Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO SOCIORRETÓRICA DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICOS DE LINGUÍSTICA APLICADA

THE SOCIO-RHETORICAL CONSTRUCTION IN THE INTRODUCTION SECTION OF APPLIED LINGUISTIC RESEARCH ARTICLES

RESUMO

Pesquisas em Análise de Gêneros têm se preocupado, cada vez mais, com a relação entre o contexto de realização de um gênero textual e a descrição/explicação de suas funções retóricas e sociais. No âmbito dos gêneros acadêmicos, as variações disciplinares demonstram que um mesmo gênero textual pode ser construído de forma particular por diferentes áreas disciplinares, reforçando a importância das descrições sociorretóricas de tais gêneros. Amparados teoricamente nos postulados de Swales (1990), para a análise de gêneros textuais, e em Hyland (2000), para a compreensão de culturas disciplinares, nossa metodologia recorreu ao modelo sociorretórico CARS (SWALES, 1990) e aos trabalhos de Costa (2015) e Pacheco, Bernardino e Freitas (2018), a fim de descrever sociorretoricamente a seção de Introdução de 30 artigos experimentais da área de Linguística Aplicada. A análise da configuração composicional prototítpica das introduções foi explicada à luz das respostas de 7 membros experientes da área a entrevistas. Como resultado, propomos uma configuração de descrição sociorretórica que registrou a ocorrência de dois movimentos (“Construindo o objeto de pesquisa” e “Indicando a estrutura do artigo”) e quatro passos retóricos: “Construindo problematização por meio de contextualização sócio-histórica do objeto”, “Construindo problematização em torno do objeto por meio de discussão com literatura prévia”, “Apresentando objetivos” e “Apresentando objeto de pesquisa”.

Palavras-chave:
análise de gêneros; artigo acadêmico; linguística aplicada

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br