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O DISCURSO POLÍTICO EM SOCIEDADES PÓS-DIGITAIS

RESUMO

Em sua contribuição ao dossiê “Mecanismos digitais e semióticos dos populismos contemporâneos”, Jan Blommaert oferece um modelo de comunicabilidade que aborda discursos políticos (e outros) na era pós-digital em que vivemos. Ele começa argumentando que a ideia do público (uma entidade homogênea) - muito popular na imaginação sociológica do século XX - como base para explicar como a propaganda “produzia consenso” não pode mais ser usada para explicar as audiências fragmentadas de nossa era pós-digital. O autor ilumina seu argumento ao se debruçar na circulação de tweets/retweets políticos como textos em nosso mundo orientado algoritmicamente. Tal circulação se direciona a audiências de nicho. Na última seção, o autor argumenta que analistas do discurso precisam operar com tal modelo de comunicabilidade se quiserem compreender o quão crucial o discurso político é em nossas vidas sociais contemporâneas.

Palavras-chave:
discurso político; sociedades pós-digitais; propaganda; audiências de nicho; Twitter

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