Acessibilidade / Reportar erro

Influência da aplicação de um plano de leitura na motivação, inteligência emocional, fluência e compreensão leitora em alunos espanhóis do ensino fundamental

Resumo

A leitura se posiciona como uma habilidade importante no cotidiano das pessoas. Por isso, trabalha-se e dedica-se tempo ao seu desenvolvimento nos centros educativos através de propostas didáticas que constam do Plano de Leitura. Esta pesquisa se concentra em conhecer o impacto do Plano de Leitura em várias dimensões, como motivação, inteligência emocional, fluência e compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental de diferentes centros educacionais na Espanha. Para isso, seguiu-se uma metodologia quantitativa com um desenho pré-pós quase-experimental com um grupo controle e um experimental. Participaram do estudo 331 alunos matriculados entre o 5º e o 6º ano da referida etapa de ensino. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos validados (Questionário de Estratégias Motivadas para a Aprendizagem, Inventário de Inteligência Emocional BarOn e o EMLE-TALE 2000) para os objetivos perseguidos. Após a análise estatística, os resultados obtidos revelam como o aumento da inteligência emocional no grupo experimental melhorou a motivação dos alunos, tanto intrínseca quanto extrinsecamente, e isso favoreceu a aquisição de maior fluência e compreensão de leitura em relação ao grupo controle. Conclui-se que motivação, inteligência emocional, fluência e compreensão de leitura são maiores no grupo experimental do que aquelas alcançadas pelos alunos do grupo controle. Isso mostra que o Plano de Leitura desenvolvido pelo grupo experimental tem um impacto positivo na melhora dessas dimensões nos alunos.

Palavras-chave:
Compreensão de leitura; Fluência de leitura; Motivação; Inteligência emocional

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br