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Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 62, Número: 1, Publicado: 2023
  • "FRUSTRANTE E ANIMADOR": IDENTIDADE, PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA Artigos

    Klering, Emily Haubert; Trarbach, Mariana Vargas; Kersch, Dorotea Frank

    Resumo em Português:

    RESUMO As tecnologias digitais transformaram a forma de produzir e adquirir conhecimento. Com a pandemia, fez-se evidente a urgência de utilizá-las mais significativamente no ambiente escolar. Mas ainda é preciso que o professor passe pela experiência de utilizar tais tecnologias para, então, trabalhar com elas. Partindo da noção de que é necessário desenvolver novas habilidades para ser letrado digitalmente (KARCHMER-KLEIN; SHINAS, 2012), e considerando as identidades como sendo moldadas pela experiência (IVANIC, 1998), este artigo busca entender como cinco alunos de um programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada, já professores experientes, ao escreverem, constroem suas identidades e refletem sobre a relação das tecnologias digitais com a escola. Para tanto, foram analisados os diários produzidos durante uma aula destinada ao letramento digital, na qual os alunos liam a teoria e experimentavam uma ferramenta digital. Conclui-se que a curiosidade é um dos elementos fundamentais para desenvolver o letramento digital e o pensamento computacional, e que é através das tentativas que o educador aprimora seus conhecimentos e adquire confiança para incorporar novas ferramentas digitais em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Technologies transformed the way of producing and acquiring knowledge. The pandemic proved that now they ought to be a part of the classroom. However, it is still needed that the teacher experiences using such technologies to, then, work with them. Starting from the notion that it is necessary to develop new abilities in order to be digitally literate (KARCHMER-KLEIN; SHINAS, 2012), and considering that identities are shaped by experience (IVANIC, 1998), this paper aims to understand how five students of a Graduate Program in Applied Linguistics, already experienced teachers, while writing, build their identities and reflect upon technology’s relation with the school. Therefore, it was analyzed the journals produced during a class focused on digital literacy, in which the students had to read the theory and experiment with a digital tool. It is concluded that curiosity is one of the key elements to developing digital literacy and computational thinking, and that it is through attempting that the educator improves their knowledge and acquires confidence to incorporate new digital tools in the classroom.
  • ENTRE O TECNOLÓGICO E O HUMANAMENTE POSSÍVEL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA MULTIMODAL DA REFERENCIAÇÃO NOS MEIOS REMOTO E COPRESENCIAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM Artigos

    Andrioli, Fernanda; Ostermann, Ana Cristina; Ohlweiler, Marina Kirsch

    Resumo em Português:

    RESUMO A crise mundial da COVID-19 modificou a condução das atividades educacionais com a emergência de diversos espaços de ensino-aprendizagem organizados em ambientes virtuais. É nesse cenário que este estudo se insere, ao investigar, comparativamente, nas modalidades de ensino remoto e presencial, uma prática recorrente no contexto pedagógico: a referenciação de objetos – como uma tabela em um livro, um documento, ou um objeto não digital. Analisamos como docentes e aprendizes realizam interacionalmente essa prática, descrevendo os recursos multimodais por eles/as empregados e refletindo sobre as potencialidades e os desafios envolvidos nas duas modalidades de ensino. Para investigar as minúcias dessa prática no "aqui-e-agora" interacional do ambiente escolar, empregamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Multimodal (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas remotas e presenciais. Os resultados evidenciam que, embora vários dos recursos empregados pelas professoras na referenciação sejam comuns a ambas as modalidades de ensino, em função das contingências impostas por cada modalidade, eles são empregados por diferentes meios. Há, contudo, diferenças cruciais e com repercussões importantes. Por exemplo, a modalidade de copresença física caracteriza-se por um contexto em que os/as aprendizes e seus respectivos objetos estão visualmente acessíveis ao/à professor/a, possibilitando seu monitoramento e, consequentemente, assegurando a completude do processo de referenciação, o que (ainda) não é possível na modalidade remota. Ademais, na modalidade remota, os/as aprendizes também precisam lidar com contingências específicas da não copresença física ao iniciarem a referenciação a algum objeto, especialmente quando é preciso sincronizar as ações para mobilizar a atenção conjunta. Assim, mostramos como essas e outras contingências implicam em esforços interacionais (frequentemente herculanos) dos/as participantes para tornar possível o processo de ensino e aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The COVID-19 global crisis has changed in many ways how educational activities happen, especially when the encounters migrated to video-mediated settings. In this paper, from a comparative perspective, we investigate online and in-person classes. We examine a recurring practice in pedagogical contexts: referencing objects – e.g. a task in a textbook, a document, or a non-digital object. We analyze how teachers and learners interactionally accomplish referencing. We describe the multimodal resources deployed and reflect on the affordances and challenges in each environment. Using Multimodal Conversation Analysis (SACKS, 1992; MONDADA, 2014), we conduct a fine-grained analysis of the unfolding of referencing practices in audio and video-recorded online and in-person classes. The analysis reveals that although many of the resources mobilized by teachers to refer to an object are common to both environments, they are accomplished through different means due to contingencies imposed by each environment. However, there are crucial differences that generate important repercussions. The in-person environment, for example, is characterized by being a context in which learners and their objects are visually accessible (i.e., independent from a camera that captures them), thus enabling their monitoring and, consequently, ensuring the full accomplishment of the referencing process, something which is not possible (yet) in the virtual environment. Furthermore, in online classes, when referencing an object, learners also need to deal with specific contingencies of the non-physical copresence, especially with those that demand synchrony of actions and visual access (both ways) to mobilize joint attention. Therefore, we show how these (and other) challenges imply interactional efforts by the participants to make the teaching and learning process possible.
  • ESTUDIO TRADUCTOLÓGICO DE TRES OPERADORES DE LA CONVERSACIÓN DEL ESPAÑOL PENINSULAR (BUENO, PUES, VAMOS) MEDIANTE LA SUBTITULACIÓN HACIA EL ITALIANO: UN ESTUDIO BASADO EN LA SERIE «LAS CHICAS DEL CABLE» Artigos

    Trovato, Giuseppe

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo plantea el tratamiento traductor de algunos operadores de la conversación muy comunes en el español peninsular, a saber, bueno, pues y, vamos, en la subtitulación del español al italiano de la primera temporada de la serie española «Las chicas del cable» (2017), producida y emitida en Netflix. A partir de las transcripciones de la versión original y de la subtitulada en italiano, se han localizado todos los casos relativos a los operadores objeto de estudio en español y, a continuación, se ha detectado su correspondencia en italiano. Una vez realizadas dichas operaciones, se ha adoptado la clasificación de los procedimientos de traducción característicos de la subtitulación de Gottlieb (1992, p. 166-168) con objeto de sistematizar –mediante un enfoque cualitativo con datos cuantitativos– los resultados obtenidos y analizar los cambios que se producen en el trasvase del español al italiano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper considers the translational treatment of some conversational markers in peninsular Spanish, namely, bueno, pues, vamos, through subtitling from Spanish into Italian of the first season of the Spanish series «Las chicas del cable» (2017), produced and broadcast on Netflix. From the transcriptions of the original version and of the Italian subtitled version, all the cases relating to the conversation markers have been identified and then their correspondence in Italian has been detected. Once these operations have been carried out, we have adopted the classification of translation procedures by Gottlieb (1992, p. 166-168) in order to systematise with a qualitative approach the results obtained and to analyse the changes taking place in subtitling from Spanish into Italian.
  • DO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS À EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA COM ELAS: REFLEXÕES TEÓRICAS E REDIRECIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS SOB VOZES MÚLTIPLAS Artigos

    Tonelli, Juliana Reichert Assunção

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo parte da necessidade de compreender até que ponto, no Brasil, o ensino de inglês, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), vem encontrando espaços na constituição de profissionais da área, para assumir outras posturas teóricas e epistemológicas e reorientar o olhar dos envolvidos nesse contexto, incluindo a autora. Ao analisar os dados advindos de duas fontes, uma disciplina ofertada em um curso de graduação e um curso de extensão, ambos concernentes ao ensino de línguas adicionais na infância, almejou-se identificar sentidos atribuídos por docentes no que se refere a assumir diferentes posturas e razões para o ensino de inglês ou de uma educação linguística na e para a infância. Para isso, buscaram-se marcas linguísticas que justificam o uso de novas nomenclaturas nos dizeres de professores e professoras que atuam na área que sinalizam posturas adotadas em atividades desenvolvidas em âmbito de formação. Verificaram-se, ainda, os modos de organização de uma disciplina optativa, haja vista que modificações realizadas no seu programa colaboraram para melhor visualizar necessidades emergentes no que tange a discussões que façam mais sentido ao que tem sido vivenciado nas aulas de inglês nos anos iniciais. Conclui-se que o termo ‘educação linguística na infância com crianças’ vem sendo preferido no lugar de ‘ensino de inglês para crianças’, uma vez que reflexões promovidas no referido campo constroem entendimento de que educar por meio da língua amplia as possibilidades de ensino amparado em uma abordagem linguística sensível e ampliada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is based on the need to understand to what extent, in Brazil, the teaching of English in early childhood education and the early years of elementary school has been finding room in the constitution of professionals in the area taking as well as other theoretical and epistemological positions and, thus reorienting the gaze involved in this context, including the author. By analyzing the data from two sources, a discipline offered in an undergraduate course and an extension course, both concerning the teaching of an additional language in childhood, the aim was to identify meanings attributed by teachers regarding assuming different attitudes and reasons for teaching English or language education in and for childhood. For this, we searched in the words of teachers who work in the area, linguistic marks that signal postures adopted in the activities developed in the context of teacher’s education that justify the usage of new terminologies. It was also verified the modes of organization of the referred discipline, given that changes made in its program can collaborate to better visualize emerging needs regarding discussions that make more sense to what has been experienced in English classes in the early years. It is concluded that the term ‘linguistic education in childhood with children’ has been preferred over ‘English teaching for children’ since reflections promoted in the field build an understanding that educating through language expands the possibilities of teaching it from a broader and sensitive linguistic approach.
  • O PERCURSO GAMER COMO NOVO MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESCRITA Artigos

    Chinaglia, Juliana Vegas

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado "Lara Croft nos templos do Camboja", em homenagem aos jogos da franquia Tomb Raider, na qual é possível assumir a identidade de uma arqueóloga fictícia. Vislumbramos nesses jogos a possibilidade de explorar os letramentos e os gêneros científicos e de divulgação científica. Embasam a criação desse novo modelo de material didático as teorias de letramentos, gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos. Para a aplicação em sala de aula, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação e os seguintes instrumentos de geração de dados: questionário, videogravação das aulas, captura de imagens no computador, diário de pesquisa e entrevistas. Concluímos que o percurso gamer oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar uma profissão e escrever textos em diferentes gêneros a partir da assunção de um ethos discursivo previamente delimitado pelo personagem, o que permite mobilizar a prática social na produção textual e compreender com maior profundidade a cena da enunciação, devido à imersão na proposta narrativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we seek to reflect on the interfaces between games and the teaching of writing, through the development and application of a didactic material inspired by the logic of games, which we call the gamer route. The material created is titled "Lara Croft in the temples of Cambodia", named after the Tomb Raider franchise games. In the game it is possible to assume the identity of a fictional archaeologist. We envision in these games the possibility of exploring literacies and scientific and science popularization genres. The theories of literacies, gamification and Game-Based Learning support the creation of this new model of didactic material. For the application in the classroom, we used the action research methodology and the following data generation instruments: questionnaire, video recording of classes, computer image capture, research diary and interviews. As a main result, we conclude that the gamer route offers students the possibility of experiencing a profession and writing texts in different genres from the assumption of a discursive ethos previously delimited by the character, which allows mobilizing social practice in textual production and understanding in greater depth the scene of enunciation, due to the immersion in the narrative proposal.
  • CÂNONES ESCOLARES E MASHUPS LITERÁRIOS: O INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DE ADAPTAÇÕES FANFICS Artigos

    Curcino, Luzmara; Conti, Clarissa

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, abordamos aspectos da produção, difusão e recepção de um gênero peculiar, forjado em um ambiente cultural cada vez mais familiar às novas gerações, expostas desde cedo ao universo de produções digitais, que propicia e fomenta a experimentação e mixagem de linguagens e, com elas, a dessacralização de referências literárias e cânones culturais. Referimonos ao mashup literário, próprio das produções fanfics digitais contemporâneas. Analisamos um mashup literário publicado no formato livro impresso e produzido a partir de uma das obras clássicas da literatura nacional, publicado em um selo editorial destinado ao público leitor jovem. Com sua análise, buscamos depreender representações atualmente compartilhadas sobre a leitura e sobre o público leitor visado por essas produções. Elas se encontram indiciadas nas estratégias de escrita empregadas nessas adaptações, nos paratextos dos livros que apresentam e justificam sua produção, nas publicidades que divulgam esse produto, assim como nos comentários de leitores, da mídia informativa e de textos acadêmicos que as avaliaram, quando de seu lançamento no Brasil. As escolhas linguísticas bem como o gênero, o formato e o meio de circulação mobilizados nessa produção fanfic, assim como o que se disse a seu respeito, nos colocam diante de discursos sobre a cultura letrada, o livro e a literatura, sobre o papel da escola na formação leitora e, especialmente, sobre o perfil leitor de jovens nativos da cultura digital. Em sua análise mobilizamos princípios da Análise de Discurso e da História Cultural, bem como contribuições de estudos brasileiros dedicados às práticas de letramento literário do universo juvenil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we address aspects of the production, diffusion, and reception of a relatively recent genre, forged in a cultural and technical environment increasingly familiar to new generations exposed from an early age to the universe of digital productions, which provides and encourages the experimentation and mixing of languages and the desecration of cultural references or canons. From the set of these productions, we dedicate ourselves to the study of literary mashups, specifically those produced from classics of national literature, published in printed form, in an editorial stamp aimed at the young readership. With its analysis, we seek to deduce currently shared representations about reading and the readership targeted by these productions. We can find indications of the profile of this reader in some writing strategies employed in this kind of adaptation, in addition to the books’ cover texts and the advertisement texts that publicize them, combined with the comments of readers, of the informative media and academic texts that evaluated them when the books were published in Brazil. The language used in these fanfic productions and the comments about these mashups place us in front of discourses about literate culture, books and literature, about the role of the school in reader training, and especially about the writing and reading practices of young native readers of digital culture. We articulate in this analysis principles and concepts from Discourse Analysis and Cultural History and the contributions of Brazilian studies dedicated to literary literacy practices in the youth universe.
  • APRENDIZAGEM AFETIVA E INCLUSIVA DE LÍNGUAS PELO WHATSAPP: UM ESTUDO DE CASO ENTRE UM GRUPO DE PROFESSORES ESTAGÍARIOS E ALUNOS DE ITALIANO COM FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E PLURICULTURAL Artigos

    Ferroni, Roberta

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem um duplo propósito: 1. investigar as estratégias utilizadas por um grupo de formandos durante a realização de pré-task inspiradas na abordagem autobiográfica e implementadas via WhatsApp; 2. analisar se e como os aprendizes manifestam formas de envolvimento emocional nas mensagens online, entendidas aqui como a capacidade de saber expressar sua própria esfera subjetiva na língua do país de acolhimento. Trata-se de um estudo de caso, baseado na observação de 900 mensagens enviadas via WhatsApp ao longo de 39 dias e destinadas à realização de 9 pré-task que potencializam a esfera emocional intrapessoal. Os dados foram coletados durante um curso de italiano L2/LS destinado a alunos com formação plurilíngue e pluricultural no nível A2 do Volume Complementar do QECR (2018) e ministrado por professores estagiários. A investigação quanti-qualitativa, realizada a partir de estudos que analisam a comunicação digital e auxiliada pela abordagem autobiográfica, mostra que os pré-task têm oferecido à comunidade de prática a possibilidade de ir além da atividade didática e construir uma rede de afiliação com espaços de comunicação emocionalmente envolventes, enriquecidos por suportes iconográficos e testemunhos de vida que denotam requinte estilístico e linguístico. Do ponto de vista profissional, o estudo destaca o caminho percorrido pelos professores estagiários para a aquisição de habilidades e competências – estilísticas, pragmáticas, linguísticas, interacionais e emocionais – necessárias para fomentar formas de aprendizagem afetiva e inclusiva de línguas por meio de recursos multimodais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the present study is twofold: 1 to investigate the strategies used by a group of trainee teachers during the implementation via WhatsApp of pre-task activities inspired by the autobiographical approach; 2. to analyse whether and how learners show emotional engagement through online messages, referred here as the ability to express their own personal sphere in the host country’s language. The case study consists of the observation of 900 WhatsApp messages sent over a period of 39 days, aimed at carrying out 9 pre-task activities to enhance the intra-personal emotional sphere. The data were collected during an Italian L2 course designed for students of A2 level according to Common European Framework of Reference for languages (CEFR) with a multilingual and multicultural background and taught by trainee teachers. The quantitative-qualitative survey, carried out on the basis of studies analysing digital communication and supported by the autobiographical approach, shows that pre-tasks offered the community of practice the opportunity to go beyond the teaching activity and to build an affiliate network with emotionally engaging communicative spaces, enriched by iconographic material and stylistically and linguistically refined life stories. From a professional perspective, the study shows the path taken by trainee teachers to acquire skills and competences – stylistic, pragmatic, linguistic, interactional and emotional – necessary to foster forms of affective and inclusive language learning through multimodal resources.
  • O AMBIENTE DIGITAL TRADCORPUS: PROPOSTA DE REPOSITÓRIO DE DADOS DE CORPORA ON-LINE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E DE TRADUÇÃO Artigos

    Serpa, Talita; Pinto, Paula Tavares; Sbrogio, Renata de Oliveira; Camargo, Diva Cardoso de

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo apresenta a interface inicial do repositório Tradução e Corpora On-line para Formação de Competências Profissionais (TRADCorpus), que visa fornecer corpora abertos multilíngues, paralelos e comparáveis como recurso para o ensino e aprendizagem de Tradução e de competências linguísticas em múltiplos pares de línguas tais como Português ↔ Inglês ↔ Espanhol ↔ Francês ↔ Italiano ↔ Alemão. As teorias utilizadas para construir este conjunto de dados seguem principalmente os conceitos de Data-Driven Learning, bem como a Pedagogia de Tradução Baseada em Corpus, que promovem um processo de utilização eficaz dos corpora para a realização de tarefas de ensino e de Tradução. Essa coleção de materiais, bem como uma lista de ferramentas computacionais, está disponível para professores de línguas, tradutores e estudantes que podem acessar arquivos e atividades produzidas por diferentes usuários e podem também partilhar as suas próprias produções. A maioria dos corpora, listas de palavras, palavras-chave, colocados são resultados da pesquisa desenvolvida pelos grupos "Tradução, Terminologia e Corpora" e "En-Corpora": Ensino Baseado e Dirigido por Corpora" (CNPq).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a preliminary online repository called TRADCorpus - Translation and Online Corpora for Training Professional Competences, which aims at providing open multilingual, parallel and comparable corpora as resource for teaching and learning translation and language skills in multiple language pairs such as Portuguese ↔ English ↔ Spanish ↔ French ↔ Italian ↔ German. The theories used for building this collection mainly follow the concepts of Data-Driven Learning as well as Corpus-Based Translation Pedagogy which promote a process of effective use of corpora for performing teaching and translation tasks. This database, as well as a list of online computational tools, will be available to language teachers, translators and students who will be able to access a set of files and activities produced by different users and they will be able to share their own work as well. Most of the corpora and lists of words, keywords and collocates are the results of the research developed by the groups "Translation, Terminology and Corpora" and "En-Corpora: Corpus-Based and Corpus-Driven Teaching" (CNPq).
  • MAPEANDO A PROFICIÊNCIA EM LEITURA E COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS DE ALUNOS DE LETRAS Artigos

    Borges-Almeida, Vanessa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza quantitativa acerca da proficiência em leitura e compreensão oral em língua inglesa de alunos de cursos de Letras (Inglês) de uma universidade pública brasileira. Os objetivos do estudo foram mapear o nível de proficiência dos alunos do início até a metade do curso e identificar se há progressão de nível conforme avançam nas cadeias de disciplinas específicas para as habilidades escritas e para as orais. Um questionário sobre o perfil acadêmico e simulados das provas de leitura e de compreensão oral do International English Language Testing System (IELTS) foram aplicados a 385 alunos, dos quais 243 fizeram a prova de leitura e 198, a prova de compreensão oral. Ainda, destes, 32 refizeram a prova de compreensão oral, e 15, a de leitura. Os dados foram analisados com estatística descritiva e inferencial não paramétrica. Os resultados revelam progressão de nível de proficiência, tanto em leitura quanto em compreensão oral, do início do curso para o final das cadeias de habilidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the results of a quantitative research on the English reading and listening proficiency of students of English Language and Literature undergraduate degrees in a Brazilian public university. The objectives of the study were to map students’ proficiency level from beginning to mid-course semesters and to identify if there is level progression as students advance in the sequence of specific written-skills and oral-skills courses. A questionnaire about their academic profile and simulated reading and listening tests of the International English Language Testing System (IELTS) were administered to a total of 385 students, of which 243 took the reading test and 198 took the listening test. Besides, out of those, 32 retook the listening test, and 15 the reading test. Data were analyzed with descriptive and non-parametric inferential statistics. Results reveal a progression of proficiency level both in reading and listening from the beginning of the undergraduate course to the end of the specific skills course sequences.
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BÁSICO Artigos

    Silva, Wagner Rodrigues; Mendes, Jaquelene

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article shows an approach to scientific education designed to help innovate the teaching of Portuguese as a mother tongue based on investigative practices in basic schools. The proposal was built collaboratively by elementary school teachers and higher education professors, members of a research project linked to a Brazilian government program designed to strengthen students’ scientific education. It configures (a) bibliographical research dedicated to the characterization of the mentioned approach (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), and (b) documentary analysis of the focus of scientific education in a national curriculum guideline (BRASIL, 2018) and written impressions about the referred project, shared by teachers in continuing education. This is a study situated in the antidisciplinary field of applied linguistic studies. The pedagogical proposal materialized in the production of some instruments that mediate student learning, among which stand out a didactic unit, a pedagogical planning circuit informed by the scientific education approach and a virtual grammar study laboratory.
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