Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 45, Número: 2, Publicado: 2006
  • Documento sem título Apresentação

  • A competência discursiva e gêneros textuais: uma proposta pedagógica para a LPI Artigos

    Baltar, Marcos

    Resumo em Português:

    Esse trabalho visa discutir a validade de uma pedagogia centrada no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos que ingressam na universidade e cursam a disciplina de Língua Portuguesa Instrumental, por meio do trabalho com a diversidade dos gêneros textuais. Baseado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e na Teoria do Texto e do Discurso de Bakhtin (1997), notadamente nas noções de dialogismo e de gêneros do discurso/textuais, apresento uma proposta de programa de disciplina que contemple o ensino-aprendizagem de língua materna como uma ação linguajeira significativa, que entenda a produção de textos empíricos como um instrumento de interação com os ambientes discursivos que formam o tecido social; e como um instrumento de construção de possibilidade de diálogo com os interlocutores que circulam nesses diversos ambientes discursivos. Apresentarei uma experiência de ensino do gênero resenha para alunos do curso de História e de Engenharia de Produção, produzidos ao longo do primeiro semestre de 2004 na disciplina LPI, oferecida pelo Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul, sob minha orientação. Essa experiência reflete o engajamento dos acadêmicos na proposta de escrever diversificados gêneros textuais para, de um lado, desmitificar o ato de escrever e, de outro, contribuir para o trabalho de apropriação de alguns gêneros textuais do ambiente discursivo acadêmico-universitário, construindo, com isso, sua competência discursiva.

    Resumo em Francês:

    Ce travail a pour but de discuter la valeur d'une pédagogie centrée sur le développement de la compétence discursive des étudiants qui, arrivant à l'université, suivent le Cours de Langue Portugaise Instrumentale à travers l'approche de divers genres textuels. Basé sur l'interactionisme socio-discursif de Bronckart (1999) et sur la Théorie du Texte et du Discours de Bakhtin (1997), notamment sur les notions de dialogisme et genres du discours/texte, je propose un programme de discipline sur l'enseignement-apprentissage de la langue maternelle en tant qu'activité langagière significative qui comprend la production de textes empiriques comme des instruments d'intéraction dans des ambiances discursives (lieux sociaux) qui forment le tissu social, aussi bien qu'un instrument de construction de la possibilité du dialogue avec les interlocuteurs qui circulent en diverses contextes discursifs. On présente ici une expérience d'enseignement-apprentissage du genre resenha (résumé critique) auprès d'étudiants des Cours d'Histoire et d'Ingénierie de Production. Cette expérience a eu lieu au premier semestre de l'année 2004, dans la discipline de Langue Portugaise Instrumentale, sous notre direction, au Département de Lettres de l'Université de Caxias do Sul. Les étudiants ont beaucoup collaboré et se sont engagés dans l'écriture de genres textuels diversifiés, ce qui a permis, d'un côté, de démythifier l'acte d'écrire et, de l'autre, de contribuer au travail de maîtrise de certains genres textuels, propres au contexte académico-universitaire, dans l'acquisition de leur compétence discursive.
  • Dados de escrita em séries iniciais: ortografia, fonologia e textualidade Artigos

    Fronza, Cátia de Azevedo; Lorandi, Aline; Lemes, Patricia Beatriz

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentam-se dados sobre a pesquisa Produção de textos nas séries iniciais: evidências fonológicas e de textualidade, que obteve um corpus formado por 1649 textos de 227 crianças de 2ª, 3ª e 4ª séries de escolas da rede privada de ensino (Fronza, 2004a, 2004b e 2004c). Nos textos, foram identificadas palavras cuja escrita diferenciava-se das convenções ortográficas. As diferenças foram classificadas a partir de uma adaptação de Cagliari (1997), obtendo-se um levantamento de alterações ortográficas ou convencionais e de alterações fonológicas (cf. Varella e Cesaro, 2004), tendo sido considerados seus contextos referentes à posição que ocupam na estrutura da sílaba e da palavra. Após a identificação das alterações e das indicações de progressos significativos a cada coleta e de uma série para outra, com a diminuição de palavras alteradas, o estudo centrou-se nas ocorrências fonológicas, representadas pela MES (Modificação na Estrutura Segmental, cf. Cagliari, 1997). Nos casos de MES, são consideradas as alterações de MESE (MES de Escrita), indicando casos em que há mudança de significado da escrita para a leitura e de MESF (MES de Fala), que se refere às ocorrências da escrita muito semelhantes às faladas por crianças de 2 a 4 anos. Diante desses textos, com uma produção variada e rica, fez-se um estudo sobre a relação entre as alterações de MES e as indicações de textualidade, verificando em que medida tais alterações prejudicaram os textos quanto à coesão, à coerência e à informatividade (Beaugrande e Dressler, 1997). As reflexões e constatações desses estudos oferecem contribuições diretas para a compreensão da forma como as crianças representam graficamente o sistema fonológico da língua, o qual já é de domínio da maioria delas na modalidade oral, a fim de promover um acompanhamento positivo na superação das dificuldades fonológicas, entendendo que as dificuldades ortográficas se estendem pelos anos de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    In this article, data from the research study Text production in elementary grades: Phonological and text-based evidence are presented. In 2002, this study gathered 1,649 texts from 227 children from the 2nd, 3rd and 4th grades in private schools (Fronza, 2004a, 2004b, 2004c). In these texts, words which presented differences from standard written conventions were identified. The differences were classified using an adaptation of Cagliari (1997), resulting in a collection of orthographic or conventional alterations and of phonological alterations (Varella and Cesaro, 2004); the classification was based on a consideration of the contexts regarding the position each item occupies in the structure of the syllable and of the word. After the identification of the alterations and the indication of significant progress within each collection, and from one grade to another_with the accompanying decrease of altered words_the study focused on the phonological occurrences, represented by MSS (Modification on the Segmental Structure) (Cagliari, 1997). In the cases of MSS, WMSS (Writing MSS) alterations are considered which indicated cases of changes in meaning from writing to reading, and of SMSS (Speech MSS), which refers to writing occurrences very similar to the ones produced in speech by children aged 2 to 4. From these texts, which represent a varied and rich production, a study was carried out on the relationship between the MSS alterations and aspects of textuality, veryfying to what extent such alterations would affect the texts negatively as for cohesion, coherence, and information (Beaugrande e Dressler, 1997). The resulting verifications and reflections offer direct contributions to the understanding of how children represent in writing the phonological system of a language (already mastered by most of them in the oral form), in order to inform a positive accompaniment in the overcoming of phonological difficulties, and taking into consideration that orthographic difficulties do extend throughout the years of formal education.
  • Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos Artigos

    Corrêa, Manoel Luiz Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este trabalho defende a idéia de que há uma relação entre dialogismo, relações intergenéricas e análise indiciária e de que essa relação pode constituir-se em proveitoso recurso metodológico para o estudo de textos escritos. Com base em exemplos extraídos de uma amostra de 363 respostas dissertativas do Provão 2001, investiga-se, por meio da exploração (positiva) da noção de "ruína" de gêneros discursivos, a diversidade de saberes que um texto-base (atribuído a uma menina de 10 anos) e textos de formandos em Letras mobilizam em seus processos de textualização.

    Resumo em Inglês:

    This paper defends the idea of a relationship between dialogism, intergeneric relationships and analysis of indication; and also that these relationships may be a fruitful methodology resource for the study of written texts. Based on examples extracted from a sample of 363 argumentative answers questions of Provão 2001 _ a test that assesses the quality of College Education in Brazil _, it is investigated, by (positively) exploring the notion of the "ruin" of discursive genres, the diversity of knowledge that a base-text (whose supposed author is a ten years old girl), and texts made by the undergraduate students of Letras, engender in their textualization process.
  • A retextualização dos conceitos de letramento, texto, discurso e gêneros do discurso nos PCN de língua portuguesa Artigos

    Silva, Simone Bueno borges da

    Resumo em Português:

    Tomaremos para análise, neste artigo, a definição dos conceitos de letramento, texto, discurso, gêneros do discurso apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Trata-se de um documento divulgado pelo Governo Federal em 1997 que visa a parametrizar o ensino nas séries iniciais. Nele, vários conceitos da esfera acadêmica são utilizados como subsídio que deve embasar as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa. Com o objetivo de observar como os conceitos supracitados elaborados e discutidos na esfera acadêmica `migram' para a esfera educacional, nós os analisaremos à luz do conceito de retextualização. Assim, este artigo traz uma análise comparativa das definições apresentadas em textos fontes e suas formas retextualizadas nos PCN para discutir a legibilidade do documento parametrizador, levando em conta seu público alvo principal, qual seja: o professor do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we analyse the definitions of literacy, text, discourse and genre of discourse presented in the document National Curriculum Guidelines _ Portuguese Language, published by the Brazilian Ministry of Education in 1997 for the first and second cycles of Primary Education. One of the main objectives of the document is to offer guidelines to organize education at this level and help teachers to change their practice. Our aim is to analyse how academic concepts are transferred to the educational sphere. The article compares the definitions as presented in academic texts with the retextualized forms presented in the official document in order to discuss its legibility taking into consideration its main audience, that is, the teacher at the fundamental level.
  • Professora, é para responder esse questionário aqui?: estudo sobre a entrevista transformada em exercício escolar Artigos

    Araújo, Denise Lino de; Rafael, Edmilson Luiz; Reinaldo, Maria Augusta de Macedo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar uma caracterização da entrevista escrita como um gênero textual e, ao mesmo tempo, como uma prática relacionada ao letramento, em uma situação que envolve um processo seletivo de professores para cursos de graduação em várias áreas de escolas primárias e secundárias. Os dados analisados referem-se a uma prova de redação em que os candidatos tinham que escrever respostas às questões baseadas no texto usado para a prova de leitura.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to present a characterization of the written interview as both a textual genre and a literacy-related practice, in a situation involving a process of selection of teachers for undergraduate courses. The analysed data concern a composition exam in which the candidates are asked to write the answers to the questions guided by the text used for the reading exam.
  • A semântica como negociação dos significados em Libras Artigos

    Silva, Marília da Piedade Marinho

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é problematizar algumas questões sobre o trabalho do professor/pesquisador como prática pedagógica e política (uma vez que transformadora), e situar, nessa prática, uma visão semântica da escrita de alunos surdos. Tomando como pressuposto que "o uso da linguagem é um lugar de construção dos recursos de significação", este artigo tratará de algumas reflexões sobre a língua de sinais e a semântica como negociação de significado em Libras. o foco deste artigo é a relação sintático-semântica dos verbos em língua brasileira de sinais, analisada de acordo com suas propriedades, representações e significações. Desta forma, constatamos que, "o estudo da representações semânticas dos verbos em Libras" possa mostrar que aquilo que a escrita do surdo revela é a interferência da forma de negociação das significações da língua de sinais _ cuja diferença é apontada nos exemplos estudados neste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to problematize questions related to the work of the teacher/researcher as a pedagogical and political practice. Our intention is to situate, withim that practice, a semantic view of the writing of deaf students in Portuguese. Considering that "language use is a space for the construction of meaning resources", this paper addresses some of the reflections on sign language and on semantics as meaning negotiation in Libras. In order to carry out this study, we focus on the syntactic-semantic relation of verbs in Brazilian Sign Language, which we analyze taking into account its properties, representations and meanings. In this way, we found out that "the study of semantic representations of verbs in Libras" may demonstrate that the writing of deafs in Portuguese reveals the interference of the ways meaning is negotiated in the sign language. Such difference is illustrated by the examples presented in this work.
  • Saberes sobre produção de texto e avaliação de material didático na formação continuada Artigos

    Reinaldo, Maria Augusta de Macedo

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva descrever como professoras de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio mobilizam saberes de referência científica e experiencial para análise de material didático sobre produção de texto escrito. Os dados empíricos provêm de dois momentos de intervenção em um Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, nos quais foram analisadas atividades de ensino de produção de texto, presentes em livro didático de Português. Fundamentam o trabalho conceitos oriundos dos estudos lingüísticos sobre linguagem, escrita e texto e dos estudos educacionais sobre aprendizagem, transformação de saberes e formação docente. Os resultados revelam que os sujeitos tendem a mobilizar, de forma mais sistemática, o saber de referência e o saber experiencial, quando a mediação contempla, ao lado da instância científica, a de normatização oficial para o ensino de produção de texto, o que aponta para o papel relevante dos processos de didatização do saber de referência na construção, pelo docente em formação, de significados sobre sua prática.

    Resumo em Francês:

    Ce travail a pour but de décrire comment des enseignants de Langue Portugaise de l' Enseignement Fondamental et Moyen se servent des savoirs de référence scientifique et expérimentale pour l'analyse de matériel didactique sur la production du texte écrit. Les données empiriques proviennent de deux moments d'intervention dans un cours de spécialisation sur l'Enseignement de Langue Portugaise: des activités de production de texte présents dans des manuels de Portugais ont été analysés. Cette étude est fondée sur des études linguistiques à propos du langage, de l'écriture et du texte ainsi que sur des études dans le domaine de l'Education sur l'apprentissage, la transformation de savoirs et la formation des enseignants. Les résultats révèlent que les sujets ont tendance à mobiliser, de façon plus systématique, le savoir de référence et le savoir expérimental, quand la médiation considère, à côté de l'instance scientifique, celle de la normalisation officielle pour l'enseignement de la production écrite. Cela constitue un indice important du rôle significatif des processus de didactisation du savoir de référence dans la construction de sens sur sa propre pratique, par l'enseignant en formation.
  • A estrutura genérica em cartas de venda Artigos

    Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de

    Resumo em Português:

    Partindo do conceito de gênero (Swales, 1990, 1991, 1992; Halliday e Hasan, 1989), e de algumas pesquisas sobre cartas comerciais (Santos, 1996; Cheung, 1993, e Bhatia, 1993a, b), discuto a estrutura retórica de 104 cartas de venda de produtos e de serviços (malas diretas) e a questão da obrigatoriedade dos movimentos. A estrutura retórica resultante é composta por 6 movimentos, sendo 4 obrigatórios (estabelecimento de relações, oferta, demanda de ações e finalização) e 2 opcionais (credenciais da empresa e documentos anexos). Esses movimentos e passos foram ainda observados quanto à freqüência, mostrando que alguns dos considerados obrigatórios não ocorrem em todas as cartas, o que levou à discussão do conceito de obrigatoriedade, bem como dos critérios para essa classificação. Isso motivou a introdução de alguns conceitos como é o caso da essencialidade versus não-essencialidade, utilizado para determinar quais movimentos são imprescindíveis para a realização do gênero, e da hierarquia, usado para avaliar a importância de um passo para a realização de um movimento.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I discuss the rhetorical structure of 104 direct sales letters based on the notion of genre (Swales, 1990, 1991, 1992; Halliday e Hasan, 1989) and on some studies on business letters (Santos, 1996; Cheung, 1993, e Bhatia, 1993a, b). The rhetorical structure is constituted by six moves: four obligatory (stablishing contact, offer, demanding actions and closing) and two optional (companies' credentials and enclosing documents). This moves had their frequencies observed, so I could find that not all obligatory moves happened to be present in all instances of the corpus, what brought about some discussions on the criteria we use to perform such classification. As a result, I propose two concepts: 1st essentiality vs non- essentiality which help to spot which movements are essential to the instantiation of the genre; and 2nd hierarchy, which is a means to evaluate how important a given step is to the instantiation of a move.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br