Acessibilidade / Reportar erro

O contexto universitário jordaniano pós-covid e os problemas da avaliação online

Resumo

Durante o processo de educação a distância, a pergunta que não deixou de ser feita dentro do corpo docente e que tem preocupado muitos alunos e seus pais é a da avaliação e a relevância dos mecanismos de aprendizagem do aluno. Que métodos podem ser usados para compensar o ensino presencial? Os especialistas em educação responderam a essa pergunta e garantiram que existem vários métodos e mecanismos. No entanto, qual é a sua relevância e eficácia? Os avanços quantitativos na tecnologia não acompanharam os avanços qualitativos na aplicação dessa tecnologia para avaliação e teste. A incapacidade das instituições de usar adequadamente essa tecnologia resultou em resultados educacionais ruins. Este artigo estuda o processo de avaliação e teste para identificar a lacuna entre a teoria e a prática e para destacar os pontos fracos e os problemas que enfraqueceram o processo de avaliação e teste. Este estudo é baseado em uma pesquisa cujos resultados são analisados usando o programa SPSS. A amostra do estudo é composta por 88 professores de vários departamentos de línguas modernas em universidades jordanianas que trabalharam durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. Para construir essa amostra, selecionamos aleatoriamente 88 professores entre os 120 que responderam ao questionário. O método analítico-descritivo foi escolhido para a pesquisa por causa de sua aplicabilidade ao escopo geral da pesquisa. As discussões seguirão os resultados para avaliar a situação em que os problemas relacionados ao ambiente universitário são encontrados em primeiro lugar em termos de problemas relacionados ao uso da tecnologia, em comparação aos relacionados a professores ou alunos, com média de 3,99 e pontuação alta.

Palavras-chave:
Teste de nivelamento; Teste do aluno; Processo de teste; E-learning; Ponto de vista dos professores

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br