos discursos, destaca-se a gestão de pessoas como importante ferramenta que permeia as relações entre a equipe de saúde. Em relação aos fatores dificultadores, os profissionais levantaram questões relacionadas à insatisfação, vivenciada na falta de reconhecimento do seu trabalho assistencial e gerencial. O fortalecimento da ação gerencial do enfermeiro é imprescindível na construção de uma prática autônoma e ampla no contexto da atenção primária à saúde.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente estudio tuvo por objetivo analizar la práctica gerencial de los enfermeros en la Estrategia Salud de la Familia. Se trata de una investigación descriptiva y exploratoria, con enfoque cualitativo orientado en la fenomenología sociológica de Alfred Schütz. Para la recolección de datos, se realizó la entrevista semiestructurada. Los individuos de la investigación fueron 11 enfermeros de los equipos de salud de la familia del municipio de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil, en el período de agosto a noviembre de 2009. Los datos recolectados se sometieron al análisis de contenido, respetando los preceptos éticos de investigación con participación de seres humanos. Los resultados revelaron las siguientes categorías: “La percepción sobre el trabajo” y “Factores que intervienen en el trabajo”. En los discursos, se destaca la gestión de personas como importante herramienta que trasunta las relaciones entre el equipo de salud. En relación a los factores obstaculizantes, los profesionales plantearon temas relacionados a la insatisfacción, vivida en la falta de reconocimiento de su trabajo asistencial y gerencial. El fortalecimiento de la acción gerencial del enfermero es imprescindible en la construcción de una práctica autónoma y amplia en el contexto de la atención primaria de la salud.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to analyze the managerial practice of nurses in the Family Health Strategy. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach guided by the social phenomenology of Alfred Schütz. A semi-structured interview was conducted to collect data. Study subjects were 11 nurses of family health teams in the city of Conselheiro Lafaiete, state of Minas Gerais, Brazil, in the period ranging from August to November, 2009. The data collected were subjected to content analysis, respecting the ethical principles of research involving human subjects. The results revealed these categories: “The view on work” and “Intervening factors at work.” In the discourse, people management stands out as an important tool that permeates relations among the health team. Regarding hindering factors, professionals have raised issues related to dissatisfaction, experienced in the context of the lack of recognition of the work they do in providing care and management. The strengthening of nursing management action is essential in building a broad, autonomous practice in the context of primary health care.
  • TEAMWORK IN NURSING AND THE LIMITS AND POSSIBILITIES OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY Artigos

    Duarte, Maria de Lourdes Custódio; Boeck, Jocemara Neves

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo buscou analisar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o trabalho em equipe em uma unidade da Estratégia Saúde da Família de um município do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se entrevistou a totalidade da equipe de enfermagem, compreendida por dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Com base na análise dos dados, emergiram duas categorias: limites encontrados para o trabalho em equipe; e possibilidades para um trabalho em equipe. Na primeira categoria evidenciaram-se algumas dificuldades, tais como gestão autoritária, entraves políticos, falta de motivação e reconhecimento e alta rotatividade de profissionais. Na segunda, os entrevistados sugeriram algumas possibilidades para o trabalho em equipe, como o conhecimento das habilidades de cada integrante da equipe, comunicação efetiva e reuniões de equipe. Conclui-se que os gestores de saúde devem aproximar-se mais dos trabalhadores e do cotidiano de trabalho dessas equipes, a fim de dar voz a esses profissionais, para promover a satisfação no trabalho e qualificar a assistência prestada à população.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio buscó analizar la percepción de los profesionales de enfermería sobre el trabajo en equipo en una unidad de la Estrategia Salud de la Familia de un municipio del Sur de Brasil. Se trata de una investigación cualitativa, en la cual se entrevistó la totalidad del equipo de enfermería, compuesta por dos enfermeros y seis técnicos de enfermería. En base al análisis de los datos, surgieron dos categorías: límites encontrados para el trabajo en equipo; y posibilidades para un trabajo en equipo. En la primera categoría se pusieron de manifiesto algunas dificultades, tales como gestión autoritaria, falta de motivación y reconocimiento, y alta rotación de profesionales. En la segunda, los entrevistados sugirieron algunas posibilidades para el trabajo en equipo, como el conocimiento de las habilidades de cada integrante del equipo, comunicación efectiva y reuniones de equipo. Se concluye que los gestores de salud deben aproximarse más a los trabajadores y al cotidiano quehacer de estos equipos, a fin de dar voz a estos profesionales, para promover la satisfacción en el trabajo y calificar la asistencia prestada a la población.

    Abstract in English:

    Abstract This study investigates the perception nursing professionals have about teamwork at a Family Health Strategy unit in a municipality in Southern Brazil. The entire nursing team, consisting of two nurses and six nursing technicians, was interviewed in this qualitative survey. Two categories emerged based on the analysis of the data: limits in teamwork, and possibilities for teamwork. The first category showed a few difficulties, such as authoritarian management, political barriers, lack of motivation and recognition, and high levels of staff turnover. In the second, respondents suggested a few possibilities for teamwork, such as knowledge about each team member's skills, effective communication, and team meetings. It is concluded that health managers should come closer to the workers and to the daily work done by these teams in order to give voice to these professionals, promote job satisfaction, and qualify the assistance provided to the population.
  • CONCEPT OF BIOSAFETY AMONG TECHNICAL NURSING EDUCATION TEACHERS IN A STATE IN SOUTHERN BRAZIL Artigos

    Ribeiro, Gerusa; Pires, Denise Elvira Pires de; Flôr, Rita de Cássia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O respeito a normas de biossegurança é fundamental para a realização de cuidados seguros, e o ensino na formação profissional em saúde desempenha papel fundamental nesse processo. Este artigo é resultado de pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar as concepções de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem que atuam em instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de um estado do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com o universo dos enfermeiros docentes de duas instituições envolvidos em atividades supervisionadas de estágio durante o período de um mês, em 2012. Os resultados mostraram três visões de biossegurança: como sinônimo de equipamentos de proteção individual; como proteção dos envolvidos no trabalho; e como segurança da vida. Identificou-se, ainda, que o docente reproduz o que aprendeu na escola e toma decisões influenciado pelos cenários de sua prática. Concluiu-se que os docentes entendem a importância de adotar práticas laborais seguras e que o ensino influencia nas ações dos futuros profissionais; no entanto, a concepção de defesa da vida foi minoritária.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El respeto a las normas de bioseguridad es fundamental para la realización de cuidados seguros, y la enseñanza en la formación profesional en salud desempeña un papel fundamental en este proceso. Este artículo es el resultado de una investigación exploratoria y descriptiva, de enfoque cualitativo, con el objetivo de identificar las concepciones de bioseguridad de docentes de la enseñanza técnica de enfermería que actúan en instituciones vinculadas a la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica de un estado del Sur de Brasil. Los datos se recolectaron por medio de entrevistas con el universo de los enfermeros docentes de dos instituciones que realizaron actividades supervisadas de pasantía durante el período de un mes, en 2012. Los resultados mostraron tres visiones de bioseguridad: como sinónimo de equipos de protección personal; como protección de los involucrados en el trabajo; y como seguridad de la vida. Se observó además que el docente reproduce lo que aprendió en la escuela y toma decisiones bajo la influencia de los escenarios de su práctica. Se concluyó que los docentes entienden la importancia de adoptar prácticas laborales seguras y que la enseñanza influye en las acciones de los futuros profesionales; no obstante, la concepción de defensa de la vida fue minoritaria.

    Abstract in English:

    Abstract Respect for biosafety standards is critical for the provision of safe care, and education in vocational training in health plays a key role in this process. This article is the outcome of an exploratory-descriptive research project that used a qualitative approach to identify how technical education nursing teachers working at institutions linked to the Federal Professional and Technological Education Network in a state in Southern Brazil conceive biosafety. Data were collected through interviews conducted for a one-month period, in 2012, among nursing teachers of two institutions involved in supervised internship activities. The results showed three views on biosafety: as a synonym of personal protective equipment; as protection of those involved in the work; and as safety for life. It was also noted that teachers reproduce what they learned in school and make decisions influenced by scenarios in their practice. It was concluded that teachers understand the importance of adopting safe working practices and that education influences the actions of future professionals; however, a minority of them took the concept of defending life involved in this issue into account.
  • CRITICAL ANALYSIS OF KNOWLEDGE ABOUT AND PRACTICES ABOUT HEALTH AND EDUCATION PROFESSIONALS’ EATING HABITS Artigos

    Souza, Thais Salema Nogueira de; Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os saberes e práticas dos indivíduos se (re)produzem cotidianamente com base no entrelaçamento da bagagem pessoal com as relações humanas e sociais experimentadas nos diversos espaços coletivos. Nesse sentido, escolas e unidades de saúde se configuram como espaços privilegiados de atuação e investigação. O objetivo deste artigo é discutir os saberes e práticas relacionados à alimentação, questão central para o tema transversal saúde, por meio do diálogo com profissionais de educação e de saúde do município do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas discussões desenvolvidas no âmbito da socioantropologia da alimentação. Foram utilizados métodos da pesquisa qualitativa, buscando valorizar as intersubjetividades e os significados atribuídos pelos sujeitos às suas próprias experiências de vida. Foram analisados quatro grupos focais, que resultaram em debates sobre os processos sociais relacionados à alimentação, às mudanças e permanências nos sistemas alimentares e aos desafios da comensalidade no contexto contemporâneo. O conhecimento das percepções desses profissionais torna-se útil para o desenvolvimento de práticas de educação em saúde que, exercitando a transdisciplinaridade, considerem a alimentação como elemento pedagógico na construção de conhecimentos por parte de cidadãos críticos e para uma vida saudável.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los saberes y prácticas de los individuos se (re)producen en forma cotidiana en base al entrelazamiento del bagaje personaL con las relaciones humanas y sociales experimentadas en los diferentes espacios colectivos. En tal sentido, escuelas y unidades de salud se configuran como espacios privilegiados de actuación e investigación. El objetivo de este artículo es discutir los saberes y prácticas relacionados con la alimentación, cuestión central para el tema transversal salud, por medio del diálogo con profesionales de educación y de salud del municipio de Río de Janeiro, Brasil. Para ello, se consideraron discusiones desarrolladas en el ámbito de la socioantropología de la alimentación. Se utilizaron métodos de investigación cualitativa, buscando valorizar las intersubjetividades y los significados atribuidos por los individuos a sus propias experiencias de vida. Se analizaron cuatro grupos focales, que resultaron en debates sobre los procesos sociales relacionados con la alimentación, con los cambios y permanencias en los sistemas alimentarios y con los desafíos de la comensalidad en el contexto contemporáneo. El conocimiento de las percepciones de estos profesionales se vuelve útil para el desarrollo de prácticas de educación en salud que, ejercitando la transdisciplinariedad, consideren la alimentación como elemento pedagógico en la construcción de conocimientos por parte de ciudadanos críticos y para una vida saludable.

    Abstract in English:

    Abstract The knowledge and practices of individuals (re)produce themselves daily based on the intertwining of personal experience with the human and social relations experienced in the various collective spaces. In this regard, schools and health facilities are privileged spaces of action and research. The purpose of this article is to discuss knowledge and practices related to eating habits, central to the crosscutting theme of health, through dialog with education and health professionals of the municipality of Rio de Janeiro, Brazil. To achieve this, discussions carried out in the socio-anthropological field of eating were considered. Qualitative research methods were used to enhance the intersubjectivities and meanings the subjects attribute to their own life experiences. Four focus groups were analyzed, which resulted in debates on the social processes related to food, to changes and continuities in food systems, and to the challenges of commensality in the contemporary context. Knowledge on these professionals’ perceptions is useful to develop health education practices that, by exercising transdisciplinary, consider food as a pedagogical element in the construction of knowledge by critical citizens and for a healthy life.
  • PROMOTION OF SUSTAINABLE FOOD CONSUMPTION IN THE CONTEXT OF MEALS AT SCHOOL Artigos

    Triches, Rozane Marcia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho é sobre o consumo alimentar no contexto da alimentação escolar, entendendo-se esse espaço como fortemente propositivo na formação de hábitos alimentares saudáveis e de desenvolvimento sustentável. Relata o exemplo do município de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, e as ações relativas ao trabalho realizado com os escolares, conjugando mudanças no consumo e na produção de alimentos e ligando saúde e sustentabilidade. Utiliza fontes secundárias e observação participante. A partir de diagnóstico preocupante sobre o estado alimentar e nutricional dessa população, diversas atividades de promoção do consumo alimentar sustentável foram desenvolvidas, entre elas: revisão dos fornecedores e das cadeias de abastecimento, das formas de produção e da qualidade dos alimentos oferecidos; regulação relativa ao tipo de gêneros trazidos de casa; cuidado na formulação dos cardápios; e desenvolvimento de atividades educativas práticas que coadunassem a melhora dos hábitos alimentares com a valorização do meio rural. Foram verificados, neste caso, exemplos de práticas inovadoras, desenvolvidas de forma integrada, que articularam sinergicamente educação alimentar e nutricional com ações para a consolidação de um sistema agroalimentar sustentável.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este trabajo es sobre el consumo alimentario en el contexto de la alimentación escolar, entendiéndose este espacio como fuertemente propositivo en la formación de hábitos alimentarios saludables y de desarrollo sostenible. Relata el ejemplo del municipio de Dois Irmãos, en Río Grande do Sul, Brasil, y las acciones relativas al trabajo realizado con los escolares, conjugando cambios en el consumo y en la producción de alimentos y vinculando salud y sostenibilidad. Utilizando fuentes secundarias y observación participante. A partir de un diagnóstico preocupante sobre el estado alimentario y nutricional de esta población, se desarrollaron diversas actividades de promoción del consumo alimentario sostenible, entre ellas: revisión de los proveedores y de las cadenas de abastecimiento, de las formas de producción y de la calidad de los alimentos ofrecidos; regulación relativa al tipo de géneros traídos de casa; cuidado en la formulación de los menús; y desarrollo de actividades educativas prácticas que aúnan la mejora de los hábitos alimentarios y la valorización del medio rural. Se observaron, en este caso, ejemplos de prácticas innovadoras, desarrolladas en forma integrada, que articularon sinérgicamente educación alimentaria y nutricional con acciones para la consolidación de un sistema agroalimentario sostenible.

    Abstract in English:

    Abstract This study is on food consumption in the context of meals provided at school, understanding this space as strongly proactive in forming healthy eating habits and encouraging sustainable development. It reports on the case of the municipality of Dois Irmãos, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, and the actions related to the work done with the students, combining changes in the consumption and production of food and linking health and sustainability with such changes. It uses secondary sources and participant observation. Based on the troubling diagnosis of the food and nutritional status of this population, several activities were developed to promote sustainable food consumption, including a review of the suppliers and supply chains, forms of production and quality of the food offered; regulation of the types of food brought from home; care in formulating menus, and development of practical educational activities that could blend the improvement of eating habits with greater appreciation for the rural area. In this case, a verification was made of examples of innovative practices, developed in an integrated manner, which coordinated food and nutrition education synergistically with actions aimed at the consolidation of a sustainable food system.
  • CURRICULAR POLICIES IN MEDICAL EDUCATION: SIMILARITIES AND DIFFERENCES BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL Artigos

    Menezes Junior, Antonio da Silva; Bzrezinski, Iria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas e políticas curriculares relacionadas à formação médica. O método adotado foi o materialismo histórico dialético, num estudo comparado de dois casos. A amostra foi intencional, com recorte em dois cursos de Medicina: o da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) e o da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira do Interior (Portugal). O objetivo geral era comparar as políticas curriculares para o ensino médico nos dois países e analisar as práticas de organização curricular vigentes nas duas instituições tendo em vista as políticas de cada país. Filosoficamente, a pesquisa se fundamentou na teoria do agir comunicativo de Habermas. As aproximações entre os dois cursos perseveram na matriz curricular com o ensino-aprendizagem centrado no aluno e no perfil do egresso. Os maiores distanciamentos se evidenciaram na proposta de inserção social, preconizada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e no pressuposto da pesquisa e internacionalização da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira do Interior. Concluiu-se que há necessidade de solidificação dos projetos pedagógicos atuais e de adoção de uma escola reflexiva com propostas reais, no sentido de vislumbrar a possibilidade de transformações sociais na realidade concreta.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo trata de una investigación cualitativa sobre las prácticas y políticas curriculares relacionadas con la formación médica. El método adoptado fue el materialismo histórico dialéctico, en un estudio comparado de dos casos. La muestra fue intencional, con recorte en dos cursos de Medicina: el de la Pontificia Universidad Católica de Goiás (Brasil) y el de la Facultad de Ciencias de la Salud, de la Universidad de Beira do Interior (Portugal). El objetivo general era comparar las políticas curriculares para la enseñanza médica en los dos países y analizar las prácticas de organización curricular vigentes en las dos instituciones, teniendo en vista las políticas de cada país. Filosóficamente, la investigación se fundamentó en la teoría de la acción comunicativa de Habermas. Las aproximaciones entre los dos cursos perseveran en la matriz curricular con la enseñanza-aprendizaje centrada en el alumno y en el perfil del egresado. Los mayores distanciamientos se pusieron de manifiesto en la propuesta de inserción social, preconizada por la Pontificia Universidad Católica de Goiás, y en el presupuesto de la investigación e internacionalización de la Facultad de Ciencias de la Salud, de la Universidad de Beira do Interior. Se concluyó que hay necesidad de solidificación de los proyectos pedagógicos actuales y de adopción de una escuela reflexiva con propuestas reales, en el sentido de vislumbrar la posibilidad de transformaciones sociales en la realidad concreta.

    Abstract in English:

    Abstract This article is a qualitative survey of curricular practices and policies related to medical training. The method used was dialectical historical materialism based on a comparative study of two cases. The sample was intentional, making a cross section of two medical schools: the Catholic University of Goiás (Brazil) and the College of Health Sciences of the University of Beira Interior (Portugal). The overall goal was to compare the curricular policies for medical education in both countries and to analyze the curriculum organization practices prevailing in the two institutions with a view of each country's policies. Philosophically, the study was based on Habermas’ theory of communicative action. The similarities between the two courses remain in the curricular matrix, with teaching-learning focused on the student and on the graduate's profile. The greatest differences appeared in the social inclusion proposal advocated by the Catholic University of Goiás, and in the assumption of research and internationalization of the College of Health Sciences of the University of Beira Interior. It was concluded that there is a need to solidify the current educational projects and to adopt a reflective school with real proposals aiming to gain a glimpse into the possibility of social change in concrete reality.
  • FINITE DIFFERENCE EQUATION MODEL APPLIED TO THE SUPPLEMENTARY HEALTH SYSTEM Artigos

    Freitas, Maurício Assuero Lima de; Silva, Alexandre Stamford da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo usa um modelo teórico e um modelo empírico, baseado em equações de diferenças finitas e equação de regressão linear, para analisar a tendência do mercado de seguro de saúde suplementar no Brasil. A resolução do modelo de equações de diferenças finitas gera três cenários possíveis para o mercado: no primeiro, haveria crescimento infinito dos recursos disponíveis no setor; no segundo, haveria estabilidade, dada a complementaridade da soma da fração da despesa com a fração do lucro, ambas calculadas sobre a receita: os recursos disponíveis no setor se situariam em torno do volume da contribuição inicial paga pelos indivíduos, estimada por regressão linear; finalmente, no terceiro cenário, o sistema seria levado à exaustão. Os resultados mostram que o sistema é sustentável no longo prazo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio usa un modelo teórico y un modelo empírico, basado en ecuaciones de diferencias finitas y ecuación de regresión lineal, para analizar la tendencia del mercado de seguro de salud suplementaria en Brasil. La resolución del modelo de ecuaciones de diferencias finitas genera tres escenarios posibles para el mercado: en el primero, habría un crecimiento infinito de los recursos disponibles en el sector; en el segundo, habría estabilidad, dada la complementariedad de la suma de la fracción del gasto con la fracción de las utilidades, ambas calculadas sobre los ingresos: los recursos disponibles en el sector se situarían en torno del volumen de la contribución inicial pagada por los individuos, estimada por regresión lineal; finalmente, en el tercer escenario, el sistema sería conducido al agotamiento. Los resultados muestran que el sistema es sustentable en el largo plazo.

    Abstract in English:

    Abstract This study uses a theoretical model and an empirical model based on finite difference and linear regression equations to analyze trends in the supplementary health insurance market in Brazil. The resolution of the finite difference equation model generates three possible scenarios for the market: in the first, there would be infinite growth of resources available in the industry; in the second, there would be stability, given the complementarity of the sum of the expense of the fraction with a fraction of the profit, both calculated on revenue: the resources available in the industry would be around the amount of the initial contribution paid by individuals, estimated based on linear regression; finally, in the third scenario, the system would be led to exhaustion. The results show that the system is sustainable over the long term.
  • Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil Resenhas

    Araujo, Ronaldo Marcos de Lima
  • Trabalhadores técnicos em saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS Resenhas

    Martins, Maria Inês Carsalade
  • Listagem de pareceristas ad hoc do volume 13 (ano 2015) Pareceristas

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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