Acessibilidade / Reportar erro

Expansão transmídia de uma história para desenvolver a interpretação literária

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever a função didática da expansão transmídia de uma história para o desenvolvimento da interpretação literária. Para isso, foi idealizada e implementada uma sequência didática voltada para a produção de narrativas transmídia da história “Bocas cosidas”, realizado por professores no Chile durante o período de confinamento, em 2020. A metodologia utilizada é a sistematização de experiências e a análise temática das criações. Os resultados mostram que a produção transmídia contribui para o desenvolvimento da interpretação literária. Os indicadores levados em consideração foram a definição do tema das narrativas transmídia, a ampliação do mundo narrativo da história, os elementos audiovisuais utilizados, as alusões ao seu intertexto de leitura e as relações de intertextualidade estabelecidas.

Palavras-chave:
Inovação pedagógica; Método de aprendizagem; Educação multimídia; Análise literária; Escrita criativa

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br