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Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 63, Número: 3, Publicado: 2024
  • A PRODUÇÃO DISCURSIVA DO REFÚGIO: NARRATIVAS, PERFORMATIVIDADE E IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NO SISTEMA BRASILEIRO DE ELEGIBILIDADE Artigos

    Biar, Liana de Andrade; Castro, Flávia Rodrigues de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, refletimos, desde uma perspectiva discursiva, sobre o processo formal de elegibilidade de solicitantes de refúgio no Brasil. O objetivo central é sublinhar a dimensão performativa da produção do refugiado, aqui compreendido como um rótulo que depende de práticas discursivas - em especial narrativas -, de que participam os/as solicitantes, oficiais e demais atores sociais que compõem o sistema jurídico e burocrático do refúgio. Nessas práticas, o que parece estar em jogo são as competências narrativas do/a solicitante e entrevistadores/as em conformar a experiência de migração em uma matriz de inteligibilidades sobre o deslocamento humano e sobre o funcionamento da linguagem. A partir da análise de elementos de pelo menos duas importantes pontas do processo - textos de documentos normativos e entrevistas com voluntários que preparam solicitantes para suas entrevistas de elegibilidade -, mostramos como ideologias linguísticas, especialmente crenças sobre a natureza da construção narrativa, operam como protagonistas de tal processo institucional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we reflect on the formal process of asylum eligibility in Brazil from a discursive perspective. We aim to underline the performative dimension of the refugee’s production. This label is understood here as dependent on discursive practices - especially narratives -, in which the applicants, officials, and other social actors participate. In these practices, what seems to be at stake are the narrative competencies of the asylum seeker and interviewers in shaping the migration experience into a matrix of intelligibility about human displacement and language functioning. We analyze at least two important aspects of the process: the texts of normative documents and interviews with volunteers who prepare applicants for their eligibility interviews. We then show how linguistic ideologies, especially beliefs about the nature of narrative construction, operate as protagonists of such an institutional process.
  • A COR DO SINAL: CIRCULAÇÃO DE DISCURSOS RACISTAS EM SINAIS DA LIBRAS Artigos

    Oliveira, Carlos Alberto Matias de; Stella, Paulo Rogério

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho objetiva investigar os discursos materializados nos sinais em Libras utilizados para designar pessoas brancas e pessoas negras. Inscrevemos esta pesquisa nos estudos da Análise Dialógica do Discurso. Enquanto recorte metodológico, realizamos a busca dos sinais mencionados em quatro plataformas virtuais: Google, Youtube, Signbank e Dicionário de Libras do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Como resultados, foi possível identificar que, nos sinais de pessoa branca, circulam valores que as colocam enquanto grupo étnico dominante e socialmente valorados, ao passo que os sinais para designar pessoas negras integram a lógica opressora do racismo, construindo-as enquanto grupo social subalterno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to investigate the discourses materialized in signs in Brazilian Sign Language used to designate white people and black people. We inscribed this research in Dialogical Discourse Analysis studies. As a methodological approach, we searched for the aforementioned signs on four virtual platforms: Google, Youtube, Signbank and National Institute of Education for the Deaf (Ines) Libras Dictionary. As results, it was possible to identify that, in the signs of white people, values circulate that place them as a dominant and socially valued ethnic group, while the signs to designate black people integrate the oppressive logic of racism, constructing them as a subordinate social group.
  • PEDAGOGIA DECOLONIAL EM INTERFACE COM OS ESTUDOS DO LETRAMENTO: DECOLONIZANDO MONUMENTOS HISTÓRICOS Artigos

    Aguiar, André Effgen de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nossa intenção neste artigo é pensar uma proposta didática que entrelace teorias como decolonidade (Mignolo, 2003, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2009, 2013, 2020), estudos do letramento (Street, 2003, 2014; Kleiman, 1995, 2006; Soares, 2003; Rojo, 2009), criticidade (Aguiar, 2022; Freire, 1997, 2006; Carbonieri, 2016) e interculturalidade crítica (Walsh, 2007, 2009, 2010), chegando à constituição do conceito de Letramento Cartográfico Digital Crítico. A ideia é que, por meio de uma pedagogia decolonial, esses conceitos entrem em convergência e, de forma orgânica, a síntese construída a partir do diálogo dessas teorias possa oportunizar outras possibilidades de estar, ser, sentir, existir, fazer, pensar, olhar, escutar e saber (Walsh, 2013) na escola através da produção de mapas virtuais, interativos e decoloniais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our intention in this article is to think of a didactic proposal that intertwines theories such as decolonity (Mignolo, 2003, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2009, 2013, 2020), literacy studies (Street, 2003, 2014; Kleiman, 1995, 2006; Soares, 2003; Rojo, 2009), criticality (Aguiar, 2022; Freire, 1997, 2006; Carbonieri, 2016) and critical interculturality (Walsh, 2007, 2009, 2010), arriving at the constitution of the concept of Critical Digital Cartographic Literacy . The idea is that, through a decolonial pedagogy, these concepts converge and, in an organic way, the synthesis built from the dialogue of these theories can provide other possibilities of being, being, feeling, existing, doing, thinking, looking, listening and knowing (Walsh, 2013) at school through the production of virtual, interactive and decolonial maps.
  • COMO APRESENTAR A PESQUISA LINGUÍSTICA AOS ALUNOS USANDO O VOYANT TOOLS Artigos

    Lisboa, Joel Victor Reis; Fromm, Guilherme

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva demonstrar a produtividade da utilização pedagógica do Voyant Tools (SINCLAIR; ROCKWELL, c2023), ambiente web de análise textual, na introdução à formação de (futuros) pesquisadores do léxico. Para tanto, apresentamos propostas de rodadas de discussão e de atividades práticas passíveis de adaptação para diferentes públicos-alvo, da educação básica à pós-graduação. Esperamos que este artigo possa instigar novas propostas de utilização do Voyant Tools na sala de aula, bem como que sirva de base para professores que desejem introduzir seus alunos nas pesquisas linguísticas de base descritiva ou utilizar o Voyant Tools como mais um dos recursos pedagógicos de suas aulas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to demonstrate the productivity of using Voyant Tools (SINCLAIR; ROCKWELL, c2023) - a web environment for text analysis - for pedagogical purposes, especially in (future) lexical researchers training. To do so, we propose discussion rounds and practical activities which can be adapted to different target audiences, from basic education to graduate students. We hope this paper encourages new pedagogical uses of Voyant Tools and also guides teachers who want to introduce students to descriptive linguistic research or to use Voyant Tools as one of their pedagogical resources in classroom.
  • A DIFÍCIL INTEGRAÇÃO DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E O LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA Artigos

    Pinto, Lori de Santana; Dalben, Tatiany Pertel Sabaini; Audi, Luciana Cristina da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho objetiva apresentar uma análise de um livro didático de língua inglesa com o intuito de verificar a predominância dos paradigmas do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) e do Inglês como Língua Franca (ILF) nas atividades de compreensão oral em língua inglesa de um livro didático aprovado pelo PNLD em 2018, usado em escolas públicas do município de Ilhéus - BA. Apoiamo-nos nos conceitos subjacentes ao ILE e ILF discutidos por Jenkins (2000; 2002; 2006; 2009) e Jenkins, Cogo & Dewey (2011), e, também, nos princípios da Pedagogia Crítica de Freire (1987), da Linguística Aplicada Crítica, apresentada por Pennycook (2001) apud Urzêda-Freitas & Rocha (2012) e da Pedagogia Pós-Método, proposta por Kumaravadivelu (2003). A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando-se a pesquisa exploratória e descritiva, bem como a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), para a sistematização dos dados. Os resultados da análise demonstram uma compreensão de que o ILE foi o modelo mais recorrente ao longo das seções de compreensão oral, o que evidencia a perpetuação de valores da colonialidade na elaboração de livros didáticos de língua inglesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to present an analysis of an English language textbook to verify the predominance of the paradigms of English as a Foreign Language (EFL) and English as a Lingua Franca (ELF) in the activities of oral comprehension in English of a textbook approved by the PNLD in 2018, used in public schools in the municipality of Ilhéus - BA. We rely on the concepts of ILE and ILF discussed by Jenkins (2000; 2002; 2006; 2009) and Jenkins, Cogo & Dewey (2011), and also on the principles of Freire›s Critical Pedagogy (1987), of Critical Applied Linguistics, presented by Pennycook (2001) apud Urzêda-Freitas & Rocha (2012) and of the Postmethod Pedagogy, proposed by Kumaravadivelu (2003). The methodology was qualitative, using exploratory and descriptive research, as well as the Content Analysis technique proposed by Bardin (1977), for data systematization. The analysys results demonstrate an understanding that the EFL was the most recurrent model throughout the listening comprehension sections, which evidences the perpetuation of coloniality values in the elaboration of English language textbooks.
  • QUANDO A FORMAÇÃO EM TRADUÇÃO E A ÉTICA SÃO IMPORTANTES Artigos

    Esqueda, Marileide Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta como o ensino e a aprendizagem da ética foram implementados no contexto de uma disciplina intitulada Ética Profissional para Tradutores e Intérpretes, oferecida aos alunos do Curso de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizada no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Por meio da técnica pedagógica denominada método de caso, que permite a reflexão e possíveis maneiras de resolver problemas éticos, a formação ética dos tradutores pode ser aprimorada. Embora se assemelhe ao método de estudo de caso usado na pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, especialmente em termos de seleção de casos e aderência a teorias, o método de caso aqui apresentado destina-se a fins didáticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents how the teaching and learning of ethics have been implemented in the context of a course entitled Professional Ethics for Translators and Interpreters, offered to students of the Translation Program at the Federal University of Uberlândia (UFU), located in Minas Gerais State, in Brazil. Through the pedagogical technique referred to as the case method, which enables reflection and possible ways of solving ethical problems, the ethical education of translators can be improved. Although it resembles the case study method used in qualitative research in Social Sciences, especially in terms of case selection and adherence to theories, the case method presented here is intended for didactic purposes.
  • NÃO IMPORTA SE O EXAME DE PROFICIÊNCIA É EM INGLÊS OU JAVANÊS QUANDO SE É FLUENTE EM GOOGLE TRADUTOR Artigos

    Silva, Valdir; Pereira, Rélenny Vilas Bôas Cerqueira; Seba, Adson Luan Duarte Vilasboas

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde 1965, os Programas de Pós-Graduação no Brasil têm aplicado exames de proficiência com o objetivo de verificar a capacidade de leitura, interpretação e compreensão de textos em línguas estrangeiras. Nesses exames, a única fonte de pesquisa permitida é o dicionário impresso. Guiado pela teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, este artigo propõe uma reflexão sobre a relevância desse modelo de exame, no contexto das práticas sociais mediadas por tecnologias digitais que, devido à pandemia da COVID-19, tiveram que se adaptar. A análise foi baseada em 93 editais publicados pelos Programas antes da pandemia (2017-2019) e durante a pandemia (2020-2021). Os resultados mostram que apenas o CEFET-MG, durante a pandemia, propôs um exame em que todas as fontes (analógicas e digitais) foram permitidas aos candidatos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since 1965, graduate Programs in Brazil, with the objective to verify the capacity to read, interpret and understand texts in foreign languages, have applied proficiency exams, in which the only research source allowed is the printed dictionary. Guided by the theory of Complex Dynamic Systems, this article proposes a reflection on the relevance of this examination model, in the context of social practices mediated by digital technologies that, due to the COVID-19 pandemic, had to adapt. The analysis was based on 93 public notices published by the Programs before the pandemic (2017-2019) and during the pandemic (2020-2021). The results show that only CEFET-MG, during the Covid-19 pandemic, proposed an exam in which all sources (analogic and digital) were allowed to candidates.
  • ENSEÑANZA DE LA LECTURA, LA ESCRITURA Y LA ORALIDAD EN LAS DISCIPLINAS DE LA FACULTAD DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN: EL PROYECTO LESFIC Artigos

    Díaz, Damián; Fuster, Yanet; Bertolotti, Virginia; Arroyo, Lucía; Musto, Laura

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta los resultados de una experiencia de formación docente enfocada en la lectura, la escritura y la oralidad, realizada por docentes de lengua de la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República con otros docentes de la institución. Se fundamenta en dos conceptos: primero, que los docentes de las disciplinas son actores fundamentales en la enseñanza de las prácticas académicas letradas y, segundo, que las prácticas de lectura, escritura y oralidad universitarias, aunque tienen características comunes, son manifestaciones de saberes disciplinarios específicos de cada área. Nuestro objetivo es observar en qué aspectos las inquietudes sobre la enseñanza de la lectura, la escritura y la oralidad de docentes de diferentes asignaturas son comunes y en qué aspectos difieren, así como observar cómo esa preocupación, al ser explicitada, se refleja en la creación de recursos didácticos para la enseñanza en las disciplinas. Los datos fueron recogidos mediante notas de campo durante el intercambio individual con once docentes de diez asignaturas usando cuestionarios de autorreflexión, descriptores de niveles de lectura y escritura, intercambios orales y elaboración de propuestas didácticas. Se realizó un análisis cualitativo de esos registros considerando las variaciones entre asignaturas en cuanto a las inquietudes manifestadas. Los resultados muestran un cuerpo común de preocupaciones relacionadas principalmente con la escritura, en menor proporción con la lectura y, solo en algunos casos, con la oralidad. Muestran, asimismo, que hay inquietudes relacionadas con los saberes de lenguaje específicos de las áreas disciplinarias en algunos docentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the results of a teacher training experience focused on reading, writing and orality, carried out by language teachers from the Facultad de Información y Comunicación of Universidad de la República with other teachers from the institution. It is based on two concepts: first, that teachers of the disciplines are fundamental actors in the teaching of literate academic practices and, second, that university reading, writing and oral practices, although they have common characteristics, are manifestations of disciplinary knowledge specific to each area. Our objective is to observe in what aspects the concerns about the teaching of reading, writing and orality of teachers of different subjects are common and in what aspects they differ, as well as to observe how this concern, when made explicit, is reflected in the creation of didactic resources for teaching in the disciplines. The data were collected through field notes during the individual exchange with eleven teachers of ten subjects using self-reflection questionnaires, reading and writing level descriptors, oral exchanges and the development of didactic resources. These records were qualitatively analysed, considering the variations between subjects regarding the concerns expressed. The results show a common body of concerns related mainly to writing, to a lesser extent to reading and, only in some cases, to orality. They also show concerns about specific language knowledge of the disciplinary areas in some teachers.
  • A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA Artigos

    Ferreira, Maria Cristina; Ribeiro, Patrícia Nora de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a carência de trabalhos sobre as potencialidades dos ambientes imersivos na educação, este artigo busca investigar a relevância da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem de vocabulário em inglês como língua estrangeira a curto e longo prazo. Investiga-se também os efeitos deste ambiente imersivo em alunos com diferentes níveis de proficiência, a saber: níveis elementar e intermediário. No âmbito teórico, o estudo é fundamentado nos pressupostos da Teoria da Cognição Corporifica que concebe a mente e nossas experiências corporais com o mundo externo elementos centrais no processamento e aquisição de conhecimento. No âmbito metodológico, o ambiente em Realidade Aumentada usado na presente pesquisa foi aplicado a 15 alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRJ, campus Eng. Paulo de Frontin e os dados obtidos foram gerados por meio de testes de vocabulário e questionário. Os resultados indicam que o ambiente em Realidade Aumentada pode contribuir significativamente para o aprendizado de vocabulário tanto a curto quanto a longo prazo, com destaque para os alunos de nível intermediário que foram os que mais se beneficiaram do ambiente testado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the need for studies on the potential of immersive environments in education, this paper aims to investigate the relevance of Augmented Reality in ESL/EFL in the shortand long-term vocabulary learning. It also investigates the effects of this immersive environment on students with different proficiency levels, elementary and intermediate levels. Theoretically, the study is based on the assumptions of the Embodied Cognition theory, which considers the mind and our bodily experiences with the external world as central elements in the processing and acquisition of knowledge. In the methodological scope, the Augmented Reality environment used in this research was applied to 15 students of Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRJ, campus Eng. Paulo de Frontin and the data collected were generated through vocabulary tests and a questionnaire. The results indicate that the Augmented Reality environment can significantly contribute to vocabulary learning in the short and long term, especially for intermediate level students who benefited the most from the tested environment.
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