Pesquisas que buscam definir e/ou discutir conceitos sobre competência, CD, CDD e literacias. Dentro dessa categoria, foram identificadas três subcategorias: |
a. |
Pesquisas realizadas com base em revisão de literatura sobre conceitos predominantes na academia ou para identificação de tendência de estudos realizados sobre o tema em um marco temporal. Falloon (2020FALLOON, G. From digital literacy to digital competence: the teacher digital competency (TDC) framework. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 5, p. 2449-2472, out. 2020. DOI: 10.1007/s11423-020-09767-4. Disponível em: Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11423-020-09767-4 . Acesso em: 18 jul. 2022. http://link.springer.com/10.1007/s11423-...
), Pettersson (2018PETTERSSON, F. On the issues of digital competence in educational contexts - a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005-1021, mai. 2018. DOI: 10.1007/s10639-017-9649-3. Disponível em: Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s10639-017-9649-3 . Acesso em: 19 jul. 2022. http://link.springer.com/10.1007/s10639-...
), Park, Kim e Park (2020PARK, H.; KIM, H. S.; PARK, H. W. A Scientometric Study of Digital Literacy, ICT Literacy, Information Literacy, and Media Literacy. Journal of Data and Information Science, v. 6, n. 2, p. 116-138, 2020. DOI: 10.2478/jdis-2021-0001. Disponível em: Disponível em: https://www.sciendo.com/article/10.2478/jdis-2021-0001 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://www.sciendo.com/article/10.2478/...
), Espinosa, Porlán e Sánchez (2018ESPINOSA, M. P. P.; PORLÁN, I. G.; SÁNCHEZ, F. M. Competencia digital: una necesidad del profesorado universitario en el siglo XXI. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 56, jan. 2018. DOI: 10.6018/red/56/7. Disponível em: Disponível em: http://www.um.es/ead/red/56/prendes_et_al.pdf . Acesso em: 18 jul. 2022. http://www.um.es/ead/red/56/prendes_et_a...
), Reddy, Sharma e Chaudhary (2020REDDY, P.; SHARMA, B.; CHAUDHARY, K. Digital Literacy: A Review of Literature. International Journal of Technoethics, v. 11, n. 2, p. 65-94, jul. 2020. DOI: 10.4018/IJT.20200701.oa1. Disponível em: Disponível em: https://services.igi-global.com/resolvedoi/resolve.aspx?doi=10.4018/IJT.20200701.oa1 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://services.igi-global.com/resolved...
), Spante et al. (2018SPANTE, M. et al. Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use. Cogent Education, v. 5, n. 1, p. 1519143, jan. 2018. DOI: 10.1080/2331186X.2018.1519143. Disponível em: Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2018.1519143 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://www.tandfonline.com/doi/full/10....
), Stordy (2015STORDY, P. Taxonomy of literacies. Journal of Documentation, v. 71, n. 3, p. 456-476, mai. 2015. DOI: 10.1108/JD-10-2013-0128. Disponível em: Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-10-2013-0128/full/html . Acesso em: 19 jul. 2022. https://www.emerald.com/insight/content/...
) e García, Torres e Rodríguez (2019GARCÍA, A. M. R.; TORRES, J. M. T.; RODRÍGUEZ, J. S. Impacto de la productividad científica sobre competencia digital de los futuros docentes: aproximación bibliométrica en Scopus y Web of Science. Revista Complutense de Educación, v. 30, n. 2, p. 623-646, 2019.); |
b. |
Pesquisas realizadas com base em análise documental, buscando identificar antecedentes sobre competência digital no contexto educacional. Granados e Díaz (2020GRANADOS, A. C.; DÍAZ, K. Y. A. Competencias digitales docentes: un acercamiento inicial. Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior, v. 11, n. 1, p. 47-80, mai. 2020. DOI: 10.22458/caes.v11i1.2932. Disponível em: Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/revistacalidad/article/view/2932 . Acesso em: 25 jul. 2022. https://revistas.uned.ac.cr/index.php/re...
) e Pérez e Delgado (2012PÉREZ, M. A.; DELGADO, A. De la competencia digital y audiovisual a la competencia mediática: dimensiones e indicadores. Comunicar , v. 20, n. 39, p. 25-34, 2012.); |
c. |
Pesquisas de discussão que tratam sobre as condições sociais e culturais implicadas no uso de TIC e as alfabetizações necessárias para o século XXI. Gutiérrez e Tyner (2012GUTIÉRREZ, A.; TYNER, K. Media Education, Media Literacy and Digital Competence. Comunicar , v. 19, n. 38, p. 31-39, mar. 2012. DOI: 10.3916/C38-2012-02-03. Disponível em: Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles№=38&articulo=38-2012-05 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://www.revistacomunicar.com/index.p...
), Engen (2019ENGEN, B. K. Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Comunicar, v. 27, n. 61, p. 9-19, 2019.) e Villa et al. (2019VILLA, S. V. et al. Competencias Docentes y Transformaciones en la Educación en la Era Digital. Formación universitaria, v. 12, n. 6, p. 3-14, dez. 2019. DOI: 10.4067/S0718-50062019000600003. Disponível em: Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062019000600003&lng=en&nrm=iso&tlng=en . Acesso em: 19 jul. 2022. http://www.scielo.cl/scielo.php?script=s...
). |
Categoria 2 - Avaliação (28 referências)
|
Pesquisas que apresentam ou discutem frameworks para desenvolvimento e avaliação da CDD, bem como estudos de caso em diferentes realidades. Dentro dessa categoria, foram identificadas seis subcategorias: |
a. |
Pesquisas que avaliam os níveis de CDD. Trindade, Moreira e Ferreira (2020TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. Assessment of university teachers on their digital competences. Qwerty. Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, v. 15, n. 1, jun. 2020. DOI: 10.30557/QW000025. Disponível em: Disponível em: http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341/296 . Acesso em: 19 jul. 2022. http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwe...
), Boudet (2017BOUDET, J. M. F. Evaluación de la competencia digital docente en la Comunidad Autónoma de Aragón. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 19, n. 4, p. 73, out. 2017. DOI: 10.24320/redie.2017.19.4.1359. Disponível em: Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/1359 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://redie.uabc.mx/redie/article/view...
), Márquez, Olivencia e Meneses (2018MÁRQUEZ, E. F.; OLIVENCIA, J. J. L.; MENESES, E. L. Competencias Digitales en Docentes de Educación Superior. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, p. 213-231, 2018.), Flores, Gurieva e Arredondo (2020FLORES, A. Z.; GURIEVA, N.; ARREDONDO, V. H. J. La práctica holística de las competencias digitales docentes: diagnóstico y prospectiva. Pensamiento Educativo, v. 57, n. 1, p. 1-16, 2020. DOI: 10.7764/PEL.57.1.2020.10. Disponível em: Disponível em: http://ojs.uc.cl/index.php/pel/article/view/25551 . Acesso em: 18 jul. 2022. http://ojs.uc.cl/index.php/pel/article/v...
), Repiso e Pozo (2016REPISO, A. G. V. M.; POZO, M. M. D. Análisis de las competencias digitales de los graduados en titulaciones de maestro. Relatec , v. 15, n. 2, p. 155-168, 2016.), Escudero, Gutiérrez e Somoza (2019ESCUDERO, V. G.; GUTIÉRREZ, R. C.; SOMOZA, J. A. G. C. Análisis de la autopercepción sobre el nivel de competencia digital docente en la formación inicial de maestros/as.: Analysis of self-perception on the level of teachers’ digital competence in teachers training. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 22, n. 3, p. 193-218, set. 2019. DOI: 10.6018/reifop.373421. Disponível em: Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/373421 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://revistas.um.es/reifop/article/vi...
), Ruiz (2016RUIZ, A. B. M. El profesorado universitario y las TIC. Análisis de su competencia digital. Ensayos - Revista de la Facultad de Educación de Albacete, v. 31, n. 1, p. 133-147, 2016.), Díaz (2019DÍAZ, R. P. Competencia Digital Docente en los Institutos Superiores de Formación de Maestros: Caso de República Dominicana. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, n. 55, p. 75-97, 2019. DOI: 10.12795/pixelbit.2019.i55.05. Disponível em: Disponível em: https://institucional.us.es/revistas/PixelBit/55/articulo5.pdf . Acesso em: 18 jul. 2022. https://institucional.us.es/revistas/Pix...
), Cabezas et al. (2020CABEZAS, A. R. et al. University teachers’ training: The Digital Competence. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educacion, v. 58, p. 181-215, 2020.), Tsankov e Damyanov (2019TSANKOV, N.; DAMYANOV, I. The digital competence of future teachers: Self-assessment in the context of their development. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 13, n. 12, p. 4-18, 2019.) e Hernández, Sánchez e López (2020HERNÁNDEZ, A. L. P.; SÁNCHEZ, V. M. G.; LÓPEZ, M. A. R. Evolución de la competencia digital docente del profesorado universitario: incidentes críticos a partir de relatos de vida. Educar, v. 56, n. 1, p. 109-127, jan. 2020. DOI: 10.5565/rev/educar.1088. Disponível em: Disponível em: https://educar.uab.cat/article/view/v56-n1-padilla-gamiz-romero . Acesso em: 18 jul. 2022. https://educar.uab.cat/article/view/v56-...
); |
b. |
Pesquisas que analisam frameworks para o desenvolvimento da CDD, divididas em três subgrupos: |
|
(a) |
Conjunto de modelos.Cuartero, Porlán e Espinosa (2016CUARTERO, M. D.; PORLÁN, I.G.; ESPINOSA, M. P. P. Análisis conceptual de modelos de competencia digital del profesorado universitario. Relatec, v. 15, n. 1, p. 97-114, 2016. DOI: 10.17398/1695-288X.15.1.97. Disponível em: Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/2490 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://relatec.unex.es/article/view/249...
); |
|
(b) |
Modelo TPACK. Revilla, Ferreira e Agustí (2020REVILLA, D. R.; FERREIRA, J. M. M.; AGUSTÍ, M. S. Assessing the digital competence of educators in social studies: An analysis in initial teacher training using the TPACK-21 model. Australasian Journal of Educational Technology, jan. 2020. DOI: 10.14742/ajet.5281. Disponível em: Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5281 . Acesso em: 25 jul. 2022. https://ajet.org.au/index.php/AJET/artic...
) e Almenara e Gimeno (2019ALMENARA, J. C.; GIMENO, A. M. Las TIC y la formación inicial de los docentes. Modelos y competencias digitales. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 23, n. 3, p. 247-268, set. 2019. DOI: 10.30827/profesorado.v23i3.9421. Disponível em: Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9421 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pro...
); |
|
(c) |
Modelo DigicompEdu. Almenara e Rodríguez (2020ALMENARA, J. C.; RODRÍGUEZ, A. P. Marco Europeo de Competencia Digital Docente DigCompEdu. Traducción y adaptación del cuestionario DigCompEdu Check-In. EDMETIC, v. 9, n. 1, p. 213-234, jan. 2020. DOI: 10.21071/edmetic.v9i1.12462. Disponível em: Disponível em: https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/edmetic/article/view/12462 . Acesso em: 25 jul. 2022. https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.ph...
) e Caena e Redecker (2019CAENA, F.; REDECKER, C. Aligning teacher competence frameworks to 21st century challenges: The case for the European Digital Competence Framework for Educators (Digcompedu). en. European Journal of Education, v. 54, n. 3, p. 356-369, set. 2019. DOI: 10.1111/ejed.12345. Disponível em: Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ejed.12345 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
). |
c. |
Pesquisas que propõem um modelo de avaliação de CDD. Bravo, Jiménez e Cózar (2019BRAVO, P. C.; JIMÉNEZ, J. C.; CÓZAR, S. R. D. The development of the digital teaching competence from a sociocultural approach. es. Comunicar, v. 27, n. 61, p. 21-32, out. 2019. DOI: 10.3916/C61-2019-02. Disponível em: Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles№=61&articulo=61-2019-02 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://www.revistacomunicar.com/index.p...
), Cantabrana, Rodríguez e Cervera (2019CANTABRANA, J. L. L.; RODRÍGUEZ, M. U.; CERVERA, M. G. La evaluación de la competencia digital docente: construcción de un instrumento para medir los conocimientos de futuros docentes. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 8, n. 1, p. 73-78, 2019.), Quiroz et al. (2016QUIROZ, J. S. et al. Indicadores para evaluar la competencia digital docente en la formación inicial en el contexto Chileno - Uruguayo. Relatec, v. 15, n. 1, p. 56-69, 2016.), Trindade, Moreira e Nunes (2019TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152-171, 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.152-171. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16848 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://periodicos.ufmg.br/index.php/tex...
) e Viberg et al. (2020VIBERG, O. et al. Validating an Instrument to Measure Teachers’Preparedness to Use Digital Technology in their Teaching. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 15, n. 1, p. 38-54, abr. 2020. DOI: 10.18261/issn.1891-943x-2020-01-04. Disponível em: Disponível em: http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.1891-943x-2020-01-04 . Acesso em: 19 jul. 2022. http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.18...
); |
d. |
Pesquisas que buscam identificar aspectos que incidem no nível de CDD, como: |
|
(a) |
Relações entre gênero e geração. Andrade, González e Martín (2020ANDRADE, A. B.; GONZÁLEZ, M. C.; MARTÍN, S. C. Digital Competences Relationship between Gender and Generation of University Professors. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, v. 10, n. 1, p. 205, fev. 2020. DOI: 10.18517/ijaseit.10.1.10806. Disponível em: Disponível em: http://ijaseit.insightsociety.org/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=1&article_ id=10806 . Acesso em: 18 jul. 2022. http://ijaseit.insightsociety.org/index....
) e Çebi e Reisoğlu (2020ÇEBI, A.; REISOĞLU, İ. Digital Competence: A Study from the Perspective of Pre-service Teachers in Turkey. Journal of New Approaches in Educational Research , v. 9, n. 2, p. 294, jul. 2020. DOI: 10.7821/naer.2020.7.583. Disponível em: Disponível em: https://naerjournal.ua.es/article/view/v9n2-10 . Acesso em: 25 jul. 2022. https://naerjournal.ua.es/article/view/v...
); |
|
(b) |
Aspectos sociodemográficos. Lucena et al. (2019LUCENA, F. J. H. et al. Factors Influencing the Development of Digital Competence in Teachers: Analysis of the Teaching Staff of Permanent Education Centres. IEEE Access, v. 7, p. 178744-178752, 2019. DOI: 10.1109/ACCESS.2019.2957438. Disponível em: Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8920067/ . Acesso em: 18 jul. 2022. https://ieeexplore.ieee.org/document/892...
); |
|
(c) |
Fatores inerentes à função docente, como idade, sexo, formação e experiência laboral.Sánchez et al. (2020SÁNCHEZ, S. P. et al. Análisis correlacional de los factores incidentes en el nivel de competencia digital del profesorado: Correlational analysis of the incident factors in the level of digital competence of teachers. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 23, n. 1, jan. 2020. DOI: 10.6018/reifop.396741. Disponível em: Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/396741 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://revistas.um.es/reifop/article/vi...
). |
e. |
Pesquisas que investigam percepções de CD de professores em formação inicial. Ata e Yıldırım (2019ATA, R.; YILDIRIM, K. Exploring Turkish Pre-Service Teachers’ Perceptions and Views of Digital Literacy. Education Sciences, v. 9, n. 1, p. 40, fev. 2019. DOI: 10.3390/educsci9010040. Disponível em: Disponível em: http://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/40 . Acesso em: 18 jul. 2022. http://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/40...
) e Coscollola et al. (2020COSCOLLOLA, M. D. et al. Fomentando la competencia digital docente en la universidad: Percepción de estudiantes y docentes. Revista de Investigación Educativa, v. 38, n. 1, p. 167-182, dez. 2020. DOI: 10.6018/rie.340551. Disponível em: Disponível em: https://revistas.um.es/rie/article/view/340551 . Acesso em: 18 jul. 2022. https://revistas.um.es/rie/article/view/...
); |
f. |
Pesquisas que avaliam os impactos de uma formação em alfabetização digital e midiática proposta. Botturi (2019)BOTTURI, L. Digital and media literacy in pre-service teachereducation: A case study from Switzerland. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 14, n. 3-04, p. 147-163, dez. 2019. DOI: 10.18261/issn.1891-943x-2019-03-04-05. Disponível em: Disponível em: http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.1891-943x-2019-03-04-05 . Acesso em: 25 jul. 2022. http://www.idunn.no/doi/10.18261/issn.18...
. |
Categoria 3 - Formação (5 referências)
|
Pesquisas que discutem sobre aspectos relacionados à formação da CD de docentes em exercício e/ou em formação. Nessa categoria, foram identificadas três subcategorias: |
a. |
Pesquisas que discutem aspectos relacionados ao desenvolvimento digital de docentes e a relação com discentes. Rosenblit (2018ROSENBLIT, S. G. E-Teaching in Higher Education: An Essential Prerequisite for E-Learning. Journal of New Approaches in Educational Research , v. 7, n. 2, p. 93-97, jul. 2018. DOI: 10.7821/naer.2018.7.298. Disponível em: Disponível em: https://naerjournal.ua.es/article/view/v7n2-3 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://naerjournal.ua.es/article/view/v...
) e Hepp, Fernández e García (2015HEPP, P.; FERNÁNDEZ, M. À. P.; GARCÍA, J. H. Teacher training: technology helping to develop an innovative and reflective professional profile. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 12, n. 2, p. 30, abr. 2015. DOI: 10.7238/rusc.v12i2.2458. Disponível em: Disponível em: http://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/rusc/article/view/v12n2-hepp-prats-holgado.html . Acesso em: 18 jul. 2022. http://rusc.uoc.edu/rusc/ca/index.php/ru...
); |
b. |
Pesquisas que apresentam estudos de caso de práticas de uso de TIC e as dificuldades encontradas na formação. Instefjord (2015INSTEFJORD, E. Appropriation of Digital Competence in Teacher Education. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 10, p. 155-171, 2015.); |
c. |
Pesquisas que apresentam estudos de caso de formação inicial docente relacionada à CD. Gómez, Thevenet e Bellido (2019GÓMEZ, B. L.; THEVENET, P. S.; BELLIDO, M. R. G. La formación de la competencia digital en los docentes. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 23, n. 4, p. 234-260, dez. 2019. DOI: 10.30827/profesorado.v23i4.11720. Disponível em: Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/11720 . Acesso em: 25 jul. 2022. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pro...
) e Trigueros, Bañuls e Sánchez (2019TRIGUEROS, I. M. G.; BAÑULS, M. R.; SÁNCHEZ, D. O. Digital Literacy of Teachers in Training: Moving from ICTs (Information and Communication Technologies) to LKTs (Learning and Knowledge Technologies). Education Sciences , v. 9, n. 4, p. 274, nov. 2019. DOI: 10.3390/educsci9040274. Disponível em: Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/9/4/274 . Acesso em: 19 jul. 2022. https://www.mdpi.com/2227-7102/9/4/274...
). |
Categoria 4 - Certificação (1 referência)
|
Estudo que apresenta uma revisão de modelos de certificação para competência digital docente e apresenta uma proposta. Cuartero, Espinosa e Porlán (2019CUARTERO, M. D.; ESPINOSA, M. P. P.; PORLÁN, I. G. Certificación de la Competencia Digital Docente: propuesta para el profesorado universitario. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 22, n. 1, p. 187, jan. 2019. DOI: 10.5944/ried.22.1.22069. Disponível em: Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/22069 . Acesso em: 18 jul. 2022. http://revistas.uned.es/index.php/ried/a...
). |