Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise bibliométrica que ajude a delimitar e compreender os conceitos de Neurociência e Neurodidática, ensinados no ensino superior, para uma melhor compreensão dos diferentes processos de aprendizagem, ou seja, tentar explicar o quê, como e por que aprendemos. Foi utilizada uma metodologia quantitativo-bibliométrica a partir da base de dados da Web of Science (WoS). A pesquisa foi realizada por meio da filtragem por ”assunto e termos chave” tanto em títulos como em resumos de artigos científicos, utilizando operadores booleanos e truncamentos. Procedemos ao trabalho com duas amostras: a primeira sem utilizar qualquer tipo de filtro ou refinamento de 60 artigos científicos; a segunda filtrando pelas categorias temáticas com uma amostra de 44 artigos científicos. Para a análise dos dados, foram considerados os anos de produção, as fontes de informação, os autores e as palavras-chave dos documentos científicos. Dos resultados apresentados através dos mapas, inferiu-se um total de cinco frentes de investigação como as mais relevantes e relacionadas com o tema, tais como: neurodidática em geral; neurociência e tecnologia; neurodidática e aspectos tecnológicos; programas de neuroeducação e pedagogia e neurodidática. Como se trata de um campo de estudo em desenvolvimento, não foram encontrados grandes problemas específicos, mas, por enquanto, o que se obtém é uma visão bastante ampla e geral dessa área de investigação. Estudos futuros que complementem ou expandam este trabalho poderiam ser orientados para a realização de investigação de replicação.
Palavras-chave:
Bibliometria; Neurociência; Neuroeducação; Neurodidática; Tecnologia