Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 46, Número: 1, Publicado: 2007
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

  • CMC, hibridismos e tradução cultural: reflexões Artigos

    Souza, Lynn Mario T. Menezes de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a relevância dos conceitos de tradução cultural e hibridismo (Bhabha, 1990) para questões relacionadas com as implicações pedagógicas de comunicação mediada por computador.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relevance of the concepts of cultural translation and hybridism (Bhabha, 1990) for issues related to the pedagogic implications of computer-mediated communication.
  • As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital Artigos

    Jordão, Clarissa Menezes

    Resumo em Português:

    Este texto tem como principal objetivo trabalhar a concepção de língua como discurso e seu impacto na educação no mundo contemporâneo, caracterizado por uma classe média em processo de globalização e digitalização. Para isto, o texto parte da visão pós-estruturalista de discurso para discutir a abordagem educacional do letramento crítico, concebida como partidária desta concepção de língua. Além disso, o texto aborda algumas das implicações do letramento crítico para o papel social das línguas estrangeiras no mundo, enfocado aqui sob o prisma do que pode ser entendido como "transculturalidade virtual".

    Resumo em Inglês:

    This text presents language as discourse and some of the implications of such view to education in the contemporary world. The analysis of the contemporary world made here starts from its characterization as the locus of a middle class in a process of globalization and digitalization, and focuses on a post-structuralist view of discourse as the basis for critical literacy. From such basis, then, the text proceeds to a discussion of the implications of critical literacy to the social role attributed to foreign languages in the world today, seen mainly from the perspective of a so-called "virtual transculturality".
  • Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas Artigos

    Monte Mór, Walkyria

    Resumo em Português:

    Os estudos sobre novos letramentos e multiletramentos (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000), os quais se voltam para a compreensão sobre a relação entre linguagem digital e educação (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) apontam mudanças no modo de construção do conhecimento e da apreensão da linguagem social. Este artigo apresenta a análise dos resultados de uma investigação exploratória realizada com alunos universitários usuários da Internet que visava observar a habilidade interpretativa dos pesquisados na interação com variadas modalidades de comunicação, sendo escolhidas para tal as construções interpretativas de salas de bate-papo e as de um filme. A análise da pesquisa respalda-se nos estudos sobre imagem e cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), epistemologias digitais (Lankshear & Knobel, 2003), de conhecimento em rede (Castells, 1999) e outros, na busca de compreender a conectividade da linguagem como prática social numa sociedade que se caracteriza pela lógica pós-tipográfica (Castells, 1999; Gee, 2003) de leitura e interpretação.

    Resumo em Inglês:

    The studies about new literacies and multiliteracies (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000) which aim at understanding the relationship between digital language / discourse and education (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) evidence changes in the ways that knowledge is constructed and that social language is apprehended. This article presents the analysis of the outcome of an exploratory investigation occurred in a university community whose participants were both students and Internet users. The investigation aimed at observing the interpretative ability of the investigated in their interaction with varied modalities of communication. Interpretive constructions of online relationships sites and of a movie served as investigative sources. The research analysis bases on theoretical references about image and cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), digital epistemologies (Lankshear & Knobel, 2003), network knowledge and society (Castells, 1999), among others, in a search to understand the connectivity of language as a social practice in a society which is currently characterized by a post-typographical logic (Castells, 1999; Gee, 2003) of reading and interpretation.
  • Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais Artigos

    Buzato, Marcelo El Khouri

    Resumo em Português:

    O estudo da relação entre contexto e prática social tem sido fundamental para os desenvolvimentos teóricos e metodológicos no campo dos estudos de letramento nas últimas décadas. A introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no escopo de interesse desses estudos tem revigorado a necessidade de revisão da relação contexto-letramento sobre a qual se apoiavam pesquisas anteriores, em face das novas possibilidades de interação à distância e da utilização de 'mundos virtuais' que caracterizam certos tipos de práticas de leitura e escrita mediadas pelas TIC. O presente trabalho aborda tal revisão do ponto de vista da dupla crise da etnografia, procurando avaliar criticamente certas estratégias empíricas e modelos metodológicos que começam a ser propostos para os estudos qualitativos em letramento digital. Conclui que tais estratégias, embora possam ser úteis para a construção de pressupostos mais adequados sobre a relação prática-contexto, necessitam ser aplicadas à própria prática do pesquisador, como forma de garantir a reflexividade tida como necessária para a legitimação das abordagens etnográficas na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    The study of the relation between context and practice has been essential for the theoretical and methodological developments in the field of literacy studies over the last few decades. The introduction of the new Information and Communication Technologies (ICTs) in the scope of interest of literacy studies has refreshed the need for a revision of the context-literacy relation upon which former research was based, in the face of new possibilities of interaction at a distance and the use of 'virtual worlds', typical of certain ITC-mediated reading and writing practices. The present essay addresses such revision from the viewpoint of the double-crisis of Ethnography, in an effort to critically evaluate certain empirical and methodological models that have recently been put forward in qualitative studies of digital literacy. It concludes that such strategies, although useful for the construction of more adequate assumptions as regards the practice-context relation, need to be applied to the researchers' practices themselves, so that the degree of reflexivity deemed necessary for the legitimation of ethnographic approaches is guaranteed.
  • Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa Artigos

    Rojo, Roxane

    Resumo em Português:

    O artigo inicialmente resume rapidamente algumas das características mais freqüentemente apontadas do texto eletrônico e algumas das decorrências dessas características para as práticas de leitura e para os letramentos digitais. A seguir, busca contrastar duas propostas de leitura em esfera didática ou escolar, de divulgação da ciência, uma em ambiente digital e outra em mídia impressa, sobretudo para avaliar o lugar que é designado ao leitor-aluno em cada uma delas e os tipos de atuação lingüístico-discursiva que lhe são solicitados, de maneira a discutir as práticas de letramento (crítico) que se dão nesses contextos.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we initially mention some of the aspects of electronic texts most frequently pointed out by authors, and some of the impacts of these aspects on reading practices and digital literacy. Following, we analyse two reading materials of scientific texts elaborated to teach reading of scientific texts: one on virtual ambience and the other printed. The goal is to evaluate, for each material, the discursive place assigned to the student-reader and the types of discursive acts demanded of him or her, aiming to discuss the (critical) literacy practices that the materials provide.
  • Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando Artigos

    Araújo, Júlio César

    Resumo em Português:

    Com base na crítica de Gramsci à hegemonia intelectual de grupos sociais dominantes, neste artigo discuto sobre os desafios de alfabetizar crianças letrando-as digitalmente. Para isso, apresento alguns dados oriundos de uma pesquisa-ação que expôs crianças com sérios problemas de auto-estima e com dificuldades na aprendizagem da escrita e da leitura a situações concretas de usos da escrita em ambiente internetiano. Todo o percurso da pesquisa, que vai do conhecimento sobre a manipulação do computador à aprendizagem da escrita para o uso de alguns gêneros digitais, foi decisivo na busca do sucesso frente ao desafio de provocar na vida dessas crianças uma revolução cultural. Os resultados mostram que, de um perfil acabrunhado e tímido, as crianças se descobriram sujeitos de sua aprendizagem, desenvolvendo, inclusive, atitudes críticas frente ao modo de escrever de seus interlocutores reais. Escrever na Internet, portanto, foi importante porque as ajudou a compreender que a escrita, para além de tarefas escolares, serve também a outros fins, como entrar em contato com um coleguinha que faltou à aula ou com o pai que está no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Based on Gramsci's criticism of the intellectual hegemony of dominant social groups, this article discusses the teaching of reading and writing to children under the perspective of literacy in the digital universe. It presents action-research involving children with serious problems of self-esteem, and with difficulties in learning writing and reading. They were inserted in concrete situations of uses of writing on the Internet. Thus, the research tried, from the knowledge about computer manipulation to the learning of writing some digital genres, to achieve a cultural revolution in those children's lives. The results show that the children may discover themselves as subjects of their learning, even improving their self-esteem, and also developing a critical attitude towards the manner of writing of their interlocutors. Writing on the Internet, therefore, helped them to understand that writing serves various purposes, other than carrying out school tasks.
  • Leitura e escrita via internet: formação de professores nas áreas de alfabetização e linguagem Artigos

    Freire, Fernanda; Cavalcanti, Marilda; Kleiman, Angela; Possenti, Sírio

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a metodologia dos cursos que o Centro de Formação Continuada do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) oferece a professores do ensino básico de escolas públicas utilizando o ambiente de ensino à distância TelEduc como um espaço para o exercício de diferentes práticas com a leitura e a escrita, bem como de interação entre os professores em formação e os professores do Centro, visando a aprendizagem e a reflexão sobre a prática educacional na área de Alfabetização e Linguagem. Em meio a uma complexa rede de interação/aprendizagem discute-se - por meio da análise de extratos de um dos cursos - o que se faz nesse contexto em relação ao trabalho com e sobre a escrita considerando: as idéias pré-concebidas que os participantes têm de cursos de formação à distância; a forma como interpretam/usam os espaços de comunicação do ambiente e as relações que estabelecem entre gêneros textuais não digitais e gêneros que usam/aprendem em tais espaços; o modo como se envolvem na comunidade que se constitui durante o curso e as relações que sociais constroem entre si. Os resultados mostram que a metodologia de formação incide na relação cursista/leitura-escrita: nos cursos os professores em formação assumem - em meio às atividades propostas - o lugar de leitor/escrevente já que as interações se fazem quase exclusivamente por meio da escrita. Os extratos analisados mostram ainda que ler e escrever usando as ferramentas do ambiente requer uma compreensão/interpretação desses suportes/gêneros textuais, mesmo para aqueles que têm pouca familiaridade com a tecnologia. Para esses, o curso foi também um meio de se aproximar a noções de Letramento Digital de uma maneira informal, situada/contextualizada.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the methodology used by the courses offered by the Center for Continued Education, Institute for Language Studies, UNICAMP, to basic school education teachers who work in public schools in Brazil. The courses use the freeware environment for distance learning TelEduc as a space for different practices with reading and writing as well as a space for interaction between the in-service teachers and the teacher educators aiming at the reflection about educational practice in the area of Language and Literacy. Amidst a complex net of interaction and learning, we chose to analyse what is done in this context regarding the work with and about writing in some extracts from one of the courses. With this focus in mind, we take into account the pre-conceived ideas that the course participants have about distance learning, the way they interpret/use the spaces of communication provided by the environment, the relations they establish among non-digital and digital textual genres and also genres which they learn about/use in this environment, the way they get involved in the community that is created during the course and the social relationships they build. The results indicate that the there is a qualitative growth of the relation participant/reading-writing relation in the courses and that the in-service teachers place themselves - within the proposed activities/tasks - as readers/writers in the interactions which are done almost exclusively by means of writing. The extracts analysed show that reading and writing using the environment tools require understanding/interpreting these genres/support even for those who are not very familiar with technology. For them, the course was also a means to get an introduction to Digital Literacy in an informal, situated and contextualized way.
  • Por dentro do jogo: videogames e formação de sujeitos críticos Artigos

    Magnani, Luiz Henrique

    Resumo em Português:

    O presente artigo focaliza jogos digitais, salientando sua possível contribuição para a educação crítica. Inicialmente, o estudo questiona posições extremas que idealizam ou rejeitam os jogos e analisa, com base na literatura vigente, como os jogos, sendo artefatos culturais, transmitem valores culturais e apóiam visões de mundo específicas. Na seqüência, a pesquisa contempla duas formas alternativas de explorar jogos com fins educacionais: promover uma interação subversiva com jogos de cunho estritamente comercial ou construir jogos voltados para o desenvolvimento da consciência crítica. Em relação ao último, o artigo oferece algumas diretrizes para nortear a construção de jogos cuja preocupação seja a formação do usuários críticos.

    Resumo em Inglês:

    The paper focuses on digital games highlighting their potential for critical education. Avoiding extreme positions that understand computer games as inherently good or bad, the text initially discusses, from a theoretical point of view, how videogames, as cultural artifacts, convey social values and support specific ideologies. Following the theoretical discussion, the paper considers two different possibilities of exploring computer games in order to promote critical social awareness: subversive reading of existing games and construction of critical games. General guidelines for critical games production are also discussed.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br