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CURADORIA DE SENTIDOS EM MULTILETRAMENTOS DIGITAIS NO CURSO DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

SENSE CURATION IN DIGITAL MULTILITERACIES IN ENGLISH LANGUAGE AND LITERATURE TEACHING COURSE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ACRE

RESUMO

As práticas discursivas na contemporaneidade constituem-se de relações dialógicas cada vez mais inter/multi/transculturais e multissemióticas devido aos processos de globalização e, sobretudo, pelos avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Desse modo, emergem outros (multi)letramentos. No entanto, há ainda diversas lacunas que inviabilizam espaços de (multi)letramentos na educação formal do Brasil, entre elas a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar em que medida o Projeto Político Curricular (PPC) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Floresta, possibilita (ou não) aos discentes o desenvolvimento da curadoria de sentidos em (multi)letramentos digitais, de maneira crítica, ética e estética para a prática docente. Para isso, sob a ótica da Linguística Aplicada in/transdisciplinar (MOITA LOPES, 2006MOITA LOPES, L. P. da. (2006). Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: Fabrício, B. F.; Moita Lopes, L. P. da (orgs.), Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola. p. 13-42. ; ROJO, 2006ROJO, R. (2006). Fazer Linguística Aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: Moita Lopes, L. P. da; Fabrício, B. F. (orgs.). Por uma linguística aplicada indisciplinar . São Paulo: Parábola, p. 253-277. ), avaliamos sete excertos do PPC em foco, relacionados às TDIC. Por meio das análises, de cunho qualitativo, constatamos que a curadoria de sentidos em (multi)letramentos digitais está presente na política de formação de professores do referido curso de Letras, entretanto; as ementas das disciplinas relacionadas aos gêneros discursivos do campo acadêmico e do campo artístico-literário são incipientes às demandas das práticas discursivas emergentes.

Palavras-chave:
multiletramentos; TDIC; formação de professores; Curso de Letras-Inglês

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