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Transinformação, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2004
  • A biblioteca no marco constitucional do país Artigos Originais

    Targino, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    O ensaio aborda o tratamento dado pela Constituição Brasileira e Constituição do Estado do Piauí à biblioteca enquanto instituição social. A omissão verificada em tais documentos quanto àquela instituição, levanta-se como um paradoxo, face à relevância da informação na sociedade contemporânea e ao fato de as bibliotecas, a par da expansão das redes eletrônicas de informação, manterem a missão fundamental de preservar, disseminar e recuperar informações, suprindo as demandas informacionais das populações. Enfatiza-se, ainda, a necessidade de o profissional de informação conscientizar-se de sua função social diante das mudanças que ocorrem na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The essay tackles the treatment given to the library as a social institution by the Brazilian Constitution and the State Constitution of Piaui. The confirmed omission found in these major documents in relation to such institution, stands as a paradox requiring to be discussed, given the relevance of information in the contemporary society and the fact that, libraries, coupling with the expansion of the electronic information networks, continue to maintain the fundamental mission of preserving, disseminating and retrieving information, besides supplying it in response to the populations' demand. It further emphasizes the need for information professionals to be aware of their social function, in presence of the changes occurring nowadays.
  • Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento Artigos Originais

    Belluzzo, Regina Célia Baptista

    Resumo em Português:

    Área de pesquisa de interesse bastante recente e ainda inexplorada no Brasil, a information literacy, ou seja, a competência no uso da informática, é considerada necessária aos professores do ensino fundamental, posto que relaciona-se à construção de significados a partir da informação, à proficiência investigativa e ao aprendizado independente, assim como ao aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo contribuir à melhor compreensão dessa matéria, centrando-se na discussão dos aspectos histórico-conceituais pesquisados, necessários à sua teorização, e nas suas possíveis aplicações nas práticas que envolvem a formação contínua dos professores do ensino fundamental, estes, sendo tanto usuários da informação, como geradores de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Despite being a research area of quite recent interest and still unexplored in Brazil, information literacy is already regarded as an indispensable competence for primary school teachers, since it is related to the construction of meanings based on information, to investigative proficiency and to independent learning, as well as to life-long learning. The present article intends to contribute to a better understanding of the subject, discussing, not only the researched historical and conceptual aspects necessary for the theorization of this subject, but also its possible applications in the practices involving the continuous education of primary school teachers, who are both, users of information and generators of knowledge.
  • Atitudes face às tecnologias da informação Artigos Originais

    Nascimento, Raimundo Benedito do; Trompieri Filho, Nicolino

    Resumo em Português:

    Na sociedade contemporânea a Tecnologia da Informação assume um papel decisivo em todas as áreas a que o ser humano está circunscrito. No campo educacional, a sociedade da informação deve dar apoio às técnicas de aprendizado, de educação continuada e à distância, fundamentada na Internet e em tecnologias de rede, mediante fomento a escolas, capacitação dos professores, auto-aprendizado e certificação em Tecnologia da Informação em larga escala; implantação de formas curriculares, visando ao uso da Tecnologia da Informação em atividades pedagógicas e educacionais, em todos os níveis da educação formal. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a atitude de alunos da Universidade Federal do Ceará em face do uso e operacionalização da Tecnologia da Informação. Aplicou-se uma escala de atitudes em relação à Tecnologia da Informação constituída de 20 itens, em 470 sujeitos selecionados entre os alunos dos cursos da UFC do segundo semestre letivo de 2002. A análise métrica da escala indicou que esta apresentou, na amostra, alto coeficiente de precisão, erro-padrão da medida aceitável, alta sensibilidade e validade de construto. Os resultados mostram que existe uma atitude favorável no que se refere à Tecnologia da Informação Não foram observadas diferenças significativas em relação às variáveis nas atitudes, no que concerne a sexo, idade, área do curso e semestre. As interações (sexo X área do curso), (sexo X idade X área do curso), (sexo X idade X semestre) e (idade X área do curso X semestre) apresentaram diferenças significativas. Concluiu-se que a pequena rejeição observada em relação à Tecnologia da Informação, é reflexo da utilização dos recursos computacionais e de seu crescimento constante nas atividades didático-pedagógicas da Universidade Federal do Ceará.

    Resumo em Inglês:

    In contemporary society Information Technology has become a vital tool in many areas of human endeavor. In the educational context, information society must give support to learning techniques, to continuous education and distance education, based on the Internet and network technologies, through school incentives, qualification of teachers, self-teaching, and large scale certification in Information Technology, as well as the implementation of curricula that include the use of Information Technology in pedagogical activities at all levels of formal education. This study had as its objective to evaluate the attitudes of students at the Universidade Federal do Ceará in relation to their use and operation of Information Technology. A scale of attitudes related to Information Technology, made up of twenty items, was applied to 470 students from various Universidade Federal do Ceará courses, during the second semester of the year 2002. The metric analysis of the scale indicated that such scale presented in the sample a high degree of precision, acceptable standard-error, high sensibility and validity of the construct. The results show that there exists a favorable attitude regarding Information Technology. No significant differences were observed in relation to the attitude variables, as far as they concern sex, age, area of study or semester. The interactions (sex X area of the course), (sex X age X area of the course), (sex X age X semester) and (age X area of the course X semester) presented significant differences. The conclusion is that, the little rejection of Information Technology observed in the study results, is a reflection of the very use and constant increase of computational resources in pedagogical and didactical activities at the Universidade Federal do Ceará.
  • Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa Artigos Originais

    Pereira, Ana Maria; Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa

    Resumo em Português:

    Apresenta uma proposta para o ensino de catalogação, com ênfase na Metodologia da Problematização. A proposta está voltada para a educação continuada a distância do profissional catalogador, e leva em conta os desafios implicados no desenvolvimento da interatividade, da interdisciplinaridade, da auto-educação e da consciência crítica desse profissional, uma vez que ele se torna sujeito ativo e gerenciador de sua própria educação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.
  • Panorama temático de trabalhos de conclusão de Curso de Biblioteconomia Artigos Originais

    Gonçalves Filho, Antonio Marcos; Noronha, Daisy Pires

    Resumo em Português:

    Analisa aspectos temáticos de 217 Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos por alunos do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no período de 1987 a 2002, conforme resumos publicados pela LISA-Library and Information Science Abstracts. A categoria temática mais trabalhada foi "Biblioteca e Centro de Informação", com os assuntos específicos "Biblioteca Pública" e "Biblioteca de Assuntos Especiais", seguida de "Comunicação Informacional", com os assuntos específicos "Serviço de informação" e "Trabalho de referência". Constatou-se uma concentração de trabalhos em cinco categorias, refletindo o "perfil temático" da produção de Trabalho de Conclusão de Curso do Departamento, que deixa, nas demais categorias temáticas, uma vasta lacuna a ser explorada pelos alunos de graduação.

    Resumo em Inglês:

    This is an analysis of the thematic aspects of 217 graduation papers (TCC) produced during 1987-2002 in the Department of Library Studies and Documentation of the School of Communication and Arts of the Universidade de São Paulo, Brazil, according to the abstracts published in LISA-Library Information Science Abstracts. It was found that the most studied category was "library and information center," having as specific subjects "the public library" and "the special subjects' library", followed by "informational communication" with its specific subjects being: "information services" and "reference works". A concentration of studies on just five categories drew the "thematic profile" of the TCC production, besides indicating a vast gap on other thematic categories, which ought to be explored by undergraduate students.
  • Critérios de qualidade em artigos e periódicos científicos: da mídia impressa à eletrônica Artigos Originais

    Souza, Maria Fernanda Sarmento e; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório; Foresti, Miriam Celí Pimentel Porto

    Resumo em Português:

    Esta revisão sintetiza o histórico e o papel da comunicação científica, em particular as mudanças ocorridas diante do surgimento das redes eletrônicas de comunicação e computação. Resgata-se o processo evolutivo e as funções básicas do periódico científico - memória e disseminação - considerado principal instrumento de comunicação da ciência. Apontam-se critérios de qualidade de periódicos científicos impressos que devem ser mantidos na estrutura das revistas eletrônicas, a fim de garantir a permanência das funções memória e disseminação; consideram-se, ainda, novos elementos estruturais a serem implementados. O trabalho faz parte de um projeto cuja finalidade é implementar um modelo que possa contribuir com profissionais bibliotecários, autores e usuários de revistas científicas, na identificação de periódicos eletrônicos de qualidade e com editores de revistas em linha, no desenvolvimento de seus projetos. O material de estudo poderá ser incluído em programas de formação inicial e continuada de profissionais da Ciência da Informação e em projetos de assessoria a editores de revistas científicas eletrônicas.

    Resumo em Inglês:

    This revision sums up the curriculum and the role of the scientific communication, in particular, the changes that occurred due to the emergence of the electronic network of communication and data processing. The process of evolution and the basic functions of the scientific journal -memory and distribution- are reviewed, as they are considered the main instrument of the scientific communication. Also Indicated is the criteria of quality of printed scientific journals that should be kept in the electronic magazines' structure, in order to ensure the permanence of functions such as memory and dissemination, yet considering new structural elements to be implemented. This work is part of a project whose objective is to implement a model that could contribute to the task of librarians, authors and scientific magazine users, in identifying electronic journals of quality, and that of publishers of magazines, in developing their projects. The study's resulting material could be included in the education programs of information science professionals, as well as be used as a projects' supporting tool for publishers and electronic scientific magazines.
  • Núcleo de periódicos e periódicos periféricos na área de psicologia preventiva Artigos Originais

    Ferreira, Adriana Aparecida

    Resumo em Português:

    Os periódicos especializados constituem a forma mais comum de comunicação científica. O objetivo deste trabalho foi analisar os periódicos constantes da PsycINFO, de 1996 à 2000, quanto aos artigos publicados sobre Psicologia Preventiva nesse período. Dos 7492 artigos encontrados sobre o tópico, foi tabulado o número dos publicados em cada periódico. Houve concentração de artigos sobre o assunto em um pequeno grupo de publicações e dispersão do restante entre as demais. Ficaram inseridos no percentil superior, 22 periódicos, veículos de 27,55% dos artigos. Conclui-se portanto, haver um núcleo de periódicos com concentração em prevenção, ainda que o tema apareça tratado nas diversas áreas da Psicologia. A grande variedade de periódicos em que os artigos sobre psicologia preventiva são publicados, indica a relevância do tema. Os 22 periódicos identificados como núcleo, viabilizam a seleção de sub-áreas de conteúdo para a composição de acervos específicos.

    Resumo em Inglês:

    Journals are the most usual media for scientific communication. Our objective was to analyze the publications listed in the PsycINFO, from 1996 to 2000, in search of articles on Preventive Psychology. 7492 articles on the subject were found, and the number of such articles published in each of the periodicals was computed. 22 journals were inserted in the top percentile, being the media for 27.55% of the articles. This indicates that there are nuclear journals for the subject of prevention, in spite of the theme being treated from the perspective of different psychology areas. In conclusion, the considerable variety of the journals examined, indicates the relevance of that topic and, since 22 journals were identified as a nucleus, it is feasible to select sub-areas of content in order to compose specific collections.
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