Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE VESTIBULAR: DA TEORIA À PRÁTICA1 1 Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento em andamento desde setembro de 2016, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, sob supervisão da Profa. Dra. Raquel Salek Fiad. Bolsista PNPD/Capes. 2 2 Uma versão resumida deste trabalho foi apresentada no 18º AILA World Congress of Applied Linguistics.

ASSESSMENT OF UNIVERSITY ENTRY WRITING EXAMS: FROM THEORY TO PRACTICE

RESUMO

Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito da avaliação de testes de escrita. Embora esta pesquisa, de modo mais amplo, esteja situada na interface entre estudos do texto e do discurso e pesquisas na área de avaliação, o foco é, neste momento, na análise textual e discursiva que subjaz à prática avaliativa de textos produzidos em condições de vestibular. Analiso o conceito lacuna, que na grade de correção utilizada atualmente pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) operacionaliza a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados nas redações, mobilizando especialmente o conceito de ethos discursivo (Maingueneau, 2005, 2010). O corpus selecionado é composto por redações produzidas em um vestibular de alta demanda. Com isso, quero demonstrar como o conceito de lacuna funciona e como ele é um exemplo de parâmetro de avaliação que atende aos critérios de aplicabilidade e robustez teórica, uma demanda que defino como central para a elaboração de critérios de avaliação de testes de escrita como redações de vestibular.

Palavras-chave:
dissertações de vestibular; avaliação de escrita; ethos discursivo

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br