Resumo
Este estudo relaciona as mudanças na autopercepção dos professores no contexto de uma pandemia com as necessidades curriculares sugeridas pelo Ministério da Educação do Chile. O objetivo foi analisar os objetivos das prioridades curriculares e o grau de autoavaliação sobre a integração das tecnologias docentes no contexto de pré-pandemia e pandemia. O estudo teve natureza analítica, interpretativa e comparativa. Foram selecionados 178 professores, a quem foi aplicado um questionário TPACK em dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Além disso, quatro disciplinas foram selecionadas para fazer nuvens de palavras com base em seus objetivos priorizados. Os resultados foram analisados de forma descritiva, comparativamente com outra amostra realizada em 2018 e entre outros grupos demográficos. Os resultados revelaram diferenças significativas em vários componentes do TPACK (TK, PK, PCK, TCK e TPK) dos professores. Conclui-se que os professores em contexto de pandemia percebem-se como detentores de maior conhecimento tecnológico, mas menos conhecimento pedagógico e de conteúdo do que professores em contexto pré-pandemia, não coincidindo com as necessidades curriculares nesse período, quando é necessária uma maior gestão de conteúdos e pedagogia para contextualizar a aprendizagem.
Palavras-chave:
TPACK; COVID-19; Ensino remoto; Priorização curricular; Percepção do professor