Open-access Letramento digital no ensino de língua inglesa: uma revisão bibliográfica

Digital literacy in English language teaching: a bibliographical review

Resumo

No contexto do ensino de língua inglesa, a influência das tecnologias digitais é inegável, transformando tanto a linguagem quanto a comunicação. O letramento digital surge como um elemento-chave nessa evolução. Diante deste cenário, o objetivo do presente artigo é apresentar uma pesquisa bibliográfica acerca do conceito de letramento digital de modo a refletir sobre suas implicações no ensino-aprendizagem da língua inglesa. A pesquisa foi realizada no ano de 2022 com foco nas publicações mais recentes e disponibilizadas na íntegra na base de dados Web of Science, acessada pelo Portal da CAPES, delimitando-se assim a artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. A busca resultou em 10 artigos sobre o tema. O recorte temporal foi definido com o intuito de abordar estudos contemporâneos que dialoguem com os avanços mais atuais da área. Os estudos revelam que o letramento digital pode ser uma ferramenta importante, para motivar os alunos e aprimorar diversas de suas habilidades. Conclui-se que o letramento digital é fundamental para preparar os alunos para um mundo cada vez mais globalizado e conectado.

Palavras-chave:
Letramento digital; Ensino de língua inglesa; Pesquisa bibliográfica

location_on
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro