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Explorando a relação entre acesso lexical e nível de proficiência na produção oral em L2

O presente estudo explora a relação entre acesso lexical e nível de proficiência na produção oral em L2. Quarenta e um participantes (aprendizes de nível intermediário e avançado de Inglês como língua estrangeira) executaram uma tarefa de acesso lexical em L2 que resultou na análise de duas medidas: tempo de reação (TR) e acurácia de nomeação (AN). As análises estatísticas apontam para um efeito facilitatório dos distratores semanticamente relacionados na nomeação das figuras em L2 para ambos os grupos - experimental e controle - em ambos os níveis de proficiência. Os resultados também revelaram que somente a diferença de média nos escores de AN para as condições controle e experimental entre os níveis de proficiência foi significativa. Ou seja, aprendizes de nível avançado nomearam um maior número de figuras corretamente em comparação aos de nível intermediário. Os resultados ainda indicam a uma relação parcial entre os escores de TR e AN. Os achados são discutidos a luz das teorias sobre produção oral em L2, acesso lexical e memória de trabalho, levandose em consideração o desenvolvimento da proficiência e das representações lexicais em L2.

acesso lexical; nível de proficiência; produção oral em L2


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