Acessibilidade / Reportar erro

Explorando o texto visual em sala de aula

Exploring visual text in the classroom

Escolhas são ideologicamente construídas. Imagens são fruto de escolhas. Portanto, as imagens são uma maneira ideologizada de representar tanto o mundo que nos cerca quanto as intenções daqueles que as produzem. Que situações de aprendizagem devemos oportunizar para nossos alunos, que funcionem como contra-estratégias eficazes às escolhas ideologizadas dos produtores midiáticos e hipermidiáticos de mensagens visuais da sociedade contemporânea? A proposta deste trabalho é explorar o viés dos novos letramentos, os quais incluem, dentre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades para a compreensão e geração de textos visuais. Para tanto, discutimos o conceito de letramento visual e que recursos semióticos são utilizados no texto visual para a criação, estruturação e legitimação de relações sociais. A fundamentação teórica está baseada na semiótica social, de Kress & Van Leeuwen, cujos insights orientam a análise de uma foto jornalística apresentada no final deste trabalho.

Letramento crítico; texto visual; comunicação


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br