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Efeitos da repetição de tarefas na produção oral em L2

Este estudo parte do pressuposto de que falar um segundo idioma (L2) é uma habilidade cognitiva complexa (FORTKAMP, 2000) cuja execução parece envolver uma compensação entre os diferentes objetivos da fala, principalmente entre a fluência, a acurácia e a complexidade (BYGATE, 1996, 1999, 2001b; FOSTER e SKEHAN, 1996; SKEHAN e FOSTER, 1995, 2001; SKEHAN, 1998). Bygate (2001b) estudou os efeitos da familiaridade com a tarefa na produção oral em L2. Ele mostrou que na repetição de uma narrativa há ganhos, principalmente em termos de complexidade da fala, mas esse ganhos ocorrem em detrimento de outros aspectos, principalmente da perda na acurácia da fala. Este estudo investigou se os resultados reportados por Bygate (2001b) seriam similares no caso da repetição de uma tarefa de descrição. Segundo Robinson (2001), a descrição é uma tarefa menos complexa do que uma narrativa. Quatro medidas de produção oral foram calculadas seguindo Fortkamp (2000): fluência, acurácia, complexidade e densidade lexical. Os resultados deste estudo indicam ganhos em termos de complexidade de fala e esses ganhos parecem ter sido alcançados, principalmente, às custas da acurácia, portanto, corroborando resultados de Bygate (2001b) para essa condição de tarefa.

produção oral em L2; ganhos em complexidade de fala; repetição de tarefa


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