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A pesquisa avalia os construtos de engajamento acadêmico, competência digital e digital informal learning (DIL). Para isso, utilizou três escalas distintas, uma delas a Escala de Engajamento Acadêmico. |
A Escala de Engajamento Acadêmico possui 17 itens, distribuídos em três dimensões: vigor, absorção e dedicação. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
A Escala de Engajamento acadêmico desenvolvida é uma versão abreviada da Utrecht work engagement scale (SCHAUFELI; BAKKER; SALANOVA, 2006). |
Os itens do questionário de Engajamento Acadêmico presentes na escala não são voltados para contextos online. Estão mais direcionados a identificar o quanto o aluno está envolvido com seu campo de estudo especificamente. |
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O estudo analisa os construtos clima de aprendizagem, necessidades psicológicas básicas e motivação dos estudantes. Para isso, utilizou três escalas, uma delas a Online Student Engagement (OSE). |
A Online Student Engagement Scale possui 18 itens distribuídos em quatro dimensões: habilidades, emoções, participação e desempenho. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
A escala adotada foi a Online Student Engagement (OSE); (DIXSON, 2015) |
A escala se aplica ao contexto do ensino online, entretanto o questionário traz itens que medem situações em que é utilizado especificamente o recurso de fóruns online. |
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A pesquisa trata somente do engajamento dos estudantes. Para isso foi elaborado um questionário de perguntas fechadas com base em Prompts de atividades que aborda os engajamentos cognitivo e afetivo e, além disso, um conjunto de perguntas abertas sobre engajamento comportamental. |
O questionário de perguntas fechadas possui 29 itens que avaliam duas dimensões: engajamento cognitivo e afetivo. Possui questões relacionadas aos seguintes prompts de atividade: Ensino síncrono, Ensino assíncrono, Preparação do aluno, Engajamento dos colegas, Avaliação, Laboratório. |
As respostas foram coletadas usando uma escala Likert de 5 pontos, sendo 1 = muito envolvente, 2 = envolvente, 3 = neutro, 4 = um pouco envolvente, 5 = não envolvente. |
O questionário se baseia em Prompts de atividade apresentados aos alunos para avaliar o quão engajante um aluno encontraria uma determinada atividade se eles fizessem o mesmo curso novamente em um ambiente totalmente online. |
As atividades de prompt sugeridas para avaliar as dimensões se aplicam ao contexto do ensino online, exceto o último grupo, que traz questões relacionadas a atividades de laboratório. |
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O estudo avalia os construtos de apoio social no contexto da aprendizagem online (apoio de professor, apoio de pares) e engajamento do aluno no contexto da aprendizagem online. Para isso, utiliza duas escalas, entre elas a Online English Learning Engagement (OELE). |
A escala possui 20 itens que avaliam quatro dimensões de engajamento: Engajamento comportamental, Engajamento cognitivo, Engajamento emocional, Engajamento social. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
O questionário OELE foi adaptado da medida desenvolvida por Wang et al. (2021). |
As questões são todas direcionadas ao contexto de aulas de Inglês, ademais o questionário possui apenas uma questão que menciona o ambiente online. |
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A pesquisa analisa os construtos desempenho, satisfação e engajamento dos alunos em cursos online. Para isso, desenvolveu os Student Feedback questionnaire. |
O questionário possui 27 itens que avaliam os construtos de satisfação e engajamento dos alunos. São 5 grupos de questões que possuem entre 5 e 6 questões cada. |
O questionário é composto por perguntas abertas que abordam os construtos de satisfação e engajamento dos alunos em cursos online. O artigo não traz conceitos de dimensões de engajamento. |
Construído a partir do Online Student Engagement (OSE), Dixson (2015) e Online Learning Consortium. |
As questões presentes no questionário podem ser aplicadas ao contexto de graduação em ambiente online, contudo o questionário avalia outros construtos além do engajamento. |
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A pesquisa avalia os construtos engajamento do aluno, estilo de e-learning e a prontidão para o aprendizado online. Para isso, foram utilizadas três escalas, uma delas a Engagement Scale. |
A escala possui 19 itens que avaliam as dimensões de engajamento comportamental, engajamento afetivo e engajamento cognitivo. |
Os autores não detalham o tipo de Likert da Escala de engajamento do aluno, tampouco sua redação. Originalmente a escala é Likert de 5 pontos, onde: 5 = concordo totalmente, 4 = concordo, 3 = não concordo nem discordo, 2 = discordo e 1 = discordo totalmente. Contudo, isso não é pormenorizado no artigo. |
Foi utilizada a Escala validada Engagement Scale (SUN; RUEDA, 2012). |
A Engagement Scale (SUN; RUEDA, 2012) possui questões direcionadas ao contexto online e ensino superior. Possui questões como ”Quando estou na aula online, apenas ”ajo” como se estivesse aprendendo.” e ”Gosto de fazer as aulas online”. |
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O estudo analisa os construtos de engajamento do aluno e tecnologia-enhanced learning (TEL). Para isso, utilizou a Technology-enhanced learning (TEL) engagement instrument. |
A pesquisa de engajamento TEL usada neste estudo consiste em uma escala final de 19 itens que avalia três fatores emergentes: satisfação, definição de metas e planejamento e interação física. |
A escala é Likert de cinco pontos: Discordo totalmente= 1; discordo= 2; nem concordo nem discordo= 3; concordo= 4; concordo totalmente= 5. |
A escala foi construída com base: (1) a escala de motivação e aprendizagem autorregulada (FONTANA et al., 2015; MILLIGAN; LITTLEJOHN, 2016), (2) a escala de engajamento online (KRAUSE; COATES, 2008), e (3) a escala de envolvimento do aluno (GUNUC; KUZU, 2015). |
As questões buscam averiguar o quanto os alunos gostam de utilizar recursos TEL (Tecnologia para aprimorar a aprendizagem) em suas aulas. A escala não averígua especificamente aulas em ambientes online. Avalia a inclusão desses recursos. Ainda, a escala aborda outros dois construtos além do engajamento do aluno. |
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O estudo analisa o engajamento do aluno em ambiente de aprendizagem híbrido. Para isso, desenvolveu o Online student engagement constructs for contemporary blended learning environments. |
A escala utilizada neste estudo consiste em 30 itens, divididos em sete fatores: aprendizagem ativa online, interação social online, colaboração online, ensino online, avaliação online, relevância acadêmica online e contato online com a equipe. |
O artigo não menciona qual o tipo de escala utilizado, contudo, no texto das análises, as respostas se baseiam em manifestações de concordar ou não com as afirmações por parte dos respondentes, o que sugere a utilização de escala tipo Likert. |
Baseia-se em uma escala de engajamento do aluno já desenvolvida, testada e validada relacionada à aprendizagem online por (COATES, 2016). |
As questões da escala envolvem em sua maioria o Cloud Deakin, que é um ambiente de aprendizagem em nuvem e estão voltadas ao ensino híbrido, assim sendo, não se aplica ao contexto de cursos do ensino superior em geral. |
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O artigo trata apenas do engajamento online, objetivando o desenvolvimento da escala de medição Online Student Engagement. |
A escala possui 19 itens que avaliam as dimensões: engajamento de habilidades, engajamento emocional, engajamento de participação/interação e engajamento de desempenho. |
A escala é Likert de 5 pontos: 1. nada característico de mim 2. não é realmente característico de mim 3. moderadamente característico de mim 4. característica de mim 5. muito característico de mim. |
Handelsman et al. (2005) SCEQ foi usado para formar a base do Online Student Engagement. |
A escala se aplica ao contexto do ensino online, entretanto o questionário traz itens que medem situações em que é utilizado especificamente o recurso de fóruns online. |
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O estudo avalia as variáveis motivacionais e de aprendizagem (interesse, autoeficácia e autorregulação) e o engajamento do aluno. Para isso, a pesquisa utilizou 4 escalas distintas, uma delas, a Engagement Scale. |
A escala de engajamento possui 19 itens distribuídos em três dimensões: engajamento comportamental, engajamento emocional e engajamento cognitivo. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: 5 = concordo totalmente, 4 = concordo, 3 = não concordo nem discordo, 2 = discordo e 1 = discordo totalmente. |
A Escala de Engajamento foi adaptada de Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004) e Fredricks, Blumenfeld, Friedel et al. (2005). |
A Escala de Engajamento (SUN; RUEDA, 2012) possui questões direcionadas ao contexto online e ensino superior. Possui questões como ”Quando estou na aula online, apenas ”ajo” como se estivesse aprendendo.” e ”Gosto de fazer as aulas online”. |