Abstract in Portuguese:
RESUMO Esse artigo reporta um estudo de caso sobre como uma criança chamada Charlie foi posicionada e reposicionou-se dentre e através de diferentes tipos de encontros de letramentos escolares em sua sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental. Esse estudo de caso é baseado na reanálise de um estudo originalmente conduzido pela autora (HARRIS, 1989); e fundamenta-se em uma história de pesquisa baseada em revisar bancos de dados arquivados à medida que novas teorias se desenvolvem. Ao fornecer um perfil de diferentes formas através das quais uma criança se posiciona e é posicionada pela professora, o sistema e os/as colegas, esse estudo de caso apresenta uma abordagem de pesquisa para compreender processos de posicionamento e suas consequências para crianças no processo de desenvolvimento de letramentos e identidades. Para deixar claro como o estudo de caso levou a novas interpretações, o artigo foca nos múltiplos níveis de escala analítica e ângulos de análise de posicionamentos (ANDERSON, 2009) que foram selecionados para tornar visível a natureza dinâmica do posicionamento a luz da Teoria do Posicionamento (HARRÉ & LANGENHOVE, 1999; HARRÉ, 2012). Esse estudo de caso constrói, portanto, inteligibilidade teórica para compreensão da natureza fluida e dinâmica do posicionamento em sala de aula, assim como das influências do posicionamento nas oportunidades para a criança agir e demonstrar suas identidades e capacidades letradas.Abstract in English:
ABSTRACT This paper provides a telling case account of how a child called Charlie was positioned and (re)positioned himself within and across different situational types of classroom literacy encounters in his first-grade classroom. This telling case is based on a re-analysis of an originating study conducted by the author (HARRIS, 1989); and is founded on a history of research based on revisioning archived data records as new theories develop. Providing a profile of different ways in which a child positions self and is positioned by the teacher, the system and peers, this telling case presents a research approach for understanding positioning processes and their consequences for children as they develop literacy processes and identities. To make transparent how the telling case study led to new theoretical insights, this paper makes visible multiple levels of analytic scale and angles of analysis of positioning (ANDERSON, 2009) that were undertaken to make visible the dynamic nature of positioning as understood through Positioning Theory (HARRÉ & LANGENHOVE, 1999; HARRÉ, 2012). This telling case study, therefore, builds a foundation for developing theoretical understandings of the fluid and dynamic nature of positioning in classrooms, and influences of positioning on children’s opportunities to enact and demonstrate their literate identities and capabilities.Abstract in Portuguese:
RESUMO Enquanto a crescente tendência de internacionalização e globalização tem sido endereçada por criadores/as de políticas públicas e o interesse em adotar a Abordagem Integrada de Conteúdo e de Língua (CLIL) aumentado, observa-se também a necessidade de compreender como os/as professores/as podem desenvolver formas de desenhar e implementar materiais de forma a engajar alunos/as nessa abordagem. Este é um estudo colaborativo que, com base na abordagem da Etnografia Interacional, explora em detalhes processos em que a pesquisadora e a professora trabalharam juntas em um contexto igualitário para desenhar e implementar uma unidade CLIL. Durante estes cinco meses de pesquisa envolvida em estágios múltiplos de desenvolvimento de recursos, com uma professora de inglês e dezesseis de seus alunos/as do quarto ano, tornei visíveis as nossas múltiplas formas de colaboração e considerei questões importantes que trazem implicações para diminuir a lacuna entre pesquisa e prática e entre desenho e implementação. Finalmente, concluo que a abordagem colaborativa entre pesquisadora e professora orientada pela construção de mapas de eventos pode constituir uma forma inovadora de reexaminar as e refletir acerca das dinâmicas entre pesquisadora pesquisada na medida em que fortalece a conexão entre ambas.Abstract in English:
ABSTRACT While the growing trend of internationalisation and globalisation has been addressed by policymakers and the interest in adopting the CLIL approach has increased, calls have been made for uncovering how teachers can develop ways of designing and implementing corresponding materials and engage students in such an approach. This is a collaborative study that explores in details, based on the Interactional Ethnographic approach, the processes of how the researcher and the teacher worked together in an egalitarian setting to design and carry out a CLIL unit. Throughout this five-month research involved with multiple stages of development of resources, with an English teacher and sixteen of her Grade 4 students, I have made visible the multiple forms of our collaboration and the important issues for consideration with implications in closing the gap between research and practice, and between design and implementation. Finally, I conclude that the researcher-teacher collaborative approach laid out by event maps could be an innovative way to re-examine and reflect upon the dynamics between the researcher and the researched by acknowledging and fortifying the bond between the two.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa envolvendo aulas de espanhol no COLUNI/UFF. A pesquisa sobre letramento multimodal (KALANTIZS; COPE, 2012) concentra-se na produção de materiais pedagógicos transmídias de resistência/reexistência. No início, as personagens e os quadrinhos são produzidos com o objetivo de problematizar preconceitos raciais e xenófobos. Em um momento posterior, os personagens e as tiras em quadrinhos perpassam e entrecruzam-se com as narrativas de outros textos, a fim de possibilitar práticas de letramentos de leitura e escrita em espanhol. Espera-se que a produção do material pedagógico transmídia possa desenvolver a reflexão e a criticidade nos alunos.Abstract in English:
ABSTRACT This article aims to present the results of a research involving Spanish classes at COLUNI/UFF. The investigation about multimodal literacies (KALANTIZS; COPE, 2012) focuses on the production of resistance/reexistance transmedia pedagogical materials. In a first moment, bilingual (Portuguese/Spanish) comic strips are produced, aiming at the problematization of ethnical and racial issues. In a subsequent moment, secondary narrations about the theme are produced: raps and animations. The investigation results are expected to enlighten pedagogical practices with the material in high school classes, aiming at developing students’ critical literacy.Abstract in Portuguese:
RESUMO O presente artigo descreve um estudo de caso que ocorreu durante um estudo etnográfico nos Estados Unidos em uma aula de Literatura Inglesa do Ensino Médio com duas jovens afro-americanas, Pan e Natonya. O estudo de caso revelou o silêncio e outros processos reflexivos que criaram oportunidades para desvendar e teorizar o silêncio, o que levou à articulação de uma trilogia do silêncio. Além disso, também tornou-se visível como as experiências de vida da pesquisadora afro-americana informou suas tentativas de compreender como Pam e Natonya navegaram no(s) silêncio(s). O artigo ancora-se nos trabalhos de pesquisadoras/es negras/os, no Feminismo Negro e em teorias da sociolinguística para explorar as seguintes questões: Como duas mulheres afro-americanas em um espaço predominantemente branco negociam o(s) silêncio(s) (por exemplo, silêncio, silenciamento, silenciada)? Como pesquisadoras afro-americanas negras constroem sentidos sobre essa negociação?Abstract in English:
ABSTRACT This paper describes a telling case account that occurred during an ethnographic study in the United States in a secondary school senior British Literature class with only two African American young women, Pam and Natonya. The telling case complicated silence and also made visible other reflexive processes that provided opportunities to unpack and theorize silence, which led to the articulation of the silence trilogy. Further, it also made visible how the African American woman scholar’s own lived experiences informed her attempt to make sense of how Pam and Natonya navigated the silence(s). This paper will primarily foreground the works of Scholars of Color and use Black feminist and sociolinguistic theory to explore the following question: How did two African-American females in a predominately white educational space negotiate the silence(s) (e.g., silence, silencing, and silenced)? How did the African American woman researchers of color make sense of their negotiation?Abstract in Portuguese:
RESUMO No âmbito dos materiais didáticos para o ensino crítico e vocacional de línguas, a escrita de materiais que vão ao encontro dos objetivos profissionais no ensino público médio-técnico integrado e comprometido com a agenda da educação crítica para a formação cidadã merece devida atenção. Se, por um lado, o Letramento Crítico consubstancia práticas de engajamento com a mudança social (LUKE; FREEBODY, 1997), a promoção de oportunidades para o desenvolvimento de um olhar crítico a respeito de ideologias, culturas, economias, instituições e sistemas políticos dominantes (TILIO, 2013; 2017), e o exame de nosso locus de enunciação para que sejamos capazes de desaprender nossos lugares de privilégios e aprender com o subalternizado (ANDREOTTI, 2007); por outro lado, os materiais didáticos disponíveis para cursos técnicos de nível médio parecem não levar em consideração tais premissas, especialmente a última. Com o intuito de preencher essa lacuna, escrevi uma unidade didática (Society Matters?) para aprendizes do 3º ano do ensino médio-técnico, em que a autobiografia de Maria Lindalva, uma ex-ativista sem-terra subalternizada, cria oportunidades de discussão acerca dos ideais de trabalho, esforço e sucesso que desafiam a ideologia hegemônica do senso comum. Por meio da bricolagem construtivista (DENZIN; LINCOLN, 2005) envolvendo sua vídeo-autobiografia, a referida unidade didática, as memórias dos meus encontros pedagógicos com os aprendizes de 2015 a 2018, e duas linhas de interpretação que foram levantadas no seu decorrer, examinei em que medida os discursos a respeito da narrativa de Maria Lindalva refletem e refratam ideologias do capitalismo neoliberal, contribuindo com o desenvolvimento da postura crítica e a seleção de textos para materiais didáticos de ensino de línguas. Os resultados demonstraram que as análises que validam as realizações de Maria Lindalva podem ser confrontadas com o ponto de vista de sua relação com a escassez (SANTOS, 2017), o que favoreceu o desenvolvimento da postura crítica dos aprendizes; e, finalmente, que foi possível avançar em sua narrativa para mostrar o que Maria Lindalva nos ensina sobre seleção de textos para unidades didáticas destinadas ao ensino crítico de línguas.Abstract in English:
ABSTRACT In the scope of vocational critical language teaching materials, designing lessons that meet professional requirements at public technical high schools committed with the agenda of critical education for citizenship is something that deserves attention. If, on the one hand, the Critical Literacy framework substantiates practices that engage us with social changes (LUKE; FREEBODY, 1997), promote opportunities for developing critical views over dominant ideologies, cultures, economies, institutions and political systems (TILIO, 2013, 2017), and examine our loci of enunciation in order that we unlearn our privileges and learn from the subaltern (ANDREOTTI, 2007); on the other, the lesson materials available for technical high-school courses seem not to take these premises into account, especially the latter. In order to bridge this gap, I designed a lesson unit (Society Matters?), aimed at technical high-school 3rd graders, wherein Maria Lindalva’s autobiography, a subaltern ex-landless activist, creates opportunities for discussions over the ideals of work, effort and success that challenge hegemonic-common-sense ideology. Resorting to constructivist bricolage (DENZIN; LINCOLN, 2005) involving her video-autobiography, the language teaching unit, the memories of my pedagogic encounters with learners from 2015 to 2018, and two different lines of interpretation that were recurrently raised throughout, I examined to what extent the interpretations over Maria Lindalva’s narrative reflect and refract neoliberal capitalist ideologies, thus contributing to developing critical posture, as well as to the selection of texts for critical language teaching materials. The results showed the analysis that validates Maria Lindalva’s achievements may be confronted by the viewpoint of her relationship with scarcity (SANTOS, 2017), which favored learners’ developing critical posture; and, finally, that it was possible to take her narrative a step further showing what Maria Lindalva teaches us about selecting texts for critical language teaching materials.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Letramentos em comunidades rurais: práticas sociais de leitura e de escrita em situações escolares e não escolares”, realizada de 2015 a 2017, que investigou como formas de sociabilidade e circuitos comunicativos presentes no cotidiano de jovens do campo constituem-se em práticas sociais de uso da leitura e de escrita. Inicialmente, justifica-se o uso da palavra letramentos no plural, e caracteriza-se o contexto da pesquisa, qual seja, a Escola Família Agroecológica de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Brasil. As análises se apoiam nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e a metodologia pressupõe uma abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica (HEATH; STREET, 2008) em que os estudantes foram colaboradores na produção de vídeos sobre temáticas relativas às suas comunidades. Adotou-se, assim, a produção de vídeos como estratégia metodológica para se chegar a letramentos envolvidos nas ações coletivas do processo. Os resultados apontaram que o uso/não uso das tecnologias digitais não se sustenta como um fator de diferenciação entre jovens do campo e jovens da cidade, rompendo definitivamente com a ideia de que as comunidades rurais são espaços sociais de ausência de práticas de letramento ou desconetadas do mundo virtual, o que evidencia que a escola deve ampliar os seus conceitos de letramento, não só pluralizando as práticas, mas, principalmente, incorporando-as como elemento constitutivo de seu projeto de ensino e de aprendizagem.Abstract in English:
ABSTRACT This article presents the results of the research study, “Literacies in rural communities: social practices of reading and writing in school and non-school situations”, conducted from 2015 to 2017. This study investigated how forms of sociability and communicative circuits in the daily lives of the rural youth constitute social practices of reading and writing. Initially, the use of the word “literacies” in the plural is justified. The context for this research is the Araçuaí Family Agroecological School in Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brazil. Analyses are based in the New Literacy Studies (STREET, 2014) and the methodology assumes a qualitative approach from an ethnographic perspective (HEATH; STREET, 2008) in which students collaborated in the production of videos with themes related to their communities. Video production was adopted as a methodological strategy to achieve literacies involved in the collective actions of the process. The results show that the use/non-use of digital technologies does not stand as a factor of differentiation between rural youth and urban youth, definitively breaking with the idea that rural communities are social spaces that lack literacy practices or that are disconnected from the virtual world, which shows that schools should broaden their concepts of literacy, not only by pluralizing practices, but mainly by incorporating them as a constitutive element of their teaching and learning project.Abstract in Portuguese:
RESUMO Nesse artigo, apresento uma abordagem etnográfica que orientou múltiplos ciclos de análise realizados para traçar a história de desenvolvimento das decisões e ações tomadas pelo professor-coordenador e seu time a medida que se engajavam em fases interativas e recursivas para o desenvolvimento de um curso interdisciplinar. Esse estudo foi realizado em um curso de graduação em Comunicação Organizacional em uma universidade regional pública dos Estados Unidos em um período de dois anos. O objetivo do estudo foi identificar fatores que foram críticos para o desenvolvimento de um currículo interdisciplinar que atendesse aos objetivos de aprendizagem da universidade e do departamento. A análise do discurso microetnográfica realizada retrata como o currículo interdisciplinar propiciou aos alunos oportunidades de desenvolver compreensão conceitual de práticas de longo prazo e futuras e de pensar criticamente no estudo de sociedades sob a perspectiva da comunicação organizacional.Abstract in English:
ABSTRACT In this paper, I present an ethnographic approach that guided multiple cycles of analysis undertaken to trace the developing history of the decisions and actions taken by the lead professor and his design team as they engaged in iterative and recursive phases of development of an interdisciplinary course of study. This study was undertaken in an undergraduate Organizational Communication Program in a public regional university in the United States over a two-year period. The goal of this study was to identify factors that were critical in developing the interdisciplinary curriculum that met the university’s and department’s learning objectives. The microethnographic discourse analysis undertaken provided warranted evidence of how the interdisciplinary curriculum afforded students opportunities to develop conceptual understandings of practices of long-term and futures thinking critical for studying societies from an organizational communication perspective.Abstract in Portuguese:
RESUMO O presente artigo recorre a construtos da análise dialógica do discurso desenhada pelo Círculo de Bakhtin, à concepção de ideologia linguística e a uma perspectiva transgressiva de Linguística Aplicada para interpretar como alunos/as de graduação de Letras Português/Inglês de uma universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil, posicionam-se em relação ao Inglês, Ensino de Inglês e letramentos em escritas narrativas autobiográficas sobre os próprios processos de aprendizagem. As autobiografias de aprendizagem foram produzidas pelos/as estudantes que estavam iniciando sua formação como futuros/as professores/as de língua inglesa e portuguesa em um curso de escrita acadêmica. Com base no pressuposto de que aquilo que identificamos como nossos pensamentos, crenças e “verdades” é construído no nível interpessoal antes de se tornar propriamente “nosso” (Voloshinov 1929 [1986]) e alinhando-me à uma perspectiva ideológica dos letramentos (Street 1984, 1995 [2014], 2009), busco compreender as ideologias sobre línguas e letramentos a partir de inter-relações entre o micro contexto em que as autobiografias foram produzidas e os níveis macro sociais que influenciaram posicionamentos sobre si e sobre outrem nas narrativas.Abstract in English:
ABSTRACT This article draws on constructs of the discursive dialogic analysis designed by the Circle of Bakhtin, on the notion of language ideologies and on a transgressive view of Applied Linguistics to interpret how undergraduate students majoring in English and Portuguese from a public university in Rio de Janeiro, Brazil, position themselves in relation to English, English Language Teaching and literacies in written learning autobiographical narratives. The learning autobiographies were produced by students in the beginning of their college education as future English and Portuguese teachers in an academic writing course. Parting from the assumption that what we come to identify as our thoughts, beliefs and “truths” is constructed in the interpersonal level before becoming “ours” (Voloshinov 1929 [1986]) and aligning myself with an ideological view of literacies (Street 1984, 1995 [2014], 2009), I analyze the ideologies about languages and literacies taking into consideration both the micro-context in which the autobiographies were produced and the macro societal levels that influenced how the selves and the others are positioned in the narratives.Abstract in Portuguese:
RESUMO Os resumos acadêmicos desempenham um papel essencial no contexto de publicação, pois são a primeira seção de um artigo de pesquisa que os leitores têm à disposição para determinar sua relevância. Seu principal objetivo é fornecer uma visão concisa dos artigos que os acompanham. Com base em estudos teóricos recentes, este artigo discute os princípios de um ciclo pedagógico de aprendizagem que pode auxiliar alunos no desenvolvimento de seu letramento acadêmico, especialmente no processo de escrita em inglês. Este ciclo combina duas metodologias tradicionalmente usadas no desenvolvimento da escrita acadêmica, a abordagem orientada a processos e a baseada em gêneros. Além disso, apresenta práticas de sala de aula desenvolvidas para o contexto universitário em relação ao ensino do gênero acadêmico “abstract” para estudantes de graduação em inglês na Faculdade de Letras de uma universidade pública de Minas Gerais. Os participantes eram calouros que estavam cursando English One, em seu primeiro semestre no contexto do ensino superior. As aulas ocorreram em setembro de 2017 e duraram um terço de um curso obrigatório de sessenta horas. Elas tinham como objetivo discutir as etapas do ciclo de aprendizagem para a escrita de resumos em inglês. As atividades de aprendizagem são detalhadamente explicadas para demonstrar como elas podem ser aplicadas às práticas de ensino. Uma breve análise de um dos resumos escritos por um grupo participante é apresentada para demonstrar que o ciclo de aprendizagem pode funcionar para ajudar alunos universitários a escreverem resumos adequadamente. Em um mundo em que o inglês é o principal meio de compartilhar conhecimento científico entre os membros da academia, essa pedagogia de escrita pode ser útil para os alunos no processo de compor resumos em inglês, bem como para os professores que lecionam cursos de escrita acadêmica no contexto universitário.Abstract in English:
ABSTRACT Abstracts play an essential role in the academic field since they are the first section of a research article readers have at their disposal to determine its relevancy. Their main goal is to give a concise view of the articles that accompany them. Grounded on recent theoretical studies, this paper discusses the principles of a pedagogical learning cycle that can assist students in the development of their academic writing literacies in English. This cycle combines two methodologies traditionally used to develop writing literacies, the process-oriented approach and the genre-based one. Additionally, it presents classroom practices developed for the university context regarding the teaching of the academic genre “abstract” to undergraduates taking English at a Faculty of Letters in a public university of Minas Gerais. The participants were freshmen who were taking English One, in their first term in the context of higher education. The classes took place in September of 2017 and ran for one third of a sixty-hour mandatory course. They were aimed at discussing the stages of the learning cycle to help students’ understanding of how to write abstracts in English. The learning activities are thoroughly explained to demonstrate how the stages can be pedagogically applied to teaching practices. A brief analysis of one of the abstracts written by a participating group is given to show that the learning cycle can work well in assisting university students to adequately write abstracts. In a world where English is the major means of sharing scientific knowledge among members of academia, this writing pedagogy may be useful to learners in the process of composing abstracts in English as well as to professors teaching writing in the university context.Abstract in Portuguese:
RESUMO Autoetnografia é o estudo da cultura através do estudo de si (ELLIS, 2004; ELLIS et al, 2011). Nesse artigo, exploramos o valor da autoetnografia no estudo dos letramentos acadêmicos. Recorremos à nossa experiência como etnógrafas para fornecer exemplos ilustrativos. Mostramos como a autoetnografia tem propiciado a compreensão dos papeis do lugar e do espaço no desenvolvimento da escrita acadêmica em diferentes países e entre inglês e espanhol (OLMOS-LÓPEZ, 2019). Descrevemos o valor da autoetnografia no estudo da escrita acadêmica (TUSTING et al., 2019). Também refletimos juntas sobre nossa própria jornada de desenvolvimento como escritoras acadêmicas, enfatizando como uma relação de mentoria foi fundamental em ambas as trajetórias. O artigo busca defender o valor da autoetnografia como abordagem para o estudo dos letramentos acadêmicos, particularmente por lançar luz em questões relacionadas à identidade e experiência pessoal.Abstract in English:
ABSTRACT Autoethnography is the study of culture through the study of self (ELLIS, 2004; ELLIS et al, 2011). In this paper, we explore the value of autoethnography in the study of academic literacies. We draw on our own experiences as ethnographers and autoethnographers of literacy to provide illustrative examples. We show how autoethnography has provided a fresh understanding of the role of place and space in developing academic writing across countries and between English and Spanish (OLMOS-LÓPEZ, 2019). We discuss the value of team autoethnography in researching academic writing (TUSTING et al., 2019). And we reflect together on our own journey of development as academic writers, showing how a mentoring relationship has been part of both of our trajectories. The paper aims to argue for the value of autoethnography as an approach to studying academic literacy practices, particularly in providing insight into identity and personal experience.Abstract in Spanish:
RESUMEN Los registros y reportes escritos de participantes en programas de ciencia ciudadana han sido valorados a partir de criterios de confiabilidad y validez científica que a menudo invalidan la naturaleza contextual de su escritura. Desde una perspectiva etnográfica basada en los Nuevos Estudios de Cultura Escrita analizamos los procesos de producción y las trayectorias textuales de reportes de dos ciudadanos en un programa de ciencia ciudadana que monitorea la migración de la mariposa monarca en México poniendo atención a la forma como los participantes elaboran sus textos, los recursos materiales y lingüísticos a los que tienen acceso, la manera como están construidos sus escritos, así como la concepción de los autores sobre su elaboración. Reconstruimos la trayectoria de cada texto siguiendo los escritos desde su producción, las actividades sociales que los autores realizan con estos materiales, la forma como se movilizan y modifican de un contexto a otro, los actores involucrados en estos procesos y los significados alrededor de su producción y trayectoria. A través de tres categorías (textos ideales, textos puente y textos globales) mostramos que en su producción y trayectoria textual está muy presente un Discurso normativo (Gee, 2007) sobre lo que es la investigación y el conocimiento científico, y que en consecuncia impacta en la forma de escribir sobre la migración de la mariposa monarca.Abstract in English:
ABSTRACT For the most part, the scientific and research community assesses the texts written by participants in citizen science programs on the criteria of reliability and scientific validity, often invalidating the contextual nature of their writing. Using an ethnographic perspective and guidelines of New Literacy Studies, we analyze the production processes and textual trajectories of reports written by two contributors in a citizen science program that monitors the migration of the monarch butterfly in Mexico. We pay attention to the ways they produce their texts, the material and linguistic resources they use, the way they construct their writings, and their ideas about the production of written documents. We reconstruct the trajectory of each text by following them through their production process, their place in the social activities that the authors participate in when creating them, the way the writers transport and modify their writing from one context to another. Through the categories of ideal texts, bridge texts, and global texts, we show that the normative speech of research and scientific knowledge plays a vital role in their production and trajectory (Gee, 2007) and that consequently impacts how participants write about the migration of the monarch butterfly.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo explora a granularidade das minúcias interacionais envolvidas em promover letramento em saúde em interações médicas. Mais especificamente, explora os recursos interacionais multimodais (verbais e não-verbais) que profissionais em saúde e participantes leigas mobilizam para atribuir sentido a imagens fetais ultrassonográficas. Adotamos a perspectiva etnometodológica da Análise da Conversa Multimodal (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; GOODWIN, 1981; 2010; MONDADA, 2018) para investigar 10 interações que foram gravadas em áudio e vídeo durante exames de ultrassonografia fetal, realizadas em uma ala de atendimento a gestações de médio e alto risco em um hospital público no Brasil. Nosso objetivo é ‘tornar visíveis’ os etnométodos multimodais que os/as interagentes empregam para transformar as imagens ultrassonográficas em ‘textos’ inteligíveis. Dentre os diversos recursos semióticos mobilizados para alcançar intersubjetividade, focamos nossa análise no uso que as profissionais fazem de símiles e na importância fundamental da temporalidade em que os recursos (verbais e não-verbais) são acionados no processo de tornar as imagens inteligíveis. Assim, almejamos trazer para este número temático especial as vantagens que a perspectiva analítica da Análise da Conversa Multimodal pode oferecer à discussão sobre multiletramentos e, de forma prática, ao avanço do letramento em saúde. Em contextos médicos, o letramento em saúde pode (e talvez deva!) ser uma preocupação constante. Nesse sentido, não deveria haver ‘fronteiras’ para o que constitui algo como fonte ou recurso de letramento em saúde. Assim, defendemos as seguintes posições: (i) de que imagens ultrassonográficas constituem materiais a serem ‘lidos’ e entendidos - também por participantes leigos/as; (ii) de que profissionais em saúde podem (e talvez devam) promover o letramento em saúde entre pacientes através de esforços interacionais para tornar as imagens ‘legíveis’; e finalmente, (iii) de que a interação social é um dos loci constitutivos para promoção de eventos de multiletramento.Abstract in English:
ABSTRACT This paper explores the fine-grained interactional minutiae involved in promoting health literacy in medical interactions. More specifically, it explores the multimodal interactional resources (verbal and nonverbal) that health professionals and lay participants mobilize in order to make sense of fetal ultrasound images. We adopt the ethnomethodological perspective of Multimodal Conversation Analysis (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; GOODWIN, 1981; 2010; MONDADA, 2018) to investigate 10 audio and video interactions that were recorded during fetal ultrasound exams that took place at a moderate and high-risk pregnancy ward in a public hospital in Brazil. Our aim is to ‘make visible’ the multimodal ethnomethods that interactants employ in order to render ultrasound images intelligible ‘texts’. Among the various semiotic resources mobilized to achieve intersubjectivity in this complex setting, special focus is given to the healthcare professionals’ use of similes, and the fundamental importance of the temporality in which verbal and nonverbal resources are mobilized in the process of making images intelligible. In that sense, we hope to bring to this special thematic issue the methodological advantages that a Multimodal Conversation Analytic perspective can afford to the discussion about multiliteracies and, in practical terms, to the advancement of health literacy. In medical contexts, health literacy can (and perhaps should!) be a concern ‘at all points.’ There might be no ‘borders’ to what constitutes a health literacy source or resource. Our claims, thus, are the following: (i) ultrasound images do constitute materials to be ‘read’ and understood - also by lay participants; (ii) healthcare professionals can (and perhaps should) promote health literacy among patients by employing efforts to make images ‘readable’; and, finally, (iii) social interaction is one of the constitutive loci for the promotion of multiliteracy events.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo se propõe, em primeiro lugar, a discutir, a partir das lentes de Street (1984; [1995]2014; 2003; 2010; 2012), as práticas contemporâneas de letramento em que jovens leitores e escritores de fanfics se engajam quando inseridos em espaços de afinidade da literatura de fãs. Essa discussão apoia-se no conceito de letramento ideológico proposto pelo autor e dialoga com a concepção de multiletramentos, delineada pelo Grupo de Nova Londres (CAZDEN; COPE; et al, 1996) e expandida por diversos autores como Cope; Kalantzis (2000), Gee (2000), Rojo (2012) e Kleiman; Sito (2016), dentre outros. Compreendidas, portanto, como o uso social da linguagem, essas práticas contemporâneas de letramento foram estudadas em uma perspectiva etnográfica (HEATH; STREET, 2008). Os dados foram gerados a partir da observação no campo virtual de duas plataformas de auto publicação de fanfics e a partir dos eventos de letramento ocorridos nas rodas de conversa, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos de Iniciação Científica Jr. (PICJr-049), promovido por uma instituição federal de educação básica no Rio de Janeiro. Os modelos sociais de letramento a que os participantes recorrem nos eventos de letramento (HEATH, 1982; STREET, 2012) sinalizam que os designs são (re)desenhados de acordo com o contexto interacional desses participantes. Em um segundo momento, se propõe a refletir sobre as ideologias linguísticas presentes nos enunciados dos estudantes participantes do PICJr-049. Essa reflexão é orientada pelo conceito de ideologia concebido por Volóchinov ([1929]2017) e pela noção de ideologia linguística, conforme discutida nos estudos de Woolard (1998) e Kroskrity (2004). Na análise desses enunciados, foram observados posicionamentos que reforçam ideologias ancoradas na legitimação da norma culta da língua portuguesa e no privilégio dos cânones literários nas práticas de letramento escolar.Abstract in English:
ABSTRACT Using the lens of Street (1984; [1995]2014; 2003; 2010; 2012), this article firstly aims at discussing the contemporary literacy practices young readers and writers of fanfics engage in when inserted in the affinity spaces of fan literature. This discussion is based on the concept of ideological literacy proposed by the author and dialogues with the concept of multiliteracies, outlined by the New London Group (CAZDEN; COPE et al, 1996) and expanded by several authors such as Cope; Kalantzis (2000), Gee (2000), Rojo (2012) and Kleiman; Sito (2016), among others. These contemporary literacy practices, understood, therefore, as the social use of language, were studied from an ethnographic perspective (HEATH; STREET, 2008). Data was generated from the field observation on two fanfic self-publishing platforms and from literacy events occurring in rounds of conversation, within the scope of the Junior Scientific Initiation Project. (PICJr-049), promoted by a traditional federal institution of basic education in Rio de Janeiro. The social models of literacy used by participants in literacy events (HEATH, 1982; STREET, 2012) signals that designs are (re)shaped according to the interactional context of these participants. This article also proposes a reflection on the language ideologies underlying the discourse of the students participating in the PICJr-049. This analysis is oriented by Volóchinov’s concept of ideology ([1929]2017) and the notion of language ideology, as discussed in the studies by Woolard (1998) and Kroskrity (2004). In the analysis, it was observed that the students reinforce language ideologies anchored in the legitimation of the educated norm of the Portuguese language and in the privilege of literary canons in school literacy practices.Abstract in Portuguese:
RESUMO Em sua contribuição ao dossiê “Mecanismos digitais e semióticos dos populismos contemporâneos”, Jan Blommaert oferece um modelo de comunicabilidade que aborda discursos políticos (e outros) na era pós-digital em que vivemos. Ele começa argumentando que a ideia do público (uma entidade homogênea) - muito popular na imaginação sociológica do século XX - como base para explicar como a propaganda “produzia consenso” não pode mais ser usada para explicar as audiências fragmentadas de nossa era pós-digital. O autor ilumina seu argumento ao se debruçar na circulação de tweets/retweets políticos como textos em nosso mundo orientado algoritmicamente. Tal circulação se direciona a audiências de nicho. Na última seção, o autor argumenta que analistas do discurso precisam operar com tal modelo de comunicabilidade se quiserem compreender o quão crucial o discurso político é em nossas vidas sociais contemporâneas.Abstract in English:
ABSTRACT In his contribution to the Special Issue “Digital and semiotic mechanisms of contemporary populisms”, Jan Blommaert offers a communicability model which accounts for political discourse (and others) in the post-digital era we live. He starts by arguing that the idea of the public (a homogeneous entity) that was very popular in the 20th century sociological imagination of how propaganda worked in “manufacturing consent” can no longer be used to explain the fragmented audiences of our post-digital era. The author illuminates his argument by resorting to the circulation of political tweets/retweets as texts in our algorithmic-oriented world. Such a circulation aims at niched audiences. In the last section, the author argues that discourse analysts need to operate from this communicability model if they are to understand the cruciality of political discourse in our contemporary social lives.Abstract in Portuguese:
RESUMO Há pouco mais ou menos de uma década, o populismo e as redes sociais têm sido questões relevantes, tanto no meio acadêmico como na esfera pública. Neste ponto, os dados de vários países sugerem que a percepção de paralelos entre a dinâmica das redes sociais e a mecânica do discurso populista pode ser mais do que meramente acidental, relacionada a um campo estrutural partilhado. Este artigo sugere um caminho possível para dar sentido à forma como as dinâmicas das redes sociais e a mecânica da mobilização populista têm se coproduzido na última década. Navegando na interface entre a antropologia e a linguística, o texto parte de aspectos chave da noção de liminaridade de Victor Turner para sugerir algumas das formas pelas quais affordances anti-estruturais das mídias sociais podem ajudar a estabelecer uma base para o florescimento contemporâneo do discurso populista: os marcadores da estrutura social são suspensos; a comunitas é formada; o núcleo cultural é abordado; a mimese e as inversões anti-estruturais são realizadas; os sujeitos tornam-se influenciáveis. Desenvolvo esta afirmação com base em materiais brasileiros, extraídos de etnografia online em grupos pró-Bolsonaro no WhatsApp e em outras plataformas, como Twitter e Facebook, desde 2018.Abstract in English:
ABSTRACT In the past decade or so, populism and social media have been outstanding issues both in academia and the public sphere. At this point, evidence from multiple countries suggest that perceived parallels between the dynamics of social media and the mechanics of populist discourse may be more than just incidental, relating to a shared structural field. This article suggests one possible path towards making sense of how the dynamics of social media and the mechanics of populist mobilization have co-produced each other in the last decade or so. Navigating the interface between anthropology and linguistics, it takes key aspects of Victor Turner’s notion of liminality to suggest some of the ways in which social media’s anti-structural affordances may help lay a foundation for the contemporary flourishing of populist discourse: markers of social structure are suspended; communitas is formed; the culture core is addressed; mimesis and anti-structural inversions are performed; subjects become influenceable. I elaborate on this claim based on Brazilian materials, drawn from online ethnography on pro-Bolsonaro WhatsApp groups and other platforms such as Twitter and Facebook since 2018.Abstract in Portuguese:
RESUMO Desde seu surgimento, estudos sobre ‘populismo digital’ têm focado principalmente na perspicácia de movimentos e políticos populistas em seu uso de mídias sociais. O foco deste artigo é diferente: temos já certa quantidade de conhecimento sobre o que os/as populistas fazem nas e pelas mídias digitais, mas pouco se escreveu sobre o que populistas dizem sobre mídias sociais - como eles/elas enquadram tais mídias como ambientes de comunicação política, e com quais tipos de implicações. As plataformas de mídias sociais, como Facebook e Twitter, têm não apenas se tornado agentes centrais nos debates correntes sobre liberdade de expressão, linguagem politicamente correta e verdade/fake, mas também se tornaram parte do discurso político (populista) em termos de suas políticas de moderação e intervenção em conteúdo, ou em termos da falta delas. Explorarei essas questões por meio do exame do discurso de Donald Trump nas mídias sociais como um ambiente para comunicação política e em suas políticas de moderação.Abstract in English:
ABSTRACT Since its inception, studies on ‘digital populism’ have focused mainly on the savviness of populist movements and politicians in their use of social media. The focus in this paper is different: we know quite a bit already about what populistsdoon and through social media, but very little has been written about what populists sayaboutsocial media - how they frame them as environments for political communication, and with what kinds of implications. Social media platforms such as Facebook and Twitter have not only become central players in present-day debates regarding free speech, political correctness and truth/fake, but also become part of (populist) political discourse in terms of their content moderation policies and intervention, or lack thereof. I will explore these issues through an examination of Donald Trump’s discourse on social media as an environment for political communication, and their moderation policies.Abstract in Portuguese:
RESUMO Os estudos sobre populismo tendem a entender o populismo como um fenômeno puramente político (MUDDE; KALTWASSER, 2017; MÜLLER, 2016). A categorização de alguém como populista ou não é em muitos casos apenas baseada numa avaliação do discurso, estilo ou mesmo ideologia. É muito mais raro encontrar abordagens do populismo centradas na relação entre política e mídia, em particular meios digitais (exceções bem-vindas são CESARINO, 2019 e SILVA, 2019). Ao longo deste artigo, argumentarei que não podemos compreender plenamente o populismo sem nos concentrarmos em pormenor na forma como os populistas e outros constroem efetivamente a voz populista, como se comunicam em diferentes plataformas como os “verdadeiros representantes do povo”. Isto significa, inevitavelmente, ter em conta a paisagem mediática em mutação como um contexto-chave que molda o populismo contemporâneo. O sistema híbrido das mídias, suas lógicas midiáticas, seus meios de comunicação e a sua cultura de conectividade têm de ser considerados quando se tenta dar sentido ao populismo e à política em geral no século XXI.Abstract in English:
ABSTRACT Populism studies tend to understand populism as a purely political phenomenon (MUDDE; KALTWASSER, 2017; MÜLLER, 2016). To categorize someone as a populist or not, is in many cases solely based on an evaluation of discourse, style or even ideology. It is much rarer to see approaches to populism that focus on the relation between politics and media and digital media in particular (welcome exceptions are CESARINO 2019 e SILVA, 2019). Throughout this contribution, I will argue that we cannot understand populism in full without focusing in detail on how populists and others actually construct the populist voice, how they communicate themselves on different platforms as the ‘true representatives of the people’. This inevitably means taking the changing media landscape into account as a key-context that shapes contemporary populism. The hybrid media system, its media logics, affordances and its culture of connectivity need to be considered when trying to make sense of populism and politics in general in the 21st century.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo é explorar alguns dos limites ideológicos e empíricos dos estudos sobre o populismo a partir de uma perspectiva baseada na história e em teorias latino-americanas, por um lado, e em ideias atuais sobre digitalização e discurso político, por outro. Em primeiro lugar, argumento que os estudos sobre o populismo têm um preconceito monolíngue que encobre uma visão etnocêntrica sobre a investigação acadêmica. Como consequência, quando aplicado ao discurso político e à história da América Latina, o termo “populismo” implica uma visão pejorativa de outras democracias que não as europeias liberais. Deixando de lado essa perspectiva, apresento, então, uma visão diferente dos populismos latino-americanos, que dá lugar a uma perspectiva mais rica e complexa, incluindo o papel-chave do “povo” como ator discursivo que pode até mesmo dispensar um líder populista, especialmente no caso das democracias mediatizadas. Como estudo de caso, analiso o ativismo no Chile, observando os Trending Topics (TT) do Twitter durante a primeira semana dos protestos em massa, em outubro de 2019. A análise das hashtags de TT ajudou-nos a descrever melhor esse processo como um processo de ativismo algorítmico artesanal que desenvolveu pelo menos quatro táticas: a formulação de exigências explícitas, tuitaços na madrugada, variação sintagmática, e confrontação e apropriação de hashtags.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this article is to explore some of the ideological and empirical limits of studies on populism from a perspective based on Latin American history and theories, on one hand, and current ideas about digitalization and political discourse, on the other. I will first argue that studies on populism have a monolingual bias that conceals an ethnocentric view on academic research. As a consequence, when the term “populism” is applied to Latin American political discourse and history, it implies a pejorative view on democracies other than liberal European. Leaving aside this perspective, I will then present a different view of Latin American populisms, which allows for a richer, more complex perspective, including the key role of “the people” as a discursive actor that can even dispense with a populist leader, especially in the case of mediatized democracies. As a case study, I will analyze activism in Chile by observing Twitter’s Trending Topics (TT) during the first week of the mass protests in October 2019. The analysis of TT hashtags helped us to better desccribe this process as one of handcrafted algorithmic activism which developed at least four tactics: the formulation of explicit demands, off-hours tweetstorms, syntagmatic variation, and HT confrontation and appropriation.Abstract in Portuguese:
RESUMO Neste artigo, Sara Roberts, anteriormente investigadora e jornalista da BBC - atualmente professora e escritora, oferece suas impressões pessoais sobre o recente aumento do populismo na Grã-Bretanha, com base em suas experiências em Oxford, onde vive. Este trabalho oferece evidência empírica de que o Brexit tem tido um efeito profundamente divisório na sociedade britânica, do nível micro ao macro, e ameaça a própria união das nações que compõem o Reino Unido. A campanha para o Reino Unido deixar a UE (“Brexit”) no referendo de 2016 explorou sentimentos xenófobos e racistas, criando assim uma violência linguística e simbólica que conseguiu permear o discurso e a consciência popular e que pode prenunciar um aumento da violência real. Sugere-se aqui que a violência e o medo estão no cerne do populismo e que todos os movimentos populistas contam com eles, e ainda com a ignorância, para primeiro ganhar e depois manter o apoio. Agindo contra a tendência global para o populismo, a atual geração mais jovem, a educação, a sociedade civil e a arte são oferecidas como vias de esperança para o futuro.Abstract in English:
ABSTRACT In this article, Sara Roberts, a former BBC researcher and journalist - currently teacher and writer, offers her personal impressions of the recent rise of populism in Britain, based on her experiences in Oxford, where she lives. This essay offers empirical evidence that Brexit has had a profoundly divisive effect on British society from the micro to the macro level, and threatens the very union of nations that makes up the United Kingdom. The campaign for the UK to leave the EU (‘Brexit’) in the 2016 referendum exploited xenophobic and racist sentiment, thereby creating linguistic and symbolic violence which has managed to pervade popular discourse and consciousness, and which may foreshadow an increase in actual violence. It is suggested here that violence and fear lie at the heart of populism and that all populist movements rely on them, as well as ignorance, to first gain and then maintain support. Acting against the global trend towards populism, the current younger generation; education; civil society and Art are offered as avenues of hope for the future.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo analisa diferentes camadas da pragmática do caos de Jair Bolsonaro - o nome que dou ao método reflexivo, ordenado e laminado de produzir um sentimento permanente de agitação, névoa e mal-estar em audiências políticas enquanto uma agenda conservadora e de livre mercado é radicalizada no Brasil. Os níveis comunicativos são: história, exemplificada pela carreira pregressa de Bolsonaro nas forças armadas: de sua atividade assemelhada a um líder sindical, à sua prisão e evidências de um plano terrorista; persona, indiciada pelas performances cômicas e não-sérias que o tornaram famoso como deputado federal e que foram midiatizadas em sua ação executiva como presidente; texto e fala, caracterizados por uma textura de enquadre incendiário, cortinas de fumaça, recuo, e evitação de debate; audiências, vistas da perspectiva do populismo digital, pedagógico e performativo que se consolidou em sua campanha, quase inteiramente desenhada para acontecer no espaço não-público de grupos de WhatsApp e em plataformas de mídias digitais, a um só tempo públicas e algorítmicas.Abstract in English:
ABSTRACT This paper unpacks different layers of Jair Bolsonaro’s pragmatics of chaos - the name I give to a reflexive, ordered and laminated method of producing a permanent sentiment of agitation, murk, and discontent in political audiences while a conservative and free market agenda is radicalized in Brazil. The communicative layers are: history, exemplified by Bolsonaro’s early career in the military: from his union-like activity, to his imprisonment and to evidences of a terrorist plot; persona, indexed by the jocular, non-serious performances that made him famous as a federal representative and that have been mediatized in his executive action as president; text and talk, characterized by a general texture of incendiary framing, smoke screens, backtracking, and avoidance of debate; audiences, seen from the perspective of the digital, pedagogic and performative populism that accrued from his campaign, almost entirely designed for being engendered on the non-public space of WhatsApp groups and in public, algorithmic social media platforms.Abstract in Portuguese:
RESUMO Este artigo pretende investigar como questões éticas vêm sendo tratadas no âmbito dos estudos da linguagem. Para tal exame, escolhemos como estudo de caso o discurso proferido pelo então controverso Deputado Federal brasileiro Jair Bolsonaro quando votou favoravelmente pelo impeachment da (agora ex) presidenta Dilma Rousseff. Na ocasião, Bolsonaro, depois de dar seu voto, pagou tributo ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, notório responsável por torturas durante o período da ditadura civil-militar do Brasil (1964-1985). Nosso propósito aqui é discutir e (tentar) formular uma ética discursiva, também colocando em questão se alguns atos de fala podem ser considerados inaceitáveis. Para desenvolver nossa ideia, partimos da perspectiva de linguagem do assim chamado segundo Wittgenstein, mais especificamente de sua ideia de linguagem como formas de vida, posta em diálogo com a posição sobre ética na linguagem defendida pela professora da Universidade Paris 13 Marie-Anne Paveau em seu livro Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas.Abstract in English:
ABSTRACT This article is about the question of ethics in the studies of language and the intersection with philosophy. For this investigation, we chose as a case study the speech delivered by the then controversial Brazilian Federal Congressman Jair Bolsonaro in the vote for the impeachment of the (now former) president, Dilma Rousseff, in 2016. On that occasion, Bolsonaro, upon casting his vote, paid tribute to Colonel Carlos Alberto Brilhante Ustra, responsible for torture during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Our purpose here is to discuss and (try) to formulate a discursive ethics, also calling into question whether some speech acts may be considered unacceptable. To develop our idea, we draw on the theoretical contribution the so-called second Wittgenstein’s perspective of language, more specifically his idea of language as forms of life, put in dialogue with the position on ethics in the language put forwards by the professor of the University of Paris 13 Marie-Anne Paveau in her book Language and Morality: An Ethics of Discursive Virtues.Abstract in English:
ABSTRACT In this paper, we analyze the utterances of professionals who act in the administration of youth criminal punishment in Córdoba, Argentina, since 2011. From premises of sociolinguistics and landowskianan legal semiotics, we recognize the psychological reports produced in a youth prison as expressions of the expert discourse that interpellate a young responsive for his punishment. The conclusion we draw set up a reflexive position about the properties shared by utterances of responsibilization. Its regular emergency on judicial field recursively institutes and replaces a norm referring to blameworthy young and guarantees a double status for the expert I-utterer: expert and legal.Abstract in :
RESUMEN En este trabajo, analizamos los enunciados de profesionales que intervienen en la administración del castigo penal juvenil en la provincia de Córdoba, Argentina, desde 2011. Desde presupuestos de la sociolingüística y la semiótica jurídica landowskiana, reconocemos los informes psicológicos producidos en el contexto de una prisión juvenil como expresiones del discurso experto que interpelan un joven responsable de su castigo. La conclusión que desprendemos establece un posicionamiento reflexivo en relación con las propiedades comunes a los discursos de la responsabilización. Su aparición regular en el campo judicial instituye y repone, recursivamente, una norma sobre el joven reprochable y reasegura para el yo-enunciador experto un doble estatus: pericial y jurídico.Abstract in Portuguese:
RESUMO Com a crescente incorporação das mídias digitais nas sociedades do século XXI, ocorreu um fenômeno paradigmático na questão da linguagem: as práticas comunicativas começaram a ser amplamente mediadas pela tecnologia. Além de incorporar tecnologias anteriores, como rádio e televisão, os computadores permitiram que os usuários, que eram meros destinatários passivos, também se tornassem emissores de informação. Partindo do princípio apontado por Marshall McLuhan (1964) de que o meio controla as escalas e ações configuradas na linguagem, este artigo procura entender os níveis escalares dos contextos de novas tecnologias e como eles repercutem nas práticas linguísticas intermediadas. A mídia digital é considerada aqui a partir de seus próprios designs computacionais, canais de comunicação que, longe de serem neutros, são previamente estabelecidos por grandes empresas computacionais e, portanto, apresentam ideologias e formas de interação já configuradas, estimulando dimensões semióticas e pragmáticas de linguagem, refletindo sobre aspectos da cultura e, consequentemente, sobre a vida política.Abstract in English:
ABSTRACT With the increasing incorporation of digital media in 21st century societies, a paradigmatic phenomenon is occurring on the language issue: communicative practices have started being widely mediated by technology. Besides incorporating earlier technologies, such as radio and television, computers have enabled users, who were mere passive recipients, to become information emitters as well. Starting from the principle pointed out by Marshall McLuhan (1964) that the medium controls the scales and actions configured in language, this paper seeks to understand the scalar levels of new technologies contexts and how they reverberate on meditated linguistic practices. Digital media are considered here as their own computational designs, communication channels that, far from being neutral, are previously set by large computational companies and, therefore, present ideologies and already configured forms of interaction, stimulating semiotic and pragmatic dimensions of language, reflecting on aspects of culture and, consequently, on political life.Abstract in Portuguese:
RESUMO O Tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais-Língua Portuguesa - TILSP que atua em sala de aula apresenta atribuições que não se restringem à mediação comunicativa entre as línguas, mas abarcam a promoção de interações discursivas entre surdos e ouvintes que levam à construção de sentidos e, por conseguinte, à produção do conhecimento. Para isso, ele precisa conhecer o perfil do estudante com quem irá atuar e, então, selecionar métodos e estratégias linguísticas, interpretativas e tradutórias condizentes com o aprendiz. Também necessita estabelecer uma relação de parceria com os professores, objetivando adequações linguísticas aos diversos campos do conhecimento. Diante disso, realizamos uma pesquisa que visou refletir sobre a atuação de um TILSP na perspectiva da educação superior, discutindo questões que vão além da proficiência linguística e envolvem também estratégias de atuação do profissional para lidar com estudantes surdos. Os resultados demonstraram que devido às particularidades dos cursos e às diferenças linguísticas entre os surdos, o TILSP tende, por exemplo, a expandir a interpretação, acrescentando termos que, a princípio, não estariam no discurso fonte e a intensificar o uso de classificadores para que a mensagem seja melhor compreendida. Trazer à tona essas questões contribui para que revisitemos a multiplicidade do universo da tradução e da interpretação em relação às possíveis estratégias de atuação a serem utilizadas, além das nuances da educação de surdos em ambientes de ensino superior inclusivos.Abstract in English:
ABSTRACT The Translator and Interpreter of Brazilian Sign Language-Portuguese - TILSP which works in the classroom presents assignments that are not restricted to communicative mediation between languages, but include the promotion of discursive interactions between the deaf and the hearing that lead to the construction of meanings and therefore to the production of knowledge. For this, he needs to know the profile of the student who will act and then select linguistic, translational and interpretive methods and strategies appropriate to the student. It also needs to establish a partnership relationship with teachers, aiming at linguistic adjustments to the various fields of knowledge. In view of this, we conducted a research that aimed to reflect on the performance of a TILSP from the perspective of higher education, discussing issues that go beyond language proficiency and also involve professional action strategies to deal with deaf students. The results showed that, due to the particularities of the courses and the linguistic differences among the deaf, the TILSP tends, for example, to expand the interpretation, adding terms that would not be in the source discourse in the first, and to intensify the use of classifiers, so that the message is better understood. Bringing these issues together helps us revisit the multiplicity of the universe of translation and interpretation regarding possible action strategies to be used, as well as the nuances of deaf education in inclusive higher educational spaces.Abstract in Portuguese:
RESUMO A partir do contexto comtemporâneo de autoria e participação na internet e das teorias sobre folksonomias, este artigo discute os usos e a circulação de quatro hashtags significativas para o movimento feminista brasileiro: #meuprimeiroassédio, #meuamigosecreto, #belarecatadaedolar, que circularam em 2015 e 2016, e #elenão, lançada em 2018. Por meio de análises quantitativas e qualitativo-interpretativistas realizadas com base em respostas a um questionário e na coleta de postagens compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Instagram, foi possível compreender como um grupo de mulheres enxerga o uso de hashtags em campanhas feministas, quais as características específicas de cada uma dessas tags em relação às linguagens dos conteúdos indexados e aos ambientes virtuais em que circulam e como a experiência e a repercussão das campanhas de 2015 e 2016 foram importantes para a campanha de 2018.Abstract in English:
ABSTRACT Based on the contemporaneous context of authorship and participation on the internet and the theories about folksonomies, this paper aims to discuss the uses and circulation of four significant hashtags for the Brazilian feminist movement: #meuprimeiroassédio (#myfirstharassment), #meuamigosecreto (#mysecretfriend), #belarecatadaedolar (#restrainedbeautifulhousewife), all of them disseminated in 2015 and 2016, and #elenão (#nothim), in 2018. Through quantitative and qualitative-interpretative analysis based on responses to a questionnaire and on a sample of shared posts on Facebook, Twitter and Instagram, it was possible to understand how a group of women feels about the use of hashtags in feminist campaigns, what are the specific characteristics of each of these hashtags, regarding language of the indexed contents and the virtual environments in which they circulate, and how the experience and the repercussion of the campaigns of 2015 and 2016 were important for the 2018 campaign.Abstract in Portuguese:
RESUMO O presente artigo tem como objetivo discutir a noção de gênero discursivo considerando os pressupostos teóricos de Medviédev (2012), Bakhtin (2016) e Volóchinov (2013, 2017) que trataram as relações entre língua, história e ideologia. A reflexão gira em torno de tentar compreender o funcionamento dos gêneros não apenas como uma representação formal da língua, mas como materialidade social, constituído a partir das tensões entre diferentes forças sociais. Assim, tomamos como objeto de análise o conteúdo de Língua Portuguesa do Plano de Estudos para Escolas Itinerantes (2013) com o foco de analisar o funcionamento do gênero “palavras de ordem”, pontuando o fato de que os gêneros discursivos, no caso em tela, apresentam-se, em primeiro lugar, como uma materialidade histórica e assim respondem, em sua constituição formal, às demandas de um movimento social.Abstract in English:
ABSTRACT This article aims to discuss the notion of discursive genre considering the theoretical writings of Medviédev (2012), Bakhtin (2016) and Volóchinov (2013, 2017) who dealt with the relations between language, history and ideology. The reflection revolves around trying to understand the functioning of genres not only as a formal representation of language, but also as a social materiality, constituted from the tensions between different social forces. For this, we take as an object of analysis the content of Portuguese Language Study Plan for Itinerant Schools (2013) with the focus of analyzing the operation of the genre «words of order», punctuating the fact that discursive genres, in this case, first, as a historical materiality and thus respond, in their formal constitution to the demands of a social movement.Abstract in Portuguese:
RESUMO Pesquisas em Análise de Gêneros têm se preocupado, cada vez mais, com a relação entre o contexto de realização de um gênero textual e a descrição/explicação de suas funções retóricas e sociais. No âmbito dos gêneros acadêmicos, as variações disciplinares demonstram que um mesmo gênero textual pode ser construído de forma particular por diferentes áreas disciplinares, reforçando a importância das descrições sociorretóricas de tais gêneros. Amparados teoricamente nos postulados de Swales (1990), para a análise de gêneros textuais, e em Hyland (2000), para a compreensão de culturas disciplinares, nossa metodologia recorreu ao modelo sociorretórico CARS (SWALES, 1990) e aos trabalhos de Costa (2015) e Pacheco, Bernardino e Freitas (2018), a fim de descrever sociorretoricamente a seção de Introdução de 30 artigos experimentais da área de Linguística Aplicada. A análise da configuração composicional prototítpica das introduções foi explicada à luz das respostas de 7 membros experientes da área a entrevistas. Como resultado, propomos uma configuração de descrição sociorretórica que registrou a ocorrência de dois movimentos (“Construindo o objeto de pesquisa” e “Indicando a estrutura do artigo”) e quatro passos retóricos: “Construindo problematização por meio de contextualização sócio-histórica do objeto”, “Construindo problematização em torno do objeto por meio de discussão com literatura prévia”, “Apresentando objetivos” e “Apresentando objeto de pesquisa”.Abstract in English:
ABSTRACT Research on Genre Analysis has been increasingly concerned with the relationship between the context of a textual genre production and the description / explanation of its rhetorical and social functions. Within the academic genre studies, the disciplinary variations show that the same textual genre can be constructed in a particular way by different disciplinary areas, reinforcing the importance of the socio-rhetorical descriptions of such genres. Based on the postulates of Swales (1990), for the analysis of textual genres, and on Hyland (2000), for an understanding of disciplinary cultures, our methodology resorted to the socio-rhetorical CARS model (SWALES, 1990) and to the works of Costa (2015) and Pacheco, Bernardino and Freitas (2018), in order to describe the Introduction section of 30 empirical research articles in the area of Applied Linguistics. The analysis of the prototypical compositional configuration of the introductions was explained according to the answers of 7 experienced members of the area to the interviews. As a result, we propose a configuration of a socio-rhetorical description that registered the occurrence of two moves (“Constructing the object of research” and “Indicating the article structure”) and four rhetorical steps: “Constructing problematization of the object through socio-historical contextualization”, “Constructing problematization of the object through discussion with previous literature”, “Introducing research purpose” and “Introducing research object”.Abstract in Portuguese:
RESUMO O propósito deste artigo é estudar a língua em viagem na tradução do desenvolvimento sustentável para empresários do Brasil e de Portugal. O World Business Concil for Sustainable (WBCSD), entidade foco deste estudo, atua no percurso de significação com a publicação de guias que visam orientar o discurso de gestão sustentável no ambiente corporativo. Na pesquisa analisou-se a disputa de poder que ocorre na definição do conceito de desenvolvimento sustentável (DS) e se propôs a metáfora think tanke como modo de traduzir a relação dos empresários com a questão socioambiental. A análise dos discursos, a luz da desconstrução de Derrida, permitiu estudar as estruturas políticas e institucionais que facilitam e dificultam a acolhida da discussão de desenvolvimento sustentável. Essas estruturas foram desenvolvidas na “história do pensamento ocidental”, seja por meio de “textos filosóficos”, ou em “formas e instituições tais como o governo, a universidade, a identidade nacional, o conceito de dom ou a ideia de enlutamento” (WOLFREYS, 2009, p. 51). Há o luto da presença, o luto da razão, o luto do sujeito e o luto de qualquer instância soberana (DERRIDA, 2013, p. 105). Verificou-se que a metáfora da Empresa Sustentável, desenvolvida neste processo de tradução, é insuficiente para acolher as diversas interpretações já que o intuito é assimilar e integrar. Na metáfora think tanke, por sua vez, reconhece-se a língua em viagem que demonstra as contradições e ambiguidades do discurso do WBCSD e acolhe as diversas traduções sobre DS. Assume-se um pensamento de alteridade que se traduz na desconstrução da relação entre hóspede (questão socioambiental) e hospedeiro (empresa). O hospedeiro torna-se refém das imprevisibilidades do hóspede (alterações climáticas, disponibilidade de água, biodiversidade etc), já que o “hospedeiro torna-se hóspede do hóspede” (DERRIDA, 2003, p. 109).Abstract in English:
ABSTRACT The purpose of this article is to study the language in travel in the translation of sustainable development for businessmen from Brazil and Portugal. The WBCSD, the entity that is the focus of this study, acts in the route of meaning with the publication of guides that aim to guide the discourse of sustainable management in the corporate environment. The survey analyzed the power struggle that occurs in the definition of the concept of sustainable development (SD) and proposed to think tanke metaphor as a way to translate the relationship of business with social and environmental issues. The analysis of the discourses, in the light of the deconstruction of Derrida, allowed to study the political and institutional structures that facilitate and hinder the reception of the discussion of sustainable development. These structures were developed in the “history of Western thought,” either through “philosophical texts”, or “forms and institutions such as government, university, national identity, the concept of gift or the idea of grieving” (WOLFREYS, 2009, p. 51). There is the mourning of presence, the mourning of reason, the mourning of the subject and the mourning of any sovereign authority (DERRIDA, 2013, p. 105). The metaphor of the Sustainable Company, developed in this process of translation, was found to be insufficient to accommodate the different interpretations since the intention is to assimilate and integrate. The think tanke metaphor, on the other hand, recognizes the language in travel that demonstrates the contradictions and ambiguities of the WBCSD’s discourse and welcomes the diverse translations on SD. It assumes a thought of alterity that translates into the deconstruction of the relation between guest (socio-environmental question) and host (company). The host becomes hostage to the vagaries of the guest (climate change, water availability, biodiversity etc), as the “ host becomes the hostage of the guest” (Derrida, 2003, p. 109).Abstract in Portuguese:
RESUMO Ao ler ou ouvir uma história ou uma estória, é natural a associação de sua organização textual à narrativa no contexto brasileiro. Entretanto, se levadas em conta determinadas características linguísticas que evidenciam o propósito sociocomunicativo e as etapas de gênero dos textos, nem sempre histórias ou estórias são contadas fazendo uso da narrativa. Para evidenciar isso, neste estudo, objetivamos apresentar características linguísticas que instanciam outros gêneros de texto usados para envolver ouvintes ou leitores, encontrados em livros didáticos de língua portuguesa. Tendo em vista a abordagem de gênero da Escola de Sydney (MARTIN e ROSE, 2008), utilizamos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com foco no sistema léxico-gramatical de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) e no subsistema de Atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade, (MARTIN; WHITE, 2005). Para análise, foram selecionados, nos livros didáticos “Português Linguagens” (CEREJA; MAGALHÃES, 2012) e “Projeto Teláris - Português” (BERTIN; BORGATO; MARCHEZI, 2012), 21 textos com potencial para instanciar os gêneros exemplum e episódio, tendo em vista propósitos sociocomunicativos específicos, a estrutura esquemática e características linguísticas típicas de cada gênero de texto. A análise dos componentes oracionais da transitividade e das ocorrências de avaliações de Atitude em cada texto evidenciou 8 instanciações de exemplum e 13 de episódio. Nas instanciações de ambos os gêneros, foram identificadas orações materiais e relacionais para introduzir personagens nas fases cenário e descrição, as quais constituem a etapa Orientação. As diferenças situam-se no modo como o problema é respondido nas etapas: com Reação no episódio e Interpretação no exemplum. Além disso, para cumprir o propósito de cada gênero, as instanciações de exemplum apresentam mais avaliações de julgamento, enquanto as de episódio apresentam avaliações de afeto.Abstract in English:
ABSTRACT When reading or listening to or a history or a story, it is natural to associate its textual organization with narrative in Brazilian context. However, if one takes into account certain linguistic characteristics that show the socio-communicative purpose and the genres stages, stories and histories are not always told using narrative. In order to demonstrate these aspects, in this study, we aim to present linguistic characteristics that instantiate other genres of text used to engaging listeners or readers in Portuguese language textbooks. Based on the Sydney School genre approach (MARTIN and ROSE, 2008), we use the principles of Systemic-Functional Linguistics (SFL), focusing on the lexical-grammatical system of transitivity (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2014) and on the Attitude subsystem of the semantic-discursive system of Appraisal (MARTIN and WHITE, 2005). For the analysis, 21 texts with the potential to instantiate the exemplum and anecdote genres were selected in the Portuguese textbooks Português Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2012) and Projeto Teláris - Português (BERTIN; BORGATO; MARCHEZI, 2012), considering their specific sociocommunication purposes, their schematic structure and typical language characteristics of each genre. The analysis of the transitivity components and the attitude occurrences in each text showed 8 instances of exemplum and 13 anecdotes. In the instantiations of both genres, material and relational clauses were identified to introduce characters into the scenario and description phases, which constitute the Orientation stage. The differences lie in the way the problem is answered in the steps: with Reaction in the anecdote and Interpretation in the exemplum. In addition, to fulfill the purpose of each genre, exemplum instantiations present more judgments, while those of anecdote have evaluations of affect.Abstract in Portuguese:
RESUMO A publicidade tem sido representada como um continuum de funções, flutuando entre informação e manipulação, frequentemente recorrendo à comunicação implícita. Pesquisas mostram que, nesse domínio, é crucial a orientação em direção ao leitor para assegurar objetivos retóricos de persuasão. Assim, diferentes pesquisas dedicam-se à linguagem e à comunicação na publicidade, analisando o uso de estratégias de comunicação, tais como, a personificação por meio de pronomes, a intertextualidade e estratégias persuasivas de suavização por meio da modalização (hedges). Em termos do discurso publicitário, faz-se necessário ir além do uso de adjetivos e expressões explícitas, para entender que a persuasão age também na subjacência do texto e por meio de recursos imagéticos. O objetivo deste artigo é examinar, anúncios de grandes instituições financeiras veiculados em diferentes mídias, como televisão, jornais, revistas e internet para identificar a contribuição dos processos metonímicos na persuasão que percorre o gênero publicitário. Para que os objetivos sejam alcançados, as análises partem dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2006), Feng (2017) e Fairclough (1994; 1995). Os resultados indicam que, os anúncios apresentam um alto nível de informalidade e situações rotineiras. Por outro lado, as análises baseadas nos processos metonímicos demonstram os caminhos e técnicas usadas na produção dos anúncios na busca de persuadir e vender os produtos.Abstract in English:
ABSTRACT Advertising has been represented as a continuum of functions, fluctuating between information and manipulation, often resorting to implicit communication. Studies show that, in this field, orientation towards the reader is crucial to ensure the rhetorical goals of persuasion. Thus, different researches are devoted to language and communication in advertising, analyzing the use of communication strategies, such as personification through the use of pronouns, intertextuality and persuasive smoothing strategies through hedges. In terms of advertising speech, it is necessary to go beyond the use of adjectives and explicit expressions, to understand that persuasion also acts on the underlying text and through image resources. The purpose of this article is to examine advertisements from important financial institutions in different media such as television, newspapers, magazines and the Internet to identify the contribution of the metonymic processes to persuasion in the advertising genre. In order to achieve the aims, the analyzes will go from the micro elements to the macro aspects, in which the linguistic forms and the acts of image work together to transmit ideological and hegemonic aspects. In addition, the analyzes rely on the theories of Halliday (1994), Kress and van Leeuwen (1996; 2006), Feng (2017) and Fairclough (1994; 1995). The results indicate that the ads present a high level of informality and day by day situations. On the other hand, the analyzes based on the metonymic processes demonstrate the paths and techniques used in the production of ads to persuade the viewers and sell the products.Abstract in Spanish:
RESUMEN Globalmente, la migración estudiantil universitaria aumenta. En Latinoamérica, Argentina se destaca como epicentro de los intereses de extranjeros, especialmente en las carreras de Medicina. Brasil restringe el acceso a la universidad vía examen de ingreso. En los últimos años, el número de inscritos brasileños en la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad Nacional de Rosario (Santa Fe/Argentina) ha aumentado significativamente. Este fenómeno se presenta en la agenda de los medios de comunicación; sin embargo, los estudios académicos al respecto son escasos. Por esto, el objetivo de este estudio fue analizar las implicancias lingüísticas del fenómeno en relación a: a) la reciente política lingüística universitaria (exigencia de certificación en idioma español a ingresantes no hispanohablantes); b) la formación de comunidades lingüísticas cerradas; y c) el posicionamiento en un paradigma médico, que usa jerga propia. Partimos del marco teórico de la Sociolingüística (ROTAETXE AMUSATEGI, 1990), específicamente de las Políticas Lingüísticas (CALVET, 2007; ARNOUX, 2000), y adoptamos conceptos teórico-metodológicos del Análisis de Discurso (ORLANDI, 2015, 2011; PÊCHEUX, 1975/2016) para construir y analizar el siguiente corpus: documentos institucionales, noticias periodísticas y entrevistas semiestructuradas. De acuerdo a los tres objetivos propuestos, el análisis señala que: a) la aprobación en el examen de lengua española no garantiza el desarrollo expresivo en el contexto áulico, b) el fortalecimiento de la comunidad de brasileños interfiere en su apropiación del idioma español y c) no se constata dificultades lingüísticas sustanciales respecto a la apropiación de la jerga médica. A modo de conclusión, consideramos apremiante fortalecer las políticas lingüísticas e interculturales universitarias volcadas al acogimiento de estudiantes extranjeros, sobre todo en el campo de la formación en Medicina.Abstract in English:
ABSTRACT Globally, university migration increases. In Latin America, Argentina stands out as the epicenter of the interests of foreigners, especially in medical careers. Brazil restricts access to the university through an entrance examination. In recent years, the number of Brazilian students in the Faculty of Medical Sciences of the National University of Rosario has increased significantly. This phenomenon is presented in the media agenda; however, academic studies are scarce. Therefore, it is aimed to analyze the linguistic implications of this phenomenon in relation to: a) the recent university language policy (require certification in Spanish to non-Spanish speakers); b) the formation of closed linguistic communities; and c) the positioning in a medical paradigm, which uses its own jargon. The study is based on the theoretical framework of Sociolinguistics (ROTAETXE AMUSATEGI, 1990), specifically on Linguistic Policies (CALVET, 2007; ARNOUX, 2000), and on theoretical-methodological concepts of Discourse Analysis (ORLANDI, 2015, 2011; PÊCHEUX, 1975/2016) to build and analyze the following linguistic corpus: institutional documents, online news and semi-structured interviews. According to the three proposed objectives, the analysis indicates that: a) the approval in the Spanish language test does not guarantee the expressive development in the academic context, b) the strengthening of the Brazilian community interferes with its appropriation of the Spanish language and c) there are no substantial linguistic difficulties regarding the appropriation of medical jargon. It advocates strengthening university linguistic and intercultural policies aimed at fostering foreign students, especially in the field of medical training.