Acessibilidade / Reportar erro

LETRAMENTOS DE JOVENS DO CAMPO: O QUE SE REVELA NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS

RESUMO

Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Letramentos em comunidades rurais: práticas sociais de leitura e de escrita em situações escolares e não escolares”, realizada de 2015 a 2017, que investigou como formas de sociabilidade e circuitos comunicativos presentes no cotidiano de jovens do campo constituem-se em práticas sociais de uso da leitura e de escrita. Inicialmente, justifica-se o uso da palavra letramentos no plural, e caracteriza-se o contexto da pesquisa, qual seja, a Escola Família Agroecológica de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Brasil. As análises se apoiam nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014STREET, B. (2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial.) e a metodologia pressupõe uma abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica (HEATH; STREET, 2008HEATH, S. B.; STREET, B. V. (2008). On Ethnography. Columbia: Teachers College Columbia.) em que os estudantes foram colaboradores na produção de vídeos sobre temáticas relativas às suas comunidades. Adotou-se, assim, a produção de vídeos como estratégia metodológica para se chegar a letramentos envolvidos nas ações coletivas do processo. Os resultados apontaram que o uso/não uso das tecnologias digitais não se sustenta como um fator de diferenciação entre jovens do campo e jovens da cidade, rompendo definitivamente com a ideia de que as comunidades rurais são espaços sociais de ausência de práticas de letramento ou desconetadas do mundo virtual, o que evidencia que a escola deve ampliar os seus conceitos de letramento, não só pluralizando as práticas, mas, principalmente, incorporando-as como elemento constitutivo de seu projeto de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave:
Letramentos; educação do campo; juventude rural; novas tecnologias

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br