Abstract in Portuguese:
Resumo O presente trabalho visa caracterizar a produção científica mexicana em 22 categorias temáticas e 151 subcampos temáticos, utilizando uma metodologia multidimensional baseada em produtividade, impacto e métricas alternativas. Os dados foram extraídos do banco de dados Dimensions. Os indicadores disponíveis no serviço Dimensions Analytics foram utilizados e representados por meio do software LabSOM e da metodologia ViBlioSOM, baseada em redes neurais artificiais. Foram estudadas as características dos principais campos temáticos e subcampos. Mapas multidimensionais baseados no algoritmo de Kohonen foram construídos. Para a representação visual, foram escolhidos o índice de atividade, índice de atração, impacto relativo, razão de citação por campo, percentual de publicações com atenção altmétrica e nota de atenção altmétrica. A produção científica mexicana cresceu exponencialmente durante o período 2010-2019. Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Ambientais, Ciências Físicas, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Ciências Matemáticas e, surpreendentemente, História e Arqueologia obtiveram os melhores desempenhos bibliométricos em relação ao mundo. O método baseado em inteligência artificial permitiu analisar características específicas das atividades científicas mexicanas, bem como os vínculos comuns entre as práticas de pesquisa desenvolvidas em vários domínios do conhecimento.Abstract in English:
Abstract The current work aims to characterize the Mexican scientific production in 22 main fields and 151 thematic subfields, using a multidimensional methodology based on productivity, impact and Altmetric measures. Data were extracted from Dimensions database. Indicators available at Dimensions Analytics service were used and represented via LabSOM software and ViBlioSOM methodology, based on artificial neural networks. The characteristics of the major fields and their corresponding subfields were studied. Multidimensional maps based on the Kohonen algorithm were constructed. Activity index, attractivity index, relative impact, field citation ratio, percentage of publications with Altmetric Attention, and Altmetric Attention Score were the indicators chosen for visual representation. Mexican scientific production experimented an exponential growth during the period 2010-2019. Agricultural and Veterinary Sciences, Environmental Sciences, Physical Sciences, Biological Sciences, Earth Sciences, Mathematical Sciences and, surprisingly, History and Archeology achieved the best bibliometric performances in relation to the world. The artificial intelligence-based method allowed the analysis of specific characteristics of Mexican scientific activities and common links among research practices in different knowledge domains.Abstract in Portuguese:
Resumo Este estudo compara o perfil da publicação científica brasileira e o da chinesa na área de Ciência da Informação indexada na Web of Science. Os objetivos específicos são: (a) levantar o número de artigos publicado por cada país; (b) identificar as características dos periódicos nos quais os artigos são publicados; e (c) identificar a nacionalidade e a tipologia dos publishers que editam os periódicos. A busca na Web of Science resultou em 6.417 artigos de autores vinculados às instituições brasileiras e chinesas, respectivamente, 2005 e 4.412, sendo 29,5% da publicação brasileira em inglês, e a maioria da chinesa (99,9%). Do total de 221 títulos, a produção brasileira é publicada em 99, e a chinesa em 122, majoritariamente via subscrição diferente do modelo de acesso identificado nos artigos: 91% dos chineses via subscrição e 76% dos brasileiros em acesso aberto. A maior concentração dos títulos ocorre na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Holanda, com Fator de Impacto inferior a 1. Editoras comerciais publicam a maioria dos artigos chineses (92,3%), enquanto os artigos brasileiros concentram-se em editoras universitárias de acesso aberto (72,3%). Conclui-se que a produção científica em Ciência da Informação brasileira e chinesa na Web of Science apresenta estratégias diversificadas: a brasileira se destaca pela indexação dos periódicos nacionais, publicando artigos em português e em Acesso Aberto, enquanto a chinesa pela publicação em inglês, em periódicos indexados na base e majoritariamente editado por editoras comerciais. Na China, há uma produção mais internacionalizada que a brasileira, porém com maior dependência do sistema por parte da comunidade científica.Abstract in English:
Abstract This study compares the profile of Brazilian and Chinese scientific publications in Information Science indexed in the Web of Science. The specific objectives are: (a) to survey the number of articles published by each country; (b) identify the characteristics of the journals in which the articles are published; and (c) identify the nationality and type of publishers that edit these journals. The Web of Science search yielded 6,417 articles, with 2,005 articles authored by Brazilian institutions and 4,412 articles authored by Chinese institutions. Of these articles, 29.5% of the Brazilian publications and the majority (99.9%) of the Chinese publications were in English. Brazilian production is published in 99 of the 221 journals, while Chinese is published in 122. Different access models were identified for the articles. Specifically, 91% of Chinese publications were accessible via subscription and 76% of the Brazilians via open access. The highest concentration of journals is in England, the United States, and the Netherlands, with an Impact Factor of less than one. Commercial publishers publish most Chinese articles (92.3%) while Brazilian articles are predominantly available through university publishers with open access repositories (72.3%). It is concluded that the scientific production in the field of Information Science from Brazil and China, as indexed in the Web of Science, exhibits diversified strategies. Brazil stands out for the indexing of national journals and publishing articles in Portuguese that are available through Open Access repositories. On the other hand, China is notable for its publication of articles in English, in journals that are already indexed in the Web of Science, and predominantly edited by commercial publishers. A more internationalized production than the Brazilian one, but with greater dependence on the system by the scientific community.Abstract in Portuguese:
Resumo O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.Abstract in English:
Abstract The present work aims to expand the discussions about infocommunication skills, through reflections that seek to denude intrinsic stigmas in their different speeches. It is intended, therefore, to make an effort to make a logical transposition of its constitutive attributes — information, communication and operational skills — beyond the instrumental perspective. To this end, the methodological theoretical-reflexive path was anchored in dialogic. Thus, a reflection was made on the possibilities of proceeding with a conceptual broadening of the theme, taking care not to eliminate the discursive contradictions involved in the ongoing process. It is concluded that the expression “skill”, considering its provocative aspect, which leads us to an immediate antithesis of disqualification and submission; on the other hand, it forces reflection on the logical openings provided by its tensions, being, therefore, adequate and sufficient for strengthening an epistemic speech referring to infocommunication in the field of Information Science.Abstract in Portuguese:
Resumo O tema deste artigo é a interdisciplinaridade a partir das interseções entre História e Ciência da Informação. O objetivo geral é identificar quais são as correntes historiográficas mais utilizadas em artigos científicos da área de Ciência da Informação, recuperados na Web of Science. Para tanto, defiram-se os seguintes objetivos específicos: (a) Descrever, sumariamente, as correntes historiográficas identificadas na subárea de Teoria da História; (b) Caracterizar os aspectos quantitativos e qualitativos da produção recuperada na Web of Science; (c) Categorizar em subáreas as produções recuperadas na Web of Science, tendo por base as temáticas dessas produções científicas; (d) Identificar as correntes historiográficas e os(as) autores(as) de História mais utilizados na produção recuperada na Web of Science No aspecto metodológico, trata-se de pesquisa básica, qualitativa, descritiva e exploratória, com procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e revisão narrativa de literatura. Como resultados, apresentam-se as principais correntes historiográficas e os dados gerais da produção científica. As principais temáticas que relacionam a História à Ciência da Informação são História oral, História local, história do livro, história do ensino e relações entre Ciência da Informação e história das informações em saúde. Os autores que servem de referência para as duas áreas são Michel Foucault e Peter Burke e as correntes historiográficas de maior influência na Ciência da Informação são a Nova História Cultural e a Escola dos Annales. Conclui-se que a influência dos autores e das correntes historiográficas constatadas confere à produção científica internacional da área de Ciência da Informação um caráter crítico, político, cultural e social.Abstract in English:
Abstract The theme of this article is interdisciplinarity from the intersections between History and Information Science. The general objective is to identify which are the historiographical currents most used in scientific articles in the field Information Science, retrieved from Web of Science. Therefore, the following specific objectives are defined: a) Briefly describe the historiographical currents identified in the subarea of Theory of History; (b) Characterize the quantitative and qualitative aspects of the production retrieved in Web of Science; (c) Categorize the productions retrieved in Web of Science into sub-areas, based on the themes of these scientific productions; d) Identify the historiographical currents and the most used history authors in the production retrieved in Web of Science. In the methodological aspect, it is about basic, qualitative, descriptive and exploratory research, with a technical procedure of bibliographic research and narrative literature review. As a result, the main historiographical currents and general data on scientific production are presented. The main themes that relate History to Information Science are: oral history, local history, history of the book, history of teaching and the relationship between Information Science and the history of health information. The authors that serve as a reference for both areas are Michel Foucault and Peter Burke, and the historiographical currents of greatest influence on Information Science are the New Cultural History and the Annales School. It is concluded that the authors’ influence and the historiographical currents found give the international scientific production in the area of Information Science a critical, political, cultural and social character.Abstract in Portuguese:
Resumo A recuperação de informação é uma área de estudo nativa da ciência da computação, cujo termo foi criado somente em 1951. No entanto, por mais de 5 mil anos, a humanidade vem organizando a informação para sua busca e recuperação. Com o advento dos computadores, o termo que era de interesse apenas de bibliotecários teve seu desenvolvimento acelerado. Desafios atuais envolvendo novos dispositivos e fenômenos, como o Big Data, continuam incitando estudos na área para promover aos usuários o acesso às informações. Este artigo tem o objetivo de identificar a produção acadêmico-científica brasileira sobre a recuperação de informação na ciência da informação nos últimos 10 anos. A Pesquisa é descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2012 a 2021. Foram selecionados 69 documentos, categorizados em 27 temáticas. A maior frequência de documentos foi observada para as seguintes temáticas: estudo de usuários, mecanismos de busca, representação da informação, modelo de recuperação e representação temática. Observou-se que as temáticas mais recentes são apresentadas a partir de 2016, e que o maior número de trabalhos está vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais. No contexto da Ciência da Informação, a recuperação de informação tem forte ligação com a organização e a representação da informação e compõem uma relação quase que indissociável. O estudo é um aporte para novos pesquisadores, contribuindo para publicizar as contribuições existentes e instigando novas reflexões sobre a recuperação de Informação na Ciência da Informação.Abstract in English:
Abstract Information retrieval is an area of study native to computer science, whose term was coined only in 1951. However, for over 5000 years, humanity has been organizing information for its search and retrieval. With the advent of computers, the term that was only of interest to librarians had its development accelerated. Current challenges involving new devices and phenomena, such as Big Data, continue to encourage studies in the area to provide users with access to information. This paper aims to identify the Brazilian academic-scientific production on information retrieval in information science in the last 10 years. The research is descriptive and exploratory, with a quali-quantitative approach, through an integrative bibliographic review in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations from 2012 to 2021. Sixty-nine documents were selected, categorized into 27 themes. The highest frequency of documents was observed for the themes: user studies, search engines, information representation, retrieval model, and thematic representation. It was observed that the most recent themes are presented as of 2016 and the largest number of works is linked to the Federal University of Minas Gerais. In the context of Information Science, information retrieval has a strong connection with the organization and representation of information and makes up an almost inseparable relationship. The study is a resource for new researchers, helping to publicize existing contributions and instigating new reflections on the retrieval of Information in Information Science.Abstract in Portuguese:
Resumo A agenda da touristificação tem tido representação nos meios de comunicação nos últimos anos devido à especialização turística nas cidades. O estado da arte esteve focado no uso da análise de conteúdos; porém, as análise de conteúdos prévios não têm sido, tradicionalmente, cartografiados. O principal objetivo persegue um estudo aprofundado das problemáticas relacionadas com turismo urbano na imprensa e os stakeholders envolvidos nos mapas. Para mostrar a representação espacial da touristificação, foi escolhida a cidade de Málaga como caso de estudo e destino turístico emergente. O artigo analisa o conteúdo de 166 notícias sobre a touristificação em Málaga publicados até 2020, inclusive, nos jornais locais com maior impacto medido por número de leitores diários. Os tópicos tratados foram cartografados segundo o número de notícias por bairro. O mapa de densidade mostra um padrão comum para cada categoria: uma sobrerrepresentação do centro da cidade e uma redução no número de notícias por bairro segundo nos afastamos do centro histórico. Uma correlação de Pearson mostra uma alta associação entre bairros na imprensa com presença de várias iniciativas geolocalizadas nelas. Uma análise espacial expõe onde os impactos negativos da intensificação turística acontecem. Isto pode servir como base para os governos locais para o desenvolvimento de políticas urbanas para a preservação do uso residencial nestes bairros sob pressão turística. Este trabalho serve como uma base para novas investigações da touristificação: a incorporação de casos de estudo para identificar padrões urbanos comuns e para definir indicadores de conflito social através da geolocalização dos stakeholders envolvidos.Abstract in English:
Abstract The touristification agenda has had considerable representation in the media in recent years because of tourism specialisation in cities. Existing literature has focused on using content analysis; however, previous content analyses have not typically been mapped. The main objectives were to conduct an in-depth measurement of urban tourism issues covered in the press and the stakeholders involved, but spatially. To show the spatial representation of touristification, Malaga is used as a case study as it is an emerging tourist city. The article analyses the content of 166 news items on touristification in Malaga published in the most-read local newspapers up to and including the year 2020. Data categorised were mapped to assign a sum of news articles about touristification issues at neighbourhood level. Density mapping shows a common pattern for each category: an over-representation of the city centre and a reduction in the number of news items per neighbourhood as we move away from the old town. A Pearson correlation coefficient shows a high spatial correlation between neighbourhoods in the press with several citizen initiatives geolocated on them. A spatial analysis shows where the negative impacts of tourism intensification happen, which may serve as a basis for the local administrations to develop an urban policy to safeguard residential use in those neighbourhoods under tourism pressure. This work serves as a basis for new research on touristification: the addition of case studies to identify common urban patterns and the definition of a social conflict index through the geolocation of the stakeholders involved.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar as disciplinas sobre informação jurídica dos cursos de biblioteconomia de universidades federais brasileiras com o intuito de verificar se elas apresentam conteúdos recomendados pela literatura. Como método, realizou-se uma comparação entre os conteúdos descritos nas ementas das disciplinas analisadas e um conjunto de 14 temas tidos como recomendados pela literatura nacional e internacional para a formação de bibliotecários jurídicos; como resultado, das universidades federais brasileiras que oferecem cursos de biblioteconomia, cinco possuem disciplinas voltadas à área jurídica. Entre elas, apenas uma oferece mais de uma disciplina acerca do tema. Todas são definidas como optativas e não fazem parte da grade obrigatória dos cursos. As disciplinas analisadas não conseguiram abranger o conjunto de 14 assuntos recomendados para a formação do bibliotecário jurídico, abrangendo-os apenas parcialmente. Percebe-se que as disciplinas se preocupam mais com assuntos voltados à formação técnica, e geralmente estão ausentes aspectos relacionados ao treinamento de usuários e ao uso da informação jurídica por usuários não especializados, como o cidadão comum. O bibliotecário brasileiro possui muita dificuldade em se especializar na área jurídica. Há pouca oferta de disciplinas sobre biblioteconomia jurídica na graduação e na pós-graduação. A formação na área é geralmente alcançada pela prática diária ou por atividades de educação continuada, como cursos e eventos. Apesar disso, o número de disciplinas encontradas e analisadas pela pesquisa demonstra um pequeno avanço no cenário nacional. A falta de padrões ou diretrizes de conteúdo para a formação desse profissional contribui para aumentar as dificuldades da oferta de educação formal nacionalmente.Abstract in English:
Abstract This articled aims to analyze the subjects on legal information of library science courses at Brazilian federal universities to verify if they teach contents recommended by the literature. Methods: a comparison was made between the contents described in the menus of the subjects analyzed and a set of 14 topics considered recommended by national and international literature for the training of legal librarians. Results: five Brazilian universities have subjects focused on the legal information area. One of them offers more than one subject on the topic. All subjects are defined as optional and are not part of the mandatory course curriculum. The analyzed subjects were not able to cover the set of 14 topics recommended for the training of law librarians, covering them only partially. It is noticed that the subjects are more concerned with issues related to technical training and aspects related to user training and the use of legal information by non-specialized users, such as ordinary citizens, are generally absent. Conclusions: Brazilian librarians have great difficulty in specializing in the legal area. There is no significant offer of courses in law librarianship at the undergraduate level, nor in graduate courses. Training in the area is usually achieved through daily practice or continuing education activities, such as courses and events. Despite this, the number of subjects found and analyzed by the research demonstrates a small advance in the national scenario. The lack of standards or content guidelines for the training of this professional contributes to increasing the difficulties of offering formal education in the country.Abstract in Portuguese:
Resumo O Paradoxo da Amizade é um fenômeno que afirma que a maioria das pessoas tem menos amigos que os seus próprios amigos, e sua generalização tem sido proposta nas últimas três décadas por vários artigos científicos. Nosso estudo é focado no ambiente acadêmico, e busca determinar se a impressão que indivíduos podem ter referente a convites para participar de defesas orais é justificável. Isso envolveu o teste de duas hipóteses em relação aos membros de bancas acadêmicas: “O Paradoxo do Convidado” (em termos da pessoa que é convidada); e o “O Paradoxo do Convidador” (em termos da pessoa que oferece o convite). Os paradoxos foram avaliados projetando redes de convites, tanto ponderadas quanto não ponderadas, que representam relacionamentos duais nos quais um convite se origina de um “convidador” e é oferecido a um “convidado”. Testamos, então, as hipóteses com o auxílio de dois conjuntos de dados reais de acesso livre de repositórios acadêmicos online: (1) americano (Catálogo Brasileiro da Capes); e (2) europeu (Depósito STAR Francês). Nossos resultados mostraram que somente o “O Paradoxo do Convidado” foi verdadeiro. Também exploramos possíveis relações entre a medição proposta dos paradoxos de convites e a métrica PageRank, a fim de avaliar a importância relativa dos membros nas redes de convites.Abstract in English:
Abstract The Friendship Paradox is a phenomenon which states that most people have fewer friends than their own friends, and its generalization has been proposed in the last three decades by several scientific papers. Our study is focused on the academic environment, and seeks to determine whether or not the impression that individuals may have concerning invitations to take part in oral defenses is justifiable. This involved testing two hypotheses with regard to academic committee members: “The Invitee Paradox” (in terms of the person who is invited); and “The Inviter Paradox” (in terms of the person who extends the invitation). The paradoxes were assessed by designing invitation networks, both weighted and unweighted, which represent a dual relationship in which an invitation originates from an “inviter” and is extended to an “invitee”. We then tested the hypotheses with the aid of two real-world open access datasets from online academic repositories: (1) American (Brazilian Capes Catalog); and (2) European (French STAR Deposit). Our results showed that only “The Invitee Paradox” was true. We also explored possible relations between our proposed measurement of the invitation paradoxes and the PageRank metric, as to evaluate the relative importance of members in the invitation networks.Abstract in Spanish:
Resumen Esta investigación surge con el objetivo de analizar la calidad de los sitios web de las catedrales europeas y determinar qué tan exitosas han sido sus estrategias comunicativas en línea. Para ello, se aplica una metodología cualitativa basada en el análisis de contenido y la etnografía virtual. Como resultado, se infiere que al hablar de catedrales se habla de un recurso patrimonial altamente explotado por el turismo cultural a escala internacional, pero con la crisis pandémica de la COVID-19 migraron sus propuestas turísticas de la presencialidad a los entornos virtuales, potenciando recorridos inmersivos con el uso de las nuevas tecnologías a través de sus portales web. El desafío que queda por asumir es crear, en el ámbito del turismo religioso, verdaderas experiencias centradas en el usuario en un contexto del metaverso y de vidas digitalizadas e infotecnológicas.Abstract in English:
Abstract This research arises with the aim of analyzing the quality of the websites of European cathedrals and determining how successful their online communication strategies have been. To do, a qualitative methodology based on content analysis and virtual ethnography is applied. As a result, it is inferred that, when speaking of cathedrals, one speaks of a heritage resource highly exploited by cultural tourism on an international scale, but with the COVID-19 pandemic crisis they migrated their tourist proposals from face-to-face to virtual environments, promoting immersive tours, with the use of new technologies through its web portals. The challenge that remains to be taken up is to create, in the field of religious tourism, true user-centered experiences in a context of the metaverse and digitized and infotechnological lives.Abstract in Portuguese:
Resumo Apresentar contribuições da Arquitetura da Informação Multimodal na organização da informação para treinamento de redes neurais artificiais, visando posicionar a Ciência da Informação como área do conhecimento atuante em problemas de Inteligência Artificial. Utilizaram-se as definições da Arquitetura da Informação Multimodal seguindo a fase tecnológica com abordagem explicativa e qualitativa. Propõe-se procedimento de cinco passos para delineamento, análise e transformação do espaço informacional a ser utilizado em métodos de treinamento e aprendizagem de redes neurais, de forma a complementar lacunas identificadas por autores voltados a implementações da ciência da computação. Verifica-se potencial para desenvolvimento de um método estruturado de Arquitetura da Informação Multimodal que forneça instrumentos para a organização do pré-processamento de dados a serem utilizados como massa de teste e aprendizado em redes neurais artificiais. Esse método posicionaria a ciência da informação como atuante e produtora de soluções de inteligência artificial, substituindo o papel atual de mera consumidora de soluções pré-fabricadas pela Ciência da Computação.Abstract in English:
Abstract To present Multimodal Information Architecture contributions on information organizing on training artificial neural networks, aiming to position information science as an active body of knowledge in artificial intelligence problems. The definitions of Multimodal Information Architecture were used following the technological phase with an explanatory and qualitative approach. A five-step procedure is proposed for delineating, analyzing and transforming the informational space to be used in neural network training and learning methods, in order to complement gaps identified by authors focused on computer science implementations. Great potential for developing a structured method of Multimodal Information Architecture was observed, which would provide instruments for organizing data pre-processing which are used as test and learning sample in artificial neural networks. This method could place information science as an actor and producer of artificial intelligence solutions, replacing its current role as consumer of prefabricated solutions made by computer science.Abstract in Portuguese:
Resumo O estudo visa investigar projetos de Humanidades Digitais que possam ser alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos seus procedimentos investigativos, é uma pesquisa documental, que analisou 40 projetos de Humanidades Digitais. Constatou-se que aproximadamente 51% dos projetos analisados realizam ações e serviços que abordam o ODS 11, especialmente a meta 11.4, que busca fortalecer, proteger e salvaguardar o patrimônio cultural. Entretanto, pode-se ver que projetos de Humanidades Digitais são práticas que combinam ferramentas digitais e computacionais emergentes com estudos humanísticos, podendo ser alinhados com todos os ODS de forma interligada e inter-relacionada.Abstract in English:
Abstract This study aimed to investigate Digital Humanities projects that may be aligned with the 17 2030 Agenda Sustainable Development Goals. The study is characterized as an exploratory and descriptive research, and as for its investigative procedures, it is a documentary research, which analyzed 40 Digital Humanities projects. We have found that approximately 51% of the analyzed projects carry out actions and services that contemplate SDG 11, especially target 11.4 aiming to strengthen, protect and safeguard cultural heritage. Digital Humanities projects are the practice of combining emerging digital and computational tools with humanistic studies, and they can be aligned with all SDGs in an interconnected and interrelated way.Abstract in Portuguese:
Resumo Para compreender um campo, é preciso conhecer como cresce a literatura por ele produzida. Objetiva-se realizar análise estatística inferencial do crescimento da literatura publicada por pesquisadores brasileiros sobre Organização e Representação do Conhecimento de 1972 até 2021. Apresenta-se uma revisão sobre os estudos de crescimento da literatura, e exploram-se os modelos propostos para medir esse crescimento. Foi realizada a coleta de artigos publicados em periódicos acadêmicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos que tratassem alguns aspectos da ORC em lista abrangente de bases de dados e sítios da web, sendo criada uma base de dados em EndNote X8. A literatura coletada foi analisada à luz do Modelo de Crescimento Exponencial e do Modelo Epidêmico. O estudo resultou em 3.630 artigos, produzidos por 2.535 pesquisadores diferentes, sendo a maior parte em trabalhos de evento (53,3%), seguido por artigos em periódicos (35,2%) e por capítulos de livros (5%). O português foi o idioma de 89,5% dos textos, encontrando-se publicações em inglês, espanhol e francês. Quanto aos autores, 20 são os mais produtivos e representam 5% do total de autores pesquisando e publicando no campo. Conclui-se que é partir do ano 2000 que a publicação começa a crescer de forma exponencial, sendo que 10,3% dela foi publicada nos primeiros 30 anos e 67,2% dela foi publicada nos últimos 10 anos. Essa literatura está crescendo de forma exponencial com uma taxa de 12,2% ao ano, duplicando seu volume a cada seis anos, e não alcançou ainda seu ponto de saturação.Abstract in English:
Abstract The objective of this paper is to carry out an inferential statistical analysis of the growth of literature published by Brazilian researchers on Knowledge Organization and Representation (KOR) from 1972 to 2021. It presents a review of studies on growth of literature and explores proposed models to measure this growth. Articles published in academic journals, book chapters, and papers presented at conferences that dealt with some aspects of Knowledge Organization and Representation were collected in a comprehensive list of databases and websites, and a database was created in EndNote X8. The collected literature was analyzed considering the exponential growth model and the epidemic model. It was found 3,630 articles produced by 2,535 different researchers, most of which were congresses papers (53.3%), followed by journal papers (35.2%), and book chapters (5%). Portuguese was the language of 89.5% of the texts, with publications in English, Spanish, and French. Considering only authors, 20 are the most productive and account for 5% of the total number of authors researching and publishing in the field. It is since the year 2000 that the publication begins to grow exponentially, 10.3% of this literature was published in the first 30 years and 67.2% was published in the last 10 years. This literature is growing exponentially at a rate of 12.2% per year, doubling its volume every six years, and has not reached yet its saturation point.