1 |
|
Grupo de informação Objeto |
|
Identificação do tipo e do número do objeto descrito. Esse Grupo de informação descreve o que é o objeto e possibilita a busca, em um sistema, por objetos de um determinado tipo e seus componentes. |
1.1 |
|
Unidade de informação Nível de catalogação |
|
Termo que indica se o registro representa um item, volume, grupo, subgrupo, coleção, série, conjunto ou componente. |
1.2 |
|
Unidade de informação Tipo de objeto/obra |
|
Termo que indica o tipo de obra de arte ou o grupo de obras descritos no registro. Exemplos: álbum, caderno de desenho, colar, desenho, estátua, fotografia, gravura, instalação, moeda, performance, pintura, vídeo. Orientação: recomenda-se usar o termo mais específico e apropriado. O foco da coleção e a expertise dos usuários devem ser considerados na escolha dos termos, incluindo tanto o usuário especialista como o usuário geral. Uma obra pode ser uma única coisa física, um fragmento, uma obra composta de muitas partes ou um evento considerado uma obra de arte. |
2 |
|
Grupo de informação Classificação |
|
Posição de uma obra de arte dentro de um esquema de classificação que agrupa outras obras semelhantes com base em suas características. Um esquema de classificação pode ser uma hierarquia, tipologia ou agrupamento informal. Muitas vezes, objetos que não possuem títulos são conhecidos pelos seus Termos de classificação ou Tipos de objeto/obra. |
_ |
|
Unidade de informação Termo de classificação |
|
Termo de um esquema de classificação atribuído a um objeto (por exemplo, escultura, móveis, pintura, artes gráficas). Orientação: registre termos que relacionam o objeto a outros objetos com características semelhantes, incluindo materiais, forma, função, região de origem, contexto cultural ou período histórico ou estilístico. É possível registrar vários termos em relação a um objeto, para indicar suas diversas características. Os termos de classificação são extraídos de sistemas ordenados de categorias ou de tesauros hierarquicamente estruturados. |
3 |
|
Grupo de informação Título do objeto |
|
Títulos ou nomes dados a um objeto de arte. O título ou nome é frequentemente a principal identificação do objeto de arte. Um objeto pode ter mais de um título, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. |
_ |
|
Unidade de informação Título |
|
Títulos, frases de identificação ou nomes atribuídos a um objeto ou grupo de objetos pelo artista/criador ou coletor na sua origem, ou títulos subsequentes. Orientação: títulos devem ser, em geral, concisos e específicos para o objeto. Um objeto pode ser conhecido por múltiplos títulos ou nomes, registre-os nesta Unidade de informação. |
4 |
|
Grupo de informação Criação do objeto |
|
Informações relativas à produção, criação, projeto ou execução de um objeto e seus componentes. Inclui, ainda, o registro dos responsáveis pela criação do objeto ou dos itens em um grupo e das datas de criação do objeto. |
4.1 |
|
Unidade de informação Descrição do criador
|
|
Nome, informações biográficas breves e funções dos indivíduos anônimos ou nomeados ou das corporações responsáveis pelo design, produção, fabricação ou alteração do objeto. |
4.1.1 |
|
Subunidade de informação Identidade do criador |
|
Identidade de qualquer indivíduo ou organização que tenha desempenhado um papel na criação de uma obra de arte. |
4.1.2 |
|
Subunidade de informação Função do criador |
|
Função ou atividade desempenhada por um criador na concepção, no projeto ou na produção de um objeto. Exemplos: artista, editor, escritório de arquitetura, escultor, desenhista, designer, gravador, muralista, oleiro, ourives, pintor. Orientação: Registre o papel mais específico do criador, se conhecido. |
4.2 |
|
Unidade de informação Data de criação |
|
Data ou intervalo de datas associadas à produção, concepção, criação, apresentação ou alteração do objeto ou de seus componentes. Orientação: seja o mais preciso possível ao registrar datas. Valores para a data devem ser fornecidos mesmo quando a informação é incerta. Nesse caso, deve ser feita consulta às diretrizes para conferir o modo de registro. Se a data de criação for desconhecida, uma data estimada pode ser fornecida. |
4.2.1 |
|
Subunidade de informação Data mais antiga |
|
Data mais próxima possível de quando a obra de arte foi criada. Para objetos que foram criados ao longo de um período de tempo, este é o ano em que o objeto foi projetado ou quando a execução foi iniciada. Para datas incertas ou aproximadas, este é o ano mais antigo possível em que o objeto pode ter sido iniciado ou projetado. Orientação: seja tão específico quanto possível no registro. |
4.2.2 |
|
Subunidade de informação Data mais recente |
|
Data mais recente possível em que a obra de arte foi criada. Para obras que foram criadas ao longo de um período de tempo, trata-se do ano em que o objeto foi concluído ou quando a estrutura foi realizada. Para datas incertas ou aproximadas, é o ano mais recente possível em que o trabalho poderia ter sido concluído. Orientação: seja tão específico quanto possível no registro. |
5 |
|
Grupo de informação Medidas |
|
Informações sobre o tamanho, forma, escala e dimensões de uma obra de arte. Um objeto que é considerado basicamente bidimensional, como uma pintura, geralmente é medido em altura e largura. Trabalhos destinados a serem vistos em três dimensões são normalmente medidos em altura, largura e profundidade. Peso, tamanho e formato podem ser importantes. Para um vídeo ou filme, o formato técnico e o tempo de duração são a forma habitual de identificação da obra. A avaliação de tamanho, forma e formato pode exigir um conhecimento especializado das características de um meio específico. |
5.1 |
|
Unidade de informação Descrição das dimensões
|
|
Informações sobre as dimensões, tamanho ou escala do objeto, de uma parte do objeto ou de seus componentes. Além das dimensões regulares (altura, largura e profundidade), pode incluir a descrição de: formas incomuns, escala, dimensões irregulares, medidas de várias partes, trabalhos sobre papel, manuscritos, livros, dimensões aproximadas, medições de observação, medições históricas, peso, formato, tempo de execução/duração, tamanho, novas mídias e grupo ou coleção de obras. |
5.2 |
|
Unidade de informação Tipo das dimensões |
|
Tipo de dimensão do objeto, de uma parte ou componente de um objeto a ser medido. Exemplos: altura, largura, profundidade, comprimento, circunferência, diâmetro, raio, volume, peso, alvo, área, base, contagem, tempo de execução. |
5.3 |
|
Unidade de informação Valor das dimensões |
|
Valor numérico da medida de um objeto ou parte do objeto. O valor deve ser tão preciso quanto exige a tipologia do objeto e as necessidades do procedimento e da instituição. Orientação: registre apenas uma vez para cada dimensão. |
5.4 |
|
Unidade de informação Unidade de medida |
|
Unidade de medida usada quando se mede um objeto ou parte de um objeto. Exemplos: milímetros, centímetros, metros, centímetros cúbicos, litros, minutos, quilates, quilogramas, pixels, polegadas. |
5.5 |
|
Unidade de informação Parte medida |
|
Parte do objeto que está sendo mensurada. Exemplos: área da bandeja (excluindo a moldura), base, componentes, diâmetro, esteira, folha, imagem, inteiro, marca de chapa, moldura, montagem, padrão, pegada, repetição, suporte secundário, tampa. |
6 |
|
Grupo de informação Materiais/técnicas |
|
Substâncias ou materiais utilizados na criação de uma obra de arte, bem como quaisquer técnicas de produção e processos ou métodos incorporados em sua fabricação. Essas informações incluem uma descrição dos materiais usados para criar o trabalho e a maneira como eles foram utilizados. |
6.1 |
|
Unidade de informação Descrição de materiais/técnicas
|
|
Substâncias ou materiais utilizados na criação de uma obra, bem como quaisquer implementos, técnicas, processos ou métodos incorporados em sua produção. |
6.2 |
|
Unidade de informação Nomes dos materiais/técnicas |
|
Nomes do material ou substância usada para criar a obra de arte; nomes dos meios, métodos, processos ou técnicas usadas na criação de um trabalho; ou o nome de qualquer implemento ou ferramenta usada para criar o trabalho usando o processo ou a técnica. Exemplos: a) materiais: carvão, madeira, mármore, papel, verniz, vidro; b) técnicas/implementos: desenho, entalhe, escultura, gravura, pintura, tecelagem. Orientação: registre os termos mais específicos. Esta Unidade de informação poderá ser repetida. |
7 |
|
Grupo de informação Assunto representado |
|
Significado narrativo, iconográfico ou não objetivo transmitido por uma composição abstrata ou figurativa. Também abrange a função de um objeto que não possui conteúdo narrativo. Esse Grupo de informação pode incluir uma identificação, descrição e/ou interpretação do que é representado em e por uma obra ou imagem. Pode incluir informações sobre pessoas, lugares, eventos ou objetos representados. |
_ |
|
Unidade de informação Termos do assunto geral |
|
Termos de indexação que caracterizam o que o trabalho representa ou o que é representado nele. Exemplos: animal, natureza morta, retrato, tema literário, vestuário. Orientação: recomenda-se também listar assuntos específicos, se possível. É necessário registrar o assunto aqui, mesmo que o assunto seja mencionado nas Unidades de informação ‘Tipo de objeto/obra’ ou ‘Título’. |
8 |
|
Grupo de informação Localização |
|
Nome e localização geográfica do repositório que atualmente é responsável pela obra. Se o trabalho for perdido, destruído, for de local desconhecido ou estiver em uma coleção particular anônima, essa condição deverá ser registrada. Também inclui o número do repositório. Este Grupo de informação também pode conter informações sobre locais anteriores do trabalho. Registre a informação de localização de todos os objetos sob a custódia do museu, incluindo objetos em empréstimo ou depósito temporários. Se o objeto ou trabalho construído for perdido ou destruído, é importante saber sua localização conhecida mais recente. |
8.1 |
|
Unidade de informação Localização atual |
|
Local onde um objeto está fisicamente localizado no momento atual. Exemplos: a) Repositórios (organização): Departamento de Gravuras e Desenhos (Metropolitan Museum of Art, Nova York, Nova York, EUA); b) Localização geográfica: Piazza dei Caprettari (Roma, Itália); c) Localizações específicas: Galeria 223, Arte Asiática, segundo andar; Galeria 56 / Caixa 2 / Prateleira A. Orientação: registre o nome do repositório (por exemplo, museu ou igreja) ou local geográfico onde o trabalho está localizado atualmente ou foi localizado pela última vez. Se o trabalho não for mais existente ou se o local for desconhecido, isso deve ser indicado. Para objetos emprestados a outras instituições deverá haver uma indicação de que o objeto foi emprestado. A informação de ‘Localização atual’ deve ser precisa e incluir, conforme o caso, os detalhes do edifício, sala, armário, prateleira e caixa onde o objeto se encontra. A localização atual deve ser verificada periodicamente para garantir que está correta. |
8.2 |
|
Unidade de informação Localização usual |
|
Local onde um objeto está normalmente localizado e para onde ele deverá retornar a partir da localização atual, quando diferente. Orientação: a informação sobre a localização usual deve ser precisa e incluir, conforme o caso, os detalhes do edifício, sala, armário, prateleira e caixa onde o objeto normalmente se encontra. |
8.3 |
|
Unidade de informação Tipo de localização |
|
Natureza de uma localização. Exemplos: coleção privada, criação, descoberta, destruído, exposição, indeterminado, laboratório de conservação, original, perdido, publicação, reserva técnica, várias localidades. Orientação: use esta Unidade de informação também para indicar obras perdidas ou destruídas, obras que tenham vários locais, obras que estejam em coleções particulares sem nome, local de publicação de obras impressas e outros tipos de locais. |
8.4 |
|
Unidade de informação Número do objeto |
|
Número de identificação único atribuído pela instituição para cada objeto. Orientação: esse número também serve para relacionar um objeto à sua documentação. Para isso, o número de objeto deverá ser escrito de forma legível ou impresso em todos os documentos relacionados ao objeto, sendo anexado de forma semipermanente no próprio objeto ou – no caso de objetos muito pequenos, ou que não permitam uma marcação semipermanente –, na embalagem que envolve o objeto. Registre os vários números do objeto, se necessário. Por exemplo, quando o número mudou ao longo do tempo ou quando um único objeto é composto de fragmentos adquiridos no decorrer do tempo. |
8.5 |
|
Unidade de informação Tipo de número do objeto |
|
Tipo de número ou outro identificador único atribuído a um objeto pelo atual ou último repositório. Exemplos: identificador do objeto, número de acesso, número de empréstimo anterior, número de inventário, número de prateleira. Orientação: registre um termo descrevendo o tipo de número, se conhecido. |
9 |
|
Grupo de informação Referências relacionadas |
|
Citações de fontes de informação textual relacionadas à obra de arte descrita, incluindo materiais bibliográficos publicados, sites da web, documentos de arquivo, manuscritos não publicados e referências a opiniões verbais expressas por estudiosos ou especialistas. As referências estabelecem a credibilidade da informação. É altamente recomendável registrar as fontes usadas no preenchimento dos campos sobre a obra. |
9.1 |
|
Unidade de informação Referências |
|
Detalhes de uma referência bibliográfica ou outra referência associada a um objeto. Orientação: a referência pode estar em qualquer suporte, por exemplo, publicada, não publicada, áudio, registro digital, vídeo. |
9.2 |
|
Unidade de informação Tipo da referência |
|
Termo que descreve a natureza da referência. Exemplos: artigo de jornal, artigo de periódico, atlas, biografia, carta, catálogo de exposições, crítica, dicionário, dissertação, filme, folheto, contrato, guia de viagem, inventário, monografia, opinião verbal, relatório de condição, site. Orientação: classifique o documento pelo tipo. |