Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 13 Supplement 2, Published: 2015
  • PRESENTATION Apresentação

    Leal, Maria do Carmo; Hortale, Virginia Alonso
  • THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONCEPTION AND LEARNING FROM EXPERIENCE ON FAMILY HEALTH MASTER PROGRAM Ensaio

    Hortale, Virginia Alonso; Dias, Maria Socorro de Araújo; Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Vieira, Neiva Francenely Cunha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No Brasil, ainda são escassos os estudos voltados à formação profissional em nível de pós-graduação para atuar no Sistema Único de Saúde. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de construção do Mestrado Profissional em Saúde da Família, oferecido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Para tanto, apresenta os antecedentes dessa proposta e discute a concepção teórico-metodológica que permeou todo o processo. Conceitos de educação permanente, aprendizagem significativa e educação de adultos são discutidos de forma contextualizada com a criação do mestrado. Espera-se que esta experiência possa subsidiar reflexões em outros contextos de formação, sabendo que é um processo em andamento e que as questões relacionadas à concepção do curso e aos resultados percebidos até o momento fazem parte de um desafio maior que é o da educação de adultos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En Brasil, son todavía escasos los estudios dirigidos a la formación profesional a nivel de posgrado para actuar en el Sistema Único de Salud. Este artículo tiene por objetivo relatar la experiencia de construcción de la Maestría Profesional en Salud de la Familia, realizada por la Red Nordeste de Formación en Salud de la Familia. Con esa finalidad, presenta los antecedentes de esta propuesta y discute la concepción teórica y metodológica que trasuntó todo el proceso. Conceptos de educación permanente, aprendizaje significativo y educación de adultos se discuten en forma contextualizada con la creación de la maestría. Se espera que esta experiencia contribuya para reflexiones en otros contextos de formación, a sabiendas de que es un proceso en curso y que los temas relacionados con la concepción del curso y los resultados percibidos hasta el momento forman parte de un desafío mayor que es el de la educación de adultos.

    Abstract in English:

    Abstract Studies focused on professional training at the graduate level to work for the National Health System are scarce in Brazil. This article aims to report on the experience of building the Professional Master's Degree in Family Health offered by the Northeastern Network of Education in Family Health. It presents the background to this proposal and discusses the theoretical and methodological design that permeated the entire process. Continuing education, significant adult learning, and education concepts are discussed in the context of the creation of the Master's Degree course. It is hoped that this experience can subsidize reflections in other training contexts, knowing that it is an ongoing process and that the issues related to the design of the course and the results attained so far are part of a larger challenge, which is the education of adults.
  • PORTFOLIO AS A STRATEGY TO EVALUATE DENTISTRY STUDENTS Relato

    Forte, Franklin Delano Soares; Costa, Camila Helena Machado da; Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes; Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Freitas, Claudia Helena Soares Morais; Coimbra, Liberata Campos; Aquino, Dorlene Maria Cardoso de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo teve por objetivo compreender a percepção de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba sobre a utilização do portfólio como um dos métodos de avaliação. Os dados referentes a 16 estudantes foram coletados em 2011 por meio da técnica do grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Definiram-se, então, as categorias temáticas: conceituação, papel do discente-docente, metodologias ativas, dificuldades na elaboração do portfólio e sugestões. Os estudantes compreendem o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, por meio dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Conclui-se que os estudantes percebem o portfólio como ferramenta potente e inovadora para a formação profissional, constituindo-se instrumento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por ser dialógico, interativo, oportunizando uma aprendizagem ativa.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Resumen El estudio tuvo por objetivo comprender la percepción de estudiantes del curso de Odontología de la Universidad Federal de Paraíba sobre la utilización del portafolio como uno de los métodos de evaluación. Los datos referentes a 16 estudiantes fueron recolectados en 2011 mediante la técnica del grupo focal y se estudiaron por análisis de contenido. Se delimitaron entonces las categorías temáticas: definición, papel del discente-docente, metodologías activas, dificultades en la preparación del portafolio y sugerencias. Los estudiantes entienden al portafolio como un instrumento de diálogo entre docentes y discentes, por medio de los relatos de las vivencias en grupo en los equipos sociales y reflexiones individuales, en la construcción de conceptos y profundización teórica. Se concluye que los estudiantes observan al portafolio como una herramienta potente e innovadora para la formación profesional, siendo un instrumento de seguimiento del proceso de enseñanza-aprendizaje, por ser dialógico, interactivo, y brindar una oportunidad de aprendizaje activo.

    Abstract in English:

    Abstract The study aimed to understand the perception Dentistry students at the Federal University of Paraíba have of the use of portfolios as one of the evaluation methods. Data were collected from 16 students in 2011 by means of the focus group technique and were analyzed based on content analysis. The themes were then defined: conceptualization, student-professor role, active methods, difficulties in preparing portfolios and suggestions. Students see portfolios as an instrument of dialog between professors and students through accounts of group experiences in the social equipment and individual reflections in the construction of concepts and theoretical deepening. It was concluded that students perceive the portfolio as a powerful, innovative tool for vocational training, serving to monitor the teaching-learning process for being dialogical, interactive, and providing opportunities for active learning.
  • THE PROCESS OF BUILDING THE CURRICULUM IN THE PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN FAMILY HEALTH Artigo

    Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Hortale, Virginia Alonso; Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Morais, Ana Patrícia Pereira; Aguiar, Andréa Silvia Walter de; Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; Coimbra, Liberata Campos; Dias, Maria Socorro de Araújo; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Moreira, Carlos Otávio Fiuza; Tomaz, José Batista Cisne; Forte, Franklin Delano Soares; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se de uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento do currículo do curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família, oferecido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Foram atores desse processo docentes de instituições de ensino e pesquisa, federais e estaduais. A construção do currículo, com duração de dois anos, incluiu a formação do Grupo de Desenvolvimento Curricular, responsável pelo desenho do curso e pela formação dos seus docentes. Discutem-se as etapas desse processo tendo como referência as bases pedagógicas que nortearam o desenho do currículo, com ênfase na formação de profissionais da saúde na modalidade mestrado profissional. Espera-se que a divulgação dessa experiência inovadora no âmbito da formação stricto sensu contribua para que outras experiências possam não somente ser pensadas e implementadas, mas também divulgadas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se trata de una reflexión sobre el proceso de desarrollo del currículo del curso de Maestría Profesional en Salud de la Familia, realizado por la Red Nordeste de Formación en Salud de la Familia. Los actores de este proceso fueron docentes de instituciones de enseñanza e investigación, federales y estatales. La construcción del currículo, con duración de dos años, incluyó la formación del Grupo de Desarrollo Curricular, responsable del diseño del curso y de la formación de sus docentes. Se discuten las etapas de este proceso teniendo como referencia las bases pedagógicas que orientaron el diseño del currículo, con énfasis en la formación de profesionales de la salud en la modalidad maestría profesional. Se espera que la divulgación de esta experiencia innovadora en el ámbito de la formación stricto sensu contribuya para que otras experiencias puedan no solamente ser pensadas e implementadas, sino también divulgadas.

    Abstract in English:

    Abstract This is a reflection on the process of developing the curriculum for the Professional Master's Degree in Family Health course offered by Northeast Training in Family Health Network. Professors from federal and state educational and research institutions participated in this process. The construction of the curriculum, that took two years to be completed, included the creation of the Curriculum Development Group, which was put in charge of designing the course and training its professors. The steps of this process were discussed with reference to the educational bases that guided the curriculum design, with emphasis on training health professionals in the professional master's degree mode. It is hoped that the dissemination of this innovative experience within the scope of stricto sensu training will contribute to other experiences not only being designed and implemented, but also disclosed.
  • INDICATOR-BASED EVALUATION OF MULTI-PROFESSIONAL RESIDENCY PROGRAMS IN FAMILY HEALTH Artigo

    Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Souza, Francisca Lopes de; Lira, Geison Vasconcelos; Dias, Maria Socorro de Araújo; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A Residência Multiprofissional em Saúde da Família caracteriza-se como formação em serviço que promove aproximação da realidade do Sistema Único de Saúde. Apesar de empiricamente existir a constatação de resultados positivos na atuação profissional, não há um modelo de avaliação dos resultados. Este artigo detém-se na descrição e análise do processo de adaptação e validação de estruturas essenciais de avaliação e seus respectivos indicadores para a construção de modelos de autoavaliação para programas de residências multiprofissionais em saúde da família. Em oficina, foram apresentados instrumentos aos especialistas, que deveriam fazer considerações sobre eles. As observações foram analisadas e as consideradas pertinentes com os objetivos de avaliação foram acatadas. A construção e a validação de indicadores de autoavaliação de programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ora realizadas, sinalizam a relevância de uma proposta que supere as avaliações ‘tradicionais’ e se torne um processo tão inventivo quanto se deseja às residências.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La Residencia Multiprofesional en Salud de la Familia se caracteriza como formación en servicio que promueve la aproximación con la realidad del Sistema Único de Salud. A pesar de existir empíricamente la constatación de resultados positivos en la actuación profesional, no hay un modelo de evaluación de los resultados. Este artículo se detiene en la descripción y el análisis del proceso de adaptación y validación de estructuras esenciales de evaluación y sus respectivos indicadores, para la construcción de modelos de autoevaluación para programas de residencias multiprofesionales en salud de la familia. En un taller, se presentaron instrumentos a los especialistas, que deberían hacer consideraciones sobre éstos. Las observaciones se analizaron y las que se consideraron pertinentes a los objetivos de evaluación fueron acatadas. La construcción y la validación de indicadores de autoevaluación de programas de Residencia Multiprofesional en Salud de la Familia, aquí realizadas, señalan la relevancia de una propuesta que supere las evaluaciones “tradicionales” y se vuelva un proceso tan inventivo como se desea en las residencias.

    Abstract in English:

    Abstract The Multidisciplinary Residency in Family Health is characterized as in-service training that promotes an approximation to the reality of the Unified Health System. Although empirically it is found that there are positive results in the professional activity, there is no model to value results. This article dwells on the description and analysis of the process of adapting and validating essential structures of evaluation and their respective indicators for the construction of self-assessment models for programs aimed at multidisciplinary residency in family health. During the workshop, tools were presented to experts who were asked to make considerations about them. Their observations were analyzed and those considered relevant to the evaluation objectives accepted. The construction and validation of self-evaluation indicators for Multidisciplinary Residency in Family Health programs that were conducted signal the relevance of a proposal that goes beyond the ‘traditional’ ratings and becomes a process that is as inventive as desired for the residencies.
  • CONCEPCTIONS AND PRACTICES OF HEALTHCARE PROFESSIONALS REGARDING INTRAFAMILY VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTS Artigo

    Costa, Dayse Kalyne Gomes da; Reichert, Lucas Pereira; França, Jael Rúbia Figueiredo de Sá; Collet, Neusa; Reichert, Altamira Pereira da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudo qualitativo com profissionais da Estratégia Saúde da Família, a fim de investigar suas concepções e práticas acerca da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. A coleta de dados foi realizada no período de abril a julho de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, realizada em Unidades Integradas de Saúde da Família em João Pessoa, Paraíba. A análise temática evidenciou que profissionais de saúde mostram-se inseguros e despreparados para lidar com a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, originando dificuldades em identificar os maus-tratos, realizar a denúncia e acompanhar as vítimas. Destaca-se a importância do apoio da gestão em saúde para a proteção dos profissionais que lidam com casos de violência e sua capacitação, a fim de viabilizar a identificação precoce, a notificação dos casos e o efetivo acompanhamento às vítimas e seus familiares.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Estudio cualitativo con profesionales de la Estrategia Salud de la Familia, a fin de investigar sus concepciones y prácticas acerca de la violencia intrafamiliar contra niños y adolescentes. La recolección de datos se realizó en el período de abril a julio de 2014, mediante entrevista semiestructurada, realizada en Unidades Integradas de Salud de la Familia en João Pessoa, Paraíba, Brasil. El análisis temático puso de manifiesto que los profesionales de la salud se muestran inseguros y no preparados para tratar con la violencia intrafamiliar contra niños y adolescentes, lo que origina dificultades para identificar los malos tratos, realizar la denuncia y dar seguimiento a las víctimas. Se destaca la importancia del apoyo de la gestión en salud para la protección de los profesionales que tratan con casos de violencia y su capacitación, a fin de permitir la identificación temprana, la notificación de los casos y el efectivo seguimiento de las víctimas y sus familiares.

    Abstract in English:

    Abstract A qualitative study with Family Health Strategy professionals to investigate their views and practices concerning domestic violence against children and adolescents. Data were collected between April and July 2014 using semi-structured interviews carried out at Integrated Family Health Units in João Pessoa, state of Paraíba, Brazil. The thematic analysis showed that health professionals are insecure and unprepared to deal with domestic violence against children and adolescents, a fact that causes difficulties in identifying maltreatment, making the complaint, and monitoring the victims. It highlights the importance of support from health management to protect professionals who deal with cases of violence and their training in order to facilitate the early identification and reporting of cases and effective monitoring for victims and their families.
  • SOCIAL REPRESENTATIONS OF PROFESSIONALS CENTERS OF SUPPORT FOR FAMILY HEALTH ON INTERDISCIPLINARITY Artigo

    Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco; Lamy, Zeni Carvalho; Coimbra, Liberata Campos; Rocha, Lívia Janine Leda Fonseca; Aquino, Dorlene Maria Cardoso de; Coutinho, Nair Portela Silva; Costa, Liduina Farias Almeida da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho objetivou analisar as representações sociais de profissionais de Núcleos de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional IV, em Fortaleza, Ceará, sobre a interdisciplinaridade em seu cotidiano do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais e coordenadores. Na definição da amostra, utilizou o critério de saturação teórica; na análise, a hermenêutica de profundidade. As representações foram organizadas nas seguintes categorias: processo em construção, realização de atividades conjuntas e resultado do compromisso das equipes. Os caminhos percorridos apontam para uma interdisciplinaridade ainda embrionária, resultado de inúmeros fatores intrínsecos e extrínsecos ao próprio grupo. As dificuldades oriundas das cobranças de produtividade pela gestão, o planejamento incipiente, o processo de formação que incorpora pouco essa perspectiva e a precarização das relações de trabalho são elementos que impactam negativamente na realização de práticas interdisciplinares. As falas denotam inúmeras possibilidades que se constroem no campo da saúde e inspiram a superação da fragmentação dos múltiplos saberes que atuam na perspectiva coletiva.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este trabajo tuvo por objetivo analizar las representaciones sociales de profesionales de Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia de la Secretaría Ejecutiva Regional IV, en Fortaleza, Ceará, Brasil, sobre la interdisciplinaridad en su trabajo cotidiano. Se trata de un estudio cualitativo, que utiliza como técnicas de recolección de datos la observación participante y entrevistas semiestructuradas con 15 profesionales y coordinadores. En la definición de la muestra se utilizó el criterio de saturación teórica. En el análisis se utilizó la Hermenéutica de Profundidad. Las representaciones se organizaron en las siguientes categorías: proceso en construcción, realización de actividades conjuntas y resultado del compromiso de los equipos. Los caminos recorridos indican un interdisciplinaridad aun embrionaria, resultado de un sinnúmero de factores intrínsecos y extrínsecos al propio grupo. Las dificultades oriundas de las exigencias de productividad por parte de la gestión, la planificación incipiente, el proceso de formación que incorpora poco esta perspectiva y la precariedad de las relaciones laborales son elementos que afectan negativamente la realización de prácticas interdisciplinarias. Las expresiones denotan un sinnúmero de posibilidades que se construyen en el campo de la salud e inspiran la superación de la fragmentación de los múltiples saberes que actúan en la perspectiva colectiva.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to analyze the social representations of professionals working at Family Health Support Centers operating under the 4th Regional Executive Department, in Fortaleza, state of Ceará, Brazil, with regard to interdisciplinarity in their daily work. It is a qualitative study, which used participant observation techniques and semi-structured interviews with 15 professionals and coordinators to collect data. The theoretical saturation criterion was used in the sample definition. The analysis used the in-depth hermeneutics. The representations were organized in these categories: Process under construction, undertaking joint activities, and outcome of the teams’ commitment. The paths taken point to yet embryonic interdisciplinarity, the outcome of numerous factors that are intrinsic and extrinsic to the group itself. The difficulties arising from pressure imposed by management for productivity, the incipient planning, the training process that incorporates some of this perspective, and the precarious labor relations are elements that have a negative impact on the performance of interdisciplinary practices. The speeches denote endless possibilities that are built in the field of health and inspire overcoming the fragmentation of multiple knowledge that works in the collective perspective.
  • USING ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES FOR EDUCATION IN HEALTH: SCIENTIFIC PRODUCTION ANALYSIS Artigo

    Freitas, Cilene Maria; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Parente, José Reginaldo Feijão; Vasconcelos, Maristela Inês Osawa; Lima, Gleiciane Kélen; Mesquita, Karina Oliveira de; Martins, Svetlana Coelho; Mendes, Janice Dávila Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo principal analisar a produção científica sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem na educação na saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura utilizando-se para seleção dos artigos a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa ocorreu nos meses de setembro a novembro de 2012. Na busca selecionaram-se 15 artigos completos. Os resultados evidenciaram que o uso das metodologias ativas motiva o discente e o direciona para buscar informações no intuito de solucionar impasse e promover seu próprio desenvolvimento, fazendo com que ele perceba que a nova aprendizagem é um instrumento necessário e significativo para ampliar suas possibilidades e caminhos. Essas metodologias também têm contribuído para mudanças no modo de pensar e agir dos profissionais de saúde, os quais passaram a interagir em um espaço plural de interesses, potencialidades e capacidades.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente artículo tiene como principal objetivo analizar la producción científica sobre el uso de metodologías activas de aprendizaje en la educación en la salud. Se trata de una revisión bibliográfica de la literatura, que utilizó para la selección de los artículos la base de datos de la Biblioteca Virtual en Salud. La investigación tuvo lugar en los meses de septiembre a noviembre de 2012. En la búsqueda se seleccionaron 15 artículos completos. Los resultados pusieron de manifiesto que el uso de las metodologías activas motiva al discente y lo orienta a buscar informaciones con el propósito de solucionar el impasse y fomentar su propio desarrollo, haciendo que éste observe que el nuevo aprendizaje es un instrumento necesario y significativo para ampliar sus posibilidades y caminos. Estas metodologías también han contribuido para cambios en el modo de pensar y actuar de los profesionales de la salud, los cuales pasaron a interactuar en un espacio plural de intereses, potencialidades y capacidades.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to review the scientific literature on the use of active learning methodologies in health education. This is a review of the literature using the Virtual Health Library database to select the articles. The survey took place from September to November 2012. Fifteen full articles were selected in the search. The results showed that using active methodologies motivates students and directs them to seek information to solve impasses and further their own development, making them realize that new learning is a necessary, significant tool to enhance their possibilities and paths. These methodologies have also contributed to changes in the health professionals’ way of thinking and acting, who started to interact in a plural space of interests, potentials, and capabilities.
  • VIEWS AND PRACTICES OF HIGHER EDUCATION PROFESSIONALS IN HEALTH E EDUCATION IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY Artigo

    Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros; Rodrigues, Maísa Paulino; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes; Alves, Renata de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo apresenta as concepções e práticas de educação em saúde de profissionais da Estratégia Saúde da Família de um município de pequeno porte no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 18 profissionais de nível superior: médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas entre outubro e dezembro de 2013. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação norteada em princípios etnográficos. A análise de conteúdo de Bardin subsidiou o exame do material. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde são orientadas por uma ‘educação bancária’, pautada na transmissão e reprodução de conhecimentos. As ações educativas são, eminentemente, direcionadas à prevenção de doenças e conduzidas, majoritariamente, por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio nas Unidades Saúde da Família. Observou-se que a educação em saúde praticada não instrumentaliza os usuários para que desenvolvam autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio presenta las concepciones y prácticas de la educación en salud de profesionales de la estrategia Salud de la Familia de un pequeño municipio en el estado de Río Grande do Norte, Brasil. La investigación se realizó con 18 profesionales de nivel superior: médicos, enfermeros y cirujanos dentistas, entre octubre y diciembre de 2013. Se utilizó la entrevista semiestructurada y la observación orientada en principios etnográficos. El análisis de contenido de Bardin contribuyó al análisis del material. Los resultados indican que las concepciones y prácticas de educación en salud están orientadas por una ‘educación bancaria’, guiada en la trasmisión y reproducción de conocimientos. Las acciones educativas están, eminentemente, dirigidas a la prevención de enfermedades y conducidas, mayoritariamente, por enfermeros y estudiantes de pregrado haciendo pasantías en las Unidades de Salud de la Familia. Se observó que la educación en salud practicada no brinda a los usuarios instrumentos para desarrollar su autonomía y que puedan volverse sujetos de sus vidas, de su historia.

    Abstract in English:

    Abstract This study presents the educational concepts and practices in health of professionals in the Family Health strategy at a small city in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. The survey was conducted among 18 high-level professionals, among whom physicians, nurses, and dentists, between October and December 2013. Semi-structured interviews and observation guided by ethnographic principles were used. Bardin content analysis supported the analysis of the material. The results show that the health education concepts and practices are guided by a ‘banking education’ that is based on the transmission and reproduction of knowledge. The educational activities are eminently aimed at disease prevention and conducted largely by nurses and graduate students taking internships at the Family Health Units. It was observed that the health education practiced does not instrumentalize users to develop autonomy and become the subjects of their lives and of their history.
  • Entrevista: Dr. Carlile Entrevista

    Abstract in Portuguese:

    Dr. Carlile Lavor é médico, sanitarista, defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), ex-professor da Universidade de Brasília, secretário de Saúde do Estado do Ceará por duas vezes (1987–1988 e 2015). Ele foi responsável pela criação dos agentes de saúde no Ceará em 1987, precursores dos agentes comunitários de saúde da equipe da Estratégia Saúde da Família. Dr. Carlile foi consultor para o Ministério da Saúde de Angola em 2007/2008 e 2014 para planejamento e implementação de programa de agentes de saúde nesse país. Foi também coordenador do escritório da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará entre os anos de 2008 e 2014.

    Abstract in Spanish:

    El Dr. Carlile Lavor es médico, sanitarista, defensor del Sistema Único de Salud (SUS), ex-profesor de la Universidad de Brasilia, secretario de Salud del Estado de Ceará en dos oportunidades (1987–1988 e 2015). Fue responsable de la creación de los agentes de salud en Ceará en 1987, precursores de los agentes comunitarios de salud (ACS) del equipo de Estrategia Salud de la Familia. El Dr. Lavor fue consultor para el Ministerio de Salud de Angola en 2007/2008 y 2014 en el área de planificación e implementación del programa de agentes de salud en ese país. También fue coordinador de la oficina de la Fiocruz en Ceará entre los años 2008 y 2014.

    Abstract in English:

    Dr. Carlile Lavor is a physician, sanitarian, defender of the Unified Health System (SUS), a former professor at the University of Brasília, and a two-time Secretary of Health of Ceará, Brazil (1987–1988 and 2015). He was responsible for the creation of the health agents in Ceará, in 1987, forerunners of the Family Health Strategy team's community health agents. Dr. Carlile served as a consultant to the Ministry of Health of Angola in 2007/2008 and 2014 in the planning and implementation of the health agent program in that country. He also served as the Fundação Oswaldo Cruz office coordinator in Ceará from 2008 to 2014.
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