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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 20, Published: 2022
  • Editorial work and technologies Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo
  • “The Brazilian doctor knows how to treat Covid-19”: meanings of medical autonomy in the pandemic Nota De Conjuntura

    Oliveira, Isaac Linhares de; Sousa, Matias Aidan Cunha de; Guedes, Karlla Dannielle da Silva; Silva, Nara Raquel Barbosa da; Sampaio, Juliana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia de Covid-19 teve início no Brasil em março de 2020. Desde então, há diversas divergências e disputas, entre profissionais de saúde, pesquisadores e entidades regulamentadoras, sobre tratamentos prescritos para essa infecção. Diante desse cenário, esta nota se propõe a discutir a autonomia médica na conjuntura descrita, com base em documentos oficiais do Conselho Federal de Medicina brasileiro, produzidos entre 2020 e 2021, considerando as possibilidades terapêuticas mencionadas. Como resultado, foram obtidos três documentos oficiais que evidenciam como única forma de ‘autonomia’ a ‘autonomia médica’, enquanto a ‘autonomia do paciente’ não é evidenciada no que tange à adoção de terapêuticas. Não observamos discussões nos documentos sobre o princípio bioético da não maleficência e o da própria autonomia. Desta forma, percebe-se que a valorização da ‘autonomia médica’, sem considerar os saberes/fazeres dos pacientes e, tampouco, os achados científicos, pode promover equívocos e ferir princípios do fazer médico.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La pandemia de Covid-19 comenzó en Brasil en marzo de 2020. Desde entonces, ha habido varios desacuerdos y disputas - entre profesionales de la salud, investigadores y organismos reguladores - sobre los tratamientos prescritos para esta infección. Ante ese escenario, esta nota se propone discutir la autonomía médica en el contexto descrito, a partir de documentos oficiales del Consejo Federal de Medicina de Brasil, producidos entre 2020 y 2021, considerando las posibilidades terapéuticas mencionadas. Como resultado, se obtuvieron tres documentos oficiales que muestran que la única forma de ‘autonomía’ es la ‘autonomía médica’, mientras que la ‘autonomía del paciente’ no se evidencia en cuanto a la adopción de terapias. No observamos discusiones en los documentos sobre el principio bioético de no maleficencia y el de la propia autonomía. De esta forma, se ve que la apreciación de la ‘autonomía médica’, sin considerar los saberes/haceres de los pacientes y, tampoco, los hallazgos científicos, puede promover malentendidos y herir los principios del hacer médico.

    Abstract in English:

    Abstract The COVID-19 pandemic began in Brazil in March 2020. Since then, there have been several disagreements and disputes between health professionals, researchers and regulatory bodies about prescribed treatments for this infection. Given this scenario, this note proposes to discuss medical autonomy in the described context, based on official documents of the Brazilian Federal Council of Medicine, produced between 2020 and 2021, considering the mentioned therapeutic possibilities. As a result, three official documents were obtained that show that the only form of ‘autonomy’ is ‘medical autonomy’, while the ‘patient autonomy’ is not evidenced in terms of the adoption of therapies. We did not observe discussions in the documents about the bioethical principle of non-maleficence and that of autonomy itself. In this way, it can be seen that the appreciation of ‘medical autonomy’, without considering the knowledge/doings of patients, nor the scientific findings, can promote misunderstandings and harm the principles of medical practice.
  • Scientific denialism: from epistemological debate to class struggle Conjuncture Note

    Guimarães, Cátia Corrêa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O texto debate o negacionismo científico com base em duas referências principais. A primeira é de ordem epistemológica e remete ao discurso pós-moderno sobre a ciência, com sua relativização dos critérios de busca e definição da verdade. Compreende, no entanto, que, contemporaneamente, esse fenômeno ultrapassa os espaços de discussão científica, atingindo o conjunto da sociedade. Para dar conta dessa particularidade, tem, como segunda referência, discussões sobre o processo de formação de opiniões, concepções de mundo e convicções do que o filósofo italiano Antonio Gramsci chamou de ‘homem do povo’. São usados, para esse fim, o conceito de senso comum, do mesmo pensador e militante sardo, e a teorização de Agner Heller sobre como a adesão aos diferentes conhecimentos que atravessam o cotidiano das pessoas depende de sentimentos de identidade como a fé (não religiosa) e a confiança que, segundo a autora, têm motivações e efeitos distintos. Defende, por fim, que é preciso reafirmar a objetividade como um critério da ciência no debate epistemológico, mas que é igualmente necessário enfrentar esse problema no terreno da luta de classes, fortalecendo relações orgânicas de identidade e confiança como parte da disputa de hegemonia.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El texto debate el negacionismo científico a partir de dos referencias principales. La primera es de carácter epistemológico y remite al discurso posmoderno sobre la ciencia, con su relativización de los criterios de búsqueda y definición de la verdad. Entiende, sin embargo, que, actualmente, este fenómeno trasciende los espacios de discusión científica, alcanzando al conjunto de la sociedad. Para dar cuenta de esta particularidad, tiene, como segunda referencia, discusiones sobre el proceso de formación de opiniones, concepciones de mundo y convicciones de lo que el filósofo italiano Antonio Gramsci denominó el ‘hombre del pueblo’. Para ello, se utiliza el concepto de sentido común, del mismo pensador y militante sardo, y la teorización de Agner Heller sobre cómo la adhesión a los diferentes saberes que atraviesan la vida cotidiana de las personas depende de sentimientos de identidad como la fe (no religiosa) y la confianza, que, según la autora, tienen distintas motivaciones y efectos. Finalmente, argumenta que es necesario reafirmar la objetividad como un criterio de la ciencia en el debate epistemológico, pero que es igualmente necesario enfrentar este problema en el campo de la lucha de clases, fortaleciendo relaciones orgánicas de identidad y confianza como parte de la disputa por la hegemonía.

    Abstract in English:

    Abstract This text debates scientific denialism based on two main references. The first is of an epistemological nature and refers to the postmodern discourse on science, with its relativization of the criteria for the search and definition of truth. It comprises, however, that, at the same time, this phenomenon goes beyond the spaces of scientific discussion, reaching the whole of society. To account for this particularity, it has, as a second reference, discussions about the process of formation of opinions, worldviews and convictions of what the Italian philosopher Antonio Gramsci called the ‘man of the people’. For this purpose, the concept of common sense, from the same Sardinian thinker and militant, and the theorization of Agner Heller on how adherence to the different knowledge that crosses people’s daily lives depends on feelings of identity such as faith (non-religious) and trust, which, according to the author, have different motivations and effects. Finally, it argues that it is necessary to reaffirm objectivity as a criterion of science in the epistemological debate, but that it is equally necessary to face this problem in the field of class struggle, strengthening organic relations of identity and trust as part of the dispute for hegemony.
  • ‘Flowers of the revolution’: notes for a pedagogy of work in Paulo Freire Ensaio

    Souza, Katia Reis de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O principal objetivo deste ensaio consiste em problematizar elementos constitutivos de uma pedagogia do trabalho presente nas obras de Paulo Freire, com ênfase na experiência registrada no livro Cartas à Guiné-Bissau. Destarte, uma das ideias que desenvolvo é aquela segundo a qual Paulo Freire, ao tratar do tema da educação de adultos, no decorrer de sua experiência como educador, tratou em última análise de processos de educação de trabalhadores, um patrimônio singular de educação crítica e libertadora da classe trabalhadora. Por meio da análise das cartas guineenses em diálogo com outras obras do próprio Freire e autores do campo do materialismo histórico, observaram-se fundamentos de uma pedagogia do trabalho de natureza revolucionária e caráter anticolonial. Assim, chegou-se a seis temas pedagógicos principais relacionados à categoria trabalho: educação e trabalho produtivo; a escola do trabalho; formação de trabalhadores; educação, produção e saúde; o novo intelectual coletivo; e pedagogia da luta e descolonização das mentalidades. ‘Flores da revolução’ consiste em um texto que celebra o fecundo legado teórico-metodológico freiriano, herdado pelo processo revolucionário de Guiné-Bissau, bem como comemora os cem anos de nascimento de Paulo Freire em 2021.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El principal objectivo de este ensayo consiste en problematizar elementos constitutivos de una pedagogía del trabajo presente en las obras de Paulo Freire, con enfásis en la experiencia registrada en el libro Cartas à Guinea-Bissau. Sin embargo, una de las ideas que desarollo aquí es aquella según la cual Paulo Freire, al tratar del tema de la educación de los adultos, a lo largo de su experiencia como educador, se ocupó, en última análisis, de procesos de educación de trabajadores, un património singular de la educación crítica y libertadora de la clase obrera. A través del análisis de las cartas guineanas, en diálogo con otras obras del propio Freire y autores del campo del materialismo histórico, se observaron fundamentos de una pedagogía del trabajo de naturaleza revolucionaria y caracter anticolonial. De esta forma, se llegó a seis principales temas relacionados a la categoría trabajo: educación y trabajo productivo; la escuela del trabajo; formación de trabajadores; educación, producción y salud; el nuevo intelectual colectivo; y pedagogía de la lucha y descolonización de las mentalidades. ‘Flores de la revolución’ consiste en un texto que celebra el fecundo legado teórico-metodológico de la obra de Freire, heredado por el proceso revolucionario de Guinea-Bissau, así como celebra los cien años de nascimiento de Paulo Freire en 2021.

    Abstract in English:

    Abstract The main objective of this essay is to problematize constitutive elements of a pedagogy of work present in the works of Paulo Freire, with emphasis on the experience recorded in the book Cartas à Guiné-Bissau. Thus, one of the ideas that I develop is that according to which Paulo Freire, when dealing with the subject of adult education, in the course of his experience as an educator, ultimately dealt with the processes of worker education, a unique heritage of critical and liberating education of the working class. Through the analysis of Guinean letters in dialogue with other works by Freire himself and authors in the field of historical materialism, the foundations of a pedagogy of work of a revolutionary nature and anti-colonial character were observed. Thus, we arrived at six main pedagogical themes related to the work category: education and productive work; the school of work; training of workers formation; education, production and health; the new collective intellectual; and pedagogy of struggle and decolonization of mentalities. ‘Flowers of the revolution’ consists of a text that celebrates Freire’s fertile theoretical-methodological legacy, inherited by the revolutionary process of Guinea-Bissau, as well as commemorating the 100th anniversary of Paulo Freire’s birth in 2021.
  • The COVID-19 pandemic as a justification for discriminatory actions: racial bias in the selectivity of the right to a companion during childbirth Artigo

    Mittelbach, Juliana; Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar um subproduto inesperado encontrado na pesquisa de dissertação de mestrado intitulada A cor da violência obstétrica. Chamou a atenção dentre os dados levantados nas entrevistas que 86% das mulheres brancas puderam ter acompanhante de livre escolha em algum momento da internação para o parto. Entre as negras entrevistadas, somente 33% obtiveram autorização para exercer este mesmo direito garantido pela lei nº 11.108 de 2005. A justificativa utilizada pelos serviços de saúde para as mulheres que tiveram o direito a acompanhante negado foi a implementação de protocolos de controle e prevenção em relação à pandemia de Covid-19. Nas maternidades em que estas gestantes se internaram para o parto, não houve proibição irrestrita da presença de acompanhante durante a hospitalização. As instituições analisavam caso a caso. Esta avaliação subjetiva, sem critérios definidos, apresentou um viés racial na seletividade. Essas violações dos direitos das parturientes podem ser caracterizadas como racismo obstétrico.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar un subproduto inesperado que se encontró en la investigación de una tesis de maestría titulada El color de la violencia obstétrica. Llamó la atención entre los datos recogidos en las entrevistas que el 86% de las mujeres blancas pudieron tener un acompañante de su elección en algún momento del internamiento para el parto. Entre las mujeres negras entrevistadas, solamente el 33% obtuvieron autorización para ejercer este mismo derecho garantizado por la Ley 11.108 de 2005. La justificativa utilizada por los servicios de salud para las mujeres que tuvieron negado el derecho a un acompañante fue la implementación de protocolos de control y prevención relacionados a la pandemia del Covid-19. En las maternidades donde estas gestantes se internaron para el parto, no hubo una prohibición irrestricta de la presencia de un acompañante durante la hospitalización. Las instituciones analizavan caso por caso. Esta evaluación subjetiva, sin criterios definidos, presentó un sesgo racial en la selectividad. Estas violaciones de los derechos de las parturientas se pueden caracterizar como racismo obstétrico.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to analyze an unexpected by-product found in the master’s dissertation research entitled The color of obstetric violence. Among the data collected in the interviews, it was noteworthy that 86% of white women could have a companion of their own choice at some point during hospitalization for childbirth. Among the black women interviewed, only 33% were authorized to exercise this same right guaranteed by Law No. 11,108 of 2005. The justification used by the health services for women who were denied the right to a companion was the implementation of control and prevention protocols in regarding the COVID-19 pandemic. In maternity hospitals where these pregnant women were hospitalized for childbirth, there was no unrestricted prohibition on the presence of a companion during hospitalization. Institutions analyzed case by case. This subjective evaluation, without defined criteria, showed a racial bias in selectivity. These violations of the rights of parturient women can be characterized as obstetric racism.
  • Course in mental health in the context of COVID-19 with indigenous poeples through remote learning Artigo

    El Kadri, Michele Rocha; Melo, Bernardo Dolabella; Souza e Souza, Michele; Noal, Debora da Silva; Serpeloni, Fernanda; Pereira, Alessandra dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O enfrentamento à Covid-19 suscitou a necessidade da formação em Saúde Mental para profissionais da saúde, educação, proteção social e lideranças comunitárias que atuam junto aos povos indígenas. Em seus cotidianos, essas comunidades já convivem com questões que impactam a saúde mental e a espiritual, mas o sofrimento psíquico ficou ainda mais evidenciado no contexto pandêmico. O curso ‘Bem viver: Saúde Mental Indígena’, voltado para mitigar o impacto psicossocial da Covid-19 nas populações indígenas da Amazônia brasileira, exigiu estratégias inovadoras ante o desafio de ensino remoto nesse contexto de conectividade limitada e isolamento territorial. Os desenhos pedagógico e operacional do curso priorizaram o diálogo intercultural na elaboração dos conteúdos com uso de diversas ferramentas de ensino para superar barreiras de conectividade e de entendimento da língua portuguesa no formato escrito. Apesar do desafio da produção coletiva e intercultural, dada a diversidade étnica, o curso foi um espaço de produção e trocas entre profissionais de diferentes áreas e lideranças comunitárias, sempre buscando um olhar ampliado sobre as práticas de cuidado, apoio psicossocial e valorizando as formas de atenção à saúde utilizadas pelas comunidades.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La lucha contra el Covid-19 planteó la necesidad de promover la capacitación en Salud Mental para los profesionales de salud, educación, protección social y líderes comunitarios que trabajan con pueblos indígenas. En su vida diaria, estas comunidades ya conviven con problemas que impactan la salud mental y espiritual, pero el sufrimiento psíquico fue aún más evidente en el contexto de la pandemia. El curso ‘Bien Vivir: Salud Mental Indígena’, dirigido a mitigar el impacto psicosocial del Covid-19 en las poblaciones indígenas de la Amazonía brasileña, requirió estrategias innovadoras ante el desafío del aprendizaje remoto en un contexto de conectividad limitada y aislamiento territorial. El diseño pedagógico y operacional del curso priorizó el diálogo intercultural en el desarrollo de contenidos, utilizando diversas herramientas didácticas para superar las barreras a la conectividad y comprensión del idioma portugués en formato escrito. A pesar del desafío de la producción colectiva e intercultural, dada la diversidad étnica, el curso fue un espacio de producción e intercambio entre profesionales de diferentes áreas y líderes comunitarios, buscando siempre una mirada más amplia a las prácticas asistenciales, al apoyo psicosocial y de valoración de las formas de atención a la salud utilizadas por las comunidades.

    Abstract in English:

    Abstract The confrontation with COVID-19 raised the need for training in Mental Health for health, education, social protection and community leaders who work with indigenous peoples. In their daily lives, these communities already live with issues that impact mental and spiritual health, but psychological distress was even more evident in the pandemic context. The ‘Well Living: Indigenous Mental Health’ course, aimed at mitigating the psychosocial impact of COVID-19 on indigenous populations in the Brazilian Amazon, required innovative strategies in the face of the challenge of remote learning in this context of limited connectivity and territorial isolation. The pedagogical and operational design of the course prioritized intercultural dialogue in the development of content using various teaching tools to overcome barriers to connectivity and understanding of the Portuguese language in written format. Despite the challenge of collective and intercultural production, given the ethnic diversity, the course was a space for production and exchanges between professionals from different areas and community leaders, always seeking a broader look at care practices, psychosocial support and valuing ways of health care used by communities.
  • Recent changes in the Brazilian Social Security Institute’s professional rehabilitation program Artigo

    Kulaitis, Fernando; Silva, Kelen Clemente

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, analisam-se as transformações ocorridas no Programa de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social desde 2009. Considera-se que o referido serviço foi concebido e operacionalizado com base no chamado campo da Saúde do Trabalhador, mas sofreu, a partir de 2018, um processo de desestruturação. As características desse processo são reveladas por meio da análise dos manuais técnicos de procedimentos (2011, 2016 e 2018), pois neles se encontram concepções teóricas, regras de organização e objetivos do serviço. O artigo é desenvolvido em três partes que evidenciam, sequencialmente, a construção do campo da Saúde do Trabalhador, sua inserção na política pública de Previdência Social e, enfim, sua operacionalização e suas transformações por meio dos manuais de procedimentos. Os resultados revelam um processo de desestruturação do programa, que se afasta de uma concepção multidimensional da saúde do trabalhador, ao mesmo tempo que a dimensão biológica se torna central.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En el presente artículo, se analizan las transformaciones que se han producido en el Programa de Rehabilitación Profesional del Instituto Brasileño de Seguridad Social desde 2009. Se considera que el dicho servicio fue concebido y operado en función del llamado campo de la Salud del Trabajador, pero sufrió, desde 2018, un proceso de desestructuración. Las características de este proceso son reveladas en el análisis de los manuales técnicos de procedimientos (2011, 2016 e 2018), pues en ellos se encuentran concepciones teóricas, reglas de organización y objetivos de servicio. El artículo se desarrolla en tres partes que evidencian, en secuencia, la construcción del campo de la Salud del Trabajador, su inserción en la política pública de Seguridad Social y, al fin, su puesta en marcha y sus transformaciones a través de los manuales de procedimientos. Los resultados revelan un proceso de desestructuración del programa, que se distancia de una concepción multidimensional de la salud del trabajador, mientras que la dimensión biológica se vuelve central.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyses the transformations that have taken place in the Professional Rehabilitation Program of the Brazilian Institute of Social Security since 2009. It is considered that the aforementioned service was conceived and operated based on the so-called field of Workers’ Health, but since 2018 suffered a process of disruption. The characteristics of this process are revealed through the analysis of technical manuals of procedures (2011, 2016 and 2018), as they contain theoretical concepts, organization rules and service objectives. The article is developed in three parts that sequentially show the construction of the Workers’ Health field, its insertion in the Social Security public policy and, finally, its operationalization and its transformations through manuals of procedures. The results reveal a process of de-structuring of the program, which moves away from a multidimensional conception of worker’s health, while the biological dimension becomes central.
  • Prevalence of depression and anxiety symptoms in workers during the COVID-19 pandemic Artigo

    Guilland, Romilda; Klokner, Sarah Gisele Martins; Knapik, Janete; Crocce-Carlotto, Pedro Augusto; Ródio-Trevisan, Karen Rayany; Zimath, Sofia Cieslak; Cruz, Roberto Moraes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo avaliou a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade em uma amostra de trabalhadores brasileiros de diversos segmentos, durante a pandemia da Covid-19. Foi também verificada a correlação entre as escalas de ansiedade e depressão dos instrumentos de rastreio. Foram coletados dados on-line por meio de três instrumentos: questionário sociodemográfico e ocupacional, a Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form e o Inventário de Saúde Mental Ocupacional. Participaram 503 profissionais, destes 78,5% do sexo feminino, com idade média de 41,38 anos, das quais 92% cursaram o ensino superior e residiam na região Sul do Brasil. Ambas as escalas detectaram maior prevalência de sintomas de ansiedade em mulheres (54,3% e 59,9%) e em pessoas solteiras (68,8% e 68,1%). Houve associação significativa entre desfechos de sintomas de ansiedade e depressão e prevalência de duas variáveis independentes: o contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 e sentir-se preocupado com a pandemia. O Inventário de Saúde Mental Ocupacional mostrou maior sensibilidade para aferir sintomas de ansiedade e discriminar os trabalhadores que apresentam sintomas daqueles que indicam ter saúde mental, quando comparado ao outro instrumento. Sugerem-se estudos longitudinais para capturar os efeitos de longo termo dos desfechos avaliados, a fim de aperfeiçoar a análise dos preditores dos valores críticos e não críticos dos sintomas de agravos à saúde mental.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio evaluó la prevalencia de síntomas de depresión y ansiedad en una muestra de trabajadores brasileños de diferentes segmentos, durante la pandemia de Covid-19. También se verificó la correlación entre las escalas de ansiedad y depresión de los instrumentos de rastreo. Los datos fueron recolectados on-line utilizando tres instrumentos: un cuestionario sociodemográfico y ocupacional, la Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form y el Inventario de Salud Mental Ocupacional. Participaron un total de 503 profesionales, de los cuales el 78,5% eran del sexo femenino, con una edad media de 41,38 años, de las cuales el 92% cursaban en la eduación superior y residía en la región sur de Brasil. Ambas escalas detectaron una mayor prevalencia de síntomas de ansiedad en mujeres (54,3% y 59,9%) y en personas solteras (68,8% y 68,1%). Hubo una asociación significativa entre las ocurrencias de los síntomas de ansiedad y depresión y la prevalencia de dos variables independientes: contacto con personas diagnosticadas con Covid-19 y sentirse preocupado por la pandemia. El Inventario de Salud Mental Ocupacional mostró mayor sensibilidad para evaluar los síntomas de ansiedad y discriminar los trabajadores que tienen sintomas de los que indican tener salud mental, en comparación con el otro instrumento. Se sugieren estudios longitudinales para capturar los efectos a largo plazo de los desenlaces evaluados, con el fin de mejorar el análisis de predictores de valores críticos y no críticos de síntomas de males que amenazan la colectividad en términos de salud mental.

    Abstract in English:

    Abstract The study evaluated the prevalence of symptoms of depression and anxiety in a sample of Brazilian workers from different segments, during the COVID-19 pandemic. The correlation between the anxiety and depression scales of the screening instruments was also verified. Data were collected online using three instruments: a sociodemographic and occupational questionnaire, the Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form and the Occupational Mental Health Inventory. A total of 503 professionals participated, of which 78.5% were female, with an average age of 41.38 years, of which 92% attended higher education and resided in the southern region of Brazil. Both scales detected a higher prevalence of anxiety symptoms in women (54.3% and 59.9%) and in single people (68.8% and 68.1%). There was a significant association between outcomes of anxiety and depression symptoms and the prevalence of two independent variables: contact with people diagnosed with COVID-19 and feeling worried about the pandemic. The Occupational Mental Health Inventory showed greater sensitivity to assess anxiety symptoms and discriminate between workers who have symptoms and those who indicate having mental health, when compared to the other instrument. Longitudinal studies are suggested to capture the long-term effects of the outcomes evaluated, in order to improve the analysis of predictors of critical and non-critical values of symptoms of mental health problems.
  • Work process of the Family Health Strategy during the pandemic in Recife, Brazil: socio-spatial singularities Artigo

    Santana, Mauricéa Maria de; Medeiros, Katia Rejane de; Monken, Maurício

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os múltiplos impactos da Covid-19 nos territórios de vinculação das equipes da Estratégia Saúde da Família requerem reorganizar o processo de trabalho. Neste estudo, propõe-se analisar as recomendações da Secretaria de Saúde da cidade do Recife (Pernambuco) direcionadas às mudanças no processo de trabalho da Estratégia durante a pandemia de Covid-19, relacionando-as com as singularidades socioespaciais dos territórios de vinculação das equipes. Trata-se de estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa documental (N=14). Os resultados indicam que os componentes do processo de trabalho (objeto, instrumentos, ações e finalidades) estão centralizados na doença, pressupondo um trabalho com abordagem individual e clínica. As ações coletivas de promoção e vigilância são direcionadas quase que exclusivamente ao agente comunitário de saúde. Em geral, as recomendações não consideram a magnitude das necessidades de saúde decorrentes das repercussões da Covid-19 e contemplam de forma incipiente as singularidades socioespaciais dos territórios. No entanto, os resultados obtidos retratam apenas a perspectiva das recomendações, evidenciando a necessidade de se checar a operacionalização, na busca de compreender a direcionalidade e a amplitude do processo de trabalho reorganizado em virtude da pandemia de Covid-19 e sua relação com as singularidades socioespaciais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los múltiples impactos de la Covid-19 en los territorios donde se vinculan los equipos de la Estrategia Salud de la Familia exigen reorganizar el proceso de trabajo. En este estudio, se propone analizar las recomendaciones de la Secretaria de Salud de la ciudad de Recife (Pernambuco) dirigidas a cambios en el proceso de trabajo de la Estrategia durante la pandemia de Covid-19, relacionándolas con las singularidades socioespaciales de los territorios donde se vinculan los equipos. Se trata de un estudio de caso desarrollado mediante una investigación documental con 14 documentos. Los resultados indican que los componentes del proceso de trabajo (objeto, instrumentos, acciones y finalidades) están centrados en la enfermedad, suponiendo un trabajo con abordaje individual y clínico. Las acciones colectivas de promoción y vigilancia están dirigidas casi exclusivamente al agente comunitario de salud. En general, las recomendaciones no consideran la magnitud de las necesidades de salud derivadas de las repercusiones de la Covid-19 y contemplan de manera incipiente las singularidades socioespaciales de los territorios. Sin embargo, los resultados obtenidos solo retratan la perspectiva de las recomendaciones, destacando la necesidad de verificar si dicho proceso está operable, con la intención de comprender la direccionalidad y amplitud del proceso de trabajo reorganizado en virtud de la pandemia de Covid-19 y su relación con las singularidades socioespaciales.

    Abstract in English:

    Abstract The multiple impacts of COVID-19 on the territories where the teams of the Family Health Strategy are linked require reorganizing the work process. In this study, it is proposed to analyze the recommendations of the Health Department of the city of Recife (Pernambuco) aimed at changes in the work process of the Strategy during the COVID-19 pandemic, relating them to the socio-spatial singularities of the territories where the teams are linked. This is a case study developed through documentary research with 14 documents. The results indicate that the components of the work process (object, instruments, actions and purposes) are centered on the disease, presupposing work with an individual and clinical approach. The collective actions of promotion and surveillance are directed almost exclusively at the community health agent. In general, the recommendations do not consider the magnitude of the health needs arising from the repercussions of COVID-19 and incipiently contemplate the socio-spatial singularities of the territories. However, the results obtained only portray the perspective of the recommendations, highlighting the need to check the operationalization, in the search to understand the directionality and width of the reorganized work process due to the COVID-19 pandemic and its relationship with the socio-spatial singularities.
  • Impact of COVID-19 in nursing professionals: systematic review and meta-analysis Artigo

    Souza, Tamires Patrícia; Rossetto, Maíra; Almeida, Carlos Podalirio Borges de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O trabalho de enfermagem possui uma demanda crescente, tornando-se extenuante especialmente durante a pandemia de Covid-19. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos profissionais de enfermagem por meio de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, incluindo estudos publicados em 2020 na Web of Science, PubMed e SciELO. Em relação à revisão sistemática, incluímos 25 estudos, com desenho transversal, de 12 países. Os participantes eram em sua maioria enfermeiras ou equipes de enfermagem. Impactos mentais como ansiedade, depressão, desânimo e sentimento de obrigação de trabalhar foram frequentemente relatados pelos participantes dos estudos. As meta-análises incluíram variáveis de sofrimento psicológico, e nenhuma associação foi encontrada entre sofrimento psíquico e o fato de ser um profissional de saúde de linha de frente (OR 0,94; IC 95% 0,33-2,67). A saúde mental dos profissionais de enfermagem foi impactada negativamente pela pandemia de Covid-19. Os principais sintomas apresentados foram ansiedade, depressão e desânimo, e muitas enfermeiras se sentiram obrigadas a trabalhar na linha de frente do combate à pandemia; embora sofram impactos emocionais e sobrecarga de trabalho nos serviços de saúde.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El trabajo de enfermería tiene una demanda cada vez mayor y se vuelve extenuante, especialmente durante la pandemia de Covid-19. Así, el objetivo del estudio fue evaluar los impactos de la pandemia de Covid-19 en la salud de los profesionales de enfermería a través de una revisión sistemática de la literatura con metanálisis, incluidos los estudios publicados en 2020 en Web of Science, PubMed y SciELO. En cuanto a la revisión sistemática, se incluyeron 25 estudios, con un diseño transversal, de 12 países. Los participantes eran en su mayoría enfermeras o equipos de enfermería. Los impactos mentales como ansiedad, depresión, desánimo y un sentimiento de obligación de trabajar fueron referidos con frecuencia por los participantes de los estudios. Los metanálisis incluyeron variables de sufrimiento psicológico y no se encontró asociación entre el sufrimiento psíquico y el hecho de ser un profesional de salud de primera línea (OR 0,94; IC 95%: 0,33-2,67). La salud mental de los profesionales de enfermería se ha visto afectada negativamente por la pandemia de Covid-19. Los principales síntomas presentados fueron ansiedad, depresión y desánimo, y muchas enfermeras se sintieron obligadas a trabajar en la primera línea de lucha contra la pandemia; aunque sufren impactos emocionales y sobrecarga de trabajo en los servicios de salud.

    Abstract in English:

    Abstract Nursing work is in increasing demand, becoming strenuous especially during the COVID-19 pandemic. Thus, the objective of the study was to assess the impacts of the COVID-19 pandemic on the health of nursing professionals through a systematic review of the literature with meta-analysis, including studies published in 2020 in Web of Science, PubMed and SciELO. Regarding the systematic review, we included 25 studies with a cross-sectional design, from 12 countries. The participants were mostly nurses or nursing teams. Mental impacts such as anxiety, depression, discouragement and a feeling of obligation to work were frequently reported by study participants. The meta-analyses included psychological distress variables, and no association was found between psychological distress and being a frontline healthcare professional (OR 0.94; 95% CI 0.33-2.67). The mental health of nursing professionals has been negatively impacted by the Covid-19 pandemic. The main symptoms presented were anxiety, depression and discouragement, and many nurses felt obliged to work on the front lines of the fight against the pandemic; although they suffer emotional impacts and work overload in health services.
  • Primary Health Care Community of Practice: collective health management horizon memory Artigo

    Guizardi, Francini Lube; Machado, Felipe Rangel de Souza; Lemos, Ana Silvia Pavani

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pesquisa que originou este artigo teve como objetivo identificar experiências de apoio institucional no âmbito da Atenção Primária à Saúde, para apreender como ocorrem a difusão da proposta, os limites, dificuldades e resultados que ela alcançou em distintos contextos e realidades. O mapeamento foi realizado por meio de pesquisa documental na Comunidade de Práticas da Atenção Básica, resultando na inclusão de 38 relatos de experiência. Os dados corroboram o potencial do apoio institucional para fomentar práticas e arranjos de gestão compartilhada na implementação de políticas e programas de saúde, na promoção de mudanças no processo de trabalho de equipes e na integração intra e interinstitucional. Ele é empregado como recurso para transformar indicativos normativos em relações sociais e dispositivos organizacionais no cotidiano da atenção e da gestão do Sistema Único de Saúde. Os principais desafios identificados referem-se às resistências oriundas de dinâmicas culturais e comunicacionais atinentes a concepções e práticas de gestão influenciadas pelo modelo da administração clássica, além de um conjunto de questões operacionais que incidem negativamente nos resultados alcançados. A sistematização das experiências possibilitou-nos compreender que o apoio institucional demanda habilidades de mediação complexas, que precisam ser melhor compreendidas e instrumentalizadas, principalmente no tocante à participação da comunidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La investigación que dio origen a este artículo tuvo como objetivo identificar experiencias de apoyo institucional en el ámbito de la Atención Primaria de Salud, con el fin de comprender cómo se difunde la propuesta, los límites, las dificultades y los resultados alcanzados por esta práctica en diferentes contextos y realidades. El mapeo fue realizado a través de investigación documental en la Comunidad de Prácticas de Atención Primaria, resultando en la inclusión de 38 relatos de experiencia. Los datos corroboran el potencial del apoyo institucional para fomentar prácticas y arreglos de gestión compartida en la implementación de políticas y programas de salud, en la promoción de cambios en el proceso de trabajo en equipo y en la integración intra e interinstitucional. Se utiliza el mapeo como recurso para transformar indicadores normativos en relaciones sociales y dispositivos organizativos en el cotidiano de la atención y gestión del Sistema Único de Salud. Los principales desafíos identificados se refieren a resistencias provenientes de dinámicas culturales y comunicacionales relacionadas con conceptos y prácticas de gestión influenciadas por el modelo de administración clásica, además de un conjunto de cuestiones operacionales que inciden negativamente en los resultados obtenidos. La sistematización de las experiencias nos permitió comprender que el apoyo institucional demanda habilidades de mediación complejas, que necesitan ser mejor comprendidas y instrumentalizadas, especialmente en lo que se refiere a la participación de la comunidad.

    Abstract in English:

    Abstract The research that originated this article aimed to identify experiences of institutional support within the scope of Primary Health Care, in order to understand how the proposal is disseminated, the limits, difficulties and results it has achieved in different contexts and realities. The mapping was carried out through documentary research in the Primary Care Community of Practice, resulting in the inclusion of 38 experience reports. The data corroborate the potential of institutional support to foster shared management practices and arrangements in the implementation of health policies and programs, in promoting changes in the teamwork process and in intra- and inter-institutional integration. It is used as a resource to transform normative indicators into social relations and organizational devices in the daily care and management of the Brazilian Unified Health System. The main challenges identified refer to resistance arising from cultural and communicational dynamics related to management concepts and practices influenced by the classical administration model, in addition to a set of operational issues that negatively affect the results achieved. The systematization of experiences made it possible for us to understand that institutional support demands complex mediation skills, which need to be better understood and implemented, especially with regard to community participation.
  • The dynamics of informality in Brazil and Argentina (2012-2019) and the vulnerability of the working class Artigos

    Souza, Danyelle Mestre de; Trovão, Cassiano José Bezerra Marques

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi identificar o comportamento da informalidade no Brasil e na Argentina, no período de 2012 a 2019. A definição conceitual de informalidade tem como base a legislação e as relações trabalhistas. Fundamentado nas informações das pesquisas domiciliares oficiais, explorou-se o comportamento da informalidade segundo os distintos setores de atividade econômica e a classificação dos trabalhadores por faixas de rendimentos. O período em questão foi caracterizado por transformações que ampliaram a flexibilização das relações de trabalho, em um processo de reconfiguração do mercado de trabalho impulsionado por reformas trabalhistas que, em teoria, proporcionariam uma redução do peso do emprego informal na estrutura ocupacional, à medida que essa flexibilização avançasse. Os resultados não sugerem mudanças significativas no comportamento da informalidade, e corroboram que esse fenômeno continua afetando negativamente, com mais intensidade, os trabalhadores que mais necessitam de proteção social e garantia de direitos. Desse modo, as medidas de flexibilização das relações de trabalho, ao menos considerando o período em análise, não produziram os resultados prometidos. Destaca-se, ainda, uma relativa convergência nos resultados encontrados para os dois países.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue identificar el comportamiento de la informalidad en Brasil y Argentina, de 2012 a 2019. La definición conceptual de informalidad se basa en la legislación y las relaciones laborales. Con base en informaciones procedentes de las encuestas oficiales de hogares, se exploró el comportamiento de la informalidad según los diferentes sectores de la actividad económica y la clasificación de los trabajadores por rango de ingreso. El período en cuestión se caracterizó por transformaciones que ampliaron la flexibilización de las relaciones laborales, en un proceso de reconfiguración del mercado de trabajo impulsado por reformas laborales que, en teoría, propiciarían una reducción del peso del empleo informal en la estructura ocupacional, a medida que esta flexibilización avanzase. Los resultados no sugieren cambios significativos en el comportamiento de la informalidad, y corroboran que este fenómeno continúa afectando negativamente, con mayor intensidad, a los trabajadores que más necesitan protección social y garantía de derechos. Así, las medidas de flexibilización de las relaciones de trabajo, al menos considerando el período bajo análisis, no produjeron los resultados prometidos. También se destaca que hay una relativa convergencia en los resultados encontrados para los dos países.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of the study was to identify the behavior of informality in Brazil and Argentina, from 2012 to 2019. The conceptual definition of informality is based on legislation and labor relations. Based on information from official household surveys, the behavior of informality was explored according to the different sectors of economic activity and the classification of workers by income bracket. The period in question was characterized by transformations that increased the flexibility of labor relations, in a process of reconfiguration of the labor market driven by labor reforms that, in theory, would provide a reduction in the weight of informal employment in the occupational structure, as this flexibility to advance. The results do not suggest significant changes in the behavior of informality, and corroborate that this phenomenon continues to negatively affect, with greater intensity, the workers who most need social protection and guarantee of rights. Thus, the measures to make labor relations more flexible, at least considering the period under analysis, did not produce the promised results. There is also a relative convergence in the results found for the two countries.
  • Two criticisms of the Family Health Support Centers regulations Artigo

    Tesser, Charles Dalcanale

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudos empíricos identificaram insuficiências e precariedades na atuação de apoio matricial dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Este artigo, baseado em experiências assistemáticas diversas e literatura selecionada, defende duas teses interligadas que criticam aspectos das normativas federais originais para atuação desses Núcleos: uma concepção − implícita nas normativas − de atenção primária à saúde como cenário de ações situadas apenas em campos de competência compartilháveis, por um lado; e a opção de inserção desses Núcleos relativamente fora do fluxo assistencial dos usuários, por outro. Argumenta-se que ambas, provavelmente, geraram efeitos adversos envolvidos nos problemas de atuação desses Núcleos: contribuíram para a superestimação dos seus resultados esperados, para o seu subaproveitamento e subdesenvolvimento institucional e para a precarização da sua legitimidade, dificultada com a Política Nacional de Atenção Básica de 2017 e atingida gravemente com o desfinanciamento federal em 2019. Defende-se o aperfeiçoamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e sugere-se sua inserção no fluxo assistencial entre a atenção primária à saúde e a atenção secundária, para reduzir o isolamento entre ambas e aperfeiçoar a coordenação personalizada do cuidado, facilitar a legitimidade dos ‘matriciadores’, o apoio matricial e a educação permanente dos profissionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Estudios empíricos identificaron carencias y precariedades en las actividades de apoyo matricial de los Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia. Este artículo, basado en diversas experiencias asistemáticas y literatura seleccionada, defiende dos tesis interconectadas que critican aspectos de las normativas federales originales para el funcionamiento de estos Núcleos: una concepción - implícita en las normativas - de la atención primaria de salud como escenario de acciones ubicadas únicamente en campos de competencia compartibles, por un lado; y la opción de inserción de estos Núcleos relativamente fuera del flujo de atención a los usuarios, por el otro. Se argumenta que ambas, probablemente, generaron efectos adversos involucrados en los problemas de funcionamiento de estos Núcleos: contribuyeron a la sobreestimación de sus resultados esperados, a su subutilización y subdesarrollo institucional y a la precariedad de su legitimidad, obstaculizada por la Política Nacional de Atención Primaria de 2017 y gravemente afectada por la falta de financiación federal en 2019. Se defiende el perfeccionamiento de los Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia y se sugiere su inserción en el flujo asistencial entre la atención primaria a la salud y secundaria, para reducir el aislamiento entre ambas y mejorar la coordinación personalizada de la atención, facilitar la legitimación de los ‘matriciadores’, el apoyo matricial y la formación permanente de los profesionales en Brasil.

    Abstract in English:

    Abstract Empirical studies have identified shortcomings and precariousness in the matrix support activities of the Family Health Support Centers. This article, based on diverse unsystematic experiences and selected literature, defends two interconnected theses that criticize aspects of the original federal regulations for the performance of these Nuclei: a conception - implicit in the regulations - of primary health care as a scenario for actions located only in fields of shareable competences, on the one hand; and the option of inserting these Centers relatively outside the care flow of users, on the other. It is argued that both, probably, generated adverse effects involved in the problems of operation of these Nuclei: they contributed to the overestimation of their expected results, to their underutilization and institutional underdevelopment and to the precariousness of their legitimacy, hampered by the 2017 National Primary Care Policy and seriously affected by the federal underfunding in 2019. The improvement of the Family Health Support Centers is defended and their insertion in the care flow between primary health care and the secondary care, to reduce the isolation between the two and improve the personalized coordination of care, facilitate the legitimacy of collaborative care, matrix support and the continuing education of professionals in Brazil.
  • Physical education, gender and labor market: perceptions of women about the future area of professional activity Artigo

    Ungheri, Bruno Ocelli; Pacheco, Luísa Carvalho; Falcão, Denise; Rocha, Maria Teresa Sudário

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo analisou a perspectiva de graduandas em Educação Física sobre o exercício de sua futura profissão, o mercado de trabalho e as questões de gênero. Desenvolveram-se quatro Grupos Focais, que foram apreciados sob a técnica de Análise de Conteúdo. Delinearam-se quatro categorias de análise: Condição da mulher, Enfrentamento dos estereótipos, Percepções sobre a Educação Física e O mercado da Educação Física para elas. Concluiu-se que as estudantes prospectam enfrentar um mercado de trabalho desvalorizado e marcado por desigualdades entre homens e mulheres.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio analizó la perspectiva de las estudiantes del bachillerato de Educación Física sobre el ejercicio de su futura profesión, el mercado de trabajo y las cuestiones de género. Se desarrollaron cuatro Grupos Focales, los cuales fueron analizados bajo la técnica de Análisis de Contenido. Se delinearon cuatro categorías de análisis: Condición de la mujer, Enfrentamiento de los estereotipos, Percepciones sobre la Educación Física y El mercado de la Educación Física para ellas. Se concluyó que las estudiantes prospectan enfrentar un mercado laboral devaluado y marcado por desigualdades entre hombres y mujeres.

    Abstract in English:

    Abstract This study analyzed the perspective of Physical Education undergraduates on the exercise of their future profession, the labor market and gender issues. Four Focus Groups were developed, which were analyzed using the Content Analysis technique. Four categories of analysis were outlined: Condition of women, Confronting stereotypes, Perceptions about Physical Education and The Physical Education market for them. It was concluded that the students’ prospect is to face a devalued labor market and marked by inequalities between men and women.
  • Evaluation of the work context of the Mobile Emergency Care Service Artigo

    Maciel, Regina Heloisa; Cavalcante, Ana Karine Sousa; Medeiros-Costa, Mateus Estevam; Melo, Cynthia de Freitas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo objetivou avaliar o contexto de trabalho dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Fortaleza, Ceará. Foi realizada uma pesquisa transversal e descritiva, que contou com a participação de uma amostra não probabilística de 229 participantes de diferentes categorias profissionais que atuam no serviço. Os participantes responderam à Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, composta por três fatores. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e multivariada. Os resultados evidenciaram que os fatores analisados na escala - organização do trabalho, relações socioprofissionais e condições de trabalho - apresentaram índices críticos, que sinalizam um alerta para o risco de adoecimento. Conclui-se que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vivenciam um risco potencial que poderá desencadear danos à saúde ocupacional. Recomenda-se que sejam efetivadas medidas para melhoria na organização do trabalho, em suas condições laborais e suas relações socioprofissionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo evaluar el contexto de trabajo de los profesionales del Servicio Móvil de Atención de Urgencia en Fortaleza, Brasil. Se realizó una investigación transversal y descriptiva, con la participación de una muestra no probabilística de 229 participantes de diferentes categorías profesionales que actúan en el servicio. Los participantes respondieron a la Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo, compuesta por tres factores. Se analizaron los datos mediante estadística descriptiva y multivariada. Los resultados mostraron que los factores analizados en la escala - organización del trabajo, relaciones socioprofesionales y condiciones de trabajo - presentaron índices críticos, que señalan una alerta para el riesgo de enfermedad. Se concluye que los profesionales del Servicio Móvil de Atención de Urgencia experimentan un riesgo potencial que podrá desencadenar daños a la salud ocupacional. Se recomienda tomar medidas para mejorar la organización del trabajo, en sus condiciones laborales y sus relaciones socioprofesionales.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to evaluate the work context of professionals from the Mobile Emergency Care Service in Fortaleza, Brazil. A cross-sectional and descriptive research was carried out, with the participation of a non-probabilistic sample of 229 participants from different professional categories who work in the service. Participants responded to the Work Context Assessment Scale, composed of three factors. Data were analyzed using descriptive and multivariate statistics. The results showed that the factors analyzed in the scale - Work Organization, Socio-professional Relationships and Working Conditions - presented critical indices, which signal an alert for the risk of illness. It is concluded that the professionals of the Mobile Emergency Care Service experience a potential risk that could trigger damage to occupational health. It is recommended that measures be taken to improve the organization of work, their working conditions and their socio-professional relationships.
  • The power of the SUS in the fight against Covid-19: allocation of resources and actions in Brazilian municipalities Artigo

    Lui, Lizandro; Lima, Luciana Leite; Aguiar, Rafael; Machado, José Angelo; Albert, Carla

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, objetivou-se analisar a forma como os governos municipais responderam à crise sanitária e quais medidas desenvolveram em termos de diagnóstico da Covid-19 e alocação dos recursos provenientes de fontes federais. Para tanto, informações oriundas de uma pesquisa com 4.061 prefeitos coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios foram sistematizadas e comparadas com outras bases de dados oficiais. Conclui-se que, a despeito da falta de instrumentos de coordenação desenvolvidos em âmbito federal, a destinação dos recursos e o desenvolvimento de políticas por parte dos municípios se orientaram pela concentração de serviços de referência regional em municípios de grande e médio portes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El trabajo tiene como objetivo analizar cómo los gobiernos municipales respondieron a la crisis sanitaria, qué medidas desarrollaron en términos de diagnóstico de Covid-19 y cómo asignaron los recursos transferidos desde el gobierno federal de Brasil. Para ello, se sistematizó la información de una encuesta coordinada por la Confederación Nacional de Municipios y se comparó con otras bases de datos oficiales. En cuanto a la conclusión, se argumenta que, a pesar de la falta de instrumentos de coordinación desarrollados a nivel federal, la asignación de recursos y el desarrollo de políticas por parte de los municipios estuvieron orientados por la concentración de los servicios regionales de referencia en los municipios grandes y medianos.

    Abstract in English:

    Abstract This article aimed to analyze how municipal governments responded to the health crisis and what measures they developed in terms of diagnosing Covid-19 and allocating resources from Brazil’s federal sources. To this end, information from a survey with 4,061 mayors coordinated by the National Confederation of Municipalities was systematized and compared with other official databases. We concluded that, despite the lack of coordination instruments developed at the federal level, the allocation of resources and the development of policies by the municipalities were guided by the concentration of regional reference services in large and medium-sized municipalities.
  • ‘Working mouths’ and possible repairs in times of a pandemic Artigo

    Couto, Joaquim Gabriel de Andrade; Botazzo, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, o objetivo foi realizar uma análise crítica da relação entre saúde bucal e trabalho. A reflexão emergiu do aumento expressivo na busca por atendimentos de urgência odontológica em uma unidade básica de saúde durante a pandemia pelo coronavírus, em que os sujeitos apresentavam algo em comum: a demissão de seus empregos em fábricas de calçados. Com apoio na teoria social crítica, efetuou-se uma análise sobre como o trabalho, entendido como categoria fundante do ser social, tem o seu sentido esvaziado nas sociedades capitalistas, operando mais como um obstáculo à saúde bucal na dinâmica do trabalho assalariado e alienado. Isso porque pôde-se perceber que os sujeitos recém-desempregados acumulavam diversas necessidades em saúde bucal, como infecções e inflamações que causavam sofrimentos, até então internalizados e escondidos para que pudessem manter seus empregos em um contexto de desemprego iminente, possibilitando assim que pudessem seguir reproduzindo a sua vida material. Pensar a relação entre saúde bucal e trabalho nos aproxima da compreensão do processo saúde-doença como socialmente determinado, quando as relações de trabalho explorado se materializam nas ‘bocas trabalhadoras’. Desse modo, vislumbra-se a democratização do acesso à saúde bucal entendida como o direito a uma vida plena.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este artículo, el objetivo fue realizar un análisis crítico de la relación entre la salud bucal y el trabajo. La reflexión surgió a partir del aumento significativo de la búsqueda de atención odontológica de urgencia en una unidad básica de salud durante la pandemia del coronavirus, en la que los sujetos tenían algo en común: el despido de sus trabajos en fábricas de calzados. Con base en la teoría social crítica, se realizó un análisis sobre cómo el trabajo, entendido como categoría fundante del ser social, se vacía de significado en las sociedades capitalistas, operando más como un obstáculo para la salud bucal en la dinámica del trabajo asalariado y alienado. Esto porque se pudo percibir que los sujetos recién desempleados acumulaban diversas necesidades de salud bucal, como infecciones e inflamaciones que les causaban sufrimiento, hasta entonces interiorizadas y ocultadas para que pudieran conservar sus puestos de trabajo en un contexto de desempleo inminente, permitiéndoles así seguir reproduciendo su vida material. Pensar en la relación entre salud bucal y trabajo nos acerca de la comprehensión del proceso salud-enfermedad como socialmente determinado, cuando las relaciones de labor explotado se materializan en ‘bocas trabajadoras’. De esta forma, se vislumbra la democratización del acceso a la salud bucal, entendida como el derecho a una vida plena.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, the objective was to carry out a critical analysis of the relationship between oral health and labor. The reflection emerged from the significant increase in the search for emergency dental care in a basic health unit during the coronavirus pandemic, in which the subjects had something in common: the termination of their jobs in shoe factories. Based on critical social theory, an analysis was carried out on how labor, understood as a founding category of the social being, has its meaning emptied in capitalist societies, operating more as an obstacle to oral health in the dynamics of hired and alienated work. This is because it was possible to perceive that the newly unemployed subjects accumulated several oral health needs, such as infections and inflammations that caused suffering, until then internalized and hidden so that they could keep their jobs in a context of imminent unemployment, thus enabling them to continue reproducing their material life. Thinking about the relationship between oral health and work brings us closer to understanding the health-disease process as socially determined, when exploited work relationships materialize in ‘working mouths’. In this way, the democratization of access to oral health is seen and understood as a right to a full life.
  • Professional identity of social workers at IFSC: between salary and social direction Artigo

    Garcia, Shirlei; Silva, Adriano Larentes da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta uma análise sobre o trabalho dos/as assistentes sociais no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, em sua relação com o processo de construção da identidade profissional. A partir do final dos anos 2000, observa-se uma expansão no número de assistentes sociais atuando na política educacional, com a constituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, requisitado, principalmente, para a execução das ações de assistência estudantil. As demandas, requisições e condições de trabalho são elementos que corroboram a construção do projeto ético-político da profissão, e refletir sobre tais aspectos possibilita compreender a realidade para além da sua aparência imediata. Este estudo, fundamentado no materialismo histórico-dialético, desenvolveu-se com base na pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo, utilizando-se do questionário para o levantamento de dados. Os resultados apontam limites e possibilidades ao trabalho dos/as assistentes sociais no Instituto, demonstrando que a construção da identidade profissional ocorre em meio à contradição posta entre as determinações do trabalho assalariado, ao qual os/as assistentes sociais estão sujeitos, e o direcionamento social que se busca imprimir ao exercício profissional, tendo em vista a materialização do projeto profissional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo presenta un análisis del trabajo de los/las asistentes sociales del Instituto Federal de Educación de Santa Catarina, en su relación con el proceso de construcción de la identidad profesional. A partir de fines de la década de 2000, hubo una expansión en el número de asistentes sociales actuando en la política educativa, con la constitución del Programa Nacional de Atención al Estudiante y la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, requerido principalmente para la implementación de las acciones de asistencia estudiantil. Las exigencias, requisiciones y condiciones de trabajo son elementos que corroboran la construcción del proyecto ético-político de la profesión, y reflexionar sobre tales aspectos posibilita comprender la realidad más allá de su apariencia inmediata. Este estudio, basado en el materialismo histórico-dialéctico, se desarrolló a partir de una investigación bibliográfica, documental y de campo, utilizando el cuestionario para la recolección de datos. Los resultados apuntan límites y posibilidades al trabajo de los asistentes sociales en el Instituto, demostrando que la construcción de la identidad profesional ocurre en medio de la contradicción planteada entre las determinaciones del trabajo asalariado, al que están sujetos los asistentes sociales, y la dirección social que se busca imprimir en el ejercicio profesional, teniendo en mente la materialización del proyecto profesional.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents an analysis of the work of social workers at the Federal Institute of Education of Santa Catarina, in relation to the process of building professional identity. From the end of the 2000s onwards, there was an expansion in the number of social workers working in educational policy, with the constitution of the National Student Assistance Program and the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, mainly required for the implementation of student assistance actions. The demands, requisitions and working conditions are elements that support the construction of the ethical-political project of the profession, and reflecting on such aspects makes it possible to understand reality beyond its immediate appearance. This study, based on historical-dialectical materialism, was developed based on bibliographic and documental research and on field research, using the questionnaire to collect data. The results point out limits and possibilities to the work of social workers at the Institute, demonstrating that the construction of professional identity occurs in the midst of the contradiction between the determinations of salaried work, to which social workers are subject, and the social direction that is sought to be imprinted on professional practice, with a view to materializing the professional project.
  • Professional profiles of technical course plans in health: market, SUS and human education Artigo

    Corrêa, Adriana Katia; Clapis, Maria José; Moraes, Sílvia Helena Mendonça de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo que originou este artigo é do tipo qualitativo, documental e de perspectiva histórico-dialética, cujo objetivo é refletir sobre aproximações e afastamentos da formação de técnicos da área da saúde em relação ao Sistema Único de Saúde e à formação humana, mediante a análise de sete planos de cursos, com foco no perfil profissional de seis escolas (quatro públicas e dois estabelecimentos de ensino privados) do estado de São Paulo. A análise foi feita com base nas relações estabelecidas entre perfis profissionais e alguns dispositivos político-legais. A explicitação do Sistema Único de Saúde na descrição dos perfis é fragilizada, não havendo referência, na maioria dos planos, exceto em dois da enfermagem (um deles pertencente à Escola Técnica do Sistema Único de Saúde). Essa fragilidade vai ao encontro dos catálogos nacionais dos cursos técnicos nas versões utilizadas das áreas profissionais em foco. Nos planos, com ênfase nos cursos técnicos em farmácia e nutrição e dietética, sobressai nas justificativas e tendências o enfoque explícito ao mercado. Há apropriação de conceitos potencializadores da lógica neoliberal, mesmo com indicação de ‘formação crítica’. É desafiante a proposição de formação humana e a favor do Sistema Único de Saúde na educação profissional técnica de nível médio em saúde considerando-se os avanços da lógica neoliberal.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio que dio origen a este artículo es de perspectiva cualitativa, documental e histórico-dialéctica, cuyo objetivo es reflexionar sobre las aproximaciones y desviaciones de la formación de técnicos en el área de la salud en relación con el Sistema Único de Salud de Brasil y con la formación humana, a través del análisis de siete planes de cursos, enfocados en el perfil profesional de seis escuelas (cuatro públicas y dos privadas) en el estado de São Paulo. El análisis se basó en las relaciones que se establecen entre los perfiles profesionales y algunos dispositivos político-jurídicos. La exposición del Sistema Único de Salud en la descripción de los perfiles es frágil, sin referencia en la mayoría de los planes, excepto dos en enfermería (uno perteneciente a la Escuela Técnica del Sistema Único de Salud). Esta debilidad está en línea con los catálogos nacionales de los cursos técnicos en las versiones utilizadas en las áreas profesionales en foco. En los planes, con énfasis en cursos técnicos en farmacia y nutrición y dietética, se destaca en las justificaciones y tendencias el enfoque explícito en el mercado. Hay apropiación de conceptos potenciadores de la lógica neoliberal, incluso con un indicio de ‘formación crítica’. Es desafiadora la propuesta de formación humana y a favor del Sistema Único de Salud en la educación profesional técnica de nivel medio en salud, considerando los avances de la lógica neoliberal.

    Abstract in English:

    Abstract The study that originated this article is qualitative, documentary and of historical-dialectical perspective, whose objective is to reflect on approximations and departures from the training of technicians in the health area in relation to the Brazilian Unified Health System and human formation, through the analysis of seven course plans, focusing on the professional profile of six schools (four public and two private schools) in the state of São Paulo. The analysis was based on the relationships established between professional profiles and some political-legal devices. The explanation of the Unified Health System in the description of the profiles is fragile, with no reference in most plans, except for two in nursing (one belonging to the Technical School of the Unified Health System). This weakness is in line with the national catalogs of technical courses in the versions used in the professional areas in focus. In the plans, with emphasis on technical courses in pharmacy and nutrition and dietetics, the explicit focus on the market stands out in the justifications and trends. There is appropriation of potentiating concepts of neoliberal logic, even with an indication of ‘critical training’. The proposition of human formation and in favor of the Unified Health System in technical professional education of medium level in health is challenging, considering the advances of the neoliberal logic.
  • The pharmacist between prescribed and real work in Primary Health Care Artigo

    Barberato, Luana Chaves; Scherer, Magda Duarte dos Anjos; Carvalho, Wania Maria do Espírito Santo; Costa, Luiz Henrique; Mendonça-Silva, Dayde Lane; Tavares, Noemia Urruth Leão

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O trabalho do profissional farmacêutico na Atenção Primária à Saúde está em permanente construção. Este artigo analisa o trabalho realizado pelos farmacêuticos na gestão entre o que está prescrito e o que o real exige, na atenção primária do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso, com triangulação na coleta e na análise dos dados, obtidos por meio de entrevistas e observação do trabalho de farmacêuticos de cinco Regiões de Saúde, resultando em três categorias: estrutura das farmácias; organização do trabalho; tempo e tarefas. O estudo evidencia que o farmacêutico tem sua atuação centrada nos seguintes grupos de ações: pausas; trabalho gerencial/logística; interrupção; atendimento aos usuários. As tarefas ligadas à assistência ao usuário são pontuais e esporádicas, com o foco da atuação nas gerenciais, sobretudo a logística. Apesar dos limites estruturais das farmácias, há elementos no contexto, revelados pelos farmacêuticos, que podem favorecer a ampliação das atividades técnico-assistenciais: a garantia do acesso aos medicamentos como princípio ético; as normativas; a postura de aprendizagem dos profissionais e de abertura para enfrentar o inusitado; a conexão com necessidades da equipe da Unidade Básica de Saúde; a ação coletiva dos farmacêuticos e a formação sobre cuidado farmacêutico.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El trabajo del farmacéutico en la Atención Primaria de Salud está en permanente construcción. Este artículo analiza el trabajo que realizan los farmacéuticos en el manejo de lo prescrito y lo realmente requerido, en la atención primaria del Distrito Federal brasileño. Se trata de un estudio de caso, con triangulación en la recolección y el análisis de los datos, obtenidos a través de entrevistas y observación del trabajo de farmacéuticos de cinco Regiones de Salud, resultando en tres categorías: estructura de las farmacias; organización del trabajo; tiempo y tareas. El estudio muestra que el farmacéutico tiene su actuación centrada en los siguientes grupos de acciones: pausas; trabajo de gestión/logística; interrupción; servicio a los usuarios. Las tareas relacionadas con la atención al usuario son puntuales y esporádicas, con foco en las que son gestionadas, especialmente aquellas relacionadas con la logística. A pesar de los límites estructurales de las farmacias, existen elementos en el contexto que pueden favorecer la expansión de las actividades técnico-asistenciales: la garantía del acceso a los medicamentos como principio ético; las regulaciones; la postura de aprendizaje de los profesionales y de la apertura para enfrentar lo insólito; la conexión con las necesidades del equipo de la Unidad Básica de Salud; la acción colectiva de los farmacéuticos y la formación en atención farmacéutica.

    Abstract in English:

    Abstract The work of the pharmaceutical professional in Primary Health Care is under permanent construction. This article analyzes the work performed by pharmacists in managing what is prescribed and what is actually required in primary care in the Brazilian Federal District. This is a case study, with triangulation in the collection and analysis of data, obtained through interviews and observation of the work of pharmacists from five Health Regions, resulting in three categories: structure of pharmacies; work organization; time and tasks. The study shows that the pharmacist’s performance is centered on the following groups of actions: breaks; managerial/logistics work; interruption; service to users. Tasks related to user assistance are punctual and sporadic, with the focus on management, especially logistics. Despite the structural limits of pharmacies, there are elements in the context that can favor the expansion of technical assistance activities: guaranteeing access to medicines as an ethical principle; the regulations; the learning attitude of professionals and openness to face the unusual; the connection with the needs of the Basic Health Unit team; the collective action of pharmacists and training on pharmaceutical care.
  • Unveiling racism in medical school: experience and confrontation of racism by Black students in Medical graduation Artigo

    Fredrich, Vanessa Cristine Ribeiro; Coelho, Izabel Cristina Meister; Sanches, Leide da Conceição

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O Brasil sofre os efeitos do racismo científico, do mito da democracia racial e da política de embranquecimento. Em 2019, 28% dos/as estudantes egressos/as de cursos de Medicina no Brasil eram negros/as. Com os objetivos de desvelar as formas de manifestação do racismo na graduação de Medicina e compreender como estudantes negros/as enfrentam o racismo, conduzimos uma pesquisa exploratória e qualitativa, segundo o método de Minayo, por meio de entrevistas semiestruturadas on line e auxílio do software ATLAS.ti9®. Com um referencial teórico-crítico, percebemos que as dimensões do racismo internalizado, interpessoal e institucional se sobrepõem, evidenciando seu caráter estrutural, atrelado ao desenvolvimento histórico-econômico de nosso país. A crença de inferioridade dos/as estudantes negros/as é reforçada em nível interpessoal nos olhares, piadas ou comentários sobre o cabelo. Em nível institucional, nega-se a necessidade do estudo da saúde da população negra, enquanto a baixa representatividade no corpo docente e discente não é percebida como expressão do racismo. A identificação racial, a organização em coletivos e a existência de amparos legais são fundamentais, mas o efetivo enfrentamento do racismo na escola médica requer a crítica ao sistema econômico que sistematicamente privilegia pessoas brancas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Brasil sufre los efectos del racismo científico, del mito de la democracia racial y de la política del blanqueamiento. En 2019, el 28% de los/las estudiantes que se graduaron en cursos de Medicina en Brasil eran negros/as. Con los objetivos de develar las formas de manifestación del racismo en la graduación de Medicina y comprender cómo los/las estudiantes negros/as enfrentan el racismo, conducimos una investigación exploratoria y cualitativa, según el método de Minayo, a través de entrevistas semiestructuradas online y con la ayuda del software ATLAS.ti9®. Con un marco teórico-crítico, percibimos que las dimensiones del racismo internalizado, interpersonal e institucional se superponen, evidenciando su carácter estructural, ligado al desarrollo histórico-económico de nuestro país. La creencia de inferioridad de los/las estudiantes negros/as se refuerza a nivel interpersonal en miradas, bromas o comentarios sobre el cabello. A nivel institucional se niega la necesidad de estudiar la salud de la población negra, mientras que la baja representación en el cuerpo docente y discente no es percibida como una expresión de racismo. La identificación racial, la organización en colectivos y la existencia de respaldo legal son fundamentales, pero enfrentar efectivamente el racismo en las facultades de medicina requiere una crítica al sistema económico que sistemáticamente privilegia a los blancos.

    Abstract in English:

    Abstract Brazil suffers from the effects of scientific racism, the myth of racial democracy and whitening policy. In 2019, 28% of students graduating from Medicine courses in Brazil were Black. With the objectives of revealing the forms of manifestation of racism in medical graduation and understanding how Black students face racism, we conducted an exploratory and qualitative research, according to Minayo’s method, through semi-structured online interviews and analysis were carried out in ATLAS.ti9® software. With a theoretical-critical framework, we realize that the dimensions of internalized, interpersonal and institutional racism overlap, evidencing its structural character, linked to the historical-economic development of our country. Black students’ belief of inferiority is reinforced at an interpersonal level in looks, jokes or comments about their hair. At an institutional level, the need to study the health of the Black population is denied, while the low representation in the faculty and students is not perceived as an expression of racism. Racial identification, organization in collectives and the existence of legal protections are fundamental, but the effective confrontation of racism in medical schools requires a critique of the economic system that systematically privileges White people.
  • Mobilization and structuring of competencies for preceptorship in the multiprofessional residency in health Artigo

    Rodrigues, Carla Daiane Silva; Witt, Regina Rigatto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A relevância e a complexidade do trabalho desenvolvido pelos preceptores nos cenários de formação do Sistema Único de Saúde vêm crescendo nos últimos anos. Ser preceptor é uma construção cotidiana que exige a mobilização de competências específicas, porém o processo de sua estruturação e as condições para que sejam apropriadas pelos preceptores precisam ser melhor estudados. Foi realizada uma investigação que objetivou compreender como são estruturadas competências para a prática da preceptoria na residência multiprofissional em saúde. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, com observações das atividades e entrevistas com preceptores de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no sul do Brasil. Para análise, foi realizada a triangulação dos dados e definição de categorias temáticas após verificação das observações, pela técnica de combinação de padrão, e das entrevistas, pela análise temática. Foram identificados três grupos de recursos: características pessoais, institucionais e programáticas; a trajetória acadêmica e profissional; as interações na residência e a colaboração da equipe multiprofissional. A elucidação desses elementos constitutivos da estruturação de competências contribui para que sejam explorados pelos preceptores na sua prática profissional, para as instituições de saúde, ao proporcionarem condições para o seu desenvolvimento, e para que sejam incorporados às políticas de formação em saúde.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La relevancia y complejidad del trabajo desarrollado por los preceptores en los escenarios de formación del Sistema Único de Salud vienen creciendo en los últimos años. Ser preceptor es una construcción cotidiana que requiere la movilización de competencias específicas, pero el proceso de su estructuración y las condiciones para que sean apropiadas por los preceptores necesitan un estudio profundizado. Se realizó una investigación para comprender cómo se estructuran las competencias para la práctica de la preceptoría en la residencia multiprofesional en salud. La investigación es cualitativa, del tipo estudio de caso, con observaciones de actividades y entrevistas con preceptores de un Programa de Residencia Multiprofesional en Salud Familiar y Comunitaria en el sur de Brasil. Para el análisis, se realizaron la triangulación de datos y la definición de categorías temáticas después de la verificación de las observaciones, utilizando la técnica de combinación de patrones, entrevistas y el análisis temático. Se identificaron tres grupos de recursos: características personales, institucionales y programáticas; la trayectoria académica y profesional; las interacciones en la residencia y la colaboración del equipo multiprofesional. La elucidación de estos elementos constitutivos de la estructuración de competencias contribuye para que sean explorados por los preceptores en su práctica profesional, por las instituciones de salud, al propiciar condiciones para su desarrollo, y para que sean incorporados a las políticas de formación en salud.

    Abstract in English:

    Abstract The relevance and complexity of the work developed by preceptors in the training scenarios of the Brazilian Unified Health System has been growing in recent years. Being a preceptor is a daily construction that requires the mobilization of specific skills, but the process of its structuring and the conditions for it to be appropriated by preceptors need to be better studied. An investigation was carried out to understand how competencies are structured for the practice of preceptorship in the multiprofessional residency in health. The research is qualitative, of the case study type, with observations of activities and interviews with preceptors of a Multiprofessional Residency Program in Family and Community Health in Southern Brazil. For analysis, data triangulation and definition of thematic categories were performed after verification of observations, using the pattern combination technique, and interviews, using thematic analysis. Three groups of resources were identified: personal, institutional and programmatic characteristics; the academic and professional trajectory; the interactions in the residence and the collaboration of the multiprofessional team. The elucidation of these constitutive elements of the structuring of competences contributes for them to be explored by preceptors in their professional practice, for health institutions, by providing conditions for their development, and for them to be incorporated into health training policies.
  • Paradoxes and limits of interprofessional collaboration: analysis of an Extended Family Health and Primary Care Center Artigo

    Silva, Atila Mendes da; Miranda, Lilian

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa as possibilidades e os limites da colaboração interprofissional no âmbito do cuidado em saúde mental, considerando-se as articulações entre as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família em um município do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na abordagem hermenêutica filosófica, que se pautou em um estudo de caso, utilizando como estratégias metodológicas a observação participante, grupos focais narrativos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam a indissociabilidade dos elementos estruturais, organizacionais e intersubjetivos na colaboração interprofissional, com fortes tensionamentos no que diz respeito à organização dos processos de trabalho tanto em sua dimensão formal quanto intersubjetiva. Identificou-se que o compartilhamento de alguns objetivos do cuidado, como a desmedicalização, fomentava a construção de parcerias entre as equipes. Por outro lado, a partir do diálogo com os referenciais utilizados, compreendeu-se que regras construídas com o intuito de induzir a cooperação tiveram efeito paradoxal, gerando participação desimplicada em parte dos trabalhadores. Conclui-se que as relações de confiança no trabalho mostraram-se um elemento fundamental para a colaboração, o que exige a configuração de um ambiente organizacional capaz de aglutinar interesses e lidar com conflitos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo analiza las posibilidades y los límites de la colaboración interprofesional en el ámbito de la atención de salud mental, considerando las articulaciones entre los equipos del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria y de la Estrategia de Salud de la Familia en un municipio del estado de Río de Janeiro. Se trata de una investigación cualitativa, basada en un enfoque hermenéutico filosófico, que se basó en un estudio de caso, utilizando como estrategias metodológicas la observación participante, grupos focales narrativos y entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican la indisociabilidad de los elementos estructurales, organizacionales e intersubjetivos en la colaboración interprofesional, con fuertes tensiones en cuanto a la organización de los procesos de trabajo tanto en su dimensión formal como intersubjetiva. Se identificó que el intercambio de algunos objetivos de la atención, como la desmedicalización, fomentaba la construcción de asociaciones entre los equipos. Por otro lado, a partir del diálogo con las referencias utilizadas, se entendió que las reglas construidas con el objetivo de inducir la cooperación tuvieron un efecto paradójico, generando una participación desinteresada en parte de los trabajadores. Se concluye que las relaciones de confianza en el trabajo demostraron ser un elemento fundamental para la colaboración, lo que requiere la configuración de un entorno organizacional capaz de aglutinar intereses y tratar conflictos.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes the possibilities and limits of interprofessional collaboration in mental health care, considering the articulations between the teams of the Extended Family Health and Primary Care Center and the Family Health Strategy in a city in the state of Rio de Janeiro, Brazil. This is a qualitative research, based on the philosophical hermeneutic approach, which was based on a case study, using as methodological strategies participant observation, narrative focus groups, and semi-structured interviews. The results indicate the inseparability of structural, organizational, and intersubjective elements in interprofessional collaboration, with strong tensions regarding the organization of work processes in both their formal and intersubjective dimensions. It was identified that the sharing of some care goals, such as demedicalization, fostered the construction of partnerships among the teams. On the other hand, from the dialog with the references used, it was understood that rules constructed with the intention of inducing cooperation had a paradoxical effect, generating unimplicated participation on part of the workers. It is concluded that trust at work has proven to be a fundamental element for collaboration, which requires the configuration of an organizational environment capable of bringing together interests and dealing with conflicts.
  • Community health agents with higher education: norms, knowledge and syllabus Artigo

    Méllo, Lívia Milena Barbosa de Deus e; Santos, Romário Correia dos; Albuquerque, Paulette Cavalcanti de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar como as graduações em Enfermagem, Serviço Social, Psicologia ou Pedagogia cursadas pelas agentes comunitárias de saúde podem influenciar seus saberes, práticas e os rumos da profissão. Trata-se de pesquisa qualitativa, analítica, com triangulação de métodos baseada na interpretação dos diversos sujeitos que disputam a profissão. O artigo é desenvolvido em três partes: a primeira compara aspectos normativos das categorias profissionais; a segunda discute os saberes das agentes comunitárias de saúde após ingresso no ensino superior e a influência nas práticas profissionais; e a terceira analisa os currículos de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e agentes comunitárias de saúde como elemento de disputa e construção das identidades profissionais. Apontam-se lacunas quanto à ausência de um projeto ético-político e de associação de ensino e pesquisa própria das agentes comunitárias de saúde, assim como a necessária disputa das epistemologias e fundamentação teórica para se alcançar um domínio cognitivo e profissional mais comprometido com a transformação das agentes como sujeito e da sua realidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar cómo las graduaciones de Enfermería, Trabajo Social, Psicología o Pedagogía cursadas por agentes comunitarias de salud pueden influir en sus saberes, prácticas y los rumbos de la profesión. Es una investigación cualitativa, analítica, con triangulación de métodos a partir de la interpretación de los diversos sujetos que compiten por la profesión. El artículo se desarrolla en tres partes: la primera compara aspectos normativos de las categorías profesionales; la segunda discute los saberes de las agentes comunitarias de salud después del ingreso a la educación superior y la influencia en las prácticas profesionales; y la tercera analiza los currículos de Enfermería, Trabajo Social, Psicología, Pedagogía y agentes comunitarias de salud como elemento de disputa y construcción de identidades profesionales. Se señalan brechas en cuanto a la ausencia de un proyecto ético-político y de asociación de la docencia y la investigación propia de las agentes comunitarias de salud, así como la necesaria disputa de epistemologías y fundamentos teóricos para alcanzar un dominio cognitivo y profesional más comprometido con la transformación de las agentes como sujetos y de su realidad.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to analyze how the degrees in Nursing, Social Work, Psychology, or Pedagogy taken by community health agents can influence their knowledge, practices, and the directions of the profession. This is a qualitative, analytical research with triangulation of methods based on the interpretation of the various subjects that dispute the profession. The article is developed in three parts: the first compares normative aspects of the professional categories; the second discusses the knowledge of community health agents after entering higher education and the influence on professional practices; and the third analyzes the syllabuses of Nursing, Social Work, Psychology, Pedagogy, and community health agents as an element of dispute and construction of professional identities. Gaps are pointed out regarding the absence of an ethical-political project and of a teaching and research association proper to community health agents, as well as the necessary dispute of epistemologies and theoretical foundation to achieve a cognitive and professional domain more committed to the transformation of the agents as a subject and of their reality.
  • Incorporations and uses of the concept of recovery in the context of the Brazilian Psychiatric Reform: a literature review Revisão

    Brandão, Alice Daudt de Lima; Figueiredo, Angela Pereira; Delgado, Pedro Gabriel Godinho

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O conceito de recovery no campo da saúde mental, oriundo do movimento de pacientes e familiares nos países anglo-saxões, tornou-se relevante para a compreensão de práticas de cuidado, valorizando aquelas que incorporem o protagonismo dos usuários e uma dimensão crítica dos métodos de tratamento. Tendo como objetivo investigar as diferentes perspectivas nas quais o conceito vem sendo compreendido e experimentado no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, realizou-se uma revisão integrativa da literatura publicada no país sobre o recovery, tomando como critério de inclusão textos que relatam ou analisam experiências concretas de cuidado e que se definam como sendo ‘baseadas no recovery’. Após ampla busca, foram analisados 32 trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. O termo recovery aparece na bibliografia brasileira de saúde mental a partir de 2011, e os trabalhos concentram-se notavelmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ligados a instituições de ensino superior e pesquisa. Grande parte da produção não incorpora elementos-chave do conceito estudado, como o protagonismo de usuários, além de por vezes tomar recovery como sinônimo de reabilitação psicossocial. Apesar do avanço e da consolidação do campo da atenção psicossocial no país, a dimensão do protagonismo de usuários ainda é incipiente na experiência brasileira.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El concepto de recovery en el campo de la salud mental, originario del movimiento de pacientes y familiares en los países anglosajones, se volvió relevante para la comprensión de las prácticas de cuidado, valorando aquellas que incorporan el protagonismo de los usuarios y una dimensión crítica de los métodos de tratamiento. Con el objetivo de investigar las diferentes perspectivas en que el concepto ha sido entendido y vivido en el contexto de la Reforma Psiquiátrica Brasileña, se realizó una revisión integradora de la literatura publicada en el país sobre el recovery, tomando como criterio de inclusión textos que informen o analicen experiencias concretas de cuidado y que se definen a sí mismas como ‘basadas en el recovery’. Luego de una extensa búsqueda, se analizaron 32 trabajos, entre artículos, disertaciones y tesis. El término recovery aparece en la bibliografía brasileña de salud mental a partir de 2011, y los trabajos se concentran notablemente en los estados de São Paulo y Rio de Janeiro, vinculados a instituciones de enseñanza superior y de investigación. Gran parte de la producción no incorpora elementos clave del concepto estudiado, como el protagonismo de los usuarios, además de tomar, en ocasiones, recovery como sinónimo de rehabilitación psicosocial. A pesar del avance y consolidación del campo de la atención psicosocial en el país, la dimensión del protagonismo de los usuarios aún es incipiente en la experiencia brasileña.

    Abstract in English:

    Abstract The concept of recovery in the field of mental health, originating from the movement of patients and families in Anglo-Saxon countries, has become relevant for the understanding of care practices, valuing those that incorporate the protagonism of users and a critical dimension of treatment methods. Aiming to investigate the different perspectives in which the concept has been understood and experienced in the context of the Brazilian Psychiatric Reform, an integrative review of the published literature in the country regarding recovery was carried out, taking as inclusion criteria texts that report or analyze concrete experiences of care and define themselves as ‘recovery based’. After an extensive search, 32 works were analyzed, including articles, dissertations and theses. The term recovery appears in the Brazilian mental health bibliography from 2011 onwards, and the works are notably concentrated in the states of São Paulo and Rio de Janeiro, linked to higher education and research institutions. Much of the production does not incorporate key elements of the concept studied, such as the role of users, in addition to sometimes taking recovery as a synonym for psychosocial rehabilitation. Despite the advancement and consolidation of the field of psychosocial care in the country, the dimension of the role of users is still incipient in the Brazilian experience.
  • Entrevista: Yves Schwartz. Entrevista

    Scherer, Magda Duarte dos Anjos; Pires, Denise Elvira; Prado, Nília Maria de Brito Lima; Menezes, Erica Lima Costa de
  • Agradecimentos aos Pareceristas ad hoc do volume 19 (ano 2021) Pareceristas

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