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As lindas toilletes de Aymond: performance de gênero como trabalho (1920-1950)

Aymond’s fancy wardrobe: gender performance as work (1920-1950)

Las bellas toilettes1 1 O termo conserva a grafia usada em reportagem publicada pelo Diário da Manhã, Recife/PE, em 27 de dezembro de 1941: “A vida da Cidade. Aymond, o transformista e outros artistas”. de Aymond: performance de genero como trabajo (1920-1950)

RESUMO

O presente artigo apresenta esforço no sentido de promover diálogo entre os campos da história social do trabalho e dos estudos de gênero através da trajetória profissional do artista transformista Norberto Aymonino e de sua personagem Aymond. O artista argentino, que se apresentou nos palcos brasileiros entre 1920 e 1955, tinha talento reconhecido e ostentava beleza e luxuosidade. Ao mesmo tempo que ele firmava contratos com importantes empresas do ramo das diversões, não lograva reconhecimento como grandes artistas, nem os mesmos valores de cachês pagos a outros artistas de variedades. Procuramos analisar como tal diferença profissional entre os artistas transformistas e demais intérpretes foi produzida e vivenciada a partir da experiência de Aymond.

Palavras-chave:
artista transformista; gênero; trabalho

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