Resumo
O uso do vídeo na educação literária vem ganhando espaço na sala de aula com a disseminação da tecnologia e das redes sociais. Além de assistir a adaptações cinematográficas, professores e alunos começam a produzir seus próprios vídeos para fins de educação literária e linguística. Nesse contexto, questionamo-nos como se desenvolve essa prática no ensino secundário, com que caraterísticas (gêneros, temáticas, estilos, públicos) e metodologias (objetivos, avaliação, andaime, interação) e com que grau de satisfação. Com base na análise de conteúdo de 102 vídeos de alunos e 11 entrevistas semiestruturadas com professores experientes, concluímos que é uma prática emergente, diversificada e motivadora, focada no desenvolvimento da competência literária e linguística, que coloca o aluno no centro da da turma, estimula a aprendizagem cooperativa e facilita a apropriação pessoal dos conteúdos curriculares. São produzidos vídeos curtos e tecnicamente variados, que exigem habilidades orais e escritas específicas, receptivas e produtivas, que manuseiam conteúdos literários diversos, segundo a abordagem mais historicista ou de competência da educação literária.
Palavras-chave:
Vídeo do aluno; Literatura multimodal; Agência do aluno; Booktuber