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Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação

Resumo

Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica ( Apple, 1990APPLE, Michael. Is there a curriculum voice to reclaim? The Phi Delta Kappan, v. 71, n. 7, p. 526–530, 1990. Available from: https://www.jstor.org/stable/20404202. Visited on: 24 Jan. 2023.
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; McLaren; Kincheloe, 2007MCLAREN, Peter; KINCHELOE, Joe (eds.). Critical pedagogy: Where are we now? [S. l.]: Peter Lang, 2007. Available from: https://www.peterlang.com/document/1143755. Visited on: 10 Aug. 2023.
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), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência ( Kleiman; Sito, 2016KLEIMAN, Angela; SITO, Luanda. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves (eds.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 169–198.; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009SILVA-SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência= culturas e identidades no movimento hip hop. 2009. Doutorado em Lingüística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas. Available from: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769115. Visited on: 10 Aug. 2023.
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). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) ( Denzin; Lincoln, 2005DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (eds.). The Sage handbook of qualitative research. [S. l.]: Sage Publications, 2005.) voltada para o paradigma sociocrítico ( Freire, 1970FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1st. Mexico: SA Primera edición, 1970.) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem ( Mirra; Garcia; Morrell, 2015MIRRA, Nicole; GARCIA, Antero; MORRELL, Ernest. Doing youth participatory action research: Transforming inquiry with researchers, educators, and students. [S. l.]: Routledge, 2015.). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.

Palavras-chave:
Narrativas de resistência; Letramentos de reexistência; Mídia digital; Pedagogia crítica; Educação linguística e cultural

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