Open-access Ecologia de aves, armas biológicas? O Projeto Ecológico de Belém e uma controvérsia histórica sobre a presença do Instituto Smithsonian e da Fundação Rockefeller na Amazônia (1963-1971)

Bird Ecology, Biological Weapons? The Belem Ecological Project and a Historical Controversy Surrounding the Presence of the Smithsonian Institution and Rockefeller Foundation in the Amazon, 1963-1971

¿Ecología de aves, armas biológicas? El Proyecto Ecológico de Belém y una controversia histórica sobre la presencia del Instituto Smithsonian y de la Fundación Rockefeller en el Amazonas (1963-1971)

RESUMO

Este artigo investiga a história do Projeto Ecológico de Belém (1963-1971), coordenado por Philip Humphrey, do Instituto Smithsonian, e desenvolvido na Amazônia em parceria com o Laboratório de Vírus da Fundação Rockefeller. O objetivo é explorar a controvérsia histórica de que pesquisas sobre ecologia de aves teriam ocultado testes das forças armadas norte-americanas para o desenvolvimento de armas biológicas durante a Guerra do Vietnã. A pesquisa põe em relevo a articulação entre as instituições do Estado e as fundações privadas na execução da política externa norte-americana na Guerra Fria. Baseado em documentação consultada em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, o artigo conclui pela existência de financiamento híbrido - privado e público, civil e militar - ao projeto e pelo repasse de informações produzidas a partir das pesquisas para as forças armadas norte-americanas.

Palavras-chave:
Philip Humphrey; Instituto Smithsonian; Fundação Rockefeller; Amazônia; armas biológicas

location_on
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro