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Transinformação, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2012
  • Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva sociocognitiva do usuário Artigos

    Silva, Eduardo Graziosi; Boccato, Vera Regina Casari

    Resumo em Português:

    Avaliou-se o uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias na interface de recuperação da informação e no contexto sociocognitivo dos usuários. A metodologia constou da elaboração de estudo de diagnóstico organizacional com a aplicação de questionário com os diretores das três bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos e da coleta de dados com uso da técnica do protocolo verbal, realizado com oito discentes de graduação dos cursos de química (licenciatura), ciências biológicas (licenciatura) e pedagogia, na recuperação da informação pelos pontos de acesso de autor, título, assunto, entre outros no catálogo coletivo da Universidade Federal de São Carlos. Os resultados revelaram a necessidade de: adoção de padrões na representação descritiva e temática dos recursos informacionais; uma linguagem documentária única; treinamento contínuo no uso do catálogo; melhoria da capacidade de revocação e precisão do sistema; e implementação de ferramentas que facilitem a navegação do usuário e a interconexão entre sistemas. Concluiu-se que as bibliotecas necessitam atuar sistemicamente, priorizando a elaboração de uma política de indexação a partir de uma visão interacionista entre o meio e a percepção dos indivíduos envolvidos na modelagem de um sistema de recuperação da informação integrado sócio-histórico e culturalmente.

    Resumo em Inglês:

    We have performed an evaluation of the use of online collective catalogs from university libraries in the information retrieval interface and in the socio-cognitive context of the users. The methodology consisted of the production of an organizational diagnostic study with the application of a questionnaire to the directors of the three libraries at the Universidade Federal de São Carlos and data collection using the verbal protocol technique. The protocol technique was performed on eight undergraduate students from the Chemistry, Biological Sciences and pedagogy courses for the information retrieval via the access points of author, title, subject, among others, in the collective catalog of this university. The results revealed a need to adopt standards for the descriptive and thematic representation of information resources and a single indexing language; the lack of continuous training in the use of the catalog; improving the recall ability and the accuracy of the system; the implementation of tools to facilitate user navigation and interconnectivity between systems. It was concluded that the libraries need to act systematically, prioritizing the development of an indexing policy from an interactionist viewpoint between the medium and the perception of the individuals involved in the modeling of an information retrieval system that is socio-historically and culturally integrated.
  • Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação Artigos

    Lopes, Alex de Araujo; Freire, Isa Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva destacar a importância do orçamento participativo como fonte de inclusão social na sociedade intensiva de informação, em conjunto com os postulados da Ciência da Informação. O modelo participativo de gestão do orçamento participativo apresenta sinais de possibilidades de construção de um método provedor de democracia, e, nesse processo, a informação torna-se insumo inestimável. Nesse contexto, a Ciência da Informação surge como uma teia de formulações com laços concomitantes para que o acesso, a disseminação, o registro e a organização das informações produzidas sejam transformadas em realidades, sugerindo, ademais, proposições de ordem educativa para a cidadania. No atual momento de transição histórica e cultural da sociedade brasileira, comunidades e pessoas excluídas econômica e socialmente têm a possibilidade de participar do processo de gestão democrática mediante o orçamento participativo. Esses núcleos de compartilhamento de informações, conhecimentos e saberes tendem a contribuir para criar alternativas de transformação do espaço social, de modo a promover a inclusão dos grupos sociais menos favorecidos no acesso à informação.

    Resumo em Inglês:

    This work proposes highlighting the importance of participatory budgeting as a source of social inclusion in the intensive information society, in conjunction with the premises of Information Science. The model of participatory budget management shows signs of the possibility of constructing a method that provides democracy, in which case the information becomes an invaluable input. In this context, information science emerges as a web of formulations with concurrent ties, permitting the dissemination, recording and organization of the information produced to be transformed into reality, suggesting, moreover, propositions of an educational order for citizens. At the present moment of historical and cultural transition through which we are passing in Brazilian society, communities and economically and socially excluded individuals have the chance to participate in the process of democratic management through participatory budgeting. These clusters of information sharing, knowledge and wisdom tend to contribute to the creation of alternatives for the transformation of social space in order to promote the inclusion of disadvantaged social groups in terms of access to information.
  • A apropriação social da Internet pelo bibliotecário catarinense: o retrato de uma década Artigos

    Corrêa, Elisa Cristina Delfini

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa páginas web de Unidades de Informação catarinenses a fim de conhecer a interação do bibliotecário com a Internet, por meio de sua participação na criação e na manutenção das páginas web de diferentes instituições em Santa Catarina. Pretende reavaliar o cenário catarinense uma década após pesquisa semelhante realizada pela autora em 1999. Foram elencadas dezesseis instituições, distribuídas nas seguintes categorias: industrial, empresarial, agropecuária, ciência e tecnologia, meio ambiente e universidades. Através da descrição do conteúdo da página, buscou-se identificar a menção do bibliotecário como responsável pela criação e/ou manutenção da página (de forma direta na própria página web ou indireta através da análise dos produtos e serviços oferecidos). Constatou-se que apenas duas instituições mencionam participação direta do bibliotecário na equipe responsável pelas páginas. Esses resultados reforçam os obtidos há dez anos: outros profissionais tem-se ocupado em criar as páginas web das Unidades de Informação na Internet, sendo ainda muito tímidos os sinais de apropriação social da rede como campo de trabalho A participação do bibliotecário, quando existente, não representa um avanço na apropriação da Internet nem como ferramenta nem como campo de trabalho em Santa Catarina, o que não contribui para uma maior visibilidade de sua atuação no ciberespaço.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of web pages by information units in the Brazilian state of Santa Catarina, with the aim of understanding the librarian's interaction with the Internet, through his/her participation in the creation and maintenance of web pages from different institutions in Santa Catarina. The study aims to reevaluate the picture in Santa Catarinaa decade after a similar survey carried out by the author in 1999. Sixteen institutions were listed, divided into the following categories: Industrial Sector, Business Sector, Agricultural Sector, Science and Technology, Environment Sector and Universities. Through the description of page contents, it was sought to identify mention of the librarian responsible for the creation or maintenance of the web page (directly on the page or indirectly through an analysis of the products and services offered). It was found that only two institutions mentioned the direct participation of the team's librarian responsible for the pages. The current findings support those of ten years ago: other professionals have been busy creating web pages for the Information Unit on the Internet, still quite timid signs of social appropriation of the network as a field of work.
  • A gestão da informação como proposta de inclusão em uma biblioteca especializada Artigos

    Neves, Barbara Coelho; Padilha, Maria Célia Nery

    Resumo em Português:

    Esta comunicação apresenta o relato de experiência da implementação do Núcleo de Gestão da Informação e Inteligência administrado pela Biblioteca da Defensoria Pública do Estado da Bahia. O Núcleo tem o propósito de corroborar com o estoque informacional, baseando-se na captação do conhecimento tácito dos defensores públicos da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Ambiciona-se a inclusão social e a preservação da memória dos direitos humanos empregada nas atividades defensoriais desenvolvidas. O maior benefício da criação do Núcleo de Gestão da Informação e Inteligência é proporcionar a disponibilidade de informação adquirida pelos defensores, de maneira estruturada, a todas as pessoas interessadas nos temas defensoriais apreendidos através de vivências jurídicas, congressos, cursos de capacitação, seminários, workshops, dentre outros. O Núcleo de Gestão da Informação e Inteligência da Biblioteca da Defensoria Pública do Estado da Bahia constitui importante meio para conectar eficientemente "aqueles que sabem" àqueles que "necessitam saber" e converter conhecimento pessoal em memória da organização. Para tanto, a proposta desenvolve a coleta, o armazenamento, gerenciamento e disseminação do conhecimento com uma metodologia baseada em modelos de gestão da informação e gestão do conhecimento, com o auxílio de adolescentes "menores aprendizes" em cumprimento de medida socioeducativa da Fundação Cidade Mãe.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the account of experiences with the implementation of the Information and Intelligence Management Center administered by the Library of the Public Defender's Office in the Brazilian state of Bahia. The aim of this Center is to corroborate the information inventory, based on the capture of tacit knowledge from the attorneys of the Public Defender's Office in Bahia. It aspires to social inclusion and the preservation of the memory of human rights as used in activities undertaken by these public defenders. The biggest benefit to be gained by creating the Center is to provide the availability of information gained by the public defenders in a structured form, to all persons interested in the topics of defense acquired through legal experiences, conferences, training courses, seminars, workshops, amongst others. The Information and Intelligence Management Center of the Library of the Public Defender's Office in Bahia is an important means to efficiently connect "those who know" with those who "need to know" and convert individual knowledge into organizational memory. To this end, the proposal builds on the collection, storage, management and dissemination of knowledge using a methodology based on information and knowledge management models, with the help of teenage "apprentices" in compliance with the socio-educational measures of the Fundação Cidade Mãe (literally the Mother-City Foundation).
  • Evaluación de sitios web de postgrados biomédicos en España

    Olvera-Lobo, María-Dolores; Aguilar-Soto, María; Ruiz-de-Osma, Elvira

    Resumo em Espanhol:

    El objeto de este trabajo es la creación de una herramienta para la evaluación de la calidad de la información contenida en los sitios web de Postgrado de ámbito biosanitario en las universidades españolas. Se ha diseñado y desarrollado una hoja de evaluación (checklist) que ha sido validada y aplicada a los 131 sitios web de Postgrado con Mención de Calidad de tema biosanitario de las universidades españolas. Se han analizado las valoraciones obtenidas por los sitios web y se han aplicado técnicas de clustering y de análisis de componentes principales. Los datos recogidos por la checklist permiten establecer un ranking según la calidad de la información de los sitios web. Además, se observa la existencia de tres grandes grupos de sitios web según sus características y prestaciones. La aplicación de las herramientas diseñadas indica que los sitios web alcanzan valores aceptables, si bien presentan algunos defectos comunes. No obstante, se constata la existencia de varios niveles de calidad de los mismos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to create a tool for assessing the quality of the information on postgraduate course websites at Spanish universities. An evaluation checklist was developed and applied to the 131 websites of postgraduate biomedical courses with quality accreditation in Spanish universities. The website evaluations were analysed with the application of clustering and principal component analysis techniques. While the average of all the sites is 'acceptable' there remain some clear weaknesses in aspects such as accessibility, lack of an internal search engine, or forms - for obtaining the views of current students and lecturers- and evaluation tests - for analysing the results. The tool developed provides a new instrument for evaluating postgraduate course websites. This evaluation enables website comparison, helps identify their strengths and weaknesses, and facilitates their improvement.
  • Construir conhecimento partindo das margens: informação, conhecimento e movimentos sociais Articles

    Sáez, Víctor Manuel Marí

    Resumo em Português:

    A teoria social que vem sendo construída na América Latina nos últimos vinte anos propõe uma alternativa aos critérios tradicionais de demarcação das ciências. Frente à tendência dominante, que tende a subsumir o conhecimento num processo intensivo de mercantilização, abre-se passo um enfoque alternativo do conhecimento, orientado neste caso à emancipação social. Neste processo, os movimentos sociais altermundialistas são um dos atores sociais que protagonizam os novos modos de construção de saberes. Eles trabalham partindo de uma nova relação entre os processos sociais de mudança, a construção do conhecimento e o sentido da comunicação. Neste contexto, a comunicação e a informação deixam de ser instrumentos para a regulação e o controle do comportamento social. As tensões procedentes do mercado e os modelos comunicativos dominantes herdados do passado pressionam em direção contrária às pesquisas preocupadas em construir conhecimento e comunicação partindo das margens. Os novos enfoques emergentes tendem a fortalecer as relações bidirecionais entre comunicação e transformação social.

    Resumo em Inglês:

    The social theory that has been constructed in Latin America in the past twenty years, proposes an alternative to the traditional criteria of science boundaries. This alternative approach, oriented towards social emancipation, is gaining ground over the predominant tendency, which is to subsume knowledge into an intensive process of commoditization. Anti-globalist movements are amongst the social players that have a leading role in the development of new ways of building knowledge. These movements act based on a new relationship between processes of social change, knowledge-building and the meaning and direction of communication. In this context, communication and information cease to be instruments for the regulation and control of social behavior. The tensions arising from the market and the predominating, inherited communication models go against research concerned with building meanings and viewpoints that are alternatives to the predominant ones. The new, emerging approaches tend to strengthen bidirectional relationships between communication and social transformation.
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