Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 49, Número: 1, Publicado: 2010
  • Documento sem título Apresentação

    Scaramucci, Matilde V. R.; Coracini, Maria José F.
  • Lendas urbanas em arquivo: uma relação de suplementaridade Artigos

    Lopes, Carlos Renato

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o modo como as chamadas lendas urbanas se inscrevem em um arquivo de narrativas presentes no imaginário social e, pelo mesmo processo, transformam esse arquivo, numa relação de suplementaridade. Em particular, um conjunto de narrativas em torno do tema da contaminação por agulhas, tal como circulam em um fórum de discussão virtual, são examinadas como fazendo parte de uma prática discursiva por meio da qual se constroem e reatualizam determinados saberes sobre os riscos de contágio nas sociedades contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the way in which the so-called urban legends are inscribed in, and in the same process, transform an archive of narratives present in the social imaginary, in a relation of supplementarity. In particular, a group of narratives on the topic of needle contamination, such as they circulate in a virtual discussion forum, are examined as being part of a discursive practice whereby a certain knowledge about contagion risks in contemporary society is constructed and reenacted.
  • Intertext(sex)ualidade: a construção discursiva de identidades na prevenção de DST/AIDS entre travestis Artigos

    Borba, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Com base em uma perspectiva não-representacional/não-essencialista das relações entre linguagem e identidades sociais (MOITA LOPES, 2003; 2006a), o presente artigo descreve a construção de identidades de gênero e sexualidade em intervenções para distribuição de preservativos entre travestis que se prostituem em uma região urbana do sul do Brasil. Durante as intervenções, Sandra e Márcia, duas mulheres que têm se construído em categorias identitárias hegemônicas/tradicionais (brancas, de classe média, heterossexuais e escolarizadas), engajam-se em interações nas quais produzem discursivamente identidades não-tradicionais, o que parece engendrar um processo de adequação (BUCHOLTZ e HALL, 2004) de suas identidades às travestis e ao contexto onde se inserem (i.e. territórios de prostituição). Guiado por teorias de Wittgenstein (2005) e Bakhtin (2003, 2004), argumento que essa produção de múltiplas identidades só é possível pelo caráter intertextual das identidades sociais (HALL, 2005). Sandra e Márcia utilizam intertextos que as constroem como participantes do universo das travestis, posicionando-se como travestis, como clientes de travesti e como prostitutas e, assim, parecem ajustar discursivamente suas identidades às suas interlocutoras. Com esse pano de fundo, discute-se a importância de aproximar a Lingüística Aplicada da prevenção de DST/AIDS.

    Resumo em Inglês:

    Guided by a non-representational/non-essencialist perspective on languagem-use and identity (MOITA LOPES, 2003; 2006a), this article investigates the construction of gender and sexual identities in interactions drawn from safer-sex outreach work among travestis who prostitute themselves in an urban area in southern Brazil. During the safer-sex outreach work, Sandra and Márcia, two women who have constructed themselves as members of hegemonic/tradicional identity categories (white, middle class, heterosexual, schooled), discursively produce non-traditional identities in a process of adequation (BUCHOLTZ and HALL, 2004) of their subject positions to the travestis' and to the context of the interactions. Based on Wittgenstein's (2005) and Bakhtin's (2003, 2004) theories, I argue that the discursive production of identities is only made possible because of the intertextual aspect of social identities (HALL, 2005). Sandra and Márcia make use of intertexts that construct them as participants of the travestis' universe. The safer-sex outreach workers position themselves through their utterances in identity categories such as travesti, travesti's client, and prostitute and, thus, seem to discursively adjust their subject positions to their transgendered interlocutors. With this background, this paper dicusses the possibility of bringing Applied Linguistics closer to STD/AIDS prevention practices.
  • A repetição na poesia de Manoel de Barros: as distâncias do nada Artigos

    Landeira, José Luís

    Resumo em Português:

    A repetição, na língua, manifesta-se em todos os níveis da produção do texto como um procedimento básico que participa na construção do sentido. Este artigo procura surpreender a repetição na poesia de Manoel de Barros, em especial, naquilo que ela contribui para compreender o valor do pequeno e do insignificante resgatando ou ampliando a dimensão poética da língua. Ao mesmo tempo, procura-se compreender como o jogo de reiterações promove uma re-significação no que é o modo racional na linguagem e na visão de mundo sem despir-se da magia presente no encontro do indivíduo consigo mesmo, na sua interioridade e na construção de sua identidade social. O artigo está dividido em três partes: a primeira procura analisar a repetição como elemento da elaboração do sentido no texto poético; a segunda preocupa-se com a linguagem na poesia de Manoel de Barros, com particular relevância para o jogo de recorrências; finalmente, a terceira, afunila ainda mais nosso objeto de estudo, concentrando-se em analisar como as recorrências de negação contribuem para a construção do sentido no poema "O que eu não sei fazer desmancho em frases".

    Resumo em Espanhol:

    La repetición, en la lengua, se manifiesta en todos los niveles de la producción del texto como un procedimiento básico que participa en la construcción del sentido. Este artículo procura sorprender la repetición en la poesía de Manoel de Barros, en especial, en lo que ella contribuye para comprehender el valor de lo pequeño y de lo insignificante, rescatando o ampliando la dimensión poética de la lengua. Al mismo tiempo, deseamos comprehender como el juego de reiteraciones promueve la alteridad en la manera de ver el mundo a partir de una resignificación de lo que es racionalidad en el lenguaje sin desnudarse de la magia existente en el encuentro del individuo consigo mismo, en su interioridad e en la construcción de su identidad social. Este artículo está dividido en tres partes: en la primera, procuramos analizar la repetición como elemento de la elaboración del sentido en el texto poético, la segunda, se preocupa con el lenguaje en la poesía de Manoel de Barros, con foco particular en el juego de recurrencias; finalmente, la tercera se concentra aún más en nuestro objeto de estudio, al proponer el análisis del poema "O que não sei fazer desmancho em frases" a partir del estudio de las recurrencias de negación.
  • O discurso que (re)vela o tradutor Artigos

    Brito, Cristiane Carvalho de Paula

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de analisar as representações dos tradutores sobre si mesmos e acerca da tradução. Fundamentados na Análise do Discurso, de linha francesa, investigamos quatro notas escritas por tradutores no início de quatro livros distintos. Apesar de os tradutores continuarem a consolidar, em seu discurso, a ideia de tradução como uma mera questão de transposição de significados para uma língua diferente, observamos que eles se veem como intérpretes dos textos, mesmo quando tentam negar.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyse how translators represent themselves and the work of translation when they talk about it. Based on the theory of Discourse Analyses of French perspective, we investigated four notes written by translators in the beginning of four different books. Although, through their discourse, translators continue to consolidate the idea of translation as writing the same meaning in a different language, we can observe that they see themselves as interpreters of the texts even when they try to deny it.
  • Tradução & aprendizado de língua estrangeira: o ponto de vista do aluno Artigos

    Terra, Márcia Regina

    Resumo em Português:

    Examinamos os modos como o aluno faz uma tomada reflexiva da sua experiência com a tradução no seu aprendizado da língua estrangeira: concepções de tradução, como se dá o processo tradutório, em que situações de aprendizagem a tradução é utilizada, com que objetivo, quais as implicações desses usos na aprendizagem da língua-alvo, como se estabelecem as relações língua estrangeira/língua materna nesse processo, entre outros. Para alcançar o objetivo proposto, analisamos as respostas de 47 estudantes, do Ensino Fundamental e Médio, de duas escolas da rede particular de ensino, a um questionário especialmente elaborado para os fins deste estudo. A opção pelas referidas escolas prende-se ao fato de ser a tradução praticada, regularmente, com tais alunos, como uma atividade pedagógica, no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, no caso, o Inglês. Segundo os registros analisados, o aluno percebe a tradução como uma atividade benéfica ao seu aprendizado da língua-alvo e a ela recorre como uma estratégia de compreensão e apreensão dessa língua.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports some exemplary data related to a research project on the role of translation in foreign language teaching-learning. The data were collected through a questionnaire administered to 47 Brazilian ESL learners. Specifically, the points of the analysis are: how the translation process is conceived by the students; why and when the translation is used by the learners in classroom situations; mother tongue/foreign language relationships in this specific context, among other aspects. The findings reveal that translation, when used a mediating resource for foreign language teaching-learning, can promote target language management.
  • O horizonte valorativo do gênero entrevista pingue-pongue: o papel social do entrevistado Artigos

    Silva, Nívea Rohling da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma análise do horizonte valorativo-axiológico do gênero entrevista pingue-pongue, do jornalismo de revista. A fundamentação teórico-metodológica insere-se na teoria de gêneros do discurso e da análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin. Os dados de pesquisa são compostos por entrevistas pingue-pongues publicadas nas revistas semanais CartaCapital, ISTOÉ e Veja, no período de 4 de outubro a 8 de novembro de 2006, época de cobertura do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Destacam-se como resultados de pesquisa os índices sociais de valor materializados através do papel social do entrevistado. O ethos de entrevistado é outorgado aos leitores que possuem uma relação assimétrica com os demais leitores; eles são selecionados a partir de seu papel social, que os valida e os qualifica para assumir a posição de entrevistado. Assim, o fio condutor na entrevista é o entrevistado e seu discurso, que é "encharcado" de valoração, é desacreditado, contestado ou enaltecido. Essa valoração dada ao entrevistado concretiza-se através de seu papel social, que é validado pelas opiniões sociais, e pelos já-ditos sobre esse objeto (entrevistado).

    Resumo em Inglês:

    In the present article we aim at presenting and analysis of the conceptual horizon of the genre ping-pong interview, from magazine journalism. The theoretical methodological basis concerns the theory of speech genres and the theory of dialogical analysis of Bakhtin Circle. The research data is composed by the ping-pong interviews published on the weekly magazines CartaCapital, ISTOÉ and Veja, from October 4th. to November 8th., 2006, which corresponds to the period of the coverage of the second round of the presidential elections in Brazil. It is possible to highlight, as research results, the social indexes of value materialized through the social role of the interviewee. The ethos of interviewee is given to the readers that are in an asymmetric relation with the other readers; they are selected according to their social role, which validates and qualifies them to assume the interviewee's position. Then, the guide line in the interview is the interviewee and his speech, which is "soaked" with valuation, disbelieved, contested or exalted. The valuation given to the interviewee materializes itself through his social role that is validated by the social "opinions" and by what had already been said about this object (the interviewee).
  • O afro-brasileiro e sua representação no livro didático de língua materna Artigos

    Ribeiro, Giselle Rodrigues

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto é considerar as facetas da inclusão do afrodescendente no livro didático determinadas pela seleção de textos sociais que integram este material pedagógico. Consideramos duas ocorrências textuais representativas de duas coleções didáticas de língua portuguesa, chegando à conclusão de que os afro-brasileiros são retratados nesse material escolar, porém a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro, é o que realmente predomina.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to consider the social representation of Afro-Brazilians in the Portuguese Language school textbooks. After analyzing two significant textual occurrences, we noticed that the Afro-Brazilians are represented in this learning material. However, what really predominates in these textbooks is the consideration of a fictional Afro-Brazilian, constructed by the social discourse, like characters of literature books for children or of the folklore.
  • Padrões de organização textual e lexicogramatical do gênero acadêmico resumo de tese: um estudo de caso Artigos

    Carvalho, Flaviane Faria

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a descrição dos padrões de organização textual e lexicogramatical do gênero de escrita acadêmica "resumo de tese". Para a descrição dos padrões de organização textual, foi utilizado o modelo proposto por Bhatia (1993). Já a análise lexicogramatical foi baseada no domínio do campo, variável de registro elaborada por Halliday (1978, 1994). Os principais resultados obtidos mostram que: 1) os pesquisadores da Linguística parecem atribuir maior importância aos objetivos da tese e ao arcabouço teórico-metodológico adotado, ao passo que os pesquisadores de Química parecem atribuir maior ênfase aos procedimentos adotados na pesquisa e aos resultados encontrados, os quais são evidenciados de modo mais claro e direto, se comparado à Linguística; 2) com relação à análise lexicogramatical, foi verificado o predomínio de processos relacionais e de vários elementos circunstanciais nos resumos da Linguística, enquanto nos resumos da área de Química prevalecem os processos materiais e a omissão da agência.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the description of patterns of textual and lexicogrammatical organization of the genre of academic writing "thesis abstract". For describing patterns of textual organization, a model proposed by Bhatia (1993) was used. The lexicogrammatical analysis was based on field domain, a register variable developed by Halliday (1978, 1994). The main results show that: 1) Linguistics researchers seem to attribute more importance to the goals and the theoretical-methodological approach of the thesis, while Chemistry researchers seem to give greater emphasis to procedures and results adopted in the research, which was shown more clearly and directly, compared to Linguistics; 2) with respect to the lexicogrammatical analysis, was verified the predominance of relational processes and various circumstantial elements in the Linguistics abstracts, while in the Chemistry abstracts prevail the material processes and the omission of the agency.
  • Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa Artigos

    Cerqueira, Mirian Santos de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a distinção entre atividade e exercício no ensino de língua portuguesa. Primeiramente, examinaremos as referidas noções à luz de algumas tendências pedagógicas; em seguida, analisaremos as proposições de manuais acerca dos conceitos mencionados e, finalmente, utilizaremos as reflexões obtidas a partir da observação de uma sala de aula de uma escola pública do ensino fundamental. Esse estudo nos leva a concluir que o trabalho com a escrita em sala de aula de língua portuguesa privilegia o exercício e, consequentemente, uma visão de língua fragmentada e sobretudo normativa.

    Resumo em Francês:

    Ce travail a pour objectif de réfléchir sur la distinction entre activité et exercice dans l' enseignement de Langue Portugaise. Premièrement nous examinerons ce sujet à la lumière de quelques tendances pédagogiques actuelles; ensuite nous analyserons les propositions des manuels à ce sujet et finalement nous utiliserons les réflexions obtenues à partir de l'observation d'une salle de classe de l' enseignement public (8e année au Brésil). Cette étude nous mène à conclure que le travail avec l'écriture en salle de classe de Langue Portugaise (langue maternelle) privilégie l'exercice et, par conséquent, une vision de langue fragmentée et surtout normative.
  • A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura Artigos

    Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; Vargas, Diego da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo reúne pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva e da Psicolinguística, em especial os estudos em metacognição, a fim de discutir problemas relacionados à leitura nas aulas de língua materna e estrangeira, principalmente no que tange à validação das questões de interpretação de textos. Para tanto, analisamos questões presentes em materiais didáticos de língua materna e estrangeira, a fim de sugerir formas de trabalhar a interpretação de textos, a partir da visão de que a cognição humana opera em basicamente dois planos de percepção/conceptualização. Conscientes da necessidade de abordar em várias frentes o problema da má qualidade de leitura do aluno brasileiro, apresentamos nossa proposta como parte de um projeto de pesquisa maior, que inclui o que o aluno pode aprender acerca do funcionamento de sua própria mente, e como pode utilizá-la satisfatoriamente para realizar as atividades de leitura que lhe são solicitadas, na escola e fora dela.

    Resumo em Inglês:

    This paper assembles theoretical assumptions on Cognitive Linguistics and Psycholinguistics, especially those related to studies on Metacognition, in order to discuss problems on reading in native and foreign languages, mainly reading comprehension activities. We analyze activities of native and foreign language textbooks, in order to suggest interesting and relevant ways to work with reading comprehension, considering that human cognition basically operates in two levels of perception/conceptualization. Due to the need to address the problem of low quality of reading in Brazilian school in several ways, we present our proposal as a part of a greater research project, which includes how students can learn about their mind's work and how they can use it to accomplish reading activities in school and beyond.
  • O diálogo colaborativo como ação potencial para a aprendizagem de línguas Artigos

    Lima, Marília dos Santos; Costa, Patrícia da Silva Campelo

    Resumo em Português:

    Partindo do conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), apresentamos resultados de uma investigação que teve como informantes duas duplas de aprendizes de português como segunda língua e duas duplas de aprendizes de inglês como língua estrangeira, interagindo em tarefas cooperativas. O diálogo colaborativo estabelecido entre as díades quando da realização da tarefa foi gravado em áudio e posteriormente transcrito a fim de serem investigados os momentos de negociação de sentido e de forma entre os interagentes. Os aprendizes foram também ouvidos em entrevistas quanto as suas opiniões e percepções sobre a realização das tarefas e a possível relação entre tarefa cooperativa e aprendizagem de língua. A análise dos dados revela que os aprendizes refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção de modo a promoverem compreensão mútua. Ademais, os resultados revelam que a interação estabelecida na produção de diálogo colaborativo estimula a aprendizagem da língua alvo na medida em que os aprendizes percebem lacunas lingüísticas em sua língua e buscam soluções conjuntas.

    Resumo em Inglês:

    Having the concept of collaborative dialogue (SWAIN, 2000) as its base, this paper presents the results of an investigation which had two dyads of Portuguese as a second language learners and two dyads of English as a foreign language learners as its informants. The learners interacted in cooperative tasks. The collaborative dialogue derived from learner interaction was audio-recorded and transcribed to detect and analyze the negotiation for meaning and form between the interactants. The learners were also interviewed after the tasks to express their opinions and perceptions about task development and the potential relationship between the cooperative task and language learning. The analysis of such data reveals that learners reflected upon the target language, tested hypotheses and reformulated their output in order to promote mutual comprehension. Besides, the results reveal that the interaction established during the production of the collaborative dialogue can yield second and foreign language learning as the students notice linguistic gaps in their language and seek solutions together.
  • Da formação pré-serviço à prática em-serviço do professor de língua inglesa: a falta constitutiva Artigos

    Castro, Maria de Fátima F. G. de

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende apresentar resultados parciais de uma pesquisa que, numa abordagem inter/transdisciplinar, abordou questões que abrangem a Lingüística Aplicada (LA), a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) e a Análise Dialógica do Discurso (ADD). O objetivo foi investigar as representações constitutivas da competência oral-enunciativa em língua inglesa (COE em LI), construídas por alguns sujeitos quando ocupam os distintos lugares discursivos 'licenciandos' (primeira sincronia) e 'licenciados' (segunda sincronia) em Letras. Em relação à primeira sincronia (1997), estudei como dezoito (18) sujeitos representam a sua COE em LI e a de seus colegas no contexto de sala de aula de 'Conversação em LI' na universidade e em quais formações discursivas (FDs) se circunscrevem as práticas discursivas presentes em seus dizeres. Em relação à segunda sincronia (2005), estudei como onze (11) desses mesmos sujeitos representam a sua COE em LI e a de seus interlocutores nos diversos contextos por eles vivenciados após a licenciatura e em quais FDs se circunscrevem as práticas discursivas presentes nos dizeres enunciados nos depoimentos AREDA. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos participantes da pesquisa, em relação à COE em LI é regida por algumas representações, dentre as quais uma foi recorrente nas duas sincronias e constitui-se o foco deste trabalho: a COE em LI enquanto falta.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at presenting partial results of a research that was developed in an inter/transdisciplinary approach that involves Applied Linguistics (AL), French Discourse Analysis (DA) and Dialogical Discourse Analysis (DDA). It was designed to investigate the constitutive representations of oral-enunciative competence (OEC) in English constructed by some subjects when occupying distinct discursive places - 'undergraduates' (first synchrony) and 'graduates' (second synchrony) majoring in Foreign Languages. Regarding the first synchrony (1997), I studied how eighteen (18) subjects represent their OEC in English and that of their classmates in the context of university conversation classes of English, and in which discursive formations (DFs) and their discursive practices are circumscribed. With relation to the second synchrony (2005), I studied how eleven (11) of these same subjects represent their OEC in English and that of their interlocutors in the several contexts experienced after graduation and in which DFs their discursive practices are circumscribed when answering the AREDA Questionnaire. Some findings of the study indicate that the participants' relation concerning their OEC in English is ruled by some representations and that one of them is recurrent in both synchronies: the OEC in English as lack which is the focus of this paper.
  • O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva Artigos

    Moreira, Valdicea; Monteiro, Dirce Charara

    Resumo em Português:

    Sabe-se que as crenças do professor influenciam suas percepções, decisões e ações antes, durante ou depois da aula. Dessa forma, é importante que ele as conheça e reflita sobre as mesmas, o que pode levá-lo a possíveis alterações em suas práticas, possibilitando seu desenvolvimento profissional. Para levantar essas crenças é necessária a utilização de instrumentos e procedimentos que sejam eficientes e promovam reflexão. Neste artigo apresentaremos um trabalho cujo objetivo foi pesquisar quais tipos de crenças podemos detectar com o uso de diferentes instrumentos e procedimentos, investigando se estes afetam a maneira como os professores refletem sobre suas crenças e quais combinações entre eles são eficazes para a promoção de reflexão. O referencial teórico foi constituído de estudos sobre o pensamento do professor, crenças de professores e metodologia na investigação de crenças. Foi realizada uma pesquisa qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, com cinco professoras de inglês de uma escola de línguas de uma cidade do interior de SP. Para a coleta de dados foram aplicados cinco instrumentos e procedimentos de pesquisa: questionário, grupo focal, auto-relato, observação de aulas e entrevistas (com a técnica stimulated recall). Os resultados mostraram que é possível levantar crenças sobre aprendizagem e ensino com os instrumentos e procedimentos selecionados e que os mesmos interferem na maneira como os professores refletem sobre suas crenças, entretanto, a combinação deles pode ser um bom caminho para o desencadeamento do processo reflexivo.

    Resumo em Inglês:

    It is well known that teachers' beliefs influence their perceptions, decisions and actions, before, during and after their classes. Therefore, it is important for them to know their beliefs and to reflect about them, which may lead them to some changes in their practice, making professional development possible. In order to elicit these beliefs, it is necessary to use some data collection instruments and procedures which are effective and may promote teachers' reflection. This paper presents a research whose aim was to investigate which kinds of beliefs can be detected with different instruments and procedures, analyzing if they interfere in the way teachers reflect about their own beliefs, and if there is a possible combination of them to promote teachers' reflection. The theoretical reference was based on studies about teacher thinking, teachers' beliefs, and research methodology on beliefs. An interpretive-qualitative research with etnographical aspects was carried out, involving five English teachers of a language school in São Paulo state. For the data collection five research instruments and procedures were used: questionnaire, focal group, self-report, class observations and interview (with the technique stimulated recall). The results showed that it is possible to detect beliefs about learning and teaching with the selected instruments and procedures and that they interfere in the way teachers reflect about their beliefs. The results also showed the importance of using a combination of these instruments to promote a reflexive process.
  • I cut my hair e I did my nails: evidência de transferência linguística na interlíngua de falantes brasileiros aprendizes de inglês como segunda língua? Artigos

    Vilelai, Ana Carolina; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia se a produção interlinguística de sujeitos brasileiros, aprendizes/falantes de inglês-L2, em contextos em que se espera o emprego da construção causativa-passiva do inglês (John had his hair cut), recebe influência de língua materna (transferência linguística). Relatam-se os resultados de um pequeno estudo conduzido com trinta e oito informantes brasileiros, de três níveis de proficiência na língua inglesa. O estudo aplicou a metodologia proposta em Jarvis (2000) para a análise do tema. Os resultados apontam para a complexidade do fenômeno da transferência linguística e para a importância de se submeterem os dados coletados a tratamento estatístico.

    Resumo em Inglês:

    This article evaluates whether an L1 influence (language transfer) can be found in the interlanguage production of Brazilian subjects, learners/speakers of English as an L2, in contexts where the production of English causative-have construction (John had his hair cut) is expected. Results from a small study conducted with thirty-eight Brazilian subjects, distributed along three proficiency levels, are reported. The study applied Jarvis' (2000) methodology for the study of language transfer. Results point to the complexity of the language transfer phenomenon and to the importance of undertaking a statistical analysis of the data.
  • Avaliação formativa: autorregulação e controle da textualização Artigos

    Gonçalves, Adair Vieira; Nascimento, Elvira Lopes

    Resumo em Português:

    A revisão crítica dos procedimentos de avaliação deve constituir uma instância destinada a melhorar a qualidade das aprendizagens que ocorrem na interação de um professor com seus alunos, centrando-se fundamentalmente em suas capacidades, competências, interesses e aptidões, o que faz dessa avaliação uma parte integral e natural da aprendizagem. A avaliação como um processo integrado à aprendizagem alia-se às perspectivas da pesquisa-ação, o que implica entender o ensino como um processo contínuo, em espiral, de ação-observação-reflexão-nova ação, perspectiva que considera a interação humana e a intervenção social presente em todos os processos formativos como processos de busca permanente e de construção coletiva. Considerando que, em relação à linguagem, aprender a ler e a produzir textos demanda aprendizagem de operações linguageiras necessárias para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (DOLZ & BRONCKART, 2002), o presente artigo procura contribuir para mudar a atual cultura avaliativa mediante uma proposta de avaliação formativa (PERRENOUD,1999), na qual o processo de mediação e de formação propicie a mobilização de capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) dos aprendizes e, dessa forma, possa ser apreendido pelo professor e reconhecido pelo aluno. Assim, toma-se o conceito de capacidade para diagnosticar e monitorar as dificuldades e obstáculos à aprendizagem. A partir daí, o olhar investigativo, a prática reflexiva e os registros do professor guiam o processo de evolução do aluno e a constituição de objetivos de ensino para propiciar aprendizagem da leitura, compreensão, interpretação, produção e transposição para outras situações de comunicação que vão além daquelas enfocadas na sala de aula. Aponta-se a utilização da ficha de avaliação (DOLZ, GAGNON, TOULOU, 2008) como instrumento de mediação entre o processo de avaliação formativa e os processos de reflexão e refacção individual, entre os pares e coletiva da produção escrita, a partir dos objetos apontados sobre um gênero textual.

    Resumo em Inglês:

    The critical review of assessment procedures must constitute a practice aimed at improving the quality of learning which occurs within the interaction of professors and their students. For doing so, such a practice should focus on the students' skills, interests and aptitudes, turning the assessment process into a natural and integrating part of the whole learning system. So, when the assessment aspect is linked to learning, the perspective of action-research happens and it implies the understanding of teaching like a continuous process, like in a circle, based on 'action-observation-reflection-new action'. This is a perspective that considers the presence of human interaction and social intervention in all formative processes, for instance, the processes of constant search and collective construction. Considering that, when the subject is related to language, learning to read and to write texts demand the students´s skills connected to language (DOLZ and BRONCKART, 2002). Thus, this essay deals with some contributions to change the current assessement culture through a proposal of formative assessment (PERRENOUD, 1999), by which the process of mediation and formation is in favor of action skills development as well as discursive and linguistic-discursive chunks (DOLZ and SCHNEUWLY, 2004) of learning could be apprehended by the teacher and recognized by the student. Therefore, the concept of capacity is taken into account to monitor the difficulties and obstacles of learning as a whole. Parting from it, the investigative study, the reflexive practice and the registers of the professor guide the process of assessment and the constitution of goals in teaching to benefit learning of reading, understanding, interpreting, producing and transposing to other situations of communication that go beyond those that were focused on the classroom. Finally, we suggest the use of an assessment scale (DOLZ, GAGNON, TOULOU, 2008) as an instrument of mediation between the process of formative assessment and the processes of reflection and individual reflection, among pairs and collective writing production and also from the objects pointed on a textual genre.
  • Consideraciones sobre pruebas de selectividad de español como lengua extranjera

    Fernández, Isabel Gretel María Eres; Kanashiro, Daniela Sayuri Kawamoto

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos uma síntese de pesquisa que realizamos sobre provas de vestibular de espanhol como língua estrangeira propostas por algumas instituições de ensino superior da região sudeste brasileira. À luz de algumas concepções teóricas sobre o processo de compreensão textual (KATO, 1999; KLEIMAN, 2004; SOLÉ, 1998) e considerando pressupostos sobre compreensão leitora constantes nos documentos oficiais brasileiros para o ensino médio, analisamos 23 provas que integraram nossa amostra. Entre outras constatações, averiguamos que, embora, grande parte das questões fizesse referência a um texto, muitas provas continuam avaliando somente o domínio do léxico e de regras gramaticais o que, de certa forma, reduz o ensino e aprendizagem de idiomas a esses dois aspectos. Além disso, alertamos para o fato de que existe uma lacuna - às vezes intransponível - entre os documentos legais que orientam e regulam o ensino médio e os exames de vestibular em língua estrangeira.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present a synthesis of research regarding university entrance exams of Spanish as a foreign language, available in some universities from the Southeast region of Brazil. According to theoretical conceptions about the process of textual comprehension (KATO, 1999; KLEIMAN, 2004; SOLÉ, 1998) and considering reading comprehension assumptions in official Brazilian high school documents, we analyzed 23 exams integrating our collected material. We verified, among other observations, that although most test questions were connected with the text, many of them assessed only lexical knowledge and the mastery of grammatical rules which reduces, in some way, the teaching and learning of these two aspects. In addition, we note the fact that there is a gap - sometimes insurmontable - between legal documents which guide and regulate high school and university entrance exams in a foreign language.
  • Promovendo a interação face a face através de webquests: um estudo de caso sobre inglês com propósitos especificos para turismo Artigos

    Laborda, Jesus Garcia

    Resumo em Português:

    Os webquests têm sido utilizados para pesquisar uma variedade de temas. De acordo com Lacina (2007), um webquest é um tipo de atividade de pesquisa baseada no uso da tecnologia. Desenvolvida por Bernie Dodge e Tom March, extrai informação de Internet e é um exercício institucional poderoso tanto para os professores quanto para os estudantes. Webquests também contribuem para a aprendizagem e experiência pessoal (MADEIRAS et al., 2004). Este estudo pretende ilustrar o processo e os benefícios da utilização de webquests em contextos de formação para promover a comunicação oral em âmbitos profissionais. Os resultados foram obtidos em um experimento desenvolvido na Universidad Politécnica de Valencia durante o curso acadêmico de 2006-2007 com os estudantes do curso de Turismo. Durante o experimento, os resultados foram analisados a cada três meses (novembro, fevereiro e maio). As conclusões deste estudo sugerem diversos benefícios da utilização de webquests em classe para o desenvolvimento profissional e aprendizagem da língua.

    Resumo em Inglês:

    Webquests have been used for some time to research a variety of topics. According to Lacina (2007), a webquest is an inquiry-based technology activity designed by Bernie Dodge and Tom March in which information is usually drawn from the Internet, and is a powerful instructional exercise both for teachers and students.Webquests enhance personal and experiential learning (WOODS et al., 2004). This case study intends to illustrate the process and benefits of using webquests as a way to promote professional oral communication in training contexts. This paper reports on a study done at the Polytechnic University of Valencia during the 2006-2007 academic year of the use of webquests with sophomore students of Travel and Tourism. Three observations were carried out during November, February and May. The findings suggest the benefits of using webquests in the classroom for professional development and language achievement.
  • Discursos sobre a Web 2.0 e a educaçâo: uma análise semiótica Artigos

    Pereira, Daniervelin Renata; Matte, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    O surgimento da Web 2.0 e sua aplicação no contexto da educação ainda são muito recentes e praticamente desconhecidos nas escolas de educação básica, e mesmo no ensino superior. Ainda que imersos nessa nova tecnologia, raramente paramos para depreender seus efeitos. Um estudo de alguns textos colhidos na própria web pode nos ajudar a perceber alguns sentidos envolvidos nesse novo panorama. Qual é/são o(s) discurso(s) defendido(s) nesses textos? Pelos níveis fundamental, narrativo e discursivo da semiótica francesa, algumas ferramentas da sintaxe e da semântica contribuíram para se desvelar a construção do texto e os sentidos agregados a ele. Com base em textos verbal (artigo), imagético (charge, esquema) e sincrético (vídeo), direcionamos nosso foco ao plano do conteúdo para verificar variantes e invariantes entre as produções atuais sobre a relação entre Web 2.0 e educação.

    Resumo em Inglês:

    The emergence of Web 2.0 and its application in the context of education are still very new and virtually unknown in the schools of basic education, and even higher education. While we are immersed in this new technology, we rarely stop to infer its effects. A study of some texts caught in the web can help us understand some senses involved in this new approach. What is / are the discourse (s) defended in these texts? By fundamental, narrative and discursive levels of French semiotics, some tools of the syntax and semantics contributed to reveal the construction of the text and the senses aggregates to it. Based on verbal texts (article), Imaging (charge, schedule) and syncretic (video), we direct our focus to the plane of content to determine variations and invariant between products current on the relationship between Web 2.0 and education.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br