Open-access Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling: estudo de caso em uma turma de Pedagogia

Repercussed learning from Digital Storytelling methodology: case study in a Pedagogy class

Resumo

As histórias estão em toda a parte e são utilizadas para motivar os outros, transmitir informações, partilhar experiências, socializar e se conectar com novas pessoas. A habilidade de contar/comunicar histórias permite transcender estruturas pessoais e assumir perspectivas mais amplas, tornando-se uma importante ferramenta de aprendizagem. A metodologia Digital Storytelling, por sua vez, tem se mostrado um mecanismo que pode fomentar aprendizagens. Este trabalho procurou captar as aprendizagens/habilidades obtidas por discentes do curso de pedagogia de uma universidade do nordeste brasileiro com a metodologia Digital Storytelling em formato audiovisual. Recorreu-se a autores como Rodrigues (2020), Rodrigues e Almeida (2023), Pasinato, Lopes e Motta (2023), Moura e Franco (2023), Prado et al. (2017), Cruz (2016) e Robin (2006), dentre outros, para discutir as potencialidades da Digital Storytelling. Teve como instrumento metodológico que subsidiou a geração de dados uma entrevista de grupo focal com 12 estudantes de Pedagogia de uma universidade pública do Nordeste, que buscou captar as mudanças em termos de aprendizagens, após a participação destes em uma oficina que versou sobre a produção de Digital Storytelling. Como resultado, os participantes desenvolveram diversas habilidades, que podem reverberar em aprendizagens relevantes para a sua formação.

Palavras-chave:
Metodologias ativas; Digital Storytelling; Aprendizagens; Habilidades

location_on
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro