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Promoção da leitura e transmídia. Da criação editorial ao book trailer como um epitexto fictício

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos epitexts virtuais que aparecem em quatro plataformas editoriais educacionais para a promoção de livros. Estando conscientes de que estamos imersos em uma sociedade gasosa ( SCOLARI, 2021SCOLARI, Carlos Alberto. Cultura snack: lo bueno, si breve. Primera edicion. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: La marca editora, 2021. ISBN 9789508893246.)onde predominam o breve, a moda e o viral; o novo paradigma de leitura corresponde a uma hibridização analógico-digital na qual os trailers de livros se tornam um claro exemplo de um produto transmídia do texto original pelas editoras. Nossa pesquisa qualitativa se baseia em uma análise de 70 epitexts fictícios, por meio de uma lista de conteúdos dividida em três categorias de estudo. Os resultados mostram sua presença tanto em livros de literatura infanto-juvenil quanto em livros de literatura para adultos jovens, a fim de incentivar a leitura e gerar curiosidade e prazer no prosummer. Entretanto, também é necessário destacar que este tipo de técnicas e linguagens multimodais não podem suplantar o protagonismo do fato literário e da própria leitura.

Palavras-chave:
Sociedade digital; Epitextos editoriais; Book Trailer; Setor editorial

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