Acessibilidade / Reportar erro

Explorando o texto visual em sala de aula

Exploring visual text in the classroom

Resumos

Escolhas são ideologicamente construídas. Imagens são fruto de escolhas. Portanto, as imagens são uma maneira ideologizada de representar tanto o mundo que nos cerca quanto as intenções daqueles que as produzem. Que situações de aprendizagem devemos oportunizar para nossos alunos, que funcionem como contra-estratégias eficazes às escolhas ideologizadas dos produtores midiáticos e hipermidiáticos de mensagens visuais da sociedade contemporânea? A proposta deste trabalho é explorar o viés dos novos letramentos, os quais incluem, dentre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades para a compreensão e geração de textos visuais. Para tanto, discutimos o conceito de letramento visual e que recursos semióticos são utilizados no texto visual para a criação, estruturação e legitimação de relações sociais. A fundamentação teórica está baseada na semiótica social, de Kress & Van Leeuwen, cujos insights orientam a análise de uma foto jornalística apresentada no final deste trabalho.

Letramento crítico; texto visual; comunicação


Choices are ideologically constructed. Images are fruit of choices. Therefore, images are an ideological way to represent both the world around us and the intentions of those who produce them. What learning situations should we create that could work as effective counter-strategies to keep our students´ own choices as independent and unbiased as possible in the daily ideological bombing they are submitted by media and hypermedia in the contemporary society? The purpose of this paper is to explore the new literacies that could provide students with the necessary skills to understand and generate visual texts. In order to do that we discuss the concept of visual literacy and what semiotic resources are used to the production and strengthening of social relations. The theoretical foundation is based on Kress and van Leeuwen´s social semiotics, whose insights orient the news photo analysis accomplished in the last section of this work.

Critical literacy; visual text; communication


ARTIGOS

Explorando o texto visual em sala de aula

Exploring visual text in the classroom

Sara Oliveira

Doutora em Inglês e Lingüísica Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora da Universidade de Brasília

RESUMO

Escolhas são ideologicamente construídas. Imagens são fruto de escolhas. Portanto, as imagens são uma maneira ideologizada de representar tanto o mundo que nos cerca quanto as intenções daqueles que as produzem. Que situações de aprendizagem devemos oportunizar para nossos alunos, que funcionem como contra-estratégias eficazes às escolhas ideologizadas dos produtores midiáticos e hipermidiáticos de mensagens visuais da sociedade contemporânea? A proposta deste trabalho é explorar o viés dos novos letramentos, os quais incluem, dentre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades para a compreensão e geração de textos visuais. Para tanto, discutimos o conceito de letramento visual e que recursos semióticos são utilizados no texto visual para a criação, estruturação e legitimação de relações sociais. A fundamentação teórica está baseada na semiótica social, de Kress & Van Leeuwen, cujos insights orientam a análise de uma foto jornalística apresentada no final deste trabalho.

Palavras-chave: Letramento crítico; texto visual; comunicação.

ABSTRACT

Choices are ideologically constructed. Images are fruit of choices. Therefore, images are an ideological way to represent both the world around us and the intentions of those who produce them. What learning situations should we create that could work as effective counter-strategies to keep our students´ own choices as independent and unbiased as possible in the daily ideological bombing they are submitted by media and hypermedia in the contemporary society? The purpose of this paper is to explore the new literacies that could provide students with the necessary skills to understand and generate visual texts. In order to do that we discuss the concept of visual literacy and what semiotic resources are used to the production and strengthening of social relations. The theoretical foundation is based on Kress and van Leeuwen´s social semiotics, whose insights orient the news photo analysis accomplished in the last section of this work.

Keywords: Critical literacy; visual text; communication.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

ACCIOLY, A.; ANDRADE, J. M. F.; VIEIRA, L. & DENIS, R. C. (2000). Marcas de Valor no Mercado Brasileiro. Rio de Janeiro: SENAC.

AUSTRÁLIA. (2004). Australian Council for Educational Research. Literacy in the new millennium. Discussion Paper. Comonwealth of Australia. .

BENTES, I. (2004). Mesa redonda discute cinema e identidade nacional (notícia). In: Site do Centro de Comunicação, Universidade Federal de Minas Gerais, 06/10/2004. UFMG.

BRASIL. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 5a. a 8a. series. Língua Estrangeira. Brasília.

CALLOW, J. (2005). Literacy and the visual: Broadening our vision. English teaching: Practice and Critique, vol. 4, no1, p. 6-19.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (2000). Multiliteracies. London and New York: Routledge.

HOBBS, R. (1996). Expanding the concept of literacy. Disponível em http://wwwinteract.ueoregon.edu/MediaLit/mlr/readings/articles/hobbs/expanding.html.

Acessado em 12/09/2002.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. (2001). Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold.

_______. (1996). Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge.

MACKEN-HORARIK, M. (2004). Interacting with the multimodal text: reflections on image and verbiage in ArtExpress. In: Visual Communication, v. 3, n. 1, p.5-26, London: Sage Publications.

OLIVEIRA, S. (2006). Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem e Ensino, v.9, n.1, 9. p. 15-39.

STOKES, S. (2002). Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of technology in Education, vol. 1, no1. Disponível em http://eduscapes.com/sessions/digital/digital1.htm . Acessado em 26/09/2005.

Anexo 1

Recebido: 11/11/2005

Aceito: 29/05/2006

  • ACCIOLY, A.; ANDRADE, J. M. F.; VIEIRA, L. & DENIS, R. C. (2000). Marcas de Valor no Mercado Brasileiro Rio de Janeiro: SENAC.
  • AUSTRÁLIA. (2004). Australian Council for Educational Research. Literacy in the new millennium Discussion Paper. Comonwealth of Australia.
  • BENTES, I. (2004). Mesa redonda discute cinema e identidade nacional (notícia). In: Site do Centro de Comunicação, Universidade Federal de Minas Gerais, 06/10/2004. UFMG.
  • BRASIL. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais 5a. a 8a. series. Língua Estrangeira. Brasília.
  • CALLOW, J. (2005). Literacy and the visual: Broadening our vision. English teaching: Practice and Critique, vol. 4, no1, p. 6-19.
  • COPE, B.; KALANTZIS, M. (2000). Multiliteracies London and New York: Routledge.
  • KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. (2001). Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication London: Arnold.
  • _______. (1996). Reading images: The grammar of visual design London: Routledge.
  • MACKEN-HORARIK, M. (2004). Interacting with the multimodal text: reflections on image and verbiage in ArtExpress. In: Visual Communication, v. 3, n. 1, p.5-26, London: Sage Publications.
  • OLIVEIRA, S. (2006). Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem e Ensino, v.9, n.1, 9. p. 15-39.
  • STOKES, S. (2002). Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of technology in Education, vol. 1, no1. Disponível em http://eduscapes.com/sessions/digital/digital1.htm . Acessado em 26/09/2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    11 Nov 2005
  • Aceito
    29 Maio 2006
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br