Acessibilidade / Reportar erro

AUTOETNOGRAFIA E O ESTUDO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS: EXPLORANDO ESPAÇO, PESQUISA EM EQUIPE E MENTORIA

RESUMO

Autoetnografia é o estudo da cultura através do estudo de si (ELLIS, 2004ELLIS, C. (2004). The Ethnographic I: A methodological novel about autoethnography. Walnut Creek, CA: Altamira Press; ELLIS et al, 2011ELLIS, C. (2011). Jumping on and off the runaway train of success: Stress and committed intensity in an academic life. Symbolic Interaction, vol. 34, no. 2, pp. 158-172.). Nesse artigo, exploramos o valor da autoetnografia no estudo dos letramentos acadêmicos. Recorremos à nossa experiência como etnógrafas para fornecer exemplos ilustrativos. Mostramos como a autoetnografia tem propiciado a compreensão dos papeis do lugar e do espaço no desenvolvimento da escrita acadêmica em diferentes países e entre inglês e espanhol (OLMOS-LÓPEZ, 2019OLMOS-LÓPEZ, P. (2019). Back and forth between languages: An early-career bilingual academic’s writing odyssey. Critical Multilingualism Studies, vol. 7, no. 1, pp. 32-43.). Descrevemos o valor da autoetnografia no estudo da escrita acadêmica (TUSTING et al., 2019TUSTING, K.; MCCULLOCH, S.; BHATT, I.; HAMILTON, M.; BARTON, D. (2019). Academics Writing: The dynamics of knowledge creation. London and New York: Routledge.). Também refletimos juntas sobre nossa própria jornada de desenvolvimento como escritoras acadêmicas, enfatizando como uma relação de mentoria foi fundamental em ambas as trajetórias. O artigo busca defender o valor da autoetnografia como abordagem para o estudo dos letramentos acadêmicos, particularmente por lançar luz em questões relacionadas à identidade e experiência pessoal.

Palavras-chave:
autoetnografia; letramentos acadêmicos; lugar

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br