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Política e economia na Terceira República francesa: Emile Moreau e a batalha do franco

Resumos

O artigo trata da estabilização do franco, ocorrida no segundo semestre de 1926, privilegiando a perspectiva fornecida pelos registros diários do novo diretor geral do Banco da França à época, Emile Moreau. Na primeira parte, procede-se a uma reconstrução do quadro político francês na fase de dissolução do Cartel des Gauches. A seguir, examinam-se as novas bases de estabilização da moeda propostas pelo Comité d'Experts, juntamente com os determinantes da remoção da cúpula dirigente do Banco da França pelo ministro das finanças Joseph Caillaux. Após, são apresentadas as principais medidas de política monetária adotadas por Moreau, bem como suas divergências com o primeiro-ministro, Raymond Poincaré, a respeito da estratégia de recuperação econômica do país. Ao final, avalia-se até que ponto as visões de Poincaré e Moreau realmente se distanciavam em relação à magnitude mais conveniente de estabilização do câmbio.

padrão-ouro; franco francês; Banco da França; Emile Moreau; Raymond Poincaré.


This paper discusses the French franc stabilization process, happened in the second half of 1926, focusing on the perspective offered by the recorded daily memories of the new governor of the Bank of France at the time, Emile Moreau. The first section covers the French political scene in the period of the Cartel des Gauches dissolution. After that, the new basis for the monetary stabilization provided by the Comité d'Experts are examined, as well as the main factors behind the dismissal of the Bank of France's top executive rank by the minister of finance Joseph Caillaux. Next, Moreau's main monetary policy actions are presented, along with his clashes with Prime Minister Raymond Poincaré over the best strategy toward the country's economic recovery. The concluding remarks assess how far apart indeed were Poincaré and Moreau's conceptions about the most appropriate level for stabilizing the exchange rate.

gold-standard; French franc; Bank of France; Emile Moreau; Raymond Poincaré.


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  • YVERT, Benoît. Premiers ministres et présidents du Conseil depuis 1815. Paris: Perrin, 2002
  • 1
    Aliança entre os partidos Esquerda Radical, Radical, Socialista SFIO e independentes para as eleições de 11 de maio de 1924. O Cartel, apesar de seus 266 deputados e de contar com o apoio eventual de 26 comunistas, perante 276 deputados do grupo conservador, apresentava-se frágil por ter obtido apenas 48% dos votos, contra 51% do antigo Bloc National. Além disso, quase dois terços dos votos do Cartel haviam sido direcionados ao Partido Radical, organização política de centro com grande diversidade doutrinária, alinhado politicamente com a esquerda e financeiramente com os conservadores. Cf. BONNEFOUS, Édouard. Histoire politique de la Troisième République. L'après-Guerre (1919-1924). Tome Troisième. Deuxiéme edition. Paris: Presses Universitaires de France, [1959] 1968. p. 59-73, 431-437; CHASTENET, Jacques. Cent ans de République. Les années d'illusions, 1918-1931. Tome Cinquième. Paris: Jules Tallandier, 1970. p. 143-183; MAIER, Charles S. Recasting burgeois Europe. Stabilization in France, Germany and Italy after World War I. Princeton: PUP, 1988. p. 494-507.
  • 2
    Cf. SUAREZ, Georges. De Poincaré a Poincaré. Paris: Les Éditions de France, 1928. p. 137-242; BONNEFOUS, Édouard. Histoire politique de la Troisième République. Cartel des Gauches et Union Nationale (1924-1929). Tome Quatrième. Paris: Presses Universitaires de France, 1960. p. 144-164; Chastenet, op. cit., p. 173-183.
  • 3
    Cf. BERSTEIN, Gisèle e BERSTEIN, Serge. Dictionnaire historique de la France contemporaine (DHFC). Tome 1, 1870- 1945. Sabam: Editions Complexes, 1995. p. 10-12; YVERT, Benoît. Premiers ministres et présidents du Conseil depuis 1815. Paris: Perrin, 2002. p. 426-429.
  • 4
    Cf. MARTIN, Benjamin F. The hypocrisy of justice in the Belle Epoque. Baton Rouge: Louisianna State University Press, 1984. p. 206-220.
  • 5
    Caillaux tinha consciência das limitações políticas duradouras decorrentes de seu julgamento. Como expressou em suas Mémoires, ao comentar as propostas de tributação do capital durante o Cartel: "Tomando posição contra essas perigosas quimeras desde que retornei ao Louvre, que implicavam de 3 a 4 bilhões de aumento nos impostos, perdi quase imediatamente o apoio da esquerda avançada, enquanto a condenação pela Alta Corte que, apesar da anistia, pesava sobre a opinião parlamentar, me defrontou com a impossibilidade de unir em torno de mim uma maioria nacional. Quando [...] regressei ao governo que haveria de deixar em outubro de 1925 [na verdade, em julho de 1926] e solicitei ao Parlamento os plenos poderes julgados por mim e Briand como indispensáveis à rápida conclusão da complexa obra de saneamento financeiro, enfrentei o mesmo obstáculo". Cf. CAILLAUX, Joseph. Mes mémoires. Tome III. Clairvoyance et force d'âme dans les épreuves 1912-1930. Paris: Plon, 1947. p. 214-215; itálicos no original.
  • 6
    Cf. SUAREZ, op. cit., p. 1-14, 99-134; Bonnefous, 1960, op. cit. T. 4, p. 79-99, 144-159.
  • 7
    Os termos "governador" e "subgovernador", empregados pelo autor, foram substituídos, respectivamente, por "diretor geral" e "subdiretor"; os termos "regente" e "Conselho de Regentes" (também usados pelo autor) foram eliminados, na medida em que entende-se que referem-se aos membros do Conselho Administrativo, ou Conselho Geral do Banco de França. As intervenções no original objetivaram adequar à Língua Portuguesa, no campo semântico em questão, palavras e expressões empregadas nas línguas inglesa e francesa. Nota do Editor.
  • 8
    Charles Georges Robineau (1860-1927) cresceu em Bar-le-Duc, juntamente com Poincaré, de quem foi amigo durante toda a vida. Ingressa em 1887 no Banco da França, onde realiza brilhante carreira. Torna-se Inspetor em 1897 e, no ano de 1892 é remanejado para o serviço de desconto, onde se converte em Diretor-Geral em 1912. No dia 25 de agosto de 1920, assume o posto de Diretor Geral do Banco da França por designação do Presidente Alexandre Millerand, cargo no qual permanece até 1926, vindo a falecer no ano seguinte (Notas biográficas fornecidas pelo Banco da França).
  • 9
    Ver SCHMID, Gregory C. The politics of currency stabilization: the French franc, 1926. In: Journal of European Economic History, v. 3, n. 2, p. 359-77, 1974; SCHUKER, Stephen. The end of French predominance in Europe. The financial crisis of 1924 and the adoption of the Dawes Plan. Chapel-Hill: The University of North Carolina Press, 1976; SARGENT, Thomas. Stopping moderate inflations: the methods of Poincaré and Tatcher. In: SARGENT, T. (Org.). Rational expectations and inflation. New York: Harper and Row, p. 110-157, 1986 ; SICSIC, Pierre. Was the Franc Poincaré deliberately undervalued? In: Explorations in Economic History, v. 29, n.1, p. 69-92, 1992; GIAMBIAGI, Fábio. O programa de estabilização de Raymond Poincaré. In: Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 24, n. 3, p. 391-410, 1994; e BLANCHETON, Bertrand. Le Pape et l"Empereur. La Banque de France, la direction du Trésor et la polique monétaire de la France (19141928). Paris: Albin Michel, 2001.
  • 10
    Ver MARKS, Sally. The illusion of peace. International relations in Europe, 1918-1933. London: Macmillan, 1982. Caps. 2-4; COSTIGLIOLA, Frank. Awkward dominion: American political, economic, and cultural relations with Europe, 1919- 1933. Ithaca: Cornell University Press, 1984. Caps. 3-4; ORDE, Anne. British policy and European reconstruction after First World War. Cambridge: CUP, 1990. Caps. 5-8: EICHENGREEN, B. Golden fetters. The gold standard and the Great Depression 1919-1939. New York: Oxford University Press, 1992. Caps. 6-8.
  • 11
    Cf. MOREAU, Emile. Souvenirs d'un gouverneur de la Banque de France. Histoire de la stabilization du franc (1926-1928). Paris: Librairie de Médicis, 1954.
  • 12
    Cf. SUAREZ, op. cit., p. 59-89; BONNEFOUS, 1960, op. cit., T. 4, p. 144-145.
  • 13
    Ver HAIG, Robert M. The public finances of post-War France. New York: Columbia University Press, 1929. Caps. X-VIII.
  • 14
    Cf. MOULTON, Harold e LEWIS, Cleona. The French debt problem. New York: Macmillan, 1926. p. 57-68; BLANCHETON, Bertrand. Le Pape et l"Empereur. La Banque de France, la direction du Trésor et la polique monétaire de la France (1914-1928). Paris: Albin Michel, 2001. p. 93-103.
  • 15
    Cf. SAUVY, A. e HIRSCH, A. Histoire économique de la France entre les deux guerres. Paris: Economica, 1984. v. II, p. 235-261.
  • 16
    Chegou-se a criar, em 1920, um orçamento separado, composto por despesas denominadas recuperáveis (avances remboursables), as quais representariam antecipações do governo francês aos valores devidos pela Alemanha. O ministro das finanças do segundo gabinete Poincaré (1922-24), Charles de Lasteyrie, o conde deficitário, assim resumiu a questão em sua proposta de orçamento de 1923: "Antes de demandarmos novos sacrifícios do povo francês, é dever do governo lançar mão de todos os meios ao seu alcance para forçar a Alemanha a compensar toda ruína e destruição por ela causada" (apud HAIG, op. cit., p. 79). Logo adiante, porém, premido pela insuficiência de recursos, o conde viria a propor às pressas a reforma tributária de 1924.
  • 17
    Cf. POINCARÉ, Raymond. La restauration financière de la France. Discours prononcé à la Chambre des Députés les 3 et 4 février 1928. Paris: Payot, 1928. Annexe IA, Dette Publique 1926-1927; SAUVY e HIRSCH, op. cit., v. II, p. 297.
  • 18
    A intransigência francesa no tocante às reparações alemãs tinha raízes históricas. Ao final da Guerra Franco-Prussiana de 1870 foi assinado o Tratado de Frankfurt (1871), estipulando o pagamento de pesadas reparações pela França à Prússia, da ordem de cinco bilhões de francos ou aproximadamente uma quarta parte da renda nacional francesa de 1869. O resgate desse débito, requisito para a retirada das forças de ocupação, viria a ser efetuado integralmente em quatro prestações, na forma de ouro, divisas e letras comerciais. Cf. MOULTON e LEWIS, op. cit., p. 439-448; BLANCHETON, op. cit., p. 66-72.
  • 19
    Em 9 de janeiro de 1923, a Comissão de Reparações declara a Alemanha em default nas entregas de carvão. Dois dias depois, Poincaré determina que forças francesas e belgas ocupem o distrito do Ruhr a fim de garantir a retomada dos carregamentos. Diante da resistência passiva da população local, apoiada financeiramente pelo governo alemão, o Reischmark entra em colapso, sendo arrastado em pouco tempo para a hiperinflação. A situação somente vem a se estabilizar com o fim da resistência passiva, a adoção do Rentenmark, em outubro de 1923, e o acordo dos industriais alemães com a MICUM (Mission Interalliée de Controle des Usines e des Mines), assinado em novembro. Em abril de 1924, o relatório da Comissão Dawes estabelece as bases para os pagamentos futuros de reparações. Na conferência de Londres, o novo primeiro-ministro Herriot assina um protocolo, em 17 de agosto, comprometendo-se a retirar as forças de ocupação num período de doze meses. Cf. BERGMANN, Carl. The history of reparations. Boston: Houghton Mifflin, 1927. p. 173-270; MOWAT, R. B. A history of European diplomacy 1914-1925. London: Edward Arnold, 1931. p. 243-278; CHASTENET, op. cit., T. 5, p. 115-155.
  • 20
    Ver HERRIOT, Edouard. Jadis, d'une guerre a l'autre 1914-1936. Paris: Flamarion, 1952. p. 201; SAUVY e HIRSCH, op. cit. v. I, p. 40-42.
  • 21
    Cf. CHASTENET, op. cit., T. 5, p. 158-160.
  • 22
    MIQUEL, Pierre. Poincaré. Paris: Fayard, 1961. p. 525.
  • 23
    Apud LACHAPELLE, Georges. Le credit public. Paris: Berger-Levrault, 1932. p. 111.
  • 24
    Idem, ibidem, p. 143.
  • 25
    Cf. SCHUKER, Stephen. The end of French predominance in Europe. The financial crisis of 1924 and the adoption of the Dawes Plan. Chapel-Hill: The University of North Carolina Press, 1976. p. 43.
  • 26
    Apud BLANCHETON, op. cit., p. 227.
  • 27
    Cf. SCHUCKER, 1976, op. cit., p. 45.
  • 28
    A ação do presidente Norman tinha por ideal reerguer o sistema internacional de padrão-ouro por meio de uma rede de bancos centrais independentes das ingerências políticas e em contínuo contato entre si, com suas moedas lastreadas em divisas (gold-exchange standard), tendo Londres e Nova Iorque como núcleos depositários do estoque de ouro mundial. Num plano mais realista, ele buscava neutralizar o avanço financeiro norte-americano no continente europeu por meio da supervisão britânica dos processos nacionais de estabilização monetária. Norman, em verdade, tentava criar uma ampla área de influência da esterlina que servisse de anteparo ao surgimento de um novo centro de referência para o mundo anglo-saxão. Ver BOYLE, Andrew. Montagu Norman. London: Cassel, 1967. Caps. 7 e 8; COSTIGLIOLA, Frank. "Anglo-American financial rivalry in the 1920s". In: The Journal of Economic History, v. 37, n. 4, p. 911-934, Dec 1977; FERRIS, John R. Men, money and diplomacy. The evolution of British strategic foreign policy, 1919-1926. Ithaca: Cornell University Press, 1989. Caps. 3 e 6; PÉTERI, Györy. "Central bank diplomacy: Montagu Norman and Central Europe's monetary reconstruction after World War I". In: Contemporary European History, v. 1, n. 3, p. 233-258, Nov 1992.
  • 29
    Cf. PHILLIPE, PHILLIPE, Raymond. Le drame financier de 1924-1928. Paris: Galimard, 1931. p. 104-106.
  • 30
    O Comité d'Experts era constituído pelos seguintes membros: Charles Sargent, presidente da Comissão e do Banque de l'Union Parisienne, Lewandowsky, administrador do Comptoir National d'Escompte, Robert Masson, diretor do Crédit Lyonnais, Henri de Peyerimhoff, presidente do Comité des Houllières, Raymond Phillipe, associado à casa Lazard Frères, Joseph Simon, vice-presidente da Societé Générale, René Duchemin, presidente da Confédération Générale de la Production Française, Ernest-Picard, subdiretor do Banco da França, Emile Moreau, diretor geral do Banque d'Algerie, Etienne Fougère, Presidente da Associacion Nacionale d'Expansion Économique, Emile Oudot, diretor geral do Banque de Paris et des Pays-Bas, Gaston Jéze e Charles Rist, professores da Faculdade de Direito de Paris. Cf. BLANCHETON, op. cit., p. 361.
  • 31
    Cf. COMITÉ D'EXPERTS. Le rapport du Comité d'Experts. Résumé officiel. In: Journal des Economistes, p. 63-72, Juil. 1926; LACHAPELLE, op. cit., p. 275.
  • 32
    Jacques Rueff, inspetor das finanças à época do gabinete de Union Nationale de Poincaré, escreveria anos depois a respeito das raras manifestações contrárias à revalorização: "Aqueles que não vivenciaram o problema da estabilização não podem mensurar a coragem intelectual e moral, nem mesmo o risco pessoal que tal decisão implicava. Todos os cegos, os fracos, os pusilânimes ou mesmo os simples complacentes, a quase totalidade dos economistas ortodoxos, eram favoráveis ao retorno da paridade do pré-guerra". Cf. RUEFF, Jacques. "La stabilisation du franc". In: Revue d'Économie Politique, v. 65, p. 923-926, 1955.
  • 33
    Cf. Relatório dos Especialistas apud SAUVAIRE-JOURDAN, F. "Le Rapport du Comité d'Experts et la revalorisation du franc". In: Révue d'Economie Politique, v. 6, Nov-Dec 1926. p. 1287-1288. Como explicaria Rist mais tarde: "[O] texto do relatório consistia, sobretudo, numa condenação da política de imobilismo do Banco da França que pretendia nada mudar no preço legal do ouro e acreditava que o Governo sozinho, ao equilibrar o orçamento, viria a fazer o franco remontar à sua paridade anterior. Era M. Édouard de Rotschild, particularmente, considerado pelos membros do Conselho do Banco e pelo Governo como uma grande autoridade, que defendia essa tese absurda". Cf. RIST, Charles. "Noticie biographique". In: Revue d'Économie Politique, v. 65, 1955. p. 998.
  • 34
    Apud JEANNENEY, Jean-Noël. François de Wendel en République. L'argent et le pouvoir 1914-1940. Paris: SEUIL, 1976. p. 285.
  • 35
    Cf. PHILLIPE, op. cit., p. 96-97.
  • 36
    Cf. PHILLIPE, op. cit., p. 39-56; LACHAPELLE, op. cit., p. 164-175.
  • 37
    Cf. JEANNENEY, op. cit., p. 194-214; BLANCHETON, op. cit., p. 233-250. Jeanneney (p. 207-211) mostra que as falsificações remontavam, com efeito, aos tempos do Bloc National, iniciadas em março de 1924 sob os auspícios do secretário geral do Banco da França, Albert Aupetit, como forma de minorar o valor da circulação fiduciária e facilitar, desse modo, a defesa do franco conduzida por Poincaré na ocasião. O diretor geral Robineau saberia igualmente do procedimento, tendo julgado-o vantajoso por seus resultados imediatos.
  • 38
    Cf. HERRIOT, op. cit., p. 199-226.
  • 39
    Idem, ibidem, p. 226.
  • 1
    Cf. CAILLAUX, op. cit., p. 216.
  • 41
    Cf. SUAREZ, op. cit., p. 161.
  • 42
    Emile Hilaire Aimé Moreau (1868-1950) nasce em Poitiers, obtém Licença em Direito na Escola Livre de Ciências Polí-ticas em Paris e ingressa na Administração das Finanças em 1893 e se torna Inspetor em 1898. De 1902 a 1906, é chefe de gabinete de Maurice Rouvier, primeiro no Ministério das Finanças e, após, no de Assuntos Estrangeiros. Nesse último ano, assume a função de Diretor Geral do Banco da Argélia, cargo que deixará apenas em 1926, quando é nomeado Diretor Geral do Banco da França, onde permanece até 1930. A seguir, preside o conselho de administração do banco de Paris et de PaysBas, do qual se retira em 1941 (Notas biográficas fornecidas pelo Banco da França).
  • 43
    Nos seus primeiros dias à testa do Banco da França, Moreau encaminha a concessão de pensões a Robineau, Picard e Aupetit, demite o diretor da carteira de descontos da instituição, M. Kempf, por considerá-lo responsável pela aceitação de papéis comanditários de qualidade duvidosa, além de combinar com Leclerc e Rist os primeiros passos para criar na instituição um serviço permanente de atuação no mercado de câmbio.
  • 44
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 14-15.
  • 45
    Empréstimo negociado por Clémentel junto à casa dos Morgan, nos Estados Unidos, em novembro de 1924 (na verdade, renovação daquele concedido em maio do mesmo ano), tendo como garantia obrigações do Tesouro a 7%, cujo produto seria depositado no Banco da França. O empréstimo Morgan deveria servir como promoção do bom crédito externo do ministério das finanças, estimulando o público a adquirir os títulos decenais do Tesouro com taxa de 5%, negociados entre novembro e dezembro daquele ano. O sucesso da emissão doméstica, contudo, ficou aquém do esperado e distante, portanto, de resolver o problema de caixa do governo. Cf. LACHAPELLE, op. cit., p. 197-203.
  • 46
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 37.
  • 47
    Idem, ibidem, p. 38.
  • 48
    Cf. BONNEFOUS, 1960, op. cit., T. 4, p. 167.
  • 49
    No inverno daquele ano, especuladores externos conduzem um ataque coordenado ao franco. Poincaré mobiliza o Tesouro para promover uma reforma tributária, bem como o Banco da França para negociar empréstimos externos de 100 milhões de dólares junto à casa Morgan e de 4 milhões de libras esterlinas com a filial londrina do banco Lazard Frères. As divisas obtidas são lançadas no mercado e revertem em pouco tempo o movimento de baixa da moeda. Cf. DULLES, Eleanor L. The French franc 1914-1928. The facts and their interpretation. New York: Macmillan, 1929. p. 170-178; WOLFE, Martin. The French franc between the wars 1919-1939. New York: AMS, 1950. p. 33-35; KINDLEBERGER, Charles P. A financial history of Western Europe. London: Allen & Unwin, 1984. p. 350-355.
  • 50
    A dívida de guerra da França com os Estados Unidos, no ano de 1924, somava 3,7 bilhões de dólares e, com a Inglaterra, 627 milhões de libras. A França entendia que tais valores sequer deveriam ser cobrados por se tratarem de parte do esforço de guerra aliado. Eventual reconhecimento do débito, porém, deveria conter uma cláusula condicionando os pagamentos ao ingresso dos recursos de reparação. Essas posições não eram compartilhadas pelos Estados Unidos, que impuseram um embargo financeiro ao país até a resolução definitiva da questão. Em abril de 1926, o embaixador francês Henry Bérenger e o secretário do Tesouro norte-americano Andrew Mellon estabelecem um acordo para liquidação do débito em 62 parcelas anuais. Caillaux, antecipando a recomendação dos experts, assina um acordo com Churchill, em julho de 1926, para o pagamento da dívida com a Inglaterra, também em 62 anuidades, mas com reservas em caso de lapso nas reparações. A ratificação final desses entendimentos teria lugar apenas em 26 de julho de 1929. Cf. BONNEFOUS, 1960, op. cit., T. 4, p. 134-135, 154-155, 352-359; RHODES, Benjamin D. "Uncle Shylock": The United States and the French war debt, 19171929. In: The Journal of American History, v. 55, n. 4, p. 787-803, Mar 1969.
  • 51
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 45.
  • 52
    Apud BLANCHETON, op. cit., p. 389.
  • 53
    Entende-se, portanto, a preocupação constante de Poincaré com o destino de Aupetit após a demissão do mesmo (Cf. MOREAU, op. cit., p. 84, 99, 149, 236). Assim, por exemplo, escreve Moreau em suas anotações do dia 8 de setembro de 1926, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo ex-secretário nos círculos bancários após a descoberta dos relatórios falsificados: "No final do dia, M. Laroze, diretor geral do Crédit Foncier, me informa que M. Poincaré lhe sugeriu aceitar M. Aupetit como seu subdiretor, mas que ele [ Laroze] havia recusado" (Idem, ibidem, p. 99).
  • 54
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 55.
  • 55
    Moureau narra nos seguintes termos sua conversa com o barão em 10 de agosto de 1926: "Sobre esse assunto [ a compra de divisas] visito o barão de Rotschild cuja oposição é de se respeitar [...] No curso da conversação, o barão Édouard me parece fundamentalmente hostil à estabilização e partidário de uma larga revalorização do franco (Cf. MOREAU, op. cit., p. 70. Ver também a entrada do dia 4 de setembro, p. 95, na qual o barão ameaça se demitir do Conselho, caso o Banco viesse a comprar ouro ou divisas fora das antigas cotações).
  • 56
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 60.
  • 57
    Cf. CHASTENET, op. cit., T. 5, p. 188-189.
  • 58
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 66.
  • 59
    Nesse ínterim, Moureau investiga a suspeita de Leclerc relativa ao funcionamento de um posto de escuta capaz de acom-panhar as conversas de toda a esfera administrativa do Banco e, por isso, recomenda prudência a Rist e Quesnay em suas manifestações. O secretário Strohl confirma a existência das instalações. Moreau determina a destruição imediata de todo o aparato. Cf. MOREAU, op. cit., p. 75.
  • 60
    Em conformidade com a lei de 7 de agosto, o Banco inicia, em 27 de setembro de 1926, a aquisição de lingotes de ouro e de moedas cunhadas em ouro, a preço variável, iniciativa que se revela um grande sucesso e resulta num total acumulado de 250 mil quilos do metal, vendido nos guichês da instituição até o dia 11 de outubro do mesmo ano Cf. MOREAU, op. cit., p. 129.
  • 61
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 101.
  • 62
    Idem, ibidem, p. 166.
  • 63
    Idem, ibidem.
  • 64
    Idem, ibidem, p. 122.
  • 65
    Idem, ibidem, p. 139.
  • 66
    Idem, ibidem, p. 152.
  • 67
    Idem, ibidem, p. 163.
  • 68
    Idem, ibidem, p. 165.
  • 69
    Cf. LACHAPELLE, op. cit., p. 328.
  • 70
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 182-183.
  • 71
    A cotação do franco germinal em dólares era de 19,3 cents ou 322 miligramas de ouro. Quando é legalizada a razão de troca de 65,5 miligramas de ouro por unidade monetária, pela lei de 25 de junho de 1928, resulta uma paridade de quatro cents (four-sou) por franco. A liquidação integral dos débitos do Tesouro junto ao Banco da França sucederia quando da passagem dessa lei, que permitiu a reavaliação do estoque total de ouro da instituição à nova paridade legal da moeda (1914=25,2 francos por libra, 1928=124,2 francos por libra), fornecendo um saldo positivo lançado na rubrica de amortização das dívidas do governo e do qual restaram ainda 2 bilhões de francos creditados na conta corrente do Tesouro. Cf. LACHAPELLE, op. cit., p. 377-388; WOLFE, op. cit., p. 50-53.
  • 72
    Para a emoção do diretor geral com a homenagem, ver MOREAU, op. cit., p. 235-236.
  • 73
    Ver a crítica de PHILLIPE, op. cit., p. 117-123.
  • 74
    Benjamin Strong, presidente do Federal Reserve Bank of New York, manteve vários entendimentos com Moreau e Rist entre julho e setembro de 1926 a respeito dos elementos essenciais à estabilização do franco, não deixando de reiterar a seus colegas o imperativo de independência do banco central e de solucionar-se de vez o problema da dívida francesa com os Estados Unidos. Cf. MOREAU, op. cit., p. 56-57, 91-92, 100-103. Sobre as relações entre os dois dirigentes e os problemas envolvendo a cooperação entre os bancos centrais europeus à época, ver, por exemplo, CLARKE, Stephen O. Central bank cooperation 1924-31. New York: Federal Reserve Bank of New York, 1967, caps. 4-7 e MOURÉ, Kenneth. "The limits to central bank co-operation, 1916-36". In: Contemporary European History, v. 2, n. 3, p. 259-279, 1992.
  • 75
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 125. Para iniciativas similares do Bankers Trust, do Irving Bank e do banco Morgan, consulte-se as páginas 22, 112, 158.
  • 76
    O presidente do Reischbank, Hjalmar Schacht, em suas memórias, condenou repetidamente o endividamento irresponsável do país após o plano Dawes promovido pela facilidade de obtenção do dinheiro norte-americano: "Os agentes estrangeiros praticamente sitiavam os grandes industriais e as autoridades municipais com ofertas de empréstimos. Era quase impossível passar pelo Hotel Adlon, Unter der Linden, sem ser interpelado por algum corretor financeiro a perguntar sobre a existência de negócios ou de entidades municipais para as quais ele pudesse oferecer um empréstimo". Cf. SCHACHT, Hjalmar. My first seventy-six years. London: Allan Wingate, 1955. p. 219.
  • 77
    Cf. DULLES, op. cit., p. 175.
  • 78
    Cf. PHILLIPE, op. cit., p. 46.
  • 79
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 131. A preocupação de Moreau refletia o congresso do Partido Radical, transcorrido em Bordeaux entre os dias 14 e 16 de outubro de 1926, mais uma vez dividido entre o apoio ao governo Poincaré e a união eleitoral com a esquerda. Herriot reafirma sua adesão ao governo como um imperativo moral por atender ao apelo da pátria, sendo sucedido na presidência do Partido pelo moderado Maurice Sarraut. Em seu documento final, o congresso declara fidelidade à união das esquerdas para as eleições senatoriais e a continuidade da sustentação ao governo de Union Nationale de Poincaré. Cf. SOULIÉ, Michel. La vie politique d'Édouard Herriot. Rennes: Armand Colin, 1962. p. 280-282; SCHLESINGER, Mildred. "The development of the radical party in the Third Republique: the new radical movement, 1926-32". In: The Journal of Modern History, v. 46, n. 3, p. 476-51, Sep 1974.
  • 80
    Cf. MOREAU, op. cit., p. 181.
  • 81
    Idem, ibidem, p. 170.
  • 82
    No seu prefácio aos Souvenirs, Rueff mostra como o secretário geral da C.G.T., Leon Jouhaux, visitou diversas vezes o presidente do conselho para lhe esclarecer a respeito dos riscos de uma alta desmesurada do franco sobre o volume de emprego do país. Rueff lembra igualmente como, ainda jovem inspetor das finanças, foi requisitado por Poincaré a preparar um estudo sobre o patamar mais recomendável para a fixação do valor do franco. O relatório, concluído em novembro de 1926, prescrevia uma taxa entre 120 e 145 francos pela libra esterlina, na vizinhança daquela que viria a ser efetivamente praticada a seguir. Cf. Cf. MOREAU, op. cit., p. viii-ix.
  • 83
    Cf. POINCARÉ, op. cit., p. 132.
  • 84
    Apud LACHAPELLE, op. cit., p. 368.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2011
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