Acessibilidade / Reportar erro

Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês

Digital and decolonial curation of videos and podcasts in French language education

Resumo

Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa, foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais ( Deschaine; Sharma, 2015 DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10, p. 19–24, 2015. ISSN 1933-4850. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044 . Acesso em: 30 dez. 2023.
https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044...
). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming ) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético ( Rocha, 2019ROCHA, Claudia. MOOCs em língua estrangeira: desafios para a construção de ecologias de aprendizagens situadas e transgressivas. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogerio; BORGES, Vládia Maria Cabral; DELLAGNELO, Adriana Kuerten; FILHO, Etelvo Ramos (ed.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Editora Pontes, 2019. p. 139–178. ) e decolonial ( Veronelli; Daitch, 2021 VERONELLI, Gabriela Alejandra; DAITCH, Silvana Leticia. Sobre a colonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80, fev. 2021. ISSN 1980-0614, 1980-0614. DOI: 10.5380/rvx.v16i1.78169. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/78169 . Acesso em: 30 dez. 2023.
https://revistas.ufpr.br/revistax/articl...
) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.

Palavras-chave:
Curadoria digital; Educação Linguística; Decolonialidade

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br