Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2016
  • Uso de ferramentas Web 2.0 pelos periódicos ibero-americanos indexados no Web of Science e Scopus Artigos Originais

    Neubert, Patrícia da Silva; Rodrigues, Rosângela Schwarz; Fachin, Gleisy Regina Bories

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa é analisar o uso de ferramentas Web pelos periódicos científicos dos países ibero-americanos a fim de identificar quais recursos foram utilizados. Os procedimentos metodológicos utilizados são exploratórios, documentais e quanti--qualitativos. O universo da pesquisa foi composto pelos 883 periódicos ibero-americanos indexados no Institute for Scientific Information, Web of Knowledge e no Scopus, do ano de 2011. A análise das ferramentas Web adotadas pelos periódicos permitiu a identificação de um número maciço de periódicos científicos eletrônicos: 99,21%. Ferramentas Web 2.0 foram identificados em 9,27% das publicações, dentre as quais se destaca o uso de sites de redes sociais, microblogs, blogs e compartilhadores de vídeos e de imagens. A análise das relações entre as características dos periódicos que utilizam recursos 2.0 mostrou a existência de indicadores de impacto maiores nessas publicações em relação às revistas que não utilizam Web 2.0 em alguns países. Conclui-se que os títulos priorizam o artigo tradicional com opção de impressão e a disseminação dos artigos utilizando plataformas Web, além do uso ainda limitado da Web 2.0.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to analyze the use of Web tools by scientific journals in Ibero-American countries. The methodological procedures are descriptive, exploratory, documental, quantitative and qualitative. The corpus included 883 Ibero-American journals indexed in 2011 list by the Institute of Scientific Information, Web of Knowledge and Scopus. By analyzing the Web resources used by the journals, we identified a massive number of electronic journals, 99.21%, the Web 2.0 features were identified in 9.27% of the publications, among which the use of social networking sites, microblogs, blogs, video and photo sharing platforms are the highlight outstanding. The analysis of the relationships between the characteristics of the journals that use the 2.0 tools showed higher impact indicators than those in countries that do not use the Web 2.0. It may be concluded that journals disseminate articles using the web platforms and Web 2.0 and prefer keeps traditional articles that can be printed.
  • Functional Requirements for Bibliographic Records in the context of the Semantic Web: The contribution of Paul Otlet Artigos Originais

    Souza, Elisabete Gonçalves de; Bezerra, Darlene Alves

    Resumo em Português:

    Este trabalho examina como o modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records se aproxima da noção de unidade documentária atribuída a Paul Otlet e presente no Traité de Documentation, cujos princípios são aplicados ao fundamentar as bases do Repertório Bibliográfico Universal. Em termos teóricos e metodológicos, trata-se de pesquisa exploratória de caráter histórico e documental, cujo objetivo é averiguar os pressupostos clássicos da representação e organização da informação, relacionando-os com o contexto da Web Semântica. Avança analisando os resultados de simulações acerca da aplicação dos Functional Requirements for Bibliographic Records no repositório Acesso Livre à Informação Científica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, de modo a ilustrar como as teses de Otlet se aplicam a essas ferramentas bibliográficas. Mostra as vantagens dos repositórios nos processos de modelagem, pois o formato Dublin Core permite a descrição de metadados usando linguagens como a Resource Description Framework, o que potencializa a recuperação de informações. Finaliza demonstrando como os princípios - monográfico, da continuidade e da pluralidade -, se expressam nas entidades do Grupo I do modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records, o que revela as afinidades metodológicas entre o modelo e as teses de Otlet. Ressalta que ações direcionadas no sentido de incentivar a descrição dos metadados bibliográficos em declarações em Resource Description Framework permitirá, num futuro bem próximo, que cada recurso seja identificado de forma pertinente por meio de um identificador universal - Uniform Resource Identifier -, possibilitando que os registros das bases de dados sejam interligados, permitindo ao usuário acesso a uma massa informacional há séculos estocada, tal como preconizou Otlet ao criar o Repertório Bibliográfico Universal.

    Resumo em Inglês:

    We examine how the conceptual model of Functional Requirements for Bibliographic Records is related to the notion of documentary unit attributed to Otlet and present in the Traité de Documentation, whose principles are applied to support the foundations of the Universal Bibliographic Repertory. In theoretical and methodological terms, this is an exploratory research with a historical and documentary nature that seeks to ascertain the classical assumptions of representation and organization of information and relate them to the context of the Semantic Web. We analyze the results of simulations of the application of the Functional Requirements for Bibliographic Records carried out in Acesso Livre à Informação Científica of Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária to illustrate how Otlet's theses are applied to these digital bibliographies. We discuss the advantages of repositories for the modeling processes since the Dublin Core format allows the use of languages such as the Resource Description Framework for the description of metadata, which enhances information retrieval. We conclude by demonstrating how the principles of monograph, continuity and plurality are expressed in the entities in Group I of Functional Requirements for Bibliographic Records conceptual model, which reveals methodological affinities between the model and Otlet's theses. We point out that actions directed towards encouraging the description of bibliographic metadata in Resource Description Framework statements will, in the near future, allow each resource to be identified in a meaningful way through a universal identifier - Uniform Resource Identifier -, allowing the database records to be interconnected and access to the user to a huge amount of stored information, as stated by Otlet when developing the Universal Bibliographic Repertory.
  • Las revistas científicas en América Latina hacia el camino del acceso abierto: un diagnóstico de políticas y estrategias editoriales Artigos Originais

    Sánchez-Tarragó, Nancy; Caballero-Rivero, Alejandro; Trzesniak, Piotr; Domínguez, Dania Deroy; Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Fernández-Molina, Juan-Carlos

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta los resultados más relevantes de un diagnóstico sobre el estado de las políticas y estrategias de los comités editoriales de las revistas científicas latinoamericanas para favorecer el uso y reúso en acceso abierto de la producción científica que publican, así como sobre las percepciones y actitudes de editores y autores con relación a estas políticas y estrategias. Se realizó análisis cuantitativo y cualitativo a los datos obtenidos de 516 revistas y de 400 cuestionarios de editores y 101 de autores. La mayoría de las revistas son gratuitas y consideradas de acceso abierto por sus editores, pero en muchos casos disponen de políticas de derecho de autor restrictivas o carecen de información explícita sobre las condiciones de uso de los artículos. Las estrategias institucionales y editoriales para promover el modelo son escasas y tienen poca visibilidad entre los autores. El financiamiento sostenible y la falta de familiarización con el modelo de acceso abierto están entre las barreras más importantes para que América Latina lleve adelante estas iniciativas. La región de América Latina necesita mayor y mejor alineación y coherencia de las políticas institucionales y editoriales con los principios y estrategias que favorecen el acceso abierto, así como mayor preparación de editores y autores.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the main results of a study carried out in order to assess the current state of policies and strategies used by editorial boards of Latin American scientific journals, to promote use and reuse of open access scientific production, as well as to identify publishers and authors' perceptions and attitudes regarding these policies and strategies. Quantitative and qualitative analysis was carried out on data obtained from 516 journals and questionnaires applied to 400 publishers and 101 authors. Although most of the journals are free and considered as open access by their publishers, actually, in many cases they have established restrictive copyright policies or lack explicit information on terms and conditions of use and publishing of their articles. Institutional and editorial strategies to promote open access are scarce and have little visibility among authors. Sustainable funding and lack of familiarity with open access model are among the most important barriers for Latin America push these initiatives forward. Latin America needs a better and larger alignment and coherence of institutional and editorial policies with principles and strategies that promote open access, as well as further training for editors and authors.
  • Uso de redes sociais para suporte de pessoas com baixa visão: estudo de caso do Facebook Original Articles

    Caran, Gustavo Miranda; Santini, Rose Marie; Biolchini, Jorge Calmon de Almeida

    Resumo em Português:

    O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser visto como um importante fator para a inclusão social em seus diferentes aspectos - econômicos, sociais, relacionais e informacionais, entre outros. A potencialidade de inclusão é ainda mais relevante para grupos de pessoas que enfrentam condições de vida limitadoras, determinando barreiras sociais. Este trabalho investigou o suporte social oferecido a Pessoas com Deficiência a partir do método de análise de redes sociais. O objetivo foi evidenciar a dinâmica do suporte online para pessoas com baixa visão, amigos e familiares, tomando como estudo de caso o grupo Low Vision do Facebook. A modelagem e a análise quantitativa da rede social foram realizadas a partir do levantamento dos dados sobre os usuários, publicações, comentários e curtidas. Os conteúdos foram classificados quanto ao tipo de suporte (Emocional ou Instrumental) e quanto à sua intenção (Oferecido ou Solicitado), representados em grafos enquanto indicadores para a análise. Os resultados apontaram para uma maior frequência de uso do suporte Instrumental e do Oferecido, porém, uma troca mais intensa e abrangente no suporte Emocional e no Solicitado. As limitações da coleta de dados indicam a necessidade de mais estudos empíricos sobre os usos sociais de redes sócio--técnicas para diferentes tipos de suporte social. O tema aponta para uma agenda de pesquisa sobre o papel da Tecnologias de Informação e Comunicação como condição de possibilidade para inclusão, qualidade de vida e bem-estar da Pessoas com Deficiência.

    Resumo em Inglês:

    The use of Information and Communication Technologies can be seen as an important factor for social inclusion in its different aspects - economic, social, relational and informational, among others. Inclusion potentiality is even more relevant for groups of people who face limiting life conditions which determine social barriers. This study investigated the social support offered to people with disabilities based on the social network analysis method. The research objective was to make the online support dynamics for low vision people, friends and relatives evident, having as case study the Facebook Low Vision group. The social network modelling and quantitative analysis were performed from user data collection, posts, comments and likes. Contents were classified according to the type of support (Emotional or Instrumental) and according to its intention (Offered or Requested), represented in graphs as indicators for analysis. Results pointed towards a larger use rate of Instrumental and Offered support although a more intense and comprehensive exchange of Emotional and Requested support was found. Data collection limitations indicate the need for more empirical studies on the social use of socio-technical networks for different types of social support. This theme points to a research agenda about the role of information and communication technologies as a possible condition for inclusion, life quality and well-being of people with disabilities.
  • Estado da arte sobre pesquisa escolar no Brasil Artigos Originais

    Oliveira, Iandara Reis de; Campello, Bernadete Santos

    Resumo em Português:

    Investigações sobre pesquisa escolar em escolas de ensino básico no Brasil têm se desenvolvido em áreas como Biblioteconomia/Ciência da Informação, Educação e Letras. O objetivo deste trabalho foi estabelecer o estado da arte da investigação sobre pesquisa escolar no Brasil. A metodologia foi a análise documental de 24 relatos de pesquisa, cobrindo o período de 1989 a 2011, sendo treze relatos provenientes da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, sete de Educação, dois de Engenharia de Produção e dois de Letras. Verificou-se uma contradição entre discurso e prática: havia compreensão teórica da pesquisa como princípio educativo, mas na maioria das vezes isso não foi suficiente para viabilizá-la como prática escolar eficiente, sendo que a maioria dos estudos identificou aspectos negativos relacionados à pesquisa escolar.

    Resumo em Inglês:

    Studies on the research process in Brazilian schools have been conducted in different areas such as Library/Information Science,Education and Literature. The aim of this study was to establish the state-of-the-art of investigation on the research process in Brazil, covering all fields. The methodology consisted of document analysis of 24 academic documents from 1989 to 2011, of which thirteen were in the field of Library/Information Science, seven in Education, two in Production Engineering, and two in Literature. The analysis showed a contradiction between discourse and practice: studies point out that the theoretical understanding of the research process as an educational principle were present, but they indicate that this understanding was not enough to make it feasible as an effective school practice and most studies identified negative aspects related to the research process.
  • A grande bibliologia: notas epistemológico-históricas sobre a ciência da organização dos saberes Ensaio

    Saldanha, Gustavo Silva

    Resumo em Português:

    A proposta do trabalho, sob a via metodológica de uma epistemologia histórica da organização dos saberes, de fundo diltheyano, é discutir alguns aspectos preponderantes da Bibliologia, tomada como macrossaber, a partir, centralmente, dos discursos de Gabriel Peignot, Paul Otlet e Robert Estivals. É objetivo do estudo perceber tal "epistemologia" como uma das pioneiras na tentativa de sustentação de um discurso científico para o que hoje é tratado como epistemologia dos estudos informacionais, ou epistemologia informacional ou, ainda, epistemologia da Ciência da Informação. Especificamente objetiva-se aqui discutir a relação da Bibliologia entre Peignot e Otlet e sua manifestação no "longo século XIX", pautado na cultura científica, racional e sistemática, e na consagração da epistemologia como reflexo do conhecimento acadêmico-empírico. Como verticalização, o estudo adentra a discussão sobre a elaboração científica do conceito de "livro" e sua prioridade na formulação da Bibliologia entre Gabriel Peignot e Paul Otlet.

    Resumo em Inglês:

    Based on the methodology of the historical epistemology of knowledge organization with a Dilthyean approach, the aim of the study is to discuss some prominent aspects of Bibliology, considered as macroknowledge, based on the discourses of Gabriel Peignot, Paul Otlet and Robert Estivals. The main objective was to consider "epistemology" as the pioneer in the endeavor to support scientific discourse that is now called epistemology of informational studies, informational epistemology, or epistemology of Science Information. More specifically, the objective is to discuss the relationship of Bibliology with Peignot and Otlet and its expression during the "long nineteenth century", based on scientific, rational and systematic culture and the acclaim of epistemology as it reflects academic-empirical knowledge. From a vertical perspective, we discuss the scientific concept of "book" and its importance for the development of Bibliology for Gabriel Peignot and Paul Otlet.
  • Evaluación de la investigación cubana en Comunicación Social: ¿reto o necesidad? Comunicação

    Piedra-Salomón, Yelina; Olivera-Pérez, Dasniel; Herrero-Solana, Víctor

    Resumo em Espanhol:

    Desde una perspectiva teórica se expone la importancia y necesidad de desarrollar estrategias sistemáticas de evaluación de la investigación en Comunicación Social en Cuba para perfeccionar su gestión. Se aborda brevemente la evaluación de la ciencia haciendo énfasis en las Ciencias Sociales, sirviéndose de las potencialidades de las herramientas métricas para realizar ejercicios evaluativos sistemáticos y profundos. Se alude a las condicionantes y características de la investigación del campo en cuestión dado su "carácter profesionalizante", el escaso valor otorgado a la investigación teórico-histórica, la incipiente existencia de publicaciones nacionales, la nula visibilidad internacional de la producción científica nacional a partir de fuentes propias además de la inexistencia de un modelo de gestión de la investigación y de un sistema de información científica. Se identifican potencialidades para diseñar una sólida batería de indicadores en consonancia con la realidad del dominio en cuestión y la consecución de la evaluación como eje central de una política científica nacional que incentive la investigación en comunicación, bien como su gestión y desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    From a theoretical perspective the present contribution concentrates on exposing the importance and necessity of developing systematic strategies of research evaluation to improve management in the Cuban communication field. The evaluation of the topic is briefly addressed by emphasizing Social Sciences. This paper also presents the potentialities of the metric tools which carry out intensive and systematic evaluation exercises. Conditions and characteristic of the research in the field are presented in order to explain its "professional character", scarce value given to the theoretical-historical research, incipient existence of national publications, null international visibility of the national scientific production relying on its own sources, nonexistence of a model of research management and of a scientific information system. Potentialities are identified in order to elaborate a solid group of indicators in total harmony with the reality and characteristic of the issue in question, as well as to conceive the evaluation as the central axis of a national scientific politics that motivates research in communication, its management and development.
  • Requisitos funcionais para a descrição bibliográfica em ambientes digitais Comunicação

    Castro, Fabiano Ferreira de

    Resumo em Português:

    Considera-se que nos ambientes informacionais digitais atualmente, onde vários tipos de recursos coexistem com formatos e padrões de metadados heterogêneos, muitos esforços têm sido feitos para alcançar a interoperabilidade, a fim de utilizar vários padrões de metadados e de reutilizar os registros de metadados, através do desenvolvimento de estratégias, que vão desde os simples mapeamentos entre elementos de metadados à modelagem estrutural complexa. O tratamento dado ao recurso informacional requer uma descrição de forma e de conteúdo legível por máquinas, com resultados compreensíveis aos humanos, e, que ainda, atenda aos requisitos de interoperabilidade entre os ambientes informacionais. Nesse sentido, a investigação propõe a reflexão e um olhar pautados numa proposta de desenvolvimento de uma arquitetura para a descrição bi-bliográfica semântica, que garanta a interoperabilidade em ambientes informacionais digitais. Por meio de uma metodologia de análise exploratória e descritiva do tema, verifica-se que as metodologias da Catalogação Descritiva e uma ontologia para a descrição bibliográfica, explicitada nas regras e códigos de catalogação, e nos padrões de metadados redesenham a construção de novos ambientes informacionais digitais melhor estruturados, para a recuperação da informação e no estabelecimento efetivo da interoperabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays in digital information environments, various types of resources coexist with heterogeneous metadata formats and standards and efforts have been made to achieve interoperability in order to use multiple metadata standards and reuse metadata records by developing strategies, which range from simple mappings among metadata elements to complex structural modeling. Dealing with information resources requires a description of form and machine readable content with results that are understandable to humans and can meet the interoperability requirements between information environments. Considering this, this research proposes a reflection and suggests the development of an architecture for semantic bibliographic descriptions that ensures interoperability in digital information environments. By using exploratory and descriptive analysis, we found that Descriptive Cataloguing methodologies and a bibliographic ontology description, explained in the rules and codes of cataloguing and in metadata standards, redesign the development of better structured new digital information environments to retrieve information and effectively establish interoperability.
  • Contexto e processo do Mapeamento Sistemático da Literatura no trajeto da Pós-Graduação no Brasil Comunicação

    PROENÇA Júnior, Domício; Silva, Édison Renato

    Resumo em Português:

    Este texto partilha elementos capazes de permitir a realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura. O texto trata da natureza e contexto de um Mapeamento Sistemático da Literatura, enfatizando o significado específico do adjetivo "sistemático" como sendo a adoção de procedimentos para eliminar vieses (i) na localização de referências; (ii) na seleção das referências a serem consideradas; (iii) nos conteúdos das referências selecionadas; (iv) na extração de informações e entendimentos que as referências contêm; e (v) na apreciação crítica do conteúdo das referências. Discute ainda que a realização de um Mapeamento Sistemático seja responsabilidade de quem empreende uma Pós-Graduação e dá atenção ao contato inicial, panorâmico, com um determinado campo de conhecimento do qual um Mapeamento Sistemático depende. O texto também detalha cinco etapas do processo de realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura, que correspondem (1) à busca por referências; (2) à coleta das referências para um repositório organizador; (3) à filtragem das referências; (4) ao relato dos resultados; (5) ao controle do processo, apresentando cada uma delas em termos gerais e detalhando em termos mais pragmáticos seu conteúdo. Considerações finais dão conta de algumas consequências da realização de Mapeamento Sistemático para a prática da pesquisa científica no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    We discuss the elements that support systematic literature mapping and the nature and context of systematic literature mapping, emphasizing the specific meaning of the adjective "systematic" as one that corresponds to the adoption of procedures that seek to eliminate biases (i) in the location of references; (ii) selection of significant references; (iii) content of selected references; (iv) extraction of information and understanding from references; and (v) the critical appreciation of the content of references. We also argue that graduate students are responsible for their own systematic mapping and that systematic mapping depends on the attention paid to the panoramic, initial contact with a given field. We detail the five stages of systematic mapping process: (1) searching for references; (2) compiling references and organizing them into a system; (3) filtering/selecting references; (4) reporting the results; (5) controlling the process, presenting each stage in general terms before detailing more pragmatic aspects. Our final remarks address some of the consequences of producing systematic mapping for the practice of scientific research in Brazil.
  • Emprego dos princípios Linked Data para gestão semântica de documentos digitalizados Comunicação

    Monteiro, Luciane Lena Pessanha; Jacyntho, Mark Douglas de Azevedo

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda o uso da Web Semântica e dos princípios Linked Data propostos pelo World Wide Web Consortium no desenvolvimento de uma aplicação Web de gestão semântica de documentos digitalizados. O objetivo principal é registrar documentos digitalizados, descrevendo-os de maneira que a máquina consiga compreendê-los e processá-los, realizando filtragem de conteúdo e nos auxiliando na busca por tais documentos quando de uma tomada de decisão. Para tal, metadados inteligíveis por máquina, criados por meio do emprego de ontologias Linked Data de referência, são associados aos documentos, criando uma base de conhecimento. Para enriquecer ainda mais, é realizado, de forma (semi)automática, o mashup destes metadados com dados provenientes da nova Web de Dados Ligados, aumentando, sobremaneira, a abrangência desta base de conhecimento e possibilitando extrair da Web novos dados relacionados ao conteúdo dos documentos armazenados e combiná-los, sem a necessidade de que o usuário da aplicação faça qualquer esforço ou perceba a complexidade de todo o processo.

    Resumo em Inglês:

    The study addresses the use of the Semantic Web and Linked Data principles proposed by the World Wide Web Consortium for the development of Web application for semantic management of scanned documents. The main goal is to record scanned documents describing them in a way the machine is able to understand and process them, filtering content and assisting us in searching for such documents when a decision-making process is in course. To this end, machine-understandable metadata, created through the use of reference Linked Data ontologies, are associated to documents, creating a knowledge base. To further enrich the process, (semi)automatic mashup of these metadata with data from the new Web of Linked Data is carried out, considerably increasing the scope of the knowledge base and enabling to extract new data related to the content of stored documents from the Web and combine them, without the user making any effort or perceiving the complexity of the whole process.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br