Abstract in Portuguese:
Resumo A adoção animal é considerada um gesto grandioso que carrega consigo grande responsabilidade social, visto que um animal precisa dos cuidados e carinho diário do adotante. Muito além da aparência e questões estéticas, é essencial que o adotante considere suas reais condições respeitando as características específicas do animal. A falta de perícia na escolha do animal pode acarretar uma adoção irresponsável e infrutuosa, comprometendo a qualidade de vida do animal. Portais de adoção de animais são suscetíveis a esse problema se não fornecerem mecanismos que tentem aproximar as reais preferências e condições do adotante com as características do animal. Diante dessa problemática, este artigo propõe um sistema de recomendação baseado em conteúdo que visa sugerir animais para adoção considerando as preferências dos adotantes, aplicando a técnica do cosseno ponderado. A ponderação é fundamental no cálculo de similaridade entre as preferências dos adotantes e das características do animal. Os experimentos realizados apontam um aumento de precisão das recomendações quando a ponderação é aplicada sobre o método tradicional sem considerar as preferências do adotante por determinadas características dos animais a serem adotados.Abstract in English:
Abstract An adopted animal is considered a grand gesture with significant social responsibility since it needs daily care and affection from the adopter. Far beyond appearance and aesthetic issues, the adopter must consider their natural conditions, respecting the specific characteristics of the animal. The lack of expertise in choosing the animal can lead to an irresponsible and fruitless adoption, compromising the animal’s quality of life. Animal adoption portals are prone to this problem if they do not provide controls that try to approximate the adopter’s real motivations and conditions with the animal’s characteristics. Faced with this problem, this article proposes a content-based recommendation system to suggest animals for users to consume drugs, applying the weighted cosine technique. The weighting is fundamental in calculating the similarity between the users’ emotions and the animal’s characteristics. The experiments increased the accuracy of the recommendations when weighting is applied over the traditional method without considering the prescribed method of users by specific characteristics of the animals to be adopted.Abstract in Portuguese:
Resumo O 4chan é um fórum digital conhecido pela forte presença de movimentos de direita-alternativa ( Nagle, 2017; Tuters, 2018). Neste artigo, a partir da abordagem histórico-discursiva ( Wodak; Reisigl, 2016) dos estudos críticos do discurso ( Wodak; Meyer, 2016), apresentamos um breve estudo quali-quantitativo sobre esse fórum em duas partes: em primeiro lugar, discutimos processos de inovação lexical que ocorrem endemicamente nesse tipo de ambiente digital e, em segundo, apresentamos um panorama que expõe os termos mais recorrentes na nomeação e predicação de atores sociais representados no discurso nessa plataforma, em um corpus de 3.675 comentários. A partir desses exemplos, selecionamos casos que representam alguns dos processos de inovação vernacular mais produtivos, nomeadamente, o desbotamento semântico ( Peeters et al., 2021 ), os blends morfológicos e os significantes flutuantes ( Tuters; Hagen, 2020). A este último, dedicamos uma discussão mais detida a partir das instâncias reveladas no corpus deste estudo. Concluímos, a partir desses dados, que o ambiente é altamente profícuo no uso de jogos de linguagem para representação de atores sociais tomados como antagonísticos, reproduzindo discursos marcadamente racistas, antissemitas e transfóbicos.Abstract in English:
Abstract 4chan is a digital forum known for its strong presence of alt-right movements ( Nagle, 2017; Tuters, 2020). In this article, based on the Discourse-historical Approach ( Wodak; Reisigl, 2016) of Critical Discourse Studies ( Wodak; Meyer, 2016), we present a brief qualitative and quantitative study on this forum in two parts: first, we discuss processes of lexical innovation that occur endemically in this type of digital environment and, second, we present an overview that exposes the most recurrent terms in the naming and predication of social actors represented in the discourse on this platform, in a corpus of 3,675 comments. From these examples, we selected cases that represent some of the most productive vernacular innovation processes, namely, semantic fading ( Peeters et al., 2021 ), morphological blends and floating signifiers ( Tuters; Hagen, 2020). To the later, we dedicate a more detailed discussion based on the instances revealed in the corpus of this study. We conclude, based in this data, that the environment is highly fruitful in the use of language games to represent social actors taken as antagonistic, reproducing markedly racist, antisemitic and transphobic discourses.Abstract in Portuguese:
Resumo O desenvolvimento educativo das Ciências Sociais, em que se destacam a Geografia e a História, é um terreno favorável à incorporação de avanços tecnológicos com aplicabilidade ao enriquecimento dos processos de formação e à melhoria do interesse e desempenho dos alunos. Partindo do interesse pelo uso da tecnologia educacional nas ciências sociais, o objetivo deste estudo é analisar com técnicas bibliométricas a produção científica na Scopus sobre tal tópico. Foi aplicada a declaração PRISMA e a amostra final é composta por 126 artigos publicados nas duas primeiras décadas do século XXI, utilizando análises bibliométricas de acoplamento bibliográfico, coautoria, cocitação e coocorrência. Os resultados indicam uma produção crescente, mas de forma moderada, principalmente em revistas tanto das ciências sociais como da tecnologia. Destaca-se a investigação europeia, com redes colaborativas entre o Reino Unido, Canadá e Austrália, embora a Espanha tenha sido o país mais prolífico. Nas Ciências Sociais predominam os trabalhos sobre Geografia, sendo a matéria com maior desenvolvimento nas diferentes etapas formativas (primária, secundária ou universidade). Recursos como videogames ou realidade virtual e aumentada adquirem cada vez mais destaque nos processos formativos. Concluindo, vale destacar o impacto positivo das tecnologias no desenvolvimento educacional das ciências sociais e das diferentes linhas de pesquisa que abrem uma área de conhecimento propícia à inovação.Abstract in Spanish:
Resumen El desarrollo educativo de las Ciencias Sociales, donde destacan la geografía y la historia, es un terreno propicio para incorporar los avances tecnológicos con aplicabilidad al enriquecimiento de los procesos formativos y la mejora del interés y rendimiento del alumnado. Partiendo del interés del uso de la tecnología educativa en las ciencias sociales, el objetivo de este estudio es analizar con técnicas bibliométricas la producción científica en Scopus sobre dicho tema. Fue aplicada la declaración PRISMA, la muestra final la conforman 126 artículos publicados en las dos primeras décadas del siglo XXI, utilizando análisis bibliométricos de acoplamiento bibliográfico, coautoría, cocitación y co-ocurrencia. Los resultados señalan una producción en crecimiento pero de forma moderada, principalmente en revistas tanto de las ciencias sociales como de la tecnología. Destacan las investigaciones europeas, con redes colaborativas entre Reino Unido, Canadá y Australia, aunque España fue el país más prolífico. Dentro de las Ciencias Sociales, predominan los trabajos en torno a la geografía, siendo la materia con mayor desarrollo en las distintas etapas formativas (primaria, secundaria o universitaria). Recursos como los videojuegos o la realidad virtual y aumentada adquieren cada vez más protagonismo en los procesos formativos. Como conclusión, cabe destacar el impacto positivo de las tecnologías en el desarrollo educativo de las ciencias sociales y las diferentes líneas de investigación que se abren para un área de conocimiento propicia para la innovación.Abstract in English:
Abstract The educational development of the Social Sciences, with a particular focus on geography and history, provides fertile ground for incorporating technological advancements with practical applications to enhance educational processes and improve student interest and performance. With the interest in the use of educational technology in the social sciences, the objective of this study is to analyze the scientific production on this topic in Scopus using bibliometric techniques. It was applied the PRISMA statement, the final sample consists of 126 articles published in the first two decades of the 21st century, utilizing bibliometric analyses such as bibliographic coupling, co-authorship, co-citation, and co-occurrence. The results indicate a growing production but moderately, mainly in journals focused on both the social sciences and technology. European research stands out, with collaborative networks between the United Kingdom, Canada, and Australia, although Spain was the most prolific country. Within the Social Sciences, there is a predominance of studies in the field of geography, which is the subject with the most development across different educational stages (primary, secondary, and university). Resources such as video games or virtual and augmented reality are gaining increasing prominence in educational processes. In conclusion, the positive impact of technology on the educational development of the social sciences and the various lines of research that emerge in this knowledge field, conducive to innovation, should be highlighted.Abstract in Portuguese:
Resumo Com o ritmo acelerado dos desenvolvimentos tecnológicos, os aplicativos de tradução surgiram como a última tendência da tradução automática para atender às necessidades dos usuários para diversos fins, como estudo, trabalho, viagens e entretenimento. Embora o objetivo de todos os serviços, incluindo a tradução, seja alcançar a satisfação do utilizador, uma maior compreensão das expectativas dos utilizadores é essencial para melhorar as aplicações de tradução e melhorar a experiência do utilizador. Este estudo visa explorar as expectativas de qualidade dos usuários em relação aos aplicativos de tradução e os recursos realistas dos aplicativos. Um projeto de pesquisa qualitativa foi utilizado para analisar 240 expectativas de usuários selecionadas propositalmente em 12 aplicativos de tradução populares. As descrições fornecidas pelos desenvolvedores dos 12 aplicativos foram avaliadas usando o modelo de Ryan ( 1993) para explorar a correspondência entre as expectativas dos usuários e as características realistas dos aplicativos de tradução. As conclusões revelaram uma lista detalhada de critérios de qualidade de serviço e critérios de qualidade de tradução, bem como sugestões para melhorar ambos os tipos de critérios. O estudo pode ter implicações empíricas e teóricas para pesquisadores de tradução e desenvolvedores de aplicativos de tradução na tentativa de compilar um perfil abrangente e realista dos recursos e da qualidade dos aplicativos de tradução. Os usuários do aplicativo e os tradutores humanos também podem se beneficiar das descobertas.Abstract in English:
Abstract With the accelerating pace of technological developments, translation applications have emerged as the latest trend of machine translation to serve users’ needs for various purposes such as study, work, travel, and entertainment. While the goal of every service, including translation, is to attain user satisfaction, a greater understanding of users’ expectations is essential to improve translation applications and enhance the user experience. This study aims at exploring the users’ quality expectations of translation applications and the realistic features of the applications. A qualitative research design was used to analyze 240 user expectations selected purposefully from 12 popular translation applications. The descriptions given by the developers of the 12 applications were evaluated using Ryan’s ( 1993) model to explore the correspondence between users’ expectations and realistic features of translation applications. The findings revealed a detailed list of quality service criteria and translation quality criteria as well as suggestions to improve both types of criteria. The study may have empirical and theoretical implications for translation researchers and translation application developers in the attempt to compile a comprehensive and realistic profile of translation application features and quality. The application users and human translators can also benefit from the findings.Abstract in Portuguese:
Resumo Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica ( Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência ( Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) ( Denzin; Lincoln, 2005) voltada para o paradigma sociocrítico ( Freire, 1970) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem ( Mirra; Garcia; Morrell, 2015). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.Abstract in English:
Abstract This study aims to reveal how media, as a critical pedagogy scenario ( Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), can promote reexistence literacies, through the development of resistance narratives ( Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). It is a Qualitative Online Research (QOR) ( Denzin; Lincoln, 2005) focused on the sociocritical paradigm ( Freire, 1970) and Young Participatory Action Research ( Mirra; Garcia; Morrell, 2015). We conducted this study through an online media course composed of 18 sessions, with 18 preservice English teachers from Universidade Federal do Piauí (located in the northeast of Brazil) and Universidad Católica Luis Amigó (located in Medellín, Colombia). The research evidences that: a) the majority of the pre-service English teachers reveal some lack of awareness concerning the critical use and consumption of information in communication means; b) the development of reexistence literacies occurs when the individuals are conscious and empower themselves in their scenarios to fight for a world with more justice and equity; c) Reexistence may occur when critical pedagogical practices of resistance are employed. In conclusion, we highlight the importance of using the media to question power structures, promote critical education for equity, and generate scenarios for the active participation of teachers and students to promote the development of reexistence literacies through resistance narratives.Abstract in Portuguese:
Abstract O estudo trata do problema do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) por futuros professores de matemática. O objetivo do estudo é a justificativa teórica, o desenvolvimento metódico e a verificação experimental da tecnologia de aplicação de TIC para aumentar o nível de competência comunicativa em língua inglesa orientada profissionalmente no processo de aprendizagem da disciplina de inglês para fins específicos por futuros professores de matemática em condições de guerra. Com base na análise da literatura científica foi dada uma definição e foram desenvolvidas competências comunicativas em língua inglesa orientada profissionalmente, critérios multinacionais de atividades criativas e seus níveis (baixo, médio, alto), o que permitiu verificar o nível da competência comunicativa em língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática antes e depois do treinamento experimental. Foi desenvolvida e testada a tecnologia de utilização de ferramentas TIC no processo de estudo do IFE, foram dados exemplos de utilização de ferramentas TIC em aulas de inglês online e analisados os resultados da formação experimental de futuros professores de matemática. Os resultados do estudo confirmaram a hipótese de que o nível de competência comunicativa na língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática aumentará, se no processo de ensino à distância de IFE e as ferramentas TIC forem usadas de acordo com a tecnologia educacional desenvolvida.Abstract in English:
Abstract The research addresses the use of information and communication technologies (ICT) in English for Specific Purposes (ESP) learning by pre-service mathematics teachers in Ukraine. The study aimed to provide theoretical justification, methodological development, and experimental verification of the application of ICT. It aimed to enhance the pre-service mathematics teachers’ professionally oriented English communicative competency (POECC) in ESP learning during wartime. The definition of POECC was based on a scientific literature analysis. The criteria for POECC were motivational, cognitive, operational, and creative, with three levels each (low, medium, and high). The authors developed and tested the use of virtual resources and digital tools in the process of learning ESP. They also provided examples of how ICT can be used in online English classes. The study evaluated the level of development of pre-service mathematics teachers’ POECC before and after experimental training, and analyzed the results of the training. The study confirmed the hypothesis that the development of pre-service mathematics teachers’ POECC level would increase during ESP online learning, even in wartime conditions, if virtual resources and digital tools were used in accordance with the developed educational technology.Abstract in Portuguese:
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre os discursos que circulam acerca do livro e da leitura e, especificamente, analisar, sob a ótica da Análise do Discurso, a partir das contribuições de Foucault ( 2006 , 2009 , 2010 , 2014 ) a este campo, vídeos de booktubers com apresentações de estantes dos comentadores em uma prática chamada por eles de bookshelf tour . Destacam-se os sentidos de: mostrar que se é um leitor; de capital social para aquele que lê; e de socialização das práticas leitoras, por meio da fluidez e da dinamicidade da web, em suas possíveis correlações com o ensino de leitura e escrita no Brasil. Questiona-se, com a regularidade de tais práticas, novas pluralidades para os significados da leitura, abertas a formatos audiovisuais e a formas variadas de falar sobre livros e leituras. O corpus é composto por três vídeos do YouTube nos quais acontece a montagem de estantes e organização desses espaços. O conceito fundamental da Análise do Discurso para este estudo é o conceito de sujeito, na perspectiva foucaultiana, além dos conceitos de poder e saber também mobilizados por este autor. A concepção de leitura adotada advém dos estudos de Chartier ( 1998 , 1999 , 2019 ) e da história cultural da leitura.Abstract in English:
Abstract The objective of this article is to reflect on the discourses that circulate about books and reading and, specifically, to analyze, from the perspective of Discourse Analysis, based on the contributions of Foucault ( 2006 , 2009 , 2010 , 2014 ) to this field , videos of booktubers with presentations of commentators’ shelves in a practice they call bookshelf tour. The meanings of: showing that you are a reader; of social capital for those who read; and socialization of reading practices, through the fluidity and dynamism of the web, in its possible correlations with the teaching of reading and writing in Brazil. With the regularity of such practices, new pluralities for the meanings of reading are questioned, open to audiovisual formats and varied ways of talking about books and reading. The corpus consists of three YouTube videos in which the assembly of shelves and organization of these spaces takes place. The fundamental concept of Discourse Analysis for this study is the concept of subject, from a Foucauldian perspective, in addition to the concepts of power and knowledge also mobilized by this author. The concept of reading adopted comes from the studies of Chartier ( 1998 , 1999 , 2019 ) and the cultural history of reading.Abstract in Portuguese:
Resumo O avanço tecnológico proporcionou a criação de novos espaços de divulgação do conhecimento. Logo, discursos voltados para o ensino de escrita começaram a circular em plataformas digitais com o intuito de propagar conhecimentos relativos à escrita da redação do Enem. A partir disso, o objetivo deste estudo é delinear os imaginários sociodiscursivos que alicerçam o ensino de escrita da redação do Enem de influenciadores digitais, considerando a oferta da aprendizagem como uma mercadoria cultural. Para isso, utiliza-se uma abordagem qualitativa e explicativa, baseando-se na Análise do Discurso, de perspectiva francesa, sobretudo a partir de Charaudeau ( 2017 ), com contribuições pontuais da teoria crítica. Como corpus, foram selecionados três vídeos, tendo como critério as maiores visualizações no YouTube e a palavra-chave de busca: “redação Enem”. As análises apontam para uma movimentação de saberes de conhecimento que, ao serem tecidos, misturam a teoria sobre escrita de textos dissertativos com o manual do Inep e com as experiências próprias de cada influenciador com a prova discursiva do Enem. Esta proposta vaga de ensino de escrita revela uma objetificação do ato de escrever, transformando-o em produto a ser comercializado na medida em que, a partir da empiria, os influenciadores demonstram sucesso próprio no Enem.Abstract in English:
Abstract Technological advances have given rise to the creation of new spaces for the dissemination of knowledge. Thus, discourses regarding the teaching of writing began to circulate on digital platforms in order to propagate knowledge related to the writing of the Enem essay. Having this in mind, the aim of this study is to delineate the sociodiscursive imaginaries that underpin digital influencers’ teaching of Enem essay writing, considering the offer of the learning process as a cultural commodity. For this purpose, a qualitative and explanatory approach is used, based on Discourse Analysis from French perspective, mostly based on Charaudeau ( 2017 ), with contributions from the concept of Cultural Commodity from Critical Theory. As a corpus, three videos were selected, using as criteria the largest number of views on YouTube and the search keyword "redação Enem" (Enem essay). The analyses point to a movement of expertise-related knowledge that, when woven, mixes the theory on writing discursive texts with the Inep manual, as well as with each influencer’s own experiences with the Enem discursive test. This vague proposal for teaching writing reveals an objectification of the act of writing, transforming it into a product to be marketed to the extent that, from empirical experience, influencers demonstrate their own success in the Enem test.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo examina os erros que o sistema de reconhecimento automático de fala (ASR) do Veed.io produz ao transcrever declarações faladas em árabe jordaniano para legendas. Tenta propor uma nova classificação para as legendas construídas com base em tecnologia de inteligência artificial. Através de uma combinação de análises qualitativas e quantitativas, o estudo examina os tipos de erros e seu impacto na compreensão. Os erros observados nas legendas geradas com base na análise linguística e fonética são categorizados em três tipos principais: exclusões, substituições e inserções. Além disso, a análise quantitativa mede a taxa de erro de palavras (WER) e mostra que o percentual de WER é de 38,857%, revelando que as exclusões são o tipo de erro mais comum, seguidas pelas substituições e inserções. O estudo recomenda a realização de mais pesquisas sobre sistemas ASR para dialetos da língua árabe e aconselha os legendadores a estarem cientes das limitações desses sistemas ao usá-los, garantindo que os editem e supervisionem adequadamente.Abstract in English:
Abstract This paper examines the errors that the automatic speech recognition (ASR) system of Veed.io produces when transcribing utterances spoken in Jordanian Arabic into subtitles. It attempts to propose a new classification for the subtitles that are built based on artificial intelligence technology. Through a combination of qualitative and quantitative analyses, the study examines the types of errors and their impact on comprehension. The errors observed in the generated subtitles based on linguistic and phonetic analysis are categorised into three main types: deletions, substitutions, and insertions. Furthermore, the quantitative analysis measures the word error rate (WER) and shows that the WER percentage is 38.857% revealing that deletions are the most common type of error, followed by substitutions and insertions. The study recommends conducting further research on ASR systems for Arabic language dialects and advises subtitlers to be aware of the limitations of these systems when using them, ensuring that they edit and supervise them appropriately.Abstract in Portuguese:
Resumo As tecnologias da Web 2.0 fornecem vários recursos para a aprendizagem online da língua inglesa. A investigação tem como objetivo analisar as diferenças na percepção das crenças de auto-eficácia nas competências comunicativas e na atitude em relação à utilização de ferramentas da Web 2.0 na aprendizagem online da língua inglesa, tendo em conta a variável gênero. Foi realizado um estudo não-experimental, ex post facto , descritivo-inferencial e transversal com uma amostra de 861 estudantes numa universidade pública na Colômbia. Os resultados indicaram que, a partir do Modelo de Sala de Aula Invertida em Encontros Síncronos (MAIES), os homens têm maior auto-eficácia em todas as competências comunicativas e utilizam mais os recursos da Web 2.0. As diferenças entre os gêneros são atribuídas à motivação intrínseca, extrínseca e instrumental, à forma como as mulheres adotam o MAIES e a um possível sentimento de "auto-complacência" na forma como os homens avaliaram a sua auto-eficácia na aprendizagem de línguas estrangeiras (L2). Nesta amostra, o gênero é um aspeto diferencial da aprendizagem da língua inglesa através do MAIES, no que diz respeito às crenças de auto-eficácia e à utilização de ferramentas da Web 2.0. Foram retiradas algumas implicações pedagógicas tendo em conta os resultados.Abstract in Spanish:
Resumen Las tecnologías Web 2.0 proveen diversos recursos para el aprendizaje del inglés en línea. La investigación tiene como propósito analizar las diferencias en las creencias sobre la autoeficacia percibida en las habilidades comunicativas y la actitud para el uso de las herramientas Web 2.0 en el aprendizaje del inglés en línea, con respecto a la variable sexo. Se realizó un estudio no experimental, ex post facto, descriptivo-inferencial y transversal con una muestra de 861 estudiantes en una universidad pública de Colombia. Los resultados indicaron que desde el Modelo de Aula Invertida en Encuentros Sincrónicos (MAIES), los hombres poseen una autoeficacia mayor en todas las habilidades comunicativas y emplean los recursos Web 2.0 en mayor medida. Las diferencias entre sexos se atribuyen a la motivación intrínseca, extrínseca e instrumental, a la forma en que las mujeres asumen el MAIES, y a un posible sentido de ‘autocomplacencia’ en la forma en que los hombres evaluaron su autoeficacia en el aprendizaje de una lengua extranjera (L2). En esta muestra, el sexo es un aspecto diferencial en el aprendizaje del inglés por medio del MAIES, en lo concerniente a las creencias de autoeficacia y al empleo de las herramientas Web 2.0. Se derivaron algunas implicaciones pedagógicas en consideración con los resultados.Abstract in English:
Abstract Web 2.0 technologies offer different resources to learn English in a virtual environment. This study aims to analyze differences concerning self-efficacy beliefs perceived in both linguistic skills and the attitude towards the use of Web 2.0 tools when learning English online with respect to the gender variable. A non-experimental, ex post facto study was conducted following a descriptive-inferential and cross-sectional nature. The sample corresponded to 861 undergraduate students in a public university in Colombia. Findings demonstrated that, under the Flipped Classroom in Synchronous Settings Model (FCISSM) for English Language Learning, men have higher self-efficacy levels than women. Moreover, men use Web 2.0 resources to a larger extent to develop their linguistic skills. Gender differences are linked to intrinsic, extrinsic, and instrumental motivation to the way in which women have assumed the FCISSM and are also connected to a possible sense of ‘self-complacency’ regarding how men assessed their self-efficacy in a foreign language learning (L2). In this sample size, gender is a differential aspect in language learning through the FCISSM, regarding self-efficacy beliefs and the use of Web 2.0. Some pedagogical implications were provided in accordance with the results of the study.Abstract in Portuguese:
Resumo No Ensino Secundário Geral em Moçambique, ainda é raro o uso de recursos tecnológicos para o aprendizado de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva. O objetivo desta pesquisa é verificar se as simulações dos softwares Qubism 3D Modeling e GeoGebra, nos temas de Projeção Ortogonal e de Seção de Cilindros, contribuem para a formação de alunos nesse tipo de habilidade. Para o estudo das Projeções Ortogonais, adaptamos o Qubism 3D Modeling para ajudar na clarificação das representações das vistas ortogonais. Para o estudo das seções produzidas em cilindro, utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, por facilitar a percepção da forma da figura resultante da seção. Este estudo é quase-experimental, seguindo uma abordagem qualitativa, conduzido em uma escola do sul de Moçambique. As técnicas empregadas incluíram observação, tomadas de notas e registros fotográficos, e os instrumentos utilizados foram questionários de satisfação. Participaram 50 alunos, dos quais 25 experimentaram o software Qubism 3D Modeling e os 25 restantes utilizaram o software GeoGebra. Esses alunos resolveram exercícios práticos de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante a intervenção didática. A análise dos resultados sugere que os alunos desenvolveram competências de visualização espacial, e os dados também indicaram que os softwares aplicados promoveram aprendizagens significativas, possibilitando verificar o aprendizado resultante das simulações computacionais. A partir da pesquisa já realizada, existem algumas curiosidades e percepções que podem servir de ponte para novas pesquisas sobre a aplicabilidade da tecnologia no estudo de diversos temas de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva.Abstract in English:
Abstract In General Secondary Education in Mozambique, the use of technological resources for learning Technical Drawing and Descriptive Geometry is still rare. The aim of this research is to see if Qubism 3D Modeling and GeoGebra software simulations, in the subjects of Orthogonal Projection and Section of Cylinders, contribute to improving students 3D spatial visualization, considering students previous difficulties in this type of skill. For the study of Orthogonal Projections, we adapted Qubism 3D Modeling to help clarify the representations of orthogonal views. For the study of cylinder sections, we used the dynamic geometry software GeoGebra, as it facilitates the perception of the shape of the figure resulting from the section. This is a quasi-experimental study, following a qualitative approach, conducted in a school in southern Mozambique. The techniques employed included observation, note-taking and photographic records, and the instruments used were satisfaction questionnaires. Fifty students took part, 25 of whom tried out the Qubism 3D Modeling software and the rest used the GeoGebra software. These students solved practical exercises in Technical Drawing and Descriptive Geometry during the didactic intervention. The analysis of the results suggests that the students developed spatial visualization skills, and the data also indicates that the software applied promoted significant learning, making it possible to verify the learning resulting from the computer simulations. From the research already carried out, there are some curiosities and perceptions that can serve as a bridge for further research into the applicability of technology in the study of various subjects in Technical Drawing and Descriptive Geometry.Abstract in Portuguese:
Resumo O presente trabalho possui como objetivo a análise dos modelos de tradução automática baseados em Transformer. Em específico, a pesquisa visa ao teste da viabilidade do uso de modelos treinados a partir de corpus especializado. Para o treinamento do modelo, foi construído um corpus paralelo inglês-francês a partir de sete textos da Convenção de 25 de outubro de 1980 sobre os Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianças. Os resultados de tradução obtidos pelo modelo treinado foram comparados com aqueles produzidos pelo Google Tradutor. Para a etapa de avaliação foram utilizados os métodos de avaliação automática sacreBLEU e avaliação humana. Os resultados da avaliação automática de frases produzidas pelo modelo treinado foram, em média, mais positivos que aqueles gerados pelo modelo não treinado. A avaliação humana das frases revelou que houve erros de adequação no uso da linguagem específica à matéria da Convenção da Haia de 1980 tanto em frases geradas pelo modelo treinado, quanto em frases geradas pelo modelo do Google Tradutor.Abstract in English:
abstract The objective of this work is to analyze transformer-based machine translation models. It aims to test the feasibility of using trained models based on specialized corpus. For the training of such model, a parallel English-French corpus was built with seven texts related to the Convention of 25 October 1980 on the Civil Aspects of International Child Abduction. The translation results obtained by the trained model were compared with those produced by Google Translate. For the evaluation stage, sacreBLEU automatic evaluation and human evaluation methods were used. The outcome of the automatic evaluation of sentences produced by the trained model was, on average, higher than those generated by the non-trained model. The human evaluation of the sentences revealed that there were adequacy errors in the use of language specific to the subject matter of the 1980 Hague Convention both in sentences generated by the trained model and in sentences generated by the Google Translate model.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo apresenta um diagnóstico das experiências e limitações no campo das tecnologias digitais de pessoas com deficiência, que foi orientado para a compreensão de suas necessidades de inserção no mercado de trabalho. Uma pesquisa descritiva de entrevistas semiestruturadas foi realizada em duas comunas do Chile: San Joaquín e Pitrufquén. O trabalho está situado no contexto da recente implementação de leis e políticas que estabelecem cotas para a contratação de pessoas com deficiência em empresas do país. A análise permite distinguir situações de lacunas e possibilidades de alfabetização, experiências no uso de tecnologias em contextos de trabalho e a implementação de políticas de acessibilidade digital. Conclui-se que as pessoas entrevistadas lidam com suas possibilidades de acesso ao mercado de trabalho em um contexto de múltiplas divisões digitais, com possibilidades limitadas de alfabetização, além de tarefas pendentes na implementação de políticas de inclusão digital. Com base nas experiências coletadas, são propostas diretrizes gerais de políticas para avançar em direção à inclusão digital gradual e efetiva no mercado de trabalho.Abstract in Spanish:
Resumen Este artículo presenta un diagnóstico de las experiencias y limitaciones en el ámbito de las tecnologías digitales de personas en situación de discapacidad, orientado hacia la comprensión de sus necesidades para la inserción laboral. Se presentan los resultados de una investigación de corte descriptivo de entrevistas semiestructuradas efectuadas en dos comunas de Chile: San Joaquín y Pitrufquén. El trabajo se sitúa en el contexto de la reciente implementación de leyes y políticas que fijan cuotas de contratación de personas con situación de discapacidad a las empresas del país. El análisis permite distinguir situaciones de brecha y posibilidades de alfabetización, experiencias de uso de tecnologías en contextos laborales y la implementación de políticas de accesibilidad digital. Se concluye que las personas entrevistadas enfrentan sus posibilidades de acceso al mercado laboral en un contexto de múltiples brechas digitales, con limitadas posibilidades de alfabetización, así como con tareas pendientes en la implementación de políticas de inclusión digital. A partir de las experiencias recogidas, se proponen lineamientos generales de políticas para avanzar en una inclusión digital laboral gradual y efectiva.Abstract in English:
Abstract This work presents a diagnosis of the experiences and limitations in the field of digital technologies of people with disabilities, which was oriented towards understanding their needs for job placement. A descriptive research using semi-structured interviews was carried out in two municipalities in Chile: San Joaquín and Pitrufquén. The work is situated in the context of the recent implementation of laws and policies that set hiring quotas for people with disabilities in companies in the country. The analysis allows us to distinguish situations of gap and the possibilities of digital literacy, experiences of using technologies in work contexts and the implementation of digital accessibility policies. It is concluded that the people interviewed face their possibilities of accessing the labor market in a context of multiple digital gaps, with limited literacy possibilities, as well as with pending tasks in the implementation of digital inclusion policies. Based on the experiences collected, general policy guidelines are proposed to advance gradual and effective digital labor inclusion.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de material didático para um curso online destinado ao ensino de francês como língua estrangeira por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso, de natureza assíncrona, foi desenvolvido no quadro de uma formação pedagógica e linguística para estagiários de francês e teve a participação de dois alunos-estagiários bolsistas em um centro de extensão de uma universidade federal brasileira. O curso baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo ( Bronckart, 1999 , 2021 ) e no uso de gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras ( Dolz; Schneuwly, 1998 ; Schneuwly; Dolz, 2004 ). O material desenvolvido foi organizado de forma a desenvolver atividades na plataforma Moodle que visam tanto a sensibilizar ao aprendizado do francês por meio dos gêneros textuais quanto a contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem ( Schneuwly; Dolz, 2004 ; Stutz; Cristovão, 2011 ) dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros. Os resultados, após a elaboração do curso, apontam para a eficácia do ambiente virtual Moodle para o ensino de línguas e o respectivo desenvolvimento de atividades interacionais que possibilitam o agir em língua estrangeira, em virtude da variedade de recursos oferecidos pela plataforma, podendo atender a demandas e a estilos diversos de aprendizagem.Abstract in English:
Abstract The aim of this article is to present and describe part of the process of developing didactic material for an online course aimed at teaching French as a foreign language using the Moodle virtual environment. The asynchronous course was developed over the course of a year as part of a pedagogical and linguistic training program for French trainees, with the participation of two trainee students from an extension center at a Brazilian federal university. To this end, the research is based on the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism ( Bronckart, 1999 , 2021 ) and especially regarding the use of textual genres in the teaching and learning of languages ( Dolz; Schneuwly, 1998 ; Schneuwly; Dolz, 2004 ). The material proposes activities on the Moodle platform aimed at contributing to the development of students’ language capacities ( Schneuwly; Dolz, 2004 ; Stutz; Cristovão, 2011 ), possibly transferable to other genres. The results point to the effectiveness of the Moodle virtual environment for language teaching and the respective development of interactional activities that make it possible to act in a foreign language, due to the variety of resources offered by the platform, which can meet the demands and diverse learning styles.Abstract in Portuguese:
Resumo Neste trabalho foi estudado o processo de produção de notícias sobre acontecimentos na imprensa digital espanhola. Foi realizada uma análise de conteúdo de notícias relacionadas às principais causas externas de mortalidade (acidentes de trânsito, quedas acidentais, afogamentos e suicídios) publicadas nos seis principais meios de comunicação digitais espanhóis ( elpais.com , elmundo.es , abc.es , lavanguardia.com , elconfidencial.com e 20minutos.es ) durante o período 2010-2020. As notícias selecionadas ( \begin{equation}n=5.727\end{equation}n=5.727 ) foram obtidas por meio da joalheria digital Mynewsonline . Também foi realizado um estudo qualitativo (entrevistas em profundidade com profissionais e grupo focal). Os resultados mostram elevado número de notícias publicadas sobre trânsito em comparação com outras causas externas de morte com maior mortalidade. Também é apreciado que os meios de comunicação transfiram automaticamente as informações que recebem dos serviços de emergência. Foi ainda detectado que a maior parte das notícias codificadas neste estudo são cópias exatas que são publicadas no mesmo dia em diferentes meios de comunicação (manchetes e corpo da notícia).Abstract in English:
Abstract In this work, the process of producing news about events in the Spanish digital press has been studied. A content analysis was carried out on news related to the main external causes of mortality (traffic accidents, accidental falls, drowning and suicides) published in the six main Spanish digital media ( elpais.com , elmundo.es , abc.es , lavanguardia.com , elconfidencial.com and 20minutos.es ) during the period 2010-2020. The selected news items ( \begin{equation}n=5,727\end{equation}n=5,727 ) were obtained through the digital newspaper library Mynewsonline . A qualitative study has also been carried out (in-depth interviews with professionals and a focus group). The results show a high number of news items published on traffic compared to other external causes of death with higher mortality. It is also appreciated that the media automatically transfer the information they receive from the emergency services. It has even been detected that most of the news events coded in this study are exact copies that are published on the same day in different media (headlines and the body of the news).Abstract in Portuguese:
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da inteligência artificial (IA), representada pelo ChatGPT 4.0, em comparação com designers humanos na criação de itens para um exame de ingresso ao ensino superior na área de Língua Escrita. Utilizou-se uma abordagem mista, combinando metodologias clássicas e contemporâneas em avaliação educacional, incluindo o julgamento de especialistas. O ChatGPT e quatro designers humanos desenvolveram 84 itens, seguindo a Taxonomia de Anderson e Krathwohl para estabelecer o nível de demanda cognitiva. Os itens foram avaliados por dois juízes humanos e pelo ChatGPT, utilizando uma rubrica detalhada que inclui clareza, neutralidade, formato, alinhamento curricular e redação. Os resultados mostraram uma alta taxa de aceitação sem mudanças tanto para itens do ChatGPT quanto para os humanos, indicando um bom alinhamento com os padrões de avaliação. No entanto, foram observadas diferenças na necessidade de mudanças menores e maiores propostas pela rubrica. Conclui-se que tanto a IA quanto os designers humanos são capazes de gerar itens de alta qualidade, destacando o potencial da IA no design de itens educacionais.Abstract in Spanish:
Resumen El fin de este estudio fue evaluar la efectividad de la inteligencia artificial (IA), representada por ChatGPT 4.0, comparada con diseñadores humanos en la creación de ítems para un examen para el ingreso a la educación superior en el área de Lengua Escrita. Se utilizó un enfoque mixto, combinando metodologías clásicas y contemporáneas en evaluación educativa, incluyendo el juicio de expertos. ChatGPT y cuatro diseñadores humanos desarrollaron 84 ítems, siguiendo la Taxonomía de Anderson y Krathwohl para establecer el nivel de demanda cognitiva. Los ítems fueron evaluados por dos jueces humanos y ChatGPT, utilizando una rúbrica detallada que incluye claridad, neutralidad, formato, alineación curricular y redacción. Los resultados mostraron una alta tasa de aceptación sin cambios tanto para ítems de ChatGPT como para los humanos, indicando una buena alineación con los estándares de evaluación. Sin embargo, se observaron diferencias en la necesidad de cambios menores y mayores propuestos por la rúbrica. El estudio concluye que tanto la IA como los diseñadores humanos son capaces de generar ítems de alta calidad, resaltando el potencial de la IA en el diseño de ítems educativos.Abstract in English:
Abstract The purpose of this study was to evaluate the effectiveness of artificial intelligence (AI), represented by ChatGPT 4.0, compared to human designers in creating items for an exam for entry into higher education in the area of Written Language. A mixed approach was utilized, combining classic and contemporary methodologies in educational evaluation including expert judgment. ChatGPT and four human designers developed 84 items, following Anderson and Krathwohls Taxonomy to establish the level of cognitive demand. The items were evaluated by two human judges and ChatGPT, using a detailed rubric that includes clarity, neutrality, format, curricular alignment, and writing. The results showed a high rate of acceptance without changes for both ChatGPT and human items, indicating good alignment with the evaluation standards. However, differences were observed in the need for minor and major changes proposed by the rubric. The study concludes that both AI and human designers are capable of generating high-quality items, highlighting the potential of AI in the design of educational items.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo pretende demonstrar, através de um estudo de caso, as necessidades de aprendizagem numa disciplina prática pertencente ao curso de Comunicação Audiovisual da Universidade Complutense de Madrid, a fim de verificar as possibilidades oferecidas pela auto-aprendizagem como complemento da formação em sala de aula. O objetivo principal do estudo é analisar a percepção dos alunos sobre a aquisição de conhecimentos através de estratégias de auto-aprendizagem na disciplina tecnológica experimental denominada "Edição e Pós-produção". Para o efeito, foi realizada uma investigação quantitativa, exploratória, descritiva e relacional com uma amostra de 154 participantes, segundo um questionário com três categorias de análise centradas em: 1) formação e aprendizagem, 2) dedicação e métodos de trabalho e 3) resolução e ajuda complementar. Os resultados obtidos permitem tirar conclusões sobre a adequação do processo de formação atual, as necessidades de aprendizagem e a utilidade de um sistema e formação autogerido para complementar a formação presencial.Abstract in Spanish:
Resumen El presente trabajo pretende demostrar, a través de un estudio de caso, las necesidades de aprendizaje en una asignatura práctica perteneciente al grado de Comunicación Audiovisual de la Universidad Complutense de Madrid, para comprobar las posibilidades que ofrece el autoaprendizaje como complemento a la formación presencial. El principal objetivo del estudio es analizar la percepción del alumnado sobre la adquisición de conocimientos a través de estrategias de autoaprendizaje dentro de la asignatura tecnológica experimental denominada "Edición y Postproducción". Para ello se ha realizado una investigación cuantitativa, exploratoria, descriptiva y relacional con una muestra de 154 participantes, según un cuestionario con tres categorías de análisis centrado en: 1) formación y aprendizaje, 2) dedicación y métodos de trabajo, y 3) resolución y ayuda complementaria. Los resultados obtenidos permiten extraer conclusiones sobre la idoneidad del proceso formativo actual, las necesidades que implican el aprendizaje y la utilidad de un sistema formativo de autogestión para complementar la formación presencial.Abstract in English:
Abstract The aim of this paper is to present, through a case study, the learning needs in a practical subject included in the Audiovisual Communication degree at the Complutense University of Madrid. The aim is to verify the possibilities offered by self-learning as a complement to classroom teaching. The main objective of the study is to analyse the students’ perception of the acquisition of knowledge through self-learning strategies within the experimental technological subject called "Editing and Postproduction". For this purpose, a quantitative, exploratory, descriptive and relational research has been carried out with a sample of 154 participants, according to a questionnaire with three categories of analysis focused on: 1) training and learning, 2) commitment and working methods, and 3) resolution and additional help. The results will allow conclusions to be drawn about the adequacy of the current training process, the learning needs and the usefulness of a self-management training system as a complement to classroom training.Abstract in Portuguese:
Resumo A compreensão emocional é uma habilidade chave que pode ser desenvolvida por meio do uso de tecnologias de aprendizagem na sala de aula. Com esse propósito, foi desenvolvido o Instrumento Digital para Aprendizagem e Desenvolvimento da Inteligência Emocional (IDADIE) com a ajuda do motor gráfico Unreal Engine 4, criado pela empresa Epic Games. O programa foi aplicado em uma amostra de 16 alunos com uma idade média de 3,13 anos ao longo de 8 semanas. No presente estudo, analisam-se os dados obtidos após a avaliação do desempenho nas duas primeiras tarefas de correspondência incluídas no programa: emoção-rosto e emoção-objeto. Por meio de uma análise inferencial-binomial utilizando R, compara-se, por um lado, a eficácia da intervenção antes e depois de sua implementação no grupo experimental, e, por outro lado, esses resultados são confrontados com os alcançados por um grupo controle. Os dados obtidos foram positivos, pois o contraste intragrupo demonstra que o grupo experimental pontua significativamente melhor nas duas tarefas avaliadas após a intervenção, e o contraste intergrupos revela que os acertos desse grupo foram superiores aos do grupo controle ao realizá-las. Em termos gerais, esta pesquisa confirma que, por meio da aplicação do IDADIE, é possível que as crianças aprendam e desenvolvam habilidades de reconhecimento emocional em menos tempo e com melhores resultados.Abstract in Spanish:
Resumen La comprensión emocional es una habilidad clave que puede desarrollarse a través del uso de tecnologías del aprendizaje en el aula. Con este propósito, se diseñó el Instrumento Digital para el Aprendizaje y Desarrollo de la Inteligencia Emocional (IDADIE) con la ayuda del motor gráfico Unreal Engine 4, creado por la compañía Epic Games. El programa se aplicó en una muestra de 16 alumnos con una edad media de 3,13 años durante 8 semanas. En el presente estudio, se analizan los datos obtenidos tras evaluar el desempeño en las dos primeras tareas de emparejamiento que incluye el programa: emoción-cara y emoción-objeto. Por medio de un análisis inferencial-binomial mediante R, se compara, por un lado, la efectividad de la intervención antes y después de haber sido llevada a cabo en el grupo experimental y, por otro, se confrontan estos resultados con los alcanzados por un grupo control. Los datos obtenidos fueron positivos, pues el contraste intragrupal demuestra que el grupo experimental puntúa significativamente mejor en las dos tareas evaluadas después de la intervención y el contraste intergrupal revela que los aciertos de ese grupo fueron superiores a los del grupo control al realizarlas. En términos generales, en esta investigación se confirma que, a través de la aplicación de IDADIE, se consigue que los niños aprendan y desarrollen habilidades de reconocimiento emocional en menos tiempo y con mejores resultados.Abstract in English:
Abstract Emotional understanding is a key skill that can be developed using learning technologies in the classroom. With this purpose, the Digital Instrument for Learning and Development of Emotional Intelligence (IDADIE) was designed with the assistance of Unreal Engine 4, created by Epic Games. The programme was implemented in a sample of 16 pupils with an average age of 3,13 years over an 8-week period. The present study examines the data obtained from evaluating the completion of the first two matching tasks included in the programme: emotion-face and emotion-object. Through an inferential-binomial analysis using R, the effectiveness of the intervention before and after implementation in the experimental group is compared, and these results are contrasted with those achieved by a control group. The obtained data yielded positive results, as the within-group contrast demonstrates that the experimental group scores significantly better in both evaluated tasks after the intervention, and the between-group contrast reveals that the achievements of this group were superior to those of the control group when performing them. In general terms, this research confirms that, through the application of IDADIE, children can learn and develop emotional recognition skills in less time and with better results.Abstract in Portuguese:
Resumo O poder da narração de histórias tornou-se uma técnica eficaz e essencial para a transmissão de conhecimentos na Educação. Este artigo apresenta uma revisão de publicações científicas indexadas que apoiam o uso didático de histórias mediadas por tecnologia. A linha do tempo selecionada é de 2019 a 2022. Para esta revisão, foi aplicado um algoritmo de busca baseado em critérios específicos, que apoiou a realização de uma revisão da base de dados SCOPUS. Os dados obtidos foram interpretados a partir de uma perspetiva quantitativa. Em seguida, foi feito um estudo qualitativo através de uma análise e interpretação dos contributos de cada um dos artigos. Evidencia-se um aumento anual e progressivo da produção científica, embora também se observe uma parada em 2020. São também identificados os autores, os trabalhos de investigação e as instituições com maiores contributos nesse domínio. Quanto à análise de conteúdo, em primeiro lugar, podemos destacar um interesse crescente da comunidade educativa na necessidade de construir narrativas que contribuam para melhorar as metodologias ativas na sala de aula, bem como a integração destas em ambientes tecnológicos. Como resultado dessa tendência, identificamos o surgimento do uso de termos como "Narrativa Transmídia", "Ambientes Inteligentes de Aprendizagem" e "Realidade Aumentada", que estão proliferando e abrindo novas vias de pesquisa. Outra tendência destacável pode ser enquadrada no âmbito ambiental, com numerosos estudos que buscam reinventar narrativas para consciencializar sobre a necessidade de combater as mudanças climáticas. Por fim, também detectamos uma ampla utilização das narrativas para melhorar processos médicos e terapêuticos, especialmente aplicados à formação de novos profissionais.Abstract in Spanish:
Resumen El poder de la narración de historias, conocido como “Storytelling”, se ha revelado como una técnica eficaz e indispensable para la transmisión del conocimiento en el ámbito educativo. Este artículo ofrece un estudio de las publicaciones científicas indexadas que respaldan el uso didáctico de las historias mediado por tecnología. El periodo seleccionado abarca desde 2019 hasta 2022. Para realizar la revisión, se aplicó un algoritmo de búsqueda basado en criterios específicos, mediante los que se realizó una revisión de la base de datos SCOPUS. Los datos obtenidos se interpretaron desde una perspectiva cuantitativa, para después aportar un estudio cualitativo mediante el análisis e interpretación de las aportaciones de cada uno de los artículos. Se evidencia un aumento anual y progresivo en la producción científica, con un estancamiento en 2020, y se identifica a los autores, investigaciones e instituciones con mayores aportaciones en el campo objeto de estudio. En cuanto al análisis del contenido, en primer lugar, podemos destacar un creciente interés de la comunidad educativa por la necesidad de construir narrativas que contribuyan a mejorar las metodologías activas en el aula, así como de la integración de estas en entornos tecnológicos. Como fruto de esta tendencia identificamos el auge del uso de términos como “Narración Transmedia”, “Entornos Inteligentes de Aprendizaje” y “Realidad Aumentada”, que están proliferando y abriendo nuevas vías de investigación. Otra de las tendencias destacables puede enmarcarse en el ámbito medioambiental, con numerosos estudios que persiguen reinventar narrativas para concienciar sobre la necesidad de frenar el cambio climático. Por último, detectamos también la utilización de las narrativas para mejorar procesos médicos y terapéuticos, especialmente aplicados a la formación de nuevos profesionales.Abstract in English:
Abstract The power of storytelling has become an effective and essential technique for knowledge transmission in Education. This article provides a review of indexed scientific publications that support the didactic use of stories mediated by technology. The selected timeline is from 2019 to 2022. For this review, a search algorithm was applied based on specific criteria, that helped to make a review of the SCOPUS database. The obtained data were interpreted from a quantitative perspective. After this, a qualitative study was made by an analysis and interpretation of the contributions of each of the articles. A yearly and progressive increase in scientific production is evidenced, although it is also observed a standstill in 2020. Authors, research works, and institutions with the greatest contributions in this field are also identified. Regarding content analysis, firstly, we can highlight a growing interest from the educational community in the need to construct narratives that contribute to improving active methodologies in the classroom, as well as their integration into technological environments. As a result of this trend, we identify the rise of terms such as "Transmedia Narration," "Intelligent Learning Environments," and "Augmented Reality," which are proliferating and opening new avenues of research. Another noteworthy trend can be framed in the environmental field, with numerous studies seeking to reinvent narratives to raise awareness about the need to curb climate change. Finally, we also detect a significant use of narratives to enhance medical and therapeutic processes, especially applied to the training of new professionals.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo aborda a pluralidade e expansão da literatura contemporânea, especialmente daquela produzida para crianças e jovens, na qual a experimentação estética é proeminente, seja pelas potencialidades da linguagem verbal, seja pelas possibilidades materiais do objeto livro. Explorando o conceito de literatura em campo expandido e sua relação com a multimodalidade, o texto analisa três obras: A queda dos moais , de Blandina Franco, Patricia Auerbach e José Carlos Lollo; Sinfonia dos animais , de Dan Brown; e a série Mobeybou . Essas obras exemplificam diferentes abordagens na utilização da multimodalidade e da intermidialidade, desde aquelas que não recorrem a tecnologias digitais até aquelas que se apoiam fortemente nelas. A análise visa compreender como essas estratégias estéticas e tecnológicas impactam a experiência do leitor jovem. O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e das considerações finais, que discutem a relação entre multimodalidade, literatura em campo expandido e tecnologia na produção literária contemporânea.Abstract in English:
Abstract This article discusses the plurality and expansion of contemporary literature, especially the one produced for children and young people, in which aesthetic experimentation is prominent, both through the potential of verbal language and the material possibilities of the book object. Exploring the concept of literature in the expanded field and its relationship with multimodality, the text analyses three works: A queda dos moais ( The fall of the moai , in free translation), by Blandina Franco, Patricia Auerbach and José Carlos Lollo; Wild symphony , by Dan Brown; and the Mobeybou series. These works exemplify different approaches to the use of multimodality and intermediality, from those that do not use digital technologies to those that rely heavily on them. The analysis aims to understand how these aesthetic and technological strategies impact on the young reader’s experience. The text is structured in four sections, in addition to the introduction and final considerations, which discuss the relationship between multimodality, literature in the expanded field and technology in contemporary literary production.Abstract in Portuguese:
Resumo O presente estudo tem como objetivo explorar a autoeficácia e as atitudes face à utilização de duas ferramentas de corpus digital por parte de um grupo de estudantes de inglês como língua estrangeira que frequentam uma licenciatura em Educação Primária na Universidade de Castilla-La Mancha. Os participantes realizaram uma série de atividades no contexto da metodologia orientada para os dados, utilizando duas ferramentas de corpus: SKELL e BNC. Após a realização das atividades e a manipulação das ferramentas de corpus , os participantes responderam a um questionário no qual tinham de expressar o seu grau de concordância com cada uma das afirmações que compunham o questionário. O questionário refere-se a aspectos de dificuldade de utilização, nível de utilidade ou aplicação fora da sala de aula das ferramentas de corpus digital; os participantes são também questionados sobre atividades de aprendizagem baseadas em dados para a aquisição de diferentes aspectos da língua inglesa. Os resultados apontam para uma atitude positiva e um nível considerável de autoeficácia em relação ao corpus. Por último, incentiva-se a adoção deste tipo de metodologia, bem como a formação específica de professores para a sua aplicação correta e optimizada.Abstract in Spanish:
Resumen El presente estudio tiene como objetivo explorar la autoeficacia y actitudes sobre el uso de dos herramientas digitales de corpus por parte de un grupo de estudiantes de inglés como lengua extranjera que cursa el Grado en Educación Primaria en la Universidad de Castilla-La Mancha. Los participantes realizaron una serie de actividades en el contexto de la metodología basada en datos utilizando como recurso dos herramientas de corpus: SKELL y BNC. Tras la realización de las actividades y la manipulación de las herramientas de corpus, los participantes respondieron un cuestionario donde debían expresar su grado de acuerdo con cada una de las afirmaciones que componían dicho cuestionario. El cuestionario hace referencia a aspectos sobre la dificultad de uso, el nivel de utilidad, o la aplicación fuera del aula de las herramientas digitales de corpus; también se pregunta a los participantes por las actividades de aprendizaje basado en datos para la adquisición de distintos aspectos de la lengua inglesa. Los resultados apuntan a una actitud positiva y un nivel considerable de autoeficacia hacia el corpus. Finalmente, se anima a adoptar este tipo de metodología además de a una formación específica del profesorado para su correcta y óptima aplicación.Abstract in English:
Abstract The present study aims to explore the self-efficacy and attitudes towards the use of two digital corpus tools by a group of students of English as a foreign language studying for a degree in Primary Education at the University of Castilla-La Mancha. The participants carried out a series of activities in the context of the data-driven methodology using two corpus tools: SKELL and BNC. After carrying out the activities and manipulating the corpus tools, the participants answered a questionnaire in which they had to express their degree of agreement with each of the statements that made up the questionnaire. The questionnaire refers to aspects such as difficulty of use, level of usefulness, or application outside the classroom of the digital corpus tools; participants are also asked about data-driven learning activities for the acquisition of different aspects of the English language. The results point to a positive attitude and a considerable level of self-efficacy towards the corpus. Finally, the adoption of this type of methodology is encouraged as well as specific teacher training for its correct and optimal application.Abstract in Portuguese:
Resumo O estudo tem como objetivo mapear o campo de investigação sobre literacia algorítmica nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. A crescente importância e presença dos algoritmos em diversas facetas da vida social motivou esta pesquisa. Para isso, foram utilizados quatro eixos de investigação: 1) definição de propostas conceptuais; 2) identificação de técnicas e estratégias pedagógicas emergentes nestes debates; 3) descrição das funções e domínios destas diferentes formas de conhecimento e 4) reflexão sobre os desafios e dificuldades revelados na literatura. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science, utilizando os descritores literacy AND algorithmic, algorithmic OR algorithm AND literacy OR literacies. Posteriormente, 21 publicações foram analisadas após um fluxo sistemático de seleção. Inicialmente, a análise indica um aumento significativo de trabalhos nos últimos anos (2021 e 2022), a diversidade de áreas e a predominância de publicações em língua inglesa. A capacitação crítica, a consciencialização e a compreensão dos algoritmos surgem como temas-chave no debate, mas existe uma variação considerável nas abordagens pedagógicas adotadas para encorajar o envolvimento crítico com os sistemas algorítmicos.Abstract in English:
Abstract This study aimed to map the field of research on algorithmic literacy in Portuguese, Spanish, and English. The growing importance and presence of algorithms in various facets of social life motivated this research. To achieve this, four axes of investigation were utilized: 1) definition of conceptual proposals;, 2) identification of emerging pedagogical techniques and strategies in these debates; 3) description of the functions and domains of these different forms of knowledge, and 4) reflection on the challenges and difficulties revealed in the relevant literature. The methodology used was a systematic literature review in the Scopus and Web of Science databases, using the descriptors Literacy AND Algorithmic, algorithmic OR algorithm AND literacy OR literacies. Subsequently, 21 publications were analyzed following a systematic selection process. Initially, the analysis indicates a significant increase in work in recent years (2021 and 2022), the diversity of areas, and the predominance of publications in English. Critical empowerment, awareness, and understanding of algorithms emerge as key themes in the debate, but there is considerable variation in the pedagogical approaches adopted to encourage critical engagement with algorithmic systems.Abstract in Portuguese:
Resumo Este estudo buscou identificar, em artigos primários, os comportamentos de risco não intencionais dos usuários de ambientes digitais por meio de um Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL). A metodologia envolveu a definição de questões de investigação com base nos critérios PICO, e a criação de uma string de busca que abrangesse os termos essenciais do estudo. Foram selecionadas e utilizadas três bases de dados (CAPES, SciELO e Scopus) para a busca de artigos que atendessem aos critérios de inclusão estabelecidos. Os estudos selecionados abordaram grupos variados de usuários, desde estudantes até profissionais de diferentes áreas, evidenciando a universalidade dos desafios de segurança digital. Os métodos de coleta de dados mais utilizados foram questionário e observação, permitindo uma compreensão abrangente dos hábitos arriscados dos usuários. Os resultados destacaram uma variedade de comportamentos de risco, incluindo: compartilhamento de senhas, negligência na verificação de anexos de e-mail , compartilhamento de informações além das necessárias e não bloqueio do computador ao se ausentar. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para iniciativas e pesquisas voltadas ao aprimoramento da conscientização e dos hábitos no ambiente digital, fomentando a criação de políticas mais eficientes e a reflexão sobre a segurança de dados entre os usuários.Abstract in English:
Abstract This study aimed to identify, in primary articles, the unintentional risk behaviors of users in digital environments through a Systematic Mapping Study (SMS). The methodology involved defining research questions based on PICO criteria and creating a search string that encompassed the essential terms of the study. Three databases (CAPES, SciELO, and Scopus) were selected and used to search for articles that met the established inclusion criteria. The selected studies addressed various user groups, from students to professionals in different fields, highlighting the universality of digital security challenges. The most commonly used data collection methods were questionnaires and observation, enabling a comprehensive understanding of users’ risky habits. The results highlighted a variety of risk behaviors, including password sharing, neglecting email attachment verification, sharing unnecessary information, and not locking the computer when away. Thus, it is expected that this study will contribute to initiatives and research aimed at improving awareness and habits in the digital environment, fostering the creation of more efficient policies, and prompting reflection on data security among users.Abstract in Portuguese:
Resumo O alheamento das tecnologias da linguagem natural constitui fator adicional de enfraquecimento de línguas minoritárias relativamente às línguas majoritárias com as quais convivem. Sobretudo os falantes mais jovens, elos da transmissão linguística, tendem a migrar para a língua favorecida com esses recursos. O nheengatu é uma língua indígena brasileira em perigo de extinção, com índice de suporte digital de apenas 0,07 na escala Digital Language Support (DLS), significativamente inferior à pontuação de 0,97 do português, para o qual tem perdido continuamente falantes. O treebank do nheengatu da coleção Dependências Universais visa a contribuir para redução dessa deficiência, alimentando o treinamento de um parser neural. O treebank estreou com 196 sentenças e 2.146 palavras na versão de 15/11/2023 dessa coleção. Este artigo trata da versão mais recente do treebank , que, composto de amostras de sentenças extraídas de vinte publicações de diferentes fases históricas do nheengatu, perfazendo 1.470 sentenças e 15.036 palavras, constitui o maior de língua ameríndia da versão de 15/05/2024 da coleção Dependências Universais. A utilização de um analisador automático acelerou o crescimento do corpus . Anotadores humanos, porém, revisaram cada anotação automática, assegurando um índice de validação de 100% do treebank e concorrendo para a classificação de duas estrelas, a mais alta conferida a treebanks de línguas ameríndias da coleção Dependências Universais. A expansão e revisão do corpus continuará, visando a abarcar todos os textos em domínio público e alcançar acurácia de parsing do estado da arte.Abstract in English:
Abstract The alienation of natural language technologies adds up to the weakening of minority languages coexisting with majority languages. Especially younger speakers, who function as links in language transmission, tend to migrate to the language favored by these resources. Nheengatu, an endangered Brazilian indigenous language, has a digital support score of just 0.07 on the Digital Language Support (DLS) scale. This is significantly lower than the 0.97 score for Portuguese, to which Nheengatu has been continually losing speakers. The Nheengatu treebank of the Universal Dependencies collection aims to reduce this deficit by feeding the training of a neural parser. Initially released on 11/15/2023 with 196 sentences and 2,146 words, the latest version, as of 05/15/2024, comprises 1,470 sentences and 15,036 words from twenty publications spanning different historical phases of Nheengatu. This makes it the largest treebank for an Amerindian language in the collection. The use of an automatic analyzer facilitated the rapid expansion of the corpus, while human annotators reviewed each annotation to ensure a 100% validation rate, achieving a two-star rating, the highest for Amerindian language treebanks in the Universal Dependencies collection. The ongoing expansion and revision aim to include all public domain texts and achieve state-of-the-art parsing results.Abstract in Portuguese:
Resumo Este ensaio tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre os efeitos do uso exacerbado da tecnologia nos dias de hoje e sobre o modo como isso afeta os sujeitos contemporâneos e sua capacidade de raciocínio complexo e de aprendizagem dentro e fora da escola. Essas reflexões se assentam sobre questões situadas na intersecção entre tecnologia e ciências humanas, como a superestimulação e a continuidade trazidas pelo uso das tecnologias digitais que se chocam com a necessidade de quietude e desaceleração para a aprendizagem e o raciocínio complexo. A intensificação do uso das tecnologias digitais que vivemos afeta o funcionamento do cérebro e dispersa a atenção, apontada como o principal ativo contemporâneo – donde o termo “economia da atenção” surge para substituir o de “economia da informação”. Reflete-se também sobre qual o papel da escola no direcionamento de seus alunos quanto a essa mudança de paradigma.Abstract in English:
Abstract The aim of this essay is to provide some reflections on the effects of the excessive use of technology today and how this affects contemporary subjects and their capacity for complex thinking and learning in and out of school. These reflections are based on issues situated at the intersection of technology and the human sciences, such as the over-stimulation and continuity brought about by the use of digital technologies, which clash with the need for stillness and deceleration for learning and complex reasoning. The intensified use of digital technologies that we are experiencing affects the functioning of the brain and disperses attention, which has been identified as the main contemporary asset - hence the term “attention economy” has emerged to replace “information economy”. It also reflects on the role of schools in guiding their students through this paradigm shift.Abstract in Portuguese:
Resumo O presente estudo tem como objetivo problematizar os sentidos decorrentes do uso de smartphones e outros dispositivos móveis na sociedade contemporânea, de modo geral, e em âmbito educacional, de modo específico. Metodologicamente, tal estudo ampara-se na perspectiva teórica e conceitual, enquadrando-se no gênero ensaístico no tratamento das informações. Como principais resultados, observamos que tais dispositivos atuam como instrumentos de monitoramento e controle, impactando em um processo de dessubjetivação e perda cognitiva, além de suscitar questões éticas, sociais e de privacidade. Além disso, avançamos no debate acerca do uso dos dispositivos móveis no contexto escolar, bem como analisamos as relações entre educação e tecnologias digitais a partir de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Relatório de Monitoramento Global da Educação (UNESCO). Concluímos, na direção da construção de respostas sobre os dilemas resultantes desta relação, a elaboração de uma crítica permanente capaz de superar atitudes desatentas e ingênuas em face do teor ideológico, político e estratégico do paradigma da conectividade, cujos efeitos têm manifestado forte potencial de dessubjetivação, perda cognitiva, bulliyng , cultura do ódio, bem como de outros problemas relacionados à saúde.Abstract in English:
Abstract The present study aims to problematize the meanings arising from the use of smartphones and other mobile devices in contemporary society, in general, and in the educational context, specifically. Methodologically, this study is based on a theoretical and conceptual perspective, falling within the genre of the essay in the treatment of information. As main results, we observed that such devices act as monitoring and control instruments, impacting a process of desubjectification and cognitive loss, in addition to raising ethical, social and privacy issues. Furthermore, we advance the debate about the use of mobile devices in the school context, as well as analyzing the relationships between education and digital technologies based on documents such as the National Common Curricular Base (BNCC), and the Global Education Monitoring Report (UNESCO). We conclude, in the direction of constructing answers to the dilemmas resulting from this relationship, the elaboration of a permanent critique capable of overcoming inattentive and naive attitudes in the face of the ideological, political and strategic content of the connectivity paradigm, whose effects have manifested a strong potential for desubjectification, cognitive loss, bullying , hate culture, as well as other health-related problems.Abstract in Portuguese:
Resumo A pandemia teve um grande impacto na forma como ensinamos e aprendemos. Durante esse tempo, as universidades brasileiras implementaram o ensino remoto por mais de 15 meses. Se inicialmente esse movimento foi uma reação emergencial e observou-se a transposição de muitas aulas presenciais para o modo virtual, nos meses seguintes observaram-se novas iniciativas que potencializaram o aprendizado mobilizando de forma eficiente o uso da tecnologia digital. Nesse contexto, este estudo descritivo qualitativo emprega uma abordagem exploratória de casos múltiplos para investigar os propiciamentos no contexto digital que os alunos do ensino superior usam para facilitar o engajamento com feedback por pares mediado por computador durante um curso de letramento acadêmico em inglês em uma universidade no Brasil. Os dados provêm de entrevistas individuais semiestruturadas, gravações de reuniões do feedback em duplas e seções de visionamentos individuais com três pares de alunos. Os participantes são alunos do ensino superior que tiveram duas reuniões online, usando o Google Meet, para discutir o feedback de seus colegas sobre dois textos que escreveram para o curso ao longo de um semestre. Os resultados indicam que as conferências online oferecem um canal de comunicação multimodal, em que diferentes aspectos semióticos desempenham um papel na mediação do insumo escrito. Além disso, o WhatsApp foi amplamente utilizado para feedback informal de colegas. Concluímos o trabalho com implicações pedagógicas e sugerimos ações para que os aprendizes possam aproveitar todo o potencial oferecido por essas ferramentas.Abstract in English:
Abstract The pandemic has had quite an impact on the way we teach and learn. During that time, Brazilian universities implemented remote learning for more than 15 months. While the initial move was a reaction to an emergency and saw the transposition of many classes to the virtual mode, the following months saw the flourishing of initiatives that enhanced learning by streamlining the use of digital technology. In this context, this descriptive qualitative study employs an exploratory multiple case approach to investigate the affordances in the digital context tertiary students use to facilitate engagement with computer-mediated peer feedback during a course of academic literacies in English at a university in Brazil. Data come from individual semi-structured interviews, online peer-to-peer feedback meeting recordings, and retrospective individual interviews with three pairs of students. The participants are tertiary learners who had two online meetings, using Google Meet, to discuss their peer feedback on two texts they wrote for the course over one semester. Results indicate that online peer conferences offer a multimodal communication channel where different semiotic aspects play a role in mediating written input. In addition, WhatsApp was extensively used for informal peer feedback. We conclude with pedagogical implications and suggest actions so that learners can harness the full potential offered by these tools.Abstract in Portuguese:
Resumo O avanço tecnológico tem tido um grande impacto na produção escrita, especialmente em Línguas Adicionais (LAs). Embora a tecnologia tenha trazido novas oportunidades para o ensino de LAs, ela também apresenta desafios, incluindo preocupações sobre a complexidade da escrita e a autenticidade dos trabalhos dos alunos. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial (IA) que tem sido objeto de debates desde sua popularização em 2022. Este estudo analisa um corpus composto por seis tarefas produzidas pelo ChatGPT em cinco idiomas (alemão, espanhol, francês, italiano e português), considerando os níveis de proficiência propostos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que totalizou 2991 textos e 706,401 palavras. Os dados foram gerados por alunos em um laboratório de informática em uma universidade britânica a partir de 100 diferentes perfis na plataforma do ChatGPT, seguindo instruções dos pesquisadores. A análise dos dados utiliza a linguística sistêmico-funcional (LSF) e o conceito de densidade lexical ( Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) para investigar a complexidade dos textos produzidos, dado que a complexidade lexical está relacionada à proficiência na escrita, na qual textos mais avançados usam proporcionalmente mais “palavras de conteúdo” (nomes, verbos, adjetivos e alguns advérbios de modo). Os resultados revelam que o ChatGPT não segue as instruções das tarefas quanto ao número de palavras solicitadas, impactando, assim, no cálculo da densidade lexical, nem produz textos que mostram diferenças significativas da densidade lexical entre as línguas adicionais e níveis de proficiência.Abstract in English:
Abstract Technological advancement has had a significant impact on written production, especially in Additional Languages (ALs). Although technology has brought new opportunities for AL teaching, it also poses challenges, including concerns about the complexity of writing and the authenticity of students’ work. One such tool is ChatGPT, an artificial intelligence (AI) platform that has been the subject of debate since its popularization in 2022. This study analyses a corpus consisting of six tasks produced by ChatGPT in five languages (German, Spanish, French, Italian, and Portuguese), considering the proficiency levels proposed by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), totalling 2991 texts and 706,401 words. The data were generated by students in a computer lab at a British university from 100 different profiles on the ChatGPT platform, following the researchers’ instructions. Data analysis employs Systemic Functional Linguistics (SFL) and the concept of lexical density ( Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) to investigate the complexity of the produced texts, as lexical complexity is related to proficiency in writing, where more advanced texts proportionally use more “content words” (nouns, verbs, adjectives, and some adverbs of manner). The results reveal that ChatGPT does not adhere to task instructions regarding the requested word count, thereby impacting the calculation of lexical density, nor does it produce texts that show significant differences in lexical density among additional languages and proficiency levels.Abstract in Portuguese:
Resumo Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica Photovoice e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o Photovoice , os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.Abstract in English:
Abstract In this paper, we analyzed an educational experience that combined the Photovoice technique and Psychodramatic Pedagogy, combined with work with languages from the perspective of multiliteracies, for the critical training of adolescents. Through an interdisciplinary project developed via ICTs, we aimed at broadening and integrating students’ vision of three-dimensional care: self-other-environment. We developed the project with students from the 1st and 2nd grades of Technical High School Education in the countryside of Mato Grosso do Sul, Brazil, in 2021, during the Covid-19 pandemic, a moment when the need to look at myself, myselfyourself, and ourself-environment relationships became even more evident. Through Photovoice records, the participants produced multisemiotic texts using a mix of languages and digital media. For this article, we selected the stages of the teaching project, which was organized into four phases: non-specific warm-up, specific warm-up, dramatization and sharing. For analysis purposes, we used the multiliteracies proposal and the four knowledge processes: experiencing the new; conceptualize with theory; apply creatively; and critically analyze. The analyzes allowed us to observe the development of critical skills regarding socio-environmental issues that impact the daily lives of the participants.Abstract in Portuguese:
Resumo Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa, foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais ( Deschaine; Sharma, 2015 ). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming ) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético ( Rocha, 2019 ) e decolonial ( Veronelli; Daitch, 2021 ) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.Abstract in English:
Abstract In formative pathways with future French language teachers, the erasure of criticality in the planning of didactic sequences involving the search, selection, analysis, adaptation, organization, and sharing of digital materials has been observed ( Deschaine; Sharma, 2015 ). This issue will be discussed in this article, which aims to elucidate the limits and possibilities in the processes of curation and creation of technical-pedagogical resources for language education. The results of the analyses conducted so far indicate that the sources to which those students constantly resort in preparing their lesson plans (videos and podcasts instantiated on media portals and streaming platforms) can hinder the ethical, aesthetic ( Rocha, 2019 ), and decolonial ( Veronelli; Daitch, 2021 ) didactic design of teaching-learning experiences for the expansion of language repertoires. In order to understand the described problem, in addition to discussing the partial results of two ongoing research projects, we intend to highlight the need to create theoretical-methodological frameworks that can decolonize the curation-authorship of materials in this field, from the training of educators to their work in learning communities.Abstract in Portuguese:
Resumo Adotando a perspectiva interdisciplinar da linguística aplicada ( Moita Lopes, 2006 ) e assumindo a relação intrínseca entre linguagem e práticas sociais, neste artigo, apresentamos a validação de um instrumento de avaliação de podcast educacional cujo conteúdo vise ao desenvolvimento do letramento em saúde. O uso de podcasts como estratégia de educação em saúde vem aumentando nos últimos anos. Os profissionais dessa área precisam, por outro lado, analisar a adequação desse tipo de recurso educacional digital (RED). Para análise deste tipo de RED, foi desenvolvido, no contexto brasileiro, um instrumento destinado à avaliação de podcast educativo por profissionais de saúde. No entanto, no Brasil, não existe ainda um instrumento específico para avaliação de podcast pelo público ao qual se destina esse tipo de recurso educacional. O objetivo deste estudo então foi traduzir, adaptar e validar, para o português brasileiro, um instrumento com esta finalidade, no caso, o Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Trata-se de um estudo metodológico, que se desenvolveu a partir das seguintes fases: 1) foi obtida autorização do autor principal para tradução e uso do instrumento; 2) em seguida, foram executadas etapas de tradução por tradutor profissional e de retrotradução do instrumento por falantes nativos da língua-cultura de partida, que passou a ser chamado de Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo (IAPE); 3) um comitê de especialistas (três profissionais da área de saúde e uma linguista aplicada) discutiu a conformidade do protocolo com os objetivos da pesquisa e da área após a tradução e 4) finalmente, foi feita a validação da adaptação por juízes especialistas.Abstract in English:
Abstract Adopting the interdisciplinary perspective of applied linguistics ( Moita Lopes, 2006 ) and assuming the intrinsic relationship between language and social practices, in this article, we present the validation of an educational podcast assessment instrument whose content aims to develop health literacy. The use of podcasts as a health education strategy has increased in recent years. Professionals in this area need, on the other hand, to analyze the suitability of this type of digital educational resource (DER). To analyze this type of DER, an instrument was developed in the Brazilian context for the evaluation of educational podcasts by health professionals. However, in Brazil, there is still no specific instrument for evaluating podcasts by the audience for which this type of educational resource is intended. The objective of this study was to translate, adapt and validate, into Brazilian Portuguese, an instrument for this purpose, in this case, the Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). This is a methodological study, which developed from the following phases: 1) authorization was obtained from the main author to translate and use the instrument; 2) then, translation steps were carried out by a professional translator and back-translation of the instrument by native speakers of the source language-culture, which came to be called the Educational Podcast Assessment Instrument (EPAI); 3) a committee of experts (three health professionals and an applied linguist) discussed the compliance of the protocol with the research and area objectives after translation and 4) finally, the adaptation was validated by expert judges.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo de pesquisa examina a relação entre competência ortográfica e competência digital em estudantes do Ensino Secundário Obrigatório em contextos vulneráveis. Foi realizado um estudo de casos comparando duas escolas secundárias em áreas carentes de transformação social com duas escolas sem problemas de integração social. A amostra consistiu em 126 estudantes com idades entre 14 e 16 anos, selecionados de forma intencional. Os resultados indicam que não há diferenças significativas na relação entre ortografia acadêmica e o uso de textismos na comunicação digital em ambos os tipos de escolas. Conclui-se que a escrita digital não prejudica a ortografia acadêmica dos estudantes adolescentes, independentemente do ambiente em que vivem. No entanto, os alunos das escolas em áreas carentes de transformação social apresentam um uso diferenciado da norma digital: utilizam menos textismos léxicos, semânticos e multimodais, e cometem um número maior de erros ortográficos. Essas descobertas destacam a necessidade de abordar de forma diferenciada a competência ortográfica e digital no contexto educacional para os estudantes, dependendo do contexto em que vivem e estudam.Abstract in Spanish:
Resumen Este artículo de investigación examina la relación entre la competencia ortográfica y la competencia digital en estudiantes de Educación Secundaria Obligatoria en contextos vulnerables. Se realizó un estudio de casos comparando dos centros de educación secundaria en zonas con necesidad de transformación social con dos centros sin problemas de integración social. La muestra consistió en 126 estudiantes de edades entre 14 y 16 años, seleccionados de manera intencional. Los resultados indican que no hay diferencias significativas en la relación entre ortografía académica y el uso de textismos en la comunicación digital en ambos tipos de centros. Se concluye que la escritura digital no perjudica la ortografía académica de los estudiantes adolescentes, independientemente de su entorno. Sin embargo, el alumnado de centros en zonas con necesidades de transformación social presentan un uso diferenciado de la norma digital: utilizan menos textismos léxicos, semánticos y multimodales, y cometen un número mayor de faltas de ortografía. Estos hallazgos destacan la necesidad de abordar de manera diferenciada la competencia ortográfica y digital en el ámbito educativo para los estudiantes según en contexto en el que vivan y estudien.Abstract in English:
Abstract This research article examines the relationship between spelling competence and digital competence in students of compulsory secondary education in vulnerable settings. A case study was conducted comparing two secondary education centres in areas in need of social transformation with two centres without social integration problems. The sample consisted of 126 students aged 14 to 16 years, intentionally selected. The results indicate that there are no significant differences in the relationship between academic spelling and the use of textisms in digital communication in both types of centres. It is concluded that digital writing does not harm the academic spelling of adolescents, regardless of their environment. However, students in centres in areas with social transformation needs exhibit a differentiated use of the digital norm: They use fewer lexical, semantic, and multimodal textisms and commit a greater number of spelling errors. These findings emphasise the need to address spelling and digital competence differently in the educational context for students, depending on the context in which they live and study.Abstract in Portuguese:
Resumo O presente artigo apresenta um corpus de aprendizes chineses de português L2 com a anotação de PoS e lema, destacando-se sua potencialidade de análise quantitativa e qualitativa na identificação de padrões linguísticos dos aprendizes, contribuindo, dessa forma, para o ensino de português L2. Este corpus (Corpus de Aprendizes de Português da Universidade de Macau), denominado UMPLC, contém, no total, 933 composições produzidas por 122 estudantes de português da Universidade de Macau durante três anos de estudo consecutivos. A anotação de PoS e lema realizou-se através do Stanza, anotador automático desenvolvido por Qi et al. ( 2020 ). A fim de garantir a consistência de anotação, o resultado foi revisado manualmente. Nesta pesquisa, as informações de PoS e lema permitem-nos investigar quantitativa e qualitativamente diversos fenômenos existentes no corpus relativos ao aspeto lexical e à mudança diacrônica desse aspeto. Dois estudos foram realizados com base em uma abordagem contrastiva, comparando-se o português dos aprendizes do corpus com o português nativo. Foram descobertas características de não-natividade linguística desses aprendizes, o que permitirá que os professores de português L2 se concentrem nas áreas em que é necessário um trabalho corretivo.Abstract in English:
Abstract This article presents a corpus of Chinese learners of Portuguese L2 with PoS and lemma annotations, highlighting its potential for quantitative and qualitative analysis in identifying linguistic patterns among learners, thus contributing to the teaching of Portuguese L2. This corpus (University of Macau Portuguese Learners Corpus), named UMPLC, contains a total of 933 compositions produced by 122 Portuguese students from University of Macau over three consecutive years of study. PoS and lemma annotation was performed using Stanza, an automatic annotator developed by Qi et al. ( 2020 ). To ensure annotation consistency, the results were manually reviewed. In this research, the PoS and lemma information enables us to quantitatively and qualitatively investigate various phenomena in the corpus relating to lexical aspects and diachronic changes in this regard. Two studies were conducted based on a contrastive approach, comparing the Portuguese of learners in the corpus with native Portuguese. Non-native linguistic characteristics were discovered, allowing Portuguese L2 teachers to focus on areas requiring corrective work.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo descreve uma estratégia inovadora do estudo da gramática, em aulas de Língua Portuguesa, em uma escola pública brasileira. Tal estratégia foi mediada por materiais didáticos produzidos colaborativamente por representantes de escola básica e de universidade, orientados pela abordagem investigativa e pedagógica da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Trata-se de uma investigação interventiva caracterizada como uma pesquisa baseada em design , pois se assume o esforço colaborativo para o aprimoramento da prática de ensino e para o fortalecimento de teorias de referência. É uma pesquisa financiada pelo governo federal do Brasil, dentro do Programa Ciência na Escola (PCE). A análise comparativa de respostas compartilhadas por estudante, em entrevistas orais realizadas por suas professoras, antes e depois da intervenção pedagógica, revelou uma expressiva ressignificação de representações discentes sobre aulas de língua materna, gramática, pesquisa e ciência. Isso resultou na superação de compreensões pelos estudantes, as quais foram compartilhadas previamente de forma ampla e equivocada.Abstract in English:
Abstract This article describes an innovative strategy for studying grammar in Portuguese language classes in a Brazilian public school. This strategy was mediated by didactic materials collaboratively produced by representatives of elementary schools and universities, guided by the investigative and pedagogical approach of scientific education, developed in the interdisciplinary field of Applied Linguistics. This is an interventional investigation characterized as research based on design, as it assumes a collaborative effort to improve teaching practice and to strengthen reference theories. This is research funded by the federal government of Brazil, within the Science at School Program (SSP). The comparative analysis of answers shared by students, in oral interviews carried out by their teachers, before and after the pedagogical intervention, revealed a significant redefinition of student representations about mother language classes, grammar, research and science. This resulted in students overcoming understandings that were previously shared widely and mistakenly.Abstract in Portuguese:
Resumo Intercâmbios virtuais (IV) são iniciativas importantes para incluir professores em formação inicial em práticas de internacionalização com outras pessoas em distâncias geográficas enquanto permanecem em seus próprios contextos de aprendizagem (Internacionalização em Casa – ( Beelen; Jones, 2015 ). IVs contribuem para o desenvolvimento de atitudes interculturais e globais assim como promovem competências digitais e tecnológicas. Este artigo compartilha a experiência de um projeto de oito semanas de IV, realizado em 2022 e 2023, com professores em formação inicial matriculados em disciplinas relacionadas à aquisição de segunda língua, nos EUA e no Brasil. Dados de questionários e narrativas assim como das suas interações e tarefas em diferentes plataformas digitais são analisados. Os resultados são discutidos considerando a perspectiva dos professores e estudantes envolvidos assim como de outros estudos de IV ( e.g . Hanks ( 2019 ; Godwin-Jones, 2019 ) para compartilhar as percepções relacionadas à experiência dos professores em pré-serviço e suas visões globais sobre formação docente e ensino de línguas. Os resultados identificados foram relacionados a: habilidades interacionais, desenvolvimentos no âmbito da tecnologia de informação e comunicação e da competência intercultural; conhecimento contextual e do conteúdo; aspectos linguísticos. Os desafios mencionados foram: agendas ocupadas; formato das aulas e dificuldades em comunicação e interação.Abstract in English:
Abstract Virtual exchanges (VE) are important initiatives to include pre-service teachers (PST) in internationalization practices with others at a geographic distance while they remain in their own contexts of learning (Internationalization at Home – ( Beelen; Jones, 2015 ). VEs contribute to the development of intercultural and global attitudes as well as foster digital and technological competencies. This paper shares the results of a 2022 and 2023 VE eight-week project with pre-service teachers enrolled in second language acquisition-related courses at state universities, one in the US and one in Brazil. This article analyzed data from periodic and end-of-semester surveys and narratives as well as from their interactions and tasks in different digital platforms to explore the outcomes and challenges of the VE. The results discuss the perspective of the involved professors and students as well as established VE teacher education contexts (such as Hanks ( 2019 ; Godwin-Jones, 2019 ) to share insights regarding the virtual exchange experience on PST’s global perspective-taking about teacher education and language teaching. Qualitative analysis revealed patterns of desired student outcomes: interactional skills; the development of information, communication technology skills; intercultural communicative competence; content, cultural, language learning, and contextual knowledge. Analyses also illustrated the challenges to those outcomes, such as busy schedules, class format, and difficulties in communications and interactions.