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Roche (2017) |
É investigar o impacto da inclusão de um componente explícito de letramento digital nos programas de preparação para o ensino superior para estudantes internacionais de língua inglesa adicional. |
Um estudo de caso comparativo com 125 estudantes internacionais de língua inglesa adicional de uma universidade australiana. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um grupo que ingressou na universidade por meio de um programa EAP com foco explícito em letramento digital e outro grupo que ingressou por meio de outra via sem esse tipo de treinamento. |
Estudantes internacionais de inglês como idioma adicional |
Universidade Southern Cross Lismore - Austrália |
O estudo sugere que programas de preparação acadêmica para estudantes internacionais de inglês devem incorporar uma abordagem específica de letramento digital. A inclusão desse componente resultou em benefícios significativos, como menor dificuldade nos estudos subsequentes e uma compreensão aprimorada dos requisitos do curso e das práticas de integridade acadêmica para os participantes. |
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Oliveira, Nunes e Carvalho (2018) |
Identificar as estratégias de escrita em inglês/LE (Língua Estrangeira) no ambiente digital usadas por alunos de uma escola pública de ensino médio, na produção de uma wikipage. |
Trabalho descritivo-interpretativo, dados foram coletados a partir de questionário, procedimentos de observação e de coleta bibliográfica. |
Alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município. |
Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Maracanaú - Fortaleza Ceará. |
Alunos do ensino médio têm familiaridade com o ambiente digital e utilizam ferramentas digitais para acessar informações, produzir textos e refletir sobre suas práticas de letramento. |
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Xavier, Oliveira e Souza (2019) |
Apresentar e discutir uma sequência didática de ensino de língua inglesa por meio da análise, construção e compartilhamento de memes online. |
Os alunos assistiram a um vídeo sobre memes em inglês, responderam a um questionário sobre memes e, por fim, criaram seus próprios memes. |
Alunos de diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio. |
Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto; Ouro Preto - Minas Gerais |
Sequência didática baseada em memes foi uma experiência positiva para alunos, mas revelou dificuldades no uso de ferramentas digitais, língua inglesa e capacidade crítica. |
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Almusharraf e Engemann (2020) |
Investigar o uso de práticas de letramento digital multimodal em salas de aula de inglês como língua estrangeira (EFL) no Reino da Arábia Saudita, identificar os obstáculos ao seu uso eficaz e propor estratégias para superá-los. |
Design de métodos mistos a partir do qual os dados da pesquisa e da entrevista do grupo focal foram triangulados. |
Professores de inglês como língua estrangeira (ILE) em instituições de ensino superior |
Universidade Prince Sultan/Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo, Arabia Saudita |
Pesquisa mostra que professores de IEL na Arábia Saudita usam tecnologias e práticas de letramento digital multimodal, mas há obstáculos que precisam ser superados, assim, treinamento e suporte são necessários para aumentar o uso e a eficácia. |
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Cladis (2020) |
Avaliar o impacto das tecnologias digitais no domínio da expressão da linguagem, incluindo leitura, escrita e faculdades de imaginação e pensamento crítico. |
A pesquisa foi realizada por meio de um questionário e observação de atividades desenvolvidas nas aulas de uma escola em Elmhurst, Illinois, EUA. |
Estudantes do ensino médio. |
Universidade Fairfield - Fairfield, Connecticut, EUA |
A dependência digital tem alterado a forma como lemos, escrevemos e processamos informações, com implicações negativas para o pensamento crítico, a criatividade e a interação social. |
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Campbell e Kapp (2020) |
É defender uma abordagem integrada e situada ao letramento digital para professores em formação de inglês que leve em consideração as identidades. |
É um estudo de caso qualitativo longitudinal, que coleta dados de participantes usando uma variedade de métodos, incluindo questionários, planos de aula, reflexões escritas e entrevistas em grupo focal. Os dados são analisados usando o software NVIVO para identificar categorias e temas nas percepções e práticas dos participantes. |
Professores de inglês em formação. |
Universidade da Cidade do Cabo - Cidade do Cabo, África do Sul |
De acordo com o estudo, os professores em formação têm percepções variadas sobre suas habilidades digitais e recursos tecnológicos, criando barreiras no uso de tecnologias. O ensino do letramento digital, combinado com a prática e a reflexão, pode ajudar os professores em formação a ver o digital como um recurso para a aprendizagem. |
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Bozavli (2021) |
É determinar as experiências de aprendizagem dos alunos de línguas estrangeiras que participam do ensino à distância durante a pandemia e suas crenças sobre a possibilidade de aprender um idioma estrangeiro sem escola. |
O estudo utilizou uma abordagem quantitativa, com um desenho descritivo. Os dados coletados foram analisados por meio do programa SPSS, com análises estatísticas descritivas e análise de conteúdo. |
Alunos de línguas estrangeiras dos departamentos de alemão, francês e inglês. |
Universidade de Atatürk Erzurum - Turquia |
Os alunos de língua estrangeira preferem o ensino presencial e acreditam que não é possível aprender um idioma estrangeiro sem ir à escola. No entanto, o autor argumenta que a tecnologia pode ser usada para criar ambientes de aprendizagem mais eficazes. |
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Dhillon e Murray (2021) |
É explorar as visões e experiências de professores de EAP (Inglês para Fins Acadêmicos) sobre seu desenvolvimento de habilidades digitais, sua aplicação de tecnologia de aprendizado eletrônico (e-learning) em seu ensino e suas percepções de seu valor como ferramenta de aprendizagem. |
O estudo utilizou uma abordagem mista para coletar e analisar dados. Um questionário foi enviado a 100 professores de EAP de instituições de ensino superior no Reino Unido, e um grupo focal foi realizado com um subconjunto de 10 professores. Os dados do questionário foram analisados estatisticamente, e os dados do grupo focal foram analisados qualitativamente para obter informações adicionais. |
Professores de Inglês para Fins Acadêmicos |
Universidade de Warwick, Coventry - Reino Unido |
Professores de EAP estão usando e-learning, mas há uma necessidade de melhor treinamento e suporte para que eles possam usar essas ferramentas de forma mais eficaz. As universidades têm um papel importante a desempenhar em fornecer esse treinamento e suporte, e os professores também precisam se comprometer em desenvolver suas próprias habilidades. |
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Krajka (2021) |
É promover a atitude de professor-como-pesquisador-de-linguagem nos programas de formação de professores de línguas. |
A metodologia do artigo é qualitativa, com foco na análise de dados coletados por meio de questionários e diários. Os dados coletados são usados para ilustrar a viabilidade de uma abordagem de ensino de línguas que coloca os professores na posição de pesquisadores. |
Professores-alunos de um programa de pós-graduação em TEFL (ensino de inglês como língua estrangeira) em uma universidade privada de médio. |
Universidade Maria Curie-Skłodowska, Lublin - Polônia |
Os professores de línguas consideram as habilidades de pesquisa auxiliadas pela linguística de corpus e pelo aprendizado baseado em dados como uma parte útil do seu letramento digital. No entanto, o maior obstáculo à aquisição dessas habilidades é a falta de compreensão de como esse aprendizado pode ser útil para o ensino de línguas. |
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Valadares e Coelho (2021) |
O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos estudantes sobre o uso de videogames como ferramenta de aprendizagem de inglês. |
Dados coletados por questionários, Action Logs e narrativas escritas no início e final do semestre. Questionários exploraram experiências prévias com videogames para aprendizagem de inglês. Atividades baseadas em videogames e outros recursos foram aplicadas ao longo do semestre. Action Logs e narrativas analisados no contexto do marco de experiências de aprendizagem formal de línguas de Miccoli, Bambirra e Vianini (2020). |
Alunos universitários de turma do Nível III de curso de extensão. |
Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa - Minas Gerais |
Videogames podem ser uma ferramenta eficaz para a aprendizagem de línguas, mas é importante considerar as diferentes realidades dos alunos e o papel do professor como mediador. Jogos em que a participação ativa dos alunos é esperada são mais bem recebidos. |