Acessibilidade / Reportar erro

Práticas literárias na rede de futuros professores do ensino primário

Resumo

O aumento da presença de adolescentes e jovens na Internet levou a um interesse em analisar suas práticas de leitura e multimodais, o que às vezes envolve a criação de espaços de socialização da leitura nesse contexto e o desenvolvimento de práticas vernaculares na Internet ( CASSANY, 2012CASSANY, Daniel. En_línea. Leer y escribir en la red. Barcelona, España: Anagrama, 2012.). Neste artigo, queremos explorar essa questão com mais profundidade, considerando quais são as práticas de leitura na web e o conhecimento que os professores da escola primária em treinamento da Universidade da Extremadura têm sobre os novos gêneros desenvolvidos nesse contexto de mídia. Para esse fim, foi elaborado um questionário ad hoc no qual os alunos relataram seus hábitos e práticas de leitura. Os resultados mostram um conhecimento escasso dos gêneros acima mencionados e hábitos de leitura muito pouco consolidados, o que torna necessário realizar um trabalho específico para reforçar esse hábito e seu conhecimento das diferentes práticas.

Palavras-chave:
Práticas de leitura; Hábitos de leitura; Professores estagiários; Educação primária; Booktubers

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br