Resumo
Classes verbais são definidas na literatura em semântica lexical como grupos sintaticamente coerentes de verbos que também compartilham componentes de significado. Assim, a investigação de classes verbais leva a importantes descobertas sobre a interface sintaxe-semântica. Nessa perspectiva, a partir do trabalho fundador de Levin (1993)LEVIN, B. English verb classes and alternations: a preliminary investigation. Chicago: University of Chicago Press , 1993. para o inglês, muitos autores desenvolveram análises para a classificação sintático-semântica de verbos em diferentes línguas. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral de tais trabalhos, com foco naqueles que constituem recursos online de acesso aberto para a classificação sintático-semântica de verbos: VerbNet para o inglês, BVI para o basco, AnCoraVerb para o espanhol e o catalão, VerboWeb para o português brasileiro, CROVALLEX para o croata e VALLEX para o tcheco. O artigo revisa os pressupostos teóricos gerais sobre classificação de verbos compartilhados por todos os trabalhos apresentados e apresenta as características específicas de cada um, considerando o corpo de dados, as análises e metodologias específicas e os mecanismos de busca que eles fornecem. Por fim, o presente artigo oferece uma análise comparativa de duas classes verbais específicas (a saber, verbos de criação de imagem e verbos de criação e transformação), com base nos dados dos trabalhos citados acima. Embora esses recursos assumam uma abordagem léxico-semântica específica para classificação de verbos, eles fornecem dados e análises valiosos que podem ser úteis para pesquisas em diferentes perspectivas teóricas.
Palavras-chave:
Classes verbais; Estrutura de eventos; Estrutura argumental; Recursos online; Léxicos digitais; Verbos de criação