Acessibilidade / Reportar erro

CHAT EDUCACIONAL NO ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTE VIRTUAL ** ** Agradeço à Profa. Dra. Mercedes Marcos Sánchez, Professora Titular de Linguística do Departamento de Lengua Española, da Facultad de Filología da Universidad de Salamanca, Espanha, pela leitura atenciosa deste artigo. Agradeço também à CAPES e ao CNPq, pelos apoios financeiros recebidos.

EDUCATIONAL CHAT IN SPANISH TEACHING IN VIRTUAL ENVIRONMENT

RESUMO

Neste artigo, analisamos o chat educacional a partir da análise da construção composicional, dos conteúdos temáticos e da função em sessões de chat educacional dirigido ao ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros. Verificamos a presença de cinco momentos, que constroem composicionalmente o gênero chat educacional. Houve a ocorrência de duas vertentes temáticas: a primeira, relacionada ao funcionamento, organização e realização de atividades do curso EPT e a segunda, ao conhecimento pessoal entre os participantes. No que tange à função, observamos que os participantes viam nele uma oportunidade de tirar as dúvidas com o professor ou com os colegas, conhecer melhor os participantes de curso ou praticar a língua estrangeira em contexto real de uso da linguagem.

Chat educacional; gênero digital; espanhol como língua estrangeira

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br