Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2007
  • O óbvio da informação científica: acesso e uso Artigos

    Targino, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    O texto aborda o acesso e o uso da informação científica, a partir da sua concepção e função para o avanço científico e tecnológico dos países. Na sociedade contemporânea, as redes eletrônicas de comunicação (ênfase para a Internet) agilizam o fluxo informacional, ao tempo que exigem mais rigor para a seleção da informação científica consistente. Entre alternativas de acesso à informação, além dos periódicos científicos (impressos ou eletrônicos), está o movimento de acesso livre à informação científica, que recorre a repositórios de acesso livre e/ou a softwares de código aberto. Há outras opções: (1) o Creative Commons, projeto sem fins lucrativos, que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais, incluindo textos científicos e o (2) Open Source Journalism (OSJ), que incentiva a participação efetiva da comunidade na produção de notícias. Em qualquer caso, reitera-se que inexistem soluções únicas para sociedades múltiplas. Isto é, cada inovação tecnológica tem o seu próprio espaço e o seu próprio público (sem riscos de o mundo tornar-se uma aldeia global), de modo que o acesso e o uso à informação científica ocorrem, também, de forma multifacetada.

    Resumo em Inglês:

    This work approaches the access and use of scientific information, based on its conception and role aimed at the scientific and technological advances of the countries. In contemporary society, communication electronic nets (with emphasis on the Internet) speed up the informational flow, but, at the same time, require greater rigor in order to select consistent scientific information. Among the information access alternatives, besides scientific journals (printed or electronic), there is the free information access movement, which resorts to free access databases and/or free code software. There are other options, such as (1) the Creative Commons, a non-profit project, that makes flexible licenses available to intellectual productions, including scientific texts; and (2) the open source journalism (OSJ), which encourages an effective community participation in the news production. In any case, there are no single solutions for multiple societies - which means to say that every technological innovation has its own space and its own public, in such a way that the access and use of scientific information occur, also, in many differently faceted forms (and therefore, the world moves on without risks of becoming a global village)
  • Perspectivas em (in)formação: tendências e tensões entre abordagens físicas, cognitivistas e emergentes Artigos

    Campos, Luiz Fernando de Barros; Venâncio, Ludmila Salomão

    Resumo em Português:

    Apresenta uma visão epistemológica e histórica das abordagens físicas, cognitivistas e emergentes no campo da Ciência da Informação, adotando o conceito de abordagem de Wersig em detrimento da concepção de paradigma. Expõe as polarizações entre diversas conceituações de informação e ilustra como problemas práticos do campo foram solucionados ou temas de pesquisa desenvolvidos com base nos modelos adotados e nas ligações transdisciplinares efetuadas pelos diferentes tipos de abordagens, incluindo a análise de domínio e a cognição situada. Conclui reconhecendo a atual premência da integração das várias abordagens, da tradução e fundamentação dos conceitos utilizados, da diversificação metodológica e de um viés pragmático que foque os problemas comuns e soluções adotadas no campo e considere os aspectos sociais, históricos e epistemológicos nos diversos domínios.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an epistemological and historical view of the physical, cognitivist and emergent approaches in the field of Information Science, adopting Wersig's concept of approach, instead of the concept of paradigm. It shows the polarizations occurring among the diverse conceptualizations in Information Science, and it illustrates how practical problems were solved in the field. It also indicates how research subjects were developed, grounded on adopted models and transdisciplinary connections made by the different kinds of approaches, including the domain analysis and the situated cognition. The article concludes pointing out to the need for integrating the various approaches and translating instrumental concepts and/or laying their foundations. The conclusion also indicates the need for methodological diversification and for a pragmatic view, which should focus at the ordinary problems and adopt solutions in the field that would take into account the social, historical, and epistemological dimensions of the diverse domains.
  • A informação documentária: codificação e decodificação Artigos

    Lima, Vânia Mara Alves

    Resumo em Português:

    Procuramos demonstrar como a classificação do conhecimento científico, ao longo dos séculos, tem se refletido na organização deste conhecimento e na elaboração da informação documentária nas instituições responsáveis pela sua preservação e disseminação. Sustentamos a suposição demonstrando o seu valor explicativo, por meio da análise da tensão dialética que se estabelece entre os sistemas de classificação e os sistemas de recuperação, tensão essa que determina o processo semiótico denominado representação documentária, e possibilita as enunciações de codificação e de decodificação da informação documentária. Concluímos, recomendando que o desenvolvimento e gerenciamento de linguagens documentárias levem em conta a dinâmica da enunciação de codificação e da enunciação de decodificação da informação documentária.

    Resumo em Inglês:

    In this article we demonstrate that the classification of the scientific knowledge, throughout the centuries, has been reflected in the organization of such knowledge and in the elaboration of the documentary information in institutions which have been responsible for its preservation and dissemination. We support this assertion and demonstrate its clarifying value through the analysis of the dialectic tension that establishes itself between the systems of classification and the retrieval systems. Such tension determines the semiotic process called documentary representation, and makes possible both, coding and decoding enunciations of the documentary information. Concluding, we recommend that the development and management of documentary languages should take into account the dynamics of coding and decoding enunciations of the documentary information.
  • Constituição e institucionalização da ciência: apontamentos para uma discussão Artigos

    Bazi, Rogério Eduardo Rodrigues; Silveira, Murilo Artur Araújo da

    Resumo em Português:

    Discute as distinções e relações entre a constituição e a institucionalização de uma disciplina científica. Apresenta os principais componentes de uma ciência, a partir da organização desta, proposta por Bunge (1980). Apresenta os principais elementos que particularizam as perspectivas institucionais da ciência, a cognitiva e a social, baseadas nas contribuições de Whitley (1974; 1980). Ao final, traz um quadro de referências relacionados aos tópicos discutidos quanto à constituição e à institucionalização da ciência.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the distinctions and relations between the constitution of a scientific discipline and its institutionalization. Besides presenting the main components of a science, according to the organization of science proposed by Bunge (1980), we also discuss the main elements that distinguish the institutional perspectives of science: the social and the cognitive perspective, based on the contributions of Whitley (1974; 1980). The conclusion includes a table of references on the discussed topics, related to the constitution and the institutionalization of a science.
  • Comunicação científica e gestão do conhecimento: enlaces conceituais para a fundamentação da gestão do conhecimento científico no contexto de universidades Artigos

    Leite, Fernando César Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo, produto de pesquisa teórica, tem por objetivo sinalizar as similaridades teóricas entre a abordagem da gestão do conhecimento e a da comunicação científica. O esclarecimento dos pontos de convergência entre uma e outra abordagem justifica-se pela necessidade de fundamentação conceitual para os estudos de gestão do conhecimento científico no ambiente acadêmico, visto que a literatura existente, até o presente momento, não considera as especificidades desse contexto, nem tão pouco a natureza da produção e da comunicação desse tipo de conhecimento. As reflexões consideram, inicialmente, a comunicação e gestão do conhecimento do ponto de vista das organizações empresariais, elaborando modelo teórico que ilustra a relação entre comunicação, cultura e gestão do conhecimento. Em um segundo momento, com base em reflexões teóricas, direciona a discussão para o ambiente acadêmico, considerando no modelo a comunicação científica, a cultura científica e a gestão do conhecimento nesse meio. Em seguida, explora as similaridades entre gestão do conhecimento e a comunicação científica, com base na comparação entre os processos de cada uma das abordagens. Conclui destacando os processos de comunicação científica como camada essencial e indispensável à gestão do conhecimento científico no contexto de universidades.

    Resumo em Inglês:

    This article, product of theoretical research, has as goal to signal the theoretical similarities between the approaches to knowledge management and to scientific communication. The clarification of the convergence points between such approaches is justified by the necessity of conceptual foundation for the studies on scientific knowledge management in the academic environment, since the specialized literature until the present moment seems not to consider the specificities within this context, or even the characteristics of the production and the communication of this type of knowledge. These reflections consider initially, the communication and knowledge management from the point of view of the enterprise organizations, preparing a theoretical model that illustrates the relationship between communication, culture and knowledge management. In a second moment, on the basis of theoretical reflections, it directs the discussion to the academic environment, considering, in the model, the scientific communication, the scientific culture and the knowledge management. After that, it explores the similarities between knowledge management and the scientific communication, based on a comparison between the processes involved in both approaches. The conclusion points out to the processes of scientific communication as an essential and indispensable layer to the management of scientific knowledge within the university context.
  • Delimitação de uma área multidisciplinar para análise bibliométrica de produção científica: o caso da Bioprospecção Artigos

    Lima, Ricardo Arcanjo de; Velho, Lea Maria Leme Strini; Faria, Leandro Innocentini Lopes de

    Resumo em Português:

    Os indicadores bibliométricos em ciência e tecnologia surgem da necessidade de mensuração da produção das instituições científica, partindo da premissa de que a ciência se encontra, em grande parte, incorporada em sua literatura. Como a ciência torna-se cada vez mais multidisciplinar, uma das principais dificuldades da análise bibliométrica tem sido a construção de indicadores de áreas com essa característica. Isso ocorre porque as bases de dados científicas adotam uma classificação própria de áreas, subáreas e disciplinas científicas e atribuem tais classificações aos periódicos. Este trabalho insere-se nesse contexto, contribuindo especificamente para a delimitação e construção de indicadores de uma área científica de atividade caracteristicamente multidisciplinar, a bioprospecção. Esta área de conhecimento vem se destacando na esfera política e econômica dos últimos anos. Os resultados deste estudo demonstram ainda a importância dessa área no meio acadêmico, ao comprovar o crescimento da área pelo número de artigos publicados, de disciplinas envolvidas, dos principais periódicos e das instituições de pesquisa que se destacam na produção dos conhecimentos multidisciplinares da bioprospecção.

    Resumo em Inglês:

    The bibliometric indicators in science and technology were born from the need for evaluating the research productivity of the scientific institutions, departing from the premise that knowledge produced in any scientific area is, to a large extent, incorporated in its literature. However, science is becoming increasingly multidisciplinary, and one of the main difficulties in performing the bibliometric analysis has been to construct indicators that would match up with the characteristics of a given multidisciplinary area. This occurs because the scientific databases adopt a classification of knowledge that is specific to each of the scientific areas, sub-areas and disciplines, attributing as well the same classification to the scientific periodicals . This study, developed within such context, contributes specifically to the delimitation and construction of indicators for an area of multidisciplinary scientific activity, the bioprospecting. In the last years this area of knowledge has burgeoned in the economical and political spheres. This study demonstrates that bioprospecting has been also important in the academic milieu. Herein, the findings indicate a markedly growing interest on the subject, made evident by the number of published articles, academic disciplines, main periodicals and research institutions that distinguished themselves in the knowledge production of such multidisciplinary area.
  • Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia Artigos

    Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini; Cabrero, Rodrigo de Castro; Costa, Maria da Piedade Resende da; Hayashi, Carlos Roberto Massao

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo analisar a questão do gênero no setor de ciência e tecnologia nacional e examinar a situação das docentes que pertencem à comunidade científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo baseou-se em teorias sobre as questões do gênero na ciência e da participação feminina. Para a coleta de dados, utilizou-se o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Para aprofundamento da realidade das mulheres na UFSCar, realizou-se um levantamento adicional nos sites da instituição e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conforme revelam os dados do Diretório, em 1995, a participação feminina alcançou 39% dos cientistas e, em 2004, passou para 47%. Na UFSCar, as mulheres representam 39,3% dos docentes, ocupam 1/3 dos postos de comando e entre os discentes superam 55% dos estudantes. Destaca-se que ainda falta um caminho a percorrer para igualarem-se aos pesquisadores nos postos acadêmicos e áreas do conhecimento mais prestigiadas. Utilizar o potencial feminino é estratégico para avançar cientificamente.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, in Brazil, the role of women in science is a reality, but it is still essential to develop studies on their roles in academia. This work evaluates the gender situation in science and technology, focusing on the Federal University of São Carlos (UFSCar), in the state of São Paulo, Brazil, as a case study. Data about the female insertion in research groups in Brazil were collected using the Directory of Research Groups in Brazil published by the CNPq (the National Counsel for Scientific and Technological Development). The UFSCar situation was closely examined using the institutional website and also the site of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). It is supposed that, in Brazil, women working in science will soon represent the major group. It should be mentioned that, according to the above mentioned Directory data, women were 39% of the scientists in 1995 and this percentage increased to 47% in 2004. Taking into account the situation at UFSCar, it can be said that women are 39.3% of the academic staff, occupy 1/3 of the command positions, and constitute 55% of the students. However, there are still room for increments of women participation in highly reputed academic positions and research areas. The full release of female potential is strategic for further advancements in science. The Brazilian scene must be better evaluated by investigating the women participation in other universities and research centers.
  • Base Qualis e a indução do uso de periódicos da área de Psicologia Artigos

    Jacon, Maria do Carmo Moreira

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa, de natureza exploratória, visa verificar se a base Qualis, uma vez implementada, induziu o uso dos periódicos nela melhor classificados, especialmente periódicos de conceito A, de abrangência nacional. Para tal objetivo, definiu-se como objeto de estudo periódicos Qualis da área de Psicologia e, como contexto, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O universo pesquisado constou de uma amostra de teses e dissertações defendidas no período 1997-2002 e de uma população de mestrandos e doutorandos matriculados no referido Programa. Os procedimentos metodológicos empregados foram as técnicas de análise de citação e de aplicação de questionário. A análise dos resultados revelou que a atribuição de conceito máximo não induz necessariamente ao uso efetivo. Conclui-se, a partir desse fato, que o consenso (avaliação pelos pares) que fundamenta a base Qualis e que é empreendido na classificação de periódicos científicos da área de Psicologia, não se reflete no consenso dos segmentos (docentes e discentes) do Programa analisado.

    Resumo em Inglês:

    The present research, of exploratory nature, aims at verifying whether the Qualis base, once implemented, has led researchers to the use of journals classified therein, especially those with A concept, published nationwide. For that aim, we have defined as the object of study, the Qualis classified journals on Psychology, and, as our research context, the Graduate Program in Psychology (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) of the Pontifícia Universidade Católica de Campinas, in the state of São Paulo, Brazil. The universe we have researched was composed of a sample of thesis and dissertations completed during the period of 1997- 2002, besides a population of graduate students enrolled in the Program, candidates to the Master and Ph.D. degrees. The methodological procedures employed herein are the citation analysis and the questionnaire application. The analysis of results has shown that a journal's maximum classification awarded by Qualis, did not effectively lead to the use of such journal. Therefore, the conclusion is that the consensus (evaluation by their piers) upon which the Qualis base establishes its classification of scientific journals in Psychology, is not reflected on the consensus of the segments (professors and graduate students) at the analyzed Program.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br