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QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DISCURSOS EM TORNO DA VIRILIDADE MASCULINA NEGRA EM CONTOS HOMOERÓTICOS

ETHNIC-RACIAL ISSUES IN DISCOURSES ON BLACK MALE VIRILITY IN HOMOEROTIC SHORT STORIES

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a naturalização de um determinado discurso de virilidade masculina negra em contos homoeróticos publicados na Internet. O referencial teórico abarca a problematização da questão racial (BELL HOOKS, 1995HOOKS, bell. Intelectuais negras. Estudos feministas, ano 3, n. 2 - Dossiê: Mulheres Negras. Florianópolis, p. 464-478, jun/dez 1995.; FREITAS, 2011FREITAS, Marcel de Almeida. “O cotidiano afetivo-sexual No Brasil colônia e suas consequências psicológicas E culturais nos dias de hoje”.Ponta De Lança: Revista Eletrônica De História, Memória & Cultura5 (9), 2011, 63-68. https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/article/view/1577
https://seer.ufs.br/index.php/pontadelan...
; FANON, 2008FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. MBEMBE 2018MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 4. ed, 2018; WIEVIORKA, 2018WIEVIORKA, Michel. O racismo: uma introdução. São Paulo: Perspectiva, 2018.), da perspectiva da noção de discurso (FOUCAULT, 2012FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012. ; MAINGUENEAU, 2010MAINGUENEAU, Dominique. O discurso pornográfico. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Lingua[gem]; 42).) e de construções de sentido de virilidade e seus efeitos ao longo da História (TAMAGNE, 2012TAMAGNE, Florence. “Mutações homossexuais”. In: COURTINE, Jean-Jacques. (dir.) História da virilidade . Vol. 3. A virilidade em crise? Séculos XX e XXI. Petrópolis: Vozes, 2012.; THUILLIER, 2012THUILLIER, Jean-Paul. “Virilidades romanas: vir, virilitas, virtus”. In: VIGARELLO, Georges. (dir.) História da virilidade . Vol. 1. A invenção da virilidade. Da antiguidade às Luzes. Petrópolis: Vozes, 2012.). Metodologicamente, este estudo se enquadra em um paradigma de pesquisa qualitativo-interpretativista. Para geração dos dados, o trabalho registra a análise dos 10 contos gays mais votados pelos leitores do portal “Conto Erótico”, em cujos títulos há a menção do termo “negão”, a fim de identificar como são apresentados caracteres físicos e performances sexuais de homens negros descritos como bons amantes. Os resultados sugerem que essa fixação identitária sofrida por esses homens acaba reforçando o racismo estrutural, que, no Brasil, vem sendo enfatizado desde o estabelecimento das relações hierárquicas entre colonizadores europeus brancos e escravos africanos negros no decurso de séculos de escravidão oficial. Isso ainda hoje constrói um efeito de sentido objetal sobre o negro, posicionando-o como objeto de desejo na teia imaginária.

Palavras-chaves:
discurso; homens negros; virilidade; contos

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