1 |
A pesquisa avalia os construtos de engajamento acadêmico, competência digital e digital informal learning (DIL). Para isso, utilizou três escalas distintas, uma delas a Escala de Engajamento Acadêmico. |
A Escala de Engajamento Acadêmico possui 17 itens, distribuídos em três dimensões: vigor, absorção e dedicação. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
A Escala de Engajamento acadêmico desenvolvida é uma versão abreviada da Utrecht work engagement scale (SCHAUFELI; BAKKER; SALANOVA, 2006SCHAUFELI, Wilmar B.; BAKKER, Arnold B.; SALANOVA, Marisa. The Measurement of Work Engagement With a Short Questionnaire: A Cross-National Study. Educational and Psychological Measurement, v. 66, n. 4, p. 701-716, ago. 2006. DOI: 10.1177/0013164405282471. Disponível em: <Disponível em: https://doi.org/10.1177/0013164405282471 >. Acesso em: 13 jun. 2021. https://doi.org/10.1177/0013164405282471...
). |
Os itens do questionário de Engajamento Acadêmico presentes na escala não são voltados para contextos online. Estão mais direcionados a identificar o quanto o aluno está envolvido com seu campo de estudo especificamente. |
2 |
O estudo analisa os construtos clima de aprendizagem, necessidades psicológicas básicas e motivação dos estudantes. Para isso, utilizou três escalas, uma delas a Online Student Engagement (OSE). |
A Online Student Engagement Scale possui 18 itens distribuídos em quatro dimensões: habilidades, emoções, participação e desempenho. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
A escala adotada foi a Online Student Engagement (OSE); (DIXSON, 2015DIXSON, Marcia D. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning, v. 19, n. 4, jul. 2015. DOI: 10.24059/olj.v19i4.561. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/561 >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://olj.onlinelearningconsortium.org...
) |
A escala se aplica ao contexto do ensino online, entretanto o questionário traz itens que medem situações em que é utilizado especificamente o recurso de fóruns online. |
3 |
A pesquisa trata somente do engajamento dos estudantes. Para isso foi elaborado um questionário de perguntas fechadas com base em Prompts de atividades que aborda os engajamentos cognitivo e afetivo e, além disso, um conjunto de perguntas abertas sobre engajamento comportamental. |
O questionário de perguntas fechadas possui 29 itens que avaliam duas dimensões: engajamento cognitivo e afetivo. Possui questões relacionadas aos seguintes prompts de atividade: Ensino síncrono, Ensino assíncrono, Preparação do aluno, Engajamento dos colegas, Avaliação, Laboratório. |
As respostas foram coletadas usando uma escala Likert de 5 pontos, sendo 1 = muito envolvente, 2 = envolvente, 3 = neutro, 4 = um pouco envolvente, 5 = não envolvente. |
O questionário se baseia em Prompts de atividade apresentados aos alunos para avaliar o quão engajante um aluno encontraria uma determinada atividade se eles fizessem o mesmo curso novamente em um ambiente totalmente online. |
As atividades de prompt sugeridas para avaliar as dimensões se aplicam ao contexto do ensino online, exceto o último grupo, que traz questões relacionadas a atividades de laboratório. |
4 |
O estudo avalia os construtos de apoio social no contexto da aprendizagem online (apoio de professor, apoio de pares) e engajamento do aluno no contexto da aprendizagem online. Para isso, utiliza duas escalas, entre elas a Online English Learning Engagement (OELE). |
A escala possui 20 itens que avaliam quatro dimensões de engajamento: Engajamento comportamental, Engajamento cognitivo, Engajamento emocional, Engajamento social. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: (1 = discordo totalmente; 5 = concordo totalmente). |
O questionário OELE foi adaptado da medida desenvolvida por Wang et al. (2021WANG, Xinghua et al. How Does Digital Competence Preserve University Students’ Psychological Well-Being During the Pandemic? An Investigation From Self-Determined Theory. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-13, 2021. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.652594. Disponível em: <Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2021.652594 >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://www.frontiersin.org/article/10.3...
). |
As questões são todas direcionadas ao contexto de aulas de Inglês, ademais o questionário possui apenas uma questão que menciona o ambiente online. |
5 |
A pesquisa analisa os construtos desempenho, satisfação e engajamento dos alunos em cursos online. Para isso, desenvolveu os Student Feedback questionnaire. |
O questionário possui 27 itens que avaliam os construtos de satisfação e engajamento dos alunos. São 5 grupos de questões que possuem entre 5 e 6 questões cada. |
O questionário é composto por perguntas abertas que abordam os construtos de satisfação e engajamento dos alunos em cursos online. O artigo não traz conceitos de dimensões de engajamento. |
Construído a partir do Online Student Engagement (OSE), Dixson (2015DIXSON, Marcia D. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning, v. 19, n. 4, jul. 2015. DOI: 10.24059/olj.v19i4.561. Disponível em: <Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/561 >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://olj.onlinelearningconsortium.org...
) e Online Learning Consortium. |
As questões presentes no questionário podem ser aplicadas ao contexto de graduação em ambiente online, contudo o questionário avalia outros construtos além do engajamento. |
6 |
A pesquisa avalia os construtos engajamento do aluno, estilo de e-learning e a prontidão para o aprendizado online. Para isso, foram utilizadas três escalas, uma delas a Engagement Scale. |
A escala possui 19 itens que avaliam as dimensões de engajamento comportamental, engajamento afetivo e engajamento cognitivo. |
Os autores não detalham o tipo de Likert da Escala de engajamento do aluno, tampouco sua redação. Originalmente a escala é Likert de 5 pontos, onde: 5 = concordo totalmente, 4 = concordo, 3 = não concordo nem discordo, 2 = discordo e 1 = discordo totalmente. Contudo, isso não é pormenorizado no artigo. |
Foi utilizada a Escala validada Engagement Scale (SUN; RUEDA, 2012SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
). |
A Engagement Scale (SUN; RUEDA, 2012SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
) possui questões direcionadas ao contexto online e ensino superior. Possui questões como ”Quando estou na aula online, apenas ”ajo” como se estivesse aprendendo.” e ”Gosto de fazer as aulas online”. |
7 |
O estudo analisa os construtos de engajamento do aluno e tecnologia-enhanced learning (TEL). Para isso, utilizou a Technology-enhanced learning (TEL) engagement instrument. |
A pesquisa de engajamento TEL usada neste estudo consiste em uma escala final de 19 itens que avalia três fatores emergentes: satisfação, definição de metas e planejamento e interação física. |
A escala é Likert de cinco pontos: Discordo totalmente= 1; discordo= 2; nem concordo nem discordo= 3; concordo= 4; concordo totalmente= 5. |
A escala foi construída com base: (1) a escala de motivação e aprendizagem autorregulada (FONTANA et al., 2015FONTANA, Rosa Pia et al. Measuring self-regulated learning in the workplace: Measuring SRL in the workplace. International Journal of Training and Development, v. 19, n. 1, p. 32-52, mar. 2015. DOI: 10.1111/ijtd.12046. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijtd.12046 >. Acesso em: 14 jun. 2021. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
; MILLIGAN; LITTLEJOHN, 2016MILLIGAN, Colin; LITTLEJOHN, Allison. How health professionals regulate their learning in massive open online courses. The Internet and Higher Education, v. 31, p. 113-121, out. 2016. DOI: 10.1016/j.iheduc.2016.07.005. Disponível em: <Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1096751616300483 >. Acesso em: 14 jun. 2021. https://www.sciencedirect.com/science/ar...
), (2) a escala de engajamento online (KRAUSE; COATES, 2008KRAUSE, Kerri-Lee; COATES, Hamish. Students’ engagement in first-year university. Assessment & Evaluation in Higher Education , v. 33, n. 5, p. 493-505, out. 2008. DOI: 10.1080/02602930701698892. Disponível em: <Disponível em: https://doi.org/10.1080/02602930701698892 >. Acesso em: 14 jun. 2021. https://doi.org/10.1080/0260293070169889...
), e (3) a escala de envolvimento do aluno (GUNUC; KUZU, 2015GUNUC, Selim; KUZU, Abdullah. Student engagement scale: development, reliability and validity. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 40, n. 4, p. 587-610, mai. 2015. DOI: 10.1080/02602938.2014.938019. Disponível em: <Disponível em: https://doi.org/10.1080/02602938.2014.938019 >. Acesso em: 11 jun. 2021. https://doi.org/10.1080/02602938.2014.93...
). |
As questões buscam averiguar o quanto os alunos gostam de utilizar recursos TEL (Tecnologia para aprimorar a aprendizagem) em suas aulas. A escala não averígua especificamente aulas em ambientes online. Avalia a inclusão desses recursos. Ainda, a escala aborda outros dois construtos além do engajamento do aluno. |
8 |
O estudo analisa o engajamento do aluno em ambiente de aprendizagem híbrido. Para isso, desenvolveu o Online student engagement constructs for contemporary blended learning environments. |
A escala utilizada neste estudo consiste em 30 itens, divididos em sete fatores: aprendizagem ativa online, interação social online, colaboração online, ensino online, avaliação online, relevância acadêmica online e contato online com a equipe. |
O artigo não menciona qual o tipo de escala utilizado, contudo, no texto das análises, as respostas se baseiam em manifestações de concordar ou não com as afirmações por parte dos respondentes, o que sugere a utilização de escala tipo Likert. |
Baseia-se em uma escala de engajamento do aluno já desenvolvida, testada e validada relacionada à aprendizagem online por (COATES, 2016COATES, Hamish. Student Engagement in Campus-Based and Online Education. London: Routledge, 2016.). |
As questões da escala envolvem em sua maioria o Cloud Deakin, que é um ambiente de aprendizagem em nuvem e estão voltadas ao ensino híbrido, assim sendo, não se aplica ao contexto de cursos do ensino superior em geral. |
9 |
O artigo trata apenas do engajamento online, objetivando o desenvolvimento da escala de medição Online Student Engagement. |
A escala possui 19 itens que avaliam as dimensões: engajamento de habilidades, engajamento emocional, engajamento de participação/interação e engajamento de desempenho. |
A escala é Likert de 5 pontos: 1. nada característico de mim 2. não é realmente característico de mim 3. moderadamente característico de mim 4. característica de mim 5. muito característico de mim. |
Handelsman et al. (2005HANDELSMAN, Mitchell M. et al. A Measure of College Student Course Engagement. The Journal of Educational Research, v. 98, n. 3, p. 184-192, jan. 2005. DOI: 10.3200/JOER.98.3.184-192. Disponível em: <Disponível em: https://doi.org/10.3200/JOER.98.3.184-192 >. Acesso em: 11 jun. 2021. https://doi.org/10.3200/JOER.98.3.184-19...
) SCEQ foi usado para formar a base do Online Student Engagement. |
A escala se aplica ao contexto do ensino online, entretanto o questionário traz itens que medem situações em que é utilizado especificamente o recurso de fóruns online. |
10 |
O estudo avalia as variáveis motivacionais e de aprendizagem (interesse, autoeficácia e autorregulação) e o engajamento do aluno. Para isso, a pesquisa utilizou 4 escalas distintas, uma delas, a Engagement Scale. |
A escala de engajamento possui 19 itens distribuídos em três dimensões: engajamento comportamental, engajamento emocional e engajamento cognitivo. |
A escala é Likert de 5 pontos, onde: 5 = concordo totalmente, 4 = concordo, 3 = não concordo nem discordo, 2 = discordo e 1 = discordo totalmente. |
A Escala de Engajamento foi adaptada de Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison H. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, mar. 2004. DOI: 10.3102/00346543074001059. Disponível em: <Disponível em: https://doi.org/10.3102/00346543074001059 >. Acesso em: 20 jun. 2021. https://doi.org/10.3102/0034654307400105...
) e Fredricks, Blumenfeld, Friedel et al. (2005)FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; FRIEDEL, Jeanne et al. School Engagement. In: MOORE, Kristin A.; LIPPMAN, Laura (Ed.). What do children need to flourish? conceptualizing and measuring indicators of positive development. New York: Springer, 2005. p. 305-321.. |
A Escala de Engajamento (SUN; RUEDA, 2012SUN, Jerry Chih-Yuan; RUEDA, Robert. Situational interest, computer self-efficacy and self-regulation: Their impact on student engagement in distance education: Student engagement in distance education. British Journal of Educational Technology , v. 43, n. 2, p. 191-204, mar. 2012. DOI: 10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x. Disponível em: <Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2010.01157.x >. Acesso em: 9 nov. 2021. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1...
) possui questões direcionadas ao contexto online e ensino superior. Possui questões como ”Quando estou na aula online, apenas ”ajo” como se estivesse aprendendo.” e ”Gosto de fazer as aulas online”. |